Lucas 6:42 - "Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."
A mensagem desta semana refere-se a uma situação que ocorre quase que diariamente com todas as pessoas, inclusive com aquelas que já entregaram suas vidas a Cristo: quem de nós nunca parou e começou analisar a vida do próximo, achando que o suposto erro daquela pessoa nunca foi cometido por nós?
E assim acontece. Quando menos esperamos, estamos ali pré-julgando as pessoas. Senti isso esta semana quando estava dirigindo-me para o trabalho, quando percebi estava eu julgando o comportamento do motorista do veiculo da frente. Nesse momento, senti em meu coração que algo estava errado com a minha atitude. Eu estava sendo juiz naquele momento sobre aquela vida. Será que esta seria a missão que Deus teria colocado em minha vida, sair julgando a todos que estiverem na minha frente, não esquecendo que também as outras pessoas estariam julgando-me, seriamos nós imparciais em nossos julgamentos.
O Senhor Jesus foi bem claro, nos textos de Lucas 6:42 e João 8:7, antes de olharmos para o erro das outras pessoas devemos primeiro analisar nossa vida, quem sabe não teremos primeiro que nos consertar, quantas vezes estamos cegos, achando que somente as outras pessoas erram, temos receio de olhar no espelho, com medo da pessoa ali refletida não seja aquela que esperamos ser.
Devemos entender que estamos sujeitos ao erro. Precisamos ter a humildade de reconhecer as nossas falhas. O amor de Cristo deve reinar em nosso coração, assim não sobrará espaço para as coisas que não vem do Senhor.
Não quero dizer que devemos ser omissos aos erros das pessoas, ignorando atos que podem trazer grandes prejuízos morais/financeiros para pessoas ou até mesmo uma comunidade, estar debaixo da palavra de Deus é o primeiro passo, esta nos orientará com sabedoria para que lidemos com estas situações.
Quando enxergamos erros na vida das pessoas, devemos primeiro verificar se também não praticamos os mesmos, em caso positivo devemos nos redimir de nossos atos, e no caso contrario devemos apreender com o erro, para que no futuro também não estejamos na mesma situação.
Devemos amar a Deus acima de todas as coisas, e amar o nosso próximo como a si mesmo (Marcos 12:33), este é o mandamento que Jesus deixou.
Ninguém é perfeito senão o Senhor Jesus, e estamos a todo o momento sujeitos aos erros. Cristo quando da sua passagem pela terra não veio para julgar ou condenar, e sim para nos dar a oportunidade de nos arrependermos dos nossos pecados, permitindo a Ele reinar sobre nossas vidas. Ele deixou para nós o evangelho do amor, o amor ao próximo e que devemos colocá-lo em pratica todos os dias, por mais que seja difícil.
Um grande abraço a todos e fiquem na Paz do Senhor.
Sergio Souza 08/03/2010
Sergio Souza 08/03/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário