Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


sábado, 30 de dezembro de 2017

O Senhor Guarda o Nosso Caminho

Salmos 119:10 - De todo o meu coração te busquei: não me deixes desviar dos teus mandamentos.

Mais uma vez estamos aqui no maior salmo da bíblia, é tão rico de ensinamentos do Senhor, que podemos compara-lo a uma fonte inesgotável de sabedoria de Deus para a nossa vida, somente uma inspiração divina para poder escrever tantas coisas que se encaixam nas necessidades diárias do homem.

Se os homens se dedicassem a obedecerem aos ensinamentos do Senhor da mesma forma que obedecem às regras impostas pela sociedade, seja no trabalho na escola ou mesmo em casa, com toda a certeza não enfrentaria tantas adversidades como tem ocorrido.

Muitas dores causadas, são porque somos omissos para aquilo que Deus fala conosco, Ele está sempre nos orientando e nos mostrando, mas sempre queremos dar o nosso jeitinho.

Deixamos o nosso coração se contaminar com aquilo que é nocivo a nossa vida, permitimos que o mal se estabeleça em nós porque abrimos brechas, que o inimigo aproveita para penetrar em nosso coração.

Quando percebemos que fomos dominados pelo mal, o estrago já está feito, e o caminho de volta é difícil e traumático.

Porém temos um Deus que nos ama incondicionalmente, e mesmo quando falhamos Ele está pronto