Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


terça-feira, 30 de março de 2010

Compromisso

Tito 2:7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,

Vou falar sobre o compromisso que assumimos com o Senhor e porque será que nos dias de hoje o processo de conversão é mais demorado? Em uma das conversas com o meu pastor (Mauricio), ele disse que no passado quanto as pessoas aceitavam Jesus, naquele momento jogavam fora maços de cigarros, abandonavam bebidas alcoólicas e outros vícios, nos dias atuais este processo é mais lento, más pela graça e misericórdia do nosso Senhor a maioria completa o ciclo da conversão.
Ao aceitarmos o apelo feito pelos nossos pastores nas igrejas, as pessoas devem estar cientes do compromisso assumido, não com aquele pastor ou denominação de igreja, e sim com Deus nosso Senhor, o mundo de alguma maneira passa a nos odiar e nos transforma em vidraça pronta para receber pedradas, as pessoas ainda não convertidas estão nos monitorando a todo o momento esperando um deslize para nos acusar de um erro cometido.
Aceitar Jesus como nosso Senhor e suficiente Salvador, também é estarmos de acordo com os seus ensinamentos deixados através da Sua palavra, estamos todos sujeitos aos erros pois somos carne, porém devemos estar nos policiando a todo momento para que o nosso comportamento não só denigra a nossa imagem de cristão, como também a denominação a qual pertencemos e até mesmo o nosso Deus.
O simples ato de colocar um adesivo em nossos veículos seja representando a nossa igreja, ou uma frase bíblica ou mencionando o nome de Deus, deve ser feito de maneira mais responsável, é comum vermos estes veículos fazendo barbaridades no transito, ou pessoas que os conduzem em atos não próprios para um cristão.
Como é bom quando conhecemos pessoas convertidas a Cristo, nelas sentimos a paz, observamos que são diferentes das outras, e logo deduzimos, ela é crente! E assim nos alegramos quando temos a confirmação, o verdadeiro crente deve refletir a luz de Deus, ter bons atos, boas palavras, conhecedor da bíblia, ser manso e humilde de coração. Devemos ser diferentes sim! Pois se continuarmos como antes de nada adiantou a conversão.
Para algumas pessoas pode parecer fácil,  o pastor faz o apelo a pessoa levanta a mão e como num toque de mágica tudo se faz novo. Não é bem assim, o “velho” homem deve ser sacrificado, para que em seu lugar nasça o “novo” homem, no céu haverá festa, e nas trevas o inimigo não se dará por vencido e tentará de todas as formas interromper esta trajetória, seja por problemas financeiros, saúde e outros tantos, e tentará enfraquecer a sua fé, fará sentir vontade de voltar para as coisas do mundo.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
João 3:3

Para que continuemos firmes no caminho, Jesus deixou a Sua Igreja, que não são apenas paredes, a verdadeira igreja é formada por pessoas compromissadas com o evangelho, uma cuidando da outra, pastores e obreiros recebem o chamados de Deus para cuidarem deste rebanho, e muitas pessoas que achavam que não tinham jeito para trabalhar na obra de Deus, são escolhidas e capacitadas pelo Senhor.
E assim o rebanho tem crescido, novas denominações surgem todos os dias, as existentes inauguram novas igrejas, buscando atender locais ainda carentes de igrejas e da palavra de Deus,
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
(Marcos 16:15).

Esta é a mensagem desta semana que o Senhor tocou em meu coração, e também possa tocar que a esteja lendo.
Um grande abraço e fiquem na paz do Senhor.
Sergio Souza

segunda-feira, 15 de março de 2010

Palavras que abençoam

Tiago 3:10 - De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
 Quanto tempo ainda demorará para que nós tenhamos a consciência do poder das palavras que lançamos contra o nosso próximo?

Muitas vezes as pessoas até de forma inocente não percebem sobre o mal que possam estar fazendo, através da pronúncia de palavras que não estão abençoando.

Quantas mães ainda dizem para os seus filhos palavras do tipo: “Este menino é um inferno!” ou “Esta criança é danada!”, e outras.
O que as pessoas não sabem, ou nem imaginam, é que as nossas palavras têm grande poder sobre a vida do próximo, por isso devemos tomar muito cuidado.

Bom seria podermos estar pronunciando somente palavras abençoadoras, demonstrando que em nosso coração a o amor de Cristo (Efésios 4:29).

Quando temos atitudes positivas, tais como: “profetizamos que o dia será abençoado”, ” que os nossos filhos são bênçãos de Deus”, ou que determinada tarefa não será tão difícil de realizar como muitos imaginam. Elas refletem diretamente sobre as nossas vidas (Mateus 15:18).

