Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


sábado, 10 de julho de 2010

Individualismo

Efésios 5:21
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.


Depois de um bom tempo sem escrever uma mensagem, aproveitei o feriado de hoje para expressar aquilo que o Senhor colocou em meu coração há dias atrás, e ao ser lido pelo pastor Sergio o versículo acima no culto da ultima terça feira, senti que Deus estava confirmando a mensagem. Na minha opinião o tema reflete uma doença, e vai contagiando outras pessoas e parece não ter limites, até convertidos a Cristo acabam passando por este mal.

Individualismo este é o mal, e tem feito este estrago em nossas famílias, também na sociedade, cada vez mais as pessoas vivem para si, não importando com aquelas que estão a sua volta, não tem limites, esqueceram que o limite apara a sua liberdade termina justamente quando começa o do próximo.

Cada vez mais observamos maus exemplos, e muitos deles propagados pelo meio artístico e formador de opinião chegando em nossos lares através das novelas e seriados, muitas pessoas transformam artistas em ídolos, contrariando mandamento do Senhor, e querem fazer tudo o que eles fazem seja quando estão representando ou mesmo na vida privada, cujas fofocas circulam por vários meios de comunicação: jornal, revistas, televisão, radio e internet.

Entre os péssimos exemplos podemos ver, o grande número de pessoas que se casam e cada um vai morar num local diferente do outro, existem aqueles que moram no mesmo local, mas dormem em quartos separados, tudo para manter a privacidade de cada um, pessoas que apenas estão casadas no papel, más não vivem uma comunhão em família.

Existem aqueles também que não alteram os hábitos de solteiro, e querem continuar tudo como era antes, não conseguem entender que já não são mais dois, e sim apenas um (Efésios 5:31). É por isto que o ato da união matrimonial deve ser bem pensado, muitos já sabem antes mesmo de unir-se, que o comportamento do outro é difícil, e dificilmente mudará, más mesmo assim insistem, e logo acaba aumentando o índice de divórcios.

Falei de casal, más também os filhos passam pelo individualismo, perderam ou não recebeu de vossos pais, o sentido de estar junto, de compartilhar, geralmente quando estão em casa, ficam sozinhos em seus quartos com as sua televisões, computadores e celulares e até fazem as suas refeições no quarto, e o resultado porém é quando estão na rua com os amigos a situação é diferente, compartilham pensamentos, dinheiro e problemas.

Fica difícil cobrar esta comunhão familiar, quando também os pais a não receberam, e a cada geração teremos ambientes familiares cada vez mais frios.

Falando agora de pessoas em geral, podemos perceber varias situações, com a febre de celulares que até cachorro e papagaio tem, é comum pessoas andarem nas ruas ouvindo musicas em alto volume com seus aparelhos e fone de ouvidos, parecem estar em outro mundo, chegam a não perceber o que esta acontecendo ao seu lado.

Dificilmente observamos a cordialidade, vivemos ainda hoje a lei da vantagem, divulgada na década de 70 por um comercial de televisão, e pensam da seguinte maneira, “não importa os outros, importa que eu esteja bem”, tudo agora é “eu”: “eu posso”, “eu quero”, “eu tenho o direito”, “eu vou fazer e ponto final” e tantas outras frases que nos levam ao individualismo.

Pessoas desfrutam dos poderosos aparelhos de som instalados em seus veículos, ouvindo som de péssimo gosto em volume alto, obrigando a todos a ouvirem a mesma musica, tudo porque ele gosta daquele estilo e acha que todos por onde passar também devem gostar.

Outras pessoas gostam de sair para passear com seus cães, sendo que estes fazem as suas necessidades e seus donos não se preocupam em limpar, alguém irá limpar por ele, ou acabará pisando. Tem aqueles que saem com os seus cães de grande porte ou agressivos, sem o uso de uma focinheira, expondo as demais pessoas ao risco, pensa apenas na própria segurança.

Infelizmente estes fatos acontecem porque as pessoas afastaram-se da casa de Deus, ou muitas freqüentam apenas como um ritual que deve ser cumprido aos domingos, são as chamadas pessoas “religiosas”, vão às igrejas más ainda não conheceram Jesus.

A falta do conhecimento da palavra de Deus levou famílias a se perderem nos seus relacionamentos, ficaram fracas e vazias, abriram brechas para o inimigo entrar, este tem prazer em destruir família, pois sabe que é o centro de tudo.

Pessoas que vivem em lares onde cada um vive por si, também serão assim na escola, no trabalho, na rua e até dentro da casa do Senhor.

É necessário que as pessoas renunciem o seu “eu”, busquem a presença de Deus, alimentem-se da Palavra, ela é o manual da vida que Deus nos deu para que vivamos bem, que a igreja do Senhor cresça cada vez mais, atinja lugares ainda carentes de conhecerem o evangelho de Jesus (Marcos 16:15), aquelas chamadas para fazerem a obra a façam com responsabilidade verifiquem o seu testemunho de vida.

Jesus está sempre de braços abertos para receber o pecador que se arrepende, e isto tem que ser amplamente divulgado pelas nossas igrejas, programas evangélicos de radio e televisão e sites de internet. Muitas pessoas acreditam que por estarem perdidas no pecado não tem mais chance, elas ainda não sabem que temos um advogado que intercede por nós ao Pai (1 João 2:1).

Esta é a mensagem que o Senhor colocou em meu coração, espero que possa edificar a vidas dos leitores.

Um grande abraço, e fique na Paz do Senhor Jesus.
Sergio Souza 10/07/2010

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Crente de Fé ou Crente de Aparência


Hebreus 11:6
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

Depois de um momento de oração pedindo a Deus mais fé para passar por mais um momento de provação, senti o Senhor responder ao meu coração, se eu estava sendo um crente de fé ou um crente de aparência. Confesso que isso me deixou num primeiro momento muito intrigado, más ao refletir melhor entendi que, se  o Senhor sabe todas as coisas, e Ele não é homem para que minta (Números 23:19), então algo precisava ser mudado.

Muitos de nós acabamos vivendo de uma aparência, seja na vida profissional, ou nos estudos, ou na família, e porque não na vida religiosa.

Há tempos atrás, assistindo um programa de televisão, quando a apresentadora perguntou a uma convidada se ela era evangélica, essa respondeu “sou evangélica não praticante”. Achei muito estranho naquele momento, pois imaginava que isto não existiria em nosso meio, e fiquei indignado. Porém, analisando melhor,  quem será que está sendo mais desonesto com Deus? Aquela pessoa que assume publicamente que não esta praticando a sua fé, ou aquelas que alegam ser praticantes, mas a realidade não condiz com o fato?

Quantas pessoas ao nos observar, pelo nosso comportamento de ir à igreja, andar com uma Bíblia nas mãos, enxergam em nossas vidas uma pessoa de aparência religiosa, e, muitas vezes, tão somente a aparência religiosa mesmo, e quanto se observa mais além do que isto, infelizmente verificam que o seu comportamento é idêntico ao de uma pessoa sem o compromisso com Deus.
Às vezes descobrimos que uma pessoa é evangélica, e num primeiro momento nos alegramos, mas logo em seguida acabamos decepcionados, pois era apenas aparência.

Diferente de muitas pessoas que realmente estão levando a sério o compromisso firmado com Deus, pessoas que sentimos no seu falar a mansidão e amor do nosso Senhor Jesus, pessoas que não estão vazias por dentro, e são como vasos cheios da unção de Deus.

Crer que Deus esta no controle de nossas vidas, não é fácil, pois a qualquer adversidade ocorrida, o inimigo tenta impor em nosso pensamento, por que Deus não nos protegeu, a maioria das vezes passamos estas situações por uso impensado do livre arbítrio, fazemos nós as escolhas erradas e achamos que Deus deve estar sempre de prontidão para consertar os nossos erros, e que nada deve acontecer conosco.

Sempre tenho escutado nas pregações, que o inimigo entra em nossas vidas por brechas que nós mesmos abrimos, por situações que acabamos nos sentindo autossuficientes, queremos massagear o nosso ego, impor a Deus o nosso querer, é lamentável quando escutamos a frase “se Deus quiser, e Ele há de querer”.