Muitas vezes alguém chega-se a nós feliz e tenta compartilhar conosco uma benção recebida, e nós por um simples sentimento de inveja ou maldade, lançamos uma palavra que muitas vezes vai minar a alegria daquela pessoa, enquanto deveríamos ser participantes daquele momento, nos alegrando e quem sabe até aquela benção poderia refletir também sobre a nossa vida.

É comum esposas e maridos estarem reclamando com outras pessoas sobre o comportamento do seu cônjuge, enquanto o mais certo seria uma conversa franca entre os dois, ou a procura de ajuda pastoral.

Será que estas pessoas que vivem reclamando, em algum tempo param e oram pela vida do outro, ou profetizam palavras abençoadoras? Será que é tão difícil assim?

Este comportamento nos persegue a todo o momento, seja a pessoa convertida a Cristo ou não, é na rua, na escola, no trabalho, no transito e outros lugares, será que é tão mais fácil extravasar a sua ira, do que liberar perdão, abençoar e seguir o seu dia?

Estamos vivendo num mundo que prevalece o “eu”, as pessoas estão vivendo cada vez mais para si mesmas, não se importam se determinada atitude que esteja lhe beneficiando possa estar trazendo prejuízo para os outros.

A esperança que temos é que o amor de Cristo pode e já esta transformando estas vidas, que pessoas tenham realmente passado por um novo nascimento, onde o amor do nosso Senhor faça a diferença, a íra pode até nos alcançar, mas nós iremos resistir e não pecaremos, mas se pecarmos devemos imediatamente nos arrepender e pedir perdão ao nosso Deus.

Que as palavras de Cristo estejam constantes em nossos corações, e que em nossos dias elas possam transbordar pelos atos e palavras atingindo todos aqueles que estão ao nosso redor, que sejamos nós verdadeiros cristãos e não somente espectador de banco de igreja, que o mundo através do nosso testemunho de vida, possa enxergar a luz de Cristo refletida, e que Ele possa se alegrar pela nossa vida.

Um grande abraço a todos, e fiquem na paz do Senhor.
Sergio Souza. 15/03/2010


segunda-feira, 8 de março de 2010

Julgando o Próximo

Lucas 6:42 - "Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."

A mensagem desta semana refere-se a uma situação que ocorre quase que diariamente com todas as pessoas, inclusive com aquelas que já entregaram suas vidas a Cristo: quem de nós nunca parou e começou analisar a vida do próximo, achando que o suposto erro daquela pessoa nunca foi cometido por nós?

E assim acontece. Quando menos esperamos, estamos ali pré-julgando as pessoas. Senti isso esta semana quando estava dirigindo-me para o trabalho, quando percebi estava eu julgando o comportamento do motorista do veiculo da frente. Nesse momento, senti em meu coração que algo estava errado com a minha atitude. Eu estava sendo juiz naquele momento sobre aquela vida. Será que esta seria a missão que Deus teria colocado em minha vida, sair julgando a todos que estiverem na minha frente, não esquecendo que também as outras pessoas estariam julgando-me, seriamos nós imparciais em nossos julgamentos.

O Senhor Jesus foi bem claro, nos textos de Lucas 6:42 e João 8:7, antes de olharmos para o erro das outras pessoas devemos primeiro analisar nossa vida, quem sabe não teremos primeiro que nos consertar, quantas vezes estamos cegos, achando que somente as outras pessoas erram, temos receio de olhar no espelho, com medo da pessoa ali refletida não seja aquela que esperamos ser.

Devemos entender que estamos sujeitos ao erro. Precisamos ter a humildade de reconhecer as nossas falhas. O amor de Cristo deve reinar em nosso coração, assim não sobrará espaço para as coisas que não vem do Senhor.

Não quero dizer que devemos ser omissos aos erros das pessoas, ignorando atos que podem trazer grandes prejuízos morais/financeiros para pessoas ou até mesmo uma comunidade, estar debaixo da palavra de Deus é o primeiro passo, esta nos orientará com sabedoria para que lidemos com estas situações.

Quando enxergamos erros na vida das pessoas, devemos primeiro verificar se também não praticamos os mesmos, em caso positivo devemos nos redimir de nossos atos, e no caso contrario devemos apreender com o erro, para que no futuro também não estejamos na mesma situação.

Devemos amar a Deus acima de todas as coisas, e amar o nosso próximo como a si mesmo (Marcos 12:33), este é o mandamento que Jesus deixou.

Ninguém é perfeito senão o Senhor Jesus, e estamos a todo o momento sujeitos aos erros. Cristo quando da sua passagem pela terra não veio para julgar ou condenar, e sim para nos dar a oportunidade de nos arrependermos dos nossos pecados, permitindo a Ele reinar sobre nossas vidas. Ele deixou para nós o evangelho do amor, o amor ao próximo e que devemos colocá-lo em pratica todos os dias, por mais que seja difícil.

Um grande abraço a todos e fiquem na Paz do Senhor.
Sergio Souza 08/03/2010