Quantas vezes a nossa mente fica vazia, e assim damos espaço para pensamentos que não condizem com o crente, cedemos a tentações ou atos impróprios, estamos fracos na fé porque estamos sendo crentes de aparência.

Deus nos ensina que a todo o momento devemos vigiar e orar, se perdêssemos menos do nosso tempo com muitos dos programas de entretenimento, musicas seculares cujas mensagens de suas letras não servem para edificar vidas, ou mesmo eventos sociais sem nenhum tipo de compromisso com a palavra de Deus, ocuparíamos melhor este nosso tempo, e estaríamos mais vigilantes as armadilhas do mundo.

Precisamos além de estarmos na presença de Deus, é termos Deus presente em nossas vidas, e assim tornarmos verdadeiros crentes de fé.

Um grande abraço a todos, e fiquem na paz do Senhor.
Sergio Souza 17/05/2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Vestes Brancas

Salmos 51:7
“Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.”

“Alvo mais que a neve! Alvo mais que a neve! Sim Neste Sangue lavado, Mais alvo que a neve serei!”

O Refrão acima pertence a um dos mais lindos hinos da Harpa Cristã, infelizmente muito pouco tocado em nossas igrejas nos dias atuais. A letra deste hino faz nos refletir a sintonia que existia entre o autor e a presença de Deus. Este, e tantos outros hinos da Harpa Cristã, expressa ao mesmo tempo o amor de Deus para com o Seu povo, e por nossa parte,  a alegria, o temor e a adoração.

Hoje, se continuam a serem inspirados belos hinos para adoração, pena que nem todos sejam para adorar a Deus. Alguns possuem letras bonitas de fácil memorização e servem apenas para agradar o povo que canta, mas não vive aquilo que esta cantando. Muitas são para alegria das gravadoras, que focam as gravações que serão bem aceitas pelo publico em geral, e assim gerando um ótimo retorno financeiro. Ressalto que nem todas são assim, e muitas levam a sério os seus trabalhos.

Mas fica aqui a minha manifestação de apoio aos hinos inspirados numa época, em que não existiam “CD’s ou DVD’s” para serem comercializados, e que as nossas igrejas abram mais espaços para estas canções, não ficando assim restritas a determinadas denominações evangélicas.

Voltando a letra do hino, verificamos como devem ser as vestes daqueles que, entregaram as suas vidas ao Senhor Jesus, e fica a pergunta “Será que as nossas vestes estão brancas como a neve?”, ou alguma coisa em nossas vidas ainda não consertadas a estão manchando, e com certeza nos impedirá de habitarmos a Nova Jerusalém.

Para podermos ter estas vestes, o nosso Senhor pagou por nós um preço caro, pois se fez carne, padeceu pelos nossos pecados, e levou sobre Si as nossas culpas.

Imaginem branco como a neve, e aquele pequeno “pecadinho” por menor que possamos achar que ele seja, sujando estas vestes, que de tão brancas podem mostrar qualquer sujeira mesmo a uma distância.

Muitos acabam entrando neste ciclo de “pecar, arrepender, pedir perdão e voltar a pecar ...”, e irão acabar perdendo as suas vestes brancas, pois ninguém sabe ao certo o dia e hora do Senhor. Se aquele que, no momento da Sua volta, não estiver com suas vestes impecáveis, não será reconhecido pelo Senhor, vale a pena correr este risco?, é como esta frase popular  “nadar, nadar e morrer na praia”, é isso que realmente queremos para o futuro de nossas vidas?

Precisamos entender realmente o que é a conversão, o que é matar o velha criatura e o nascer do espírito, declarar que coisas velhas se foram, e tudo se fez novo, o mundo precisa enxergar em nossas vidas a luz refletida do Senhor, reconhecer as virtudes de uma pessoa que optou em servir o único Deus vivo e verdadeiro, não termos presente em nossas vidas nada que possa desabonar aquilo que pregamos da palavra de Deus, não sermos confundidos que pessoas enganadoras, que quando digamos “sim” realmente seja sim, e quando digamos “não” realmente seja não, sem termos que jurar nem pelos céus e nem pela terra (Tiago 5:12).

Esta é a minha mensagem, e que aqueles que a estiverem lendo, também leiam a letra deste hino, reflitam, guardem em vossos corações, e vejam se no dia a dia , temos correspondidos com o ato de amor que Deus teve e tem conosco.

Abraços a todos e fiquem na paz do Senhor.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tesouro


Mateus 6:21 - “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
Onde será que temos ajuntado o nosso tesouro? Será que temos obedecido a Mateus 6:20 “Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.”?

Infelizmente muitas pessoas não têm guardado este ensinamento em vossos corações, inclusive aquelas que conhecem a palavra de Deus, muitas se entregaram ao evangelho da prosperidade, e pasmem algumas denominações usam de “loterias” disfarçadas de campanhas para que as pessoas invistam na obra a troco da solução de seus problemas financeiros, e muitos por plena falta de conhecimento da palavra de Deus acabam entrando neste ciclo vicioso, onde quanto mais você ofertar mais será abençoado.

Não sou contra a pessoa ofertar, até porque é um ensinamento bíblico, más a pessoa deve ofertar segundo o entendimento da palavra, e suas condições financeiras e o amor a Deus.

O Senhor não quer ninguém vendendo sua casa o seu carro e aplicando em denominações como vemos por aí, e sim que as pessoas estejam ofertando com amor, para a manutenção de suas igrejas, as obras missionárias e agradecimento a tudo que o Senhor já tem feito pelas suas vidas.

Somente pelo conhecimento profundo da palavra de Deus, é que as pessoas poderão estar discernindo sobre este ato, saber quando realmente a sua intenção de oferta será agradável a Deus, e não simplesmente para agradar a si mesmo ou a um líder.

“E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.” Gênesis 4:4-5

Outras vezes as pessoas tem se dedicado a obra procurado ser segundo a vontade de Deus, e o Senhor vai abençoando esta pessoa, o seu patrimônio material vai crescendo, e depois de um certo momento o seu coração passa a residir neste “tesouro” material, e acaba ficando Deus em segundo plano, muitos idolatram os seus carros, os seus imóveis, suas roupas e calçados de marca e tantos outros bens materiais.

Acredito que todos nós somos merecedores destes bens, más não devemos ali colocar o nosso coração, estes bens devem ser para nos servir, e não para nós sejamos servos deles, em momento algum estes bens podem estar entre nós e o Senhor.

Deus criou a vida para que ela seja prazerosa da maneira mais simples, e infelizmente o homem tratou de torná-la difícil, criou inúmeras regras, quando deveria simplesmente seguir os ensinamentos da palavra de Deus.

Hoje é muito comum pessoas entrarem em depressão por não terem conseguido atingir objetivos traçados por elas mesmas para a simples satisfação dos vossos egos.

Seria tão mais fácil permitir a Deus direcionar o nosso caminho, que Ele determinasse quando e como as coisas aconteceriam em nossas vidas, isto deveria uma regra para aquela pessoa que num determinado momento de sua vida, declarou que o Senhor Jesus é seu suficiente salvador e Senhor de sua vida.

Deus tem falado com o povo através da palavra que é pregada em cada culto pelos seus pastores, é preciso que o povo abra os seus ouvidos, guarde palavra ministrada, leia a Bíblia, procure entender o que Deus tem falado, saibam discernir o certo do errado, saibam distinguir quando é Deus falando ou é simplesmente o homem carnal.

Que possamos seguir fielmente que o Senhor Jesus falou em Mateus 6:19-20
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.”

Um abraço a todos aqueles que estejam lendo esta mensagem, fiquem com Deus e até a próxima.
Sergio Souza 12/04/2010

terça-feira, 30 de março de 2010

Compromisso

Tito 2:7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,

Vou falar sobre o compromisso que assumimos com o Senhor e porque será que nos dias de hoje o processo de conversão é mais demorado? Em uma das conversas com o meu pastor (Mauricio), ele disse que no passado quanto as pessoas aceitavam Jesus, naquele momento jogavam fora maços de cigarros, abandonavam bebidas alcoólicas e outros vícios, nos dias atuais este processo é mais lento, más pela graça e misericórdia do nosso Senhor a maioria completa o ciclo da conversão.
Ao aceitarmos o apelo feito pelos nossos pastores nas igrejas, as pessoas devem estar cientes do compromisso assumido, não com aquele pastor ou denominação de igreja, e sim com Deus nosso Senhor, o mundo de alguma maneira passa a nos odiar e nos transforma em vidraça pronta para receber pedradas, as pessoas ainda não convertidas estão nos monitorando a todo o momento esperando um deslize para nos acusar de um erro cometido.
Aceitar Jesus como nosso Senhor e suficiente Salvador, também é estarmos de acordo com os seus ensinamentos deixados através da Sua palavra, estamos todos sujeitos aos erros pois somos carne, porém devemos estar nos policiando a todo momento para que o nosso comportamento não só denigra a nossa imagem de cristão, como também a denominação a qual pertencemos e até mesmo o nosso Deus.
O simples ato de colocar um adesivo em nossos veículos seja representando a nossa igreja, ou uma frase bíblica ou mencionando o nome de Deus, deve ser feito de maneira mais responsável, é comum vermos estes veículos fazendo barbaridades no transito, ou pessoas que os conduzem em atos não próprios para um cristão.
Como é bom quando conhecemos pessoas convertidas a Cristo, nelas sentimos a paz, observamos que são diferentes das outras, e logo deduzimos, ela é crente! E assim nos alegramos quando temos a confirmação, o verdadeiro crente deve refletir a luz de Deus, ter bons atos, boas palavras, conhecedor da bíblia, ser manso e humilde de coração. Devemos ser diferentes sim! Pois se continuarmos como antes de nada adiantou a conversão.
Para algumas pessoas pode parecer fácil,  o pastor faz o apelo a pessoa levanta a mão e como num toque de mágica tudo se faz novo. Não é bem assim, o “velho” homem deve ser sacrificado, para que em seu lugar nasça o “novo” homem, no céu haverá festa, e nas trevas o inimigo não se dará por vencido e tentará de todas as formas interromper esta trajetória, seja por problemas financeiros, saúde e outros tantos, e tentará enfraquecer a sua fé, fará sentir vontade de voltar para as coisas do mundo.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
João 3:3

Para que continuemos firmes no caminho, Jesus deixou a Sua Igreja, que não são apenas paredes, a verdadeira igreja é formada por pessoas compromissadas com o evangelho, uma cuidando da outra, pastores e obreiros recebem o chamados de Deus para cuidarem deste rebanho, e muitas pessoas que achavam que não tinham jeito para trabalhar na obra de Deus, são escolhidas e capacitadas pelo Senhor.
E assim o rebanho tem crescido, novas denominações surgem todos os dias, as existentes inauguram novas igrejas, buscando atender locais ainda carentes de igrejas e da palavra de Deus,
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
(Marcos 16:15).

Esta é a mensagem desta semana que o Senhor tocou em meu coração, e também possa tocar que a esteja lendo.
Um grande abraço e fiquem na paz do Senhor.
Sergio Souza

segunda-feira, 15 de março de 2010

Palavras que abençoam

Tiago 3:10 - De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
 Quanto tempo ainda demorará para que nós tenhamos a consciência do poder das palavras que lançamos contra o nosso próximo?

Muitas vezes as pessoas até de forma inocente não percebem sobre o mal que possam estar fazendo, através da pronúncia de palavras que não estão abençoando.

Quantas mães ainda dizem para os seus filhos palavras do tipo: “Este menino é um inferno!” ou “Esta criança é danada!”, e outras.
O que as pessoas não sabem, ou nem imaginam, é que as nossas palavras têm grande poder sobre a vida do próximo, por isso devemos tomar muito cuidado.

Bom seria podermos estar pronunciando somente palavras abençoadoras, demonstrando que em nosso coração a o amor de Cristo (Efésios 4:29).

Quando temos atitudes positivas, tais como: “profetizamos que o dia será abençoado”, ” que os nossos filhos são bênçãos de Deus”, ou que determinada tarefa não será tão difícil de realizar como muitos imaginam. Elas refletem diretamente sobre as nossas vidas (Mateus 15:18).

Muitas vezes alguém chega-se a nós feliz e tenta compartilhar conosco uma benção recebida, e nós por um simples sentimento de inveja ou maldade, lançamos uma palavra que muitas vezes vai minar a alegria daquela pessoa, enquanto deveríamos ser participantes daquele momento, nos alegrando e quem sabe até aquela benção poderia refletir também sobre a nossa vida.

É comum esposas e maridos estarem reclamando com outras pessoas sobre o comportamento do seu cônjuge, enquanto o mais certo seria uma conversa franca entre os dois, ou a procura de ajuda pastoral.

Será que estas pessoas que vivem reclamando, em algum tempo param e oram pela vida do outro, ou profetizam palavras abençoadoras? Será que é tão difícil assim?

Este comportamento nos persegue a todo o momento, seja a pessoa convertida a Cristo ou não, é na rua, na escola, no trabalho, no transito e outros lugares, será que é tão mais fácil extravasar a sua ira, do que liberar perdão, abençoar e seguir o seu dia?

Estamos vivendo num mundo que prevalece o “eu”, as pessoas estão vivendo cada vez mais para si mesmas, não se importam se determinada atitude que esteja lhe beneficiando possa estar trazendo prejuízo para os outros.

A esperança que temos é que o amor de Cristo pode e já esta transformando estas vidas, que pessoas tenham realmente passado por um novo nascimento, onde o amor do nosso Senhor faça a diferença, a íra pode até nos alcançar, mas nós iremos resistir e não pecaremos, mas se pecarmos devemos imediatamente nos arrepender e pedir perdão ao nosso Deus.

Que as palavras de Cristo estejam constantes em nossos corações, e que em nossos dias elas possam transbordar pelos atos e palavras atingindo todos aqueles que estão ao nosso redor, que sejamos nós verdadeiros cristãos e não somente espectador de banco de igreja, que o mundo através do nosso testemunho de vida, possa enxergar a luz de Cristo refletida, e que Ele possa se alegrar pela nossa vida.

Um grande abraço a todos, e fiquem na paz do Senhor.
Sergio Souza. 15/03/2010


segunda-feira, 8 de março de 2010

Julgando o Próximo

Lucas 6:42 - "Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."

A mensagem desta semana refere-se a uma situação que ocorre quase que diariamente com todas as pessoas, inclusive com aquelas que já entregaram suas vidas a Cristo: quem de nós nunca parou e começou analisar a vida do próximo, achando que o suposto erro daquela pessoa nunca foi cometido por nós?

E assim acontece. Quando menos esperamos, estamos ali pré-julgando as pessoas. Senti isso esta semana quando estava dirigindo-me para o trabalho, quando percebi estava eu julgando o comportamento do motorista do veiculo da frente. Nesse momento, senti em meu coração que algo estava errado com a minha atitude. Eu estava sendo juiz naquele momento sobre aquela vida. Será que esta seria a missão que Deus teria colocado em minha vida, sair julgando a todos que estiverem na minha frente, não esquecendo que também as outras pessoas estariam julgando-me, seriamos nós imparciais em nossos julgamentos.

O Senhor Jesus foi bem claro, nos textos de Lucas 6:42 e João 8:7, antes de olharmos para o erro das outras pessoas devemos primeiro analisar nossa vida, quem sabe não teremos primeiro que nos consertar, quantas vezes estamos cegos, achando que somente as outras pessoas erram, temos receio de olhar no espelho, com medo da pessoa ali refletida não seja aquela que esperamos ser.

Devemos entender que estamos sujeitos ao erro. Precisamos ter a humildade de reconhecer as nossas falhas. O amor de Cristo deve reinar em nosso coração, assim não sobrará espaço para as coisas que não vem do Senhor.

Não quero dizer que devemos ser omissos aos erros das pessoas, ignorando atos que podem trazer grandes prejuízos morais/financeiros para pessoas ou até mesmo uma comunidade, estar debaixo da palavra de Deus é o primeiro passo, esta nos orientará com sabedoria para que lidemos com estas situações.

Quando enxergamos erros na vida das pessoas, devemos primeiro verificar se também não praticamos os mesmos, em caso positivo devemos nos redimir de nossos atos, e no caso contrario devemos apreender com o erro, para que no futuro também não estejamos na mesma situação.

Devemos amar a Deus acima de todas as coisas, e amar o nosso próximo como a si mesmo (Marcos 12:33), este é o mandamento que Jesus deixou.

Ninguém é perfeito senão o Senhor Jesus, e estamos a todo o momento sujeitos aos erros. Cristo quando da sua passagem pela terra não veio para julgar ou condenar, e sim para nos dar a oportunidade de nos arrependermos dos nossos pecados, permitindo a Ele reinar sobre nossas vidas. Ele deixou para nós o evangelho do amor, o amor ao próximo e que devemos colocá-lo em pratica todos os dias, por mais que seja difícil.

Um grande abraço a todos e fiquem na Paz do Senhor.
Sergio Souza 08/03/2010

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010



Romanos 10:17 - “De sorte que a fé {é} pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

Como anda a sua fé? Você acha que a sua fé seja pelo menos do tamanho de um grão de mostarda, como o Senhor falou em Mateus 17:20?

Irmãos, estamos vivendo em tempos de grandes sofrimentos e aflições, e somente a Fé em nosso Senhor, pode nos capacitar a enfrentarmos todos os obstáculos que aparecem em nosso caminho, sejam eles consequência de nossos atos, ou colocados pelo inimigo para nos derrotar.

Muitos de nós saímos dos cultos fortalecidos, e até nos sentimos como super heróis em Cristo, más muitas vezes pela nossa fraqueza acabamos nos esvaziando de toda a força que o Senhor nos dá através da Sua palavra.

É como se a guardássemos em nosso bolso para levarmos para casa, mas este bolso esta furado e, antes que estivéssemos chegado em casa, este bolso se esvaziou, e acabamos novamente fracos.

Muitos também cedem aos prazeres da carne, seja através de um programa de televisão, sites impróprios da internet ou amizades não sadias.

Muitas vezes até argumentamos: quero evangelizar esta pessoa ainda não convertida, mas o que acaba ocorrendo é que esta pessoa que acaba nos doutrinando com as coisas do mundo e não de Deus.

Somos bombardeados a todo momento, ligamos a televisão e logo vem aquelas vinhetas apelativas que aparecem nos intervalos comerciais, ou quando navegamos pela internet aparecem aqueles pop-up’s, com imagens pornográficas, muito bem lembrado pelo meu pastor (Mauricio) no culto de ontem a noite.

Mas podemos nos alegrar, porque temos um Deus que nos ama incondicionalmente, más não se confunda: “Deus ama o pecador, mas odeia o pecado”.

Somente se aproximarmos das coisas de Deus, através da oração, o jejum, o louvor e alimentarmos da sua palavra através da leitura diária da Bíblia e da pregação da palavra em nossas igrejas, estaremos sendo fortalecidos, e o Senhor nos capacitará a dizermos “não” aos apelos do mundo.

O Senhor fechará os nossos olhos, quando uma imagem imprópria estiver diante de nós.

O Senhor tampará os nossos ouvidos, quando uma musica secular estiver sendo tocada no radio, ou na televisão ou simplesmente cantada por um colega de trabalho.

O Senhor será o nosso escudo (2 Samuel 22:31), lembremos do capitulo 11 do livro aos Hebreus, onde o Senhor além de explicar a Fé, também nos dá vários exemplos de homens de Fé, que acreditaram e venceram, devemos crescer na Fé para que possamos dizer “não” para aquilo o Senhor não se agrada, mesmo que isto signifique dizer não a pessoas que amamos muito como pai, mãe, irmão de sangue, e outros que ainda não entregaram suas vidas a Jesus.

Não sei se esta palavra falará aos corações de quem possa estar lendo-a, más com certeza o Senhor falou ao meu coração, e eu sou a primeira pessoa a ter que mudar, a permitir que o Senhor costure o “bolso” do meu coração, para que toda palavra ali guardada não se perca pelo caminho.

Fiquem na paz do Senhor Jesus.
Sergio Souza 15/02/2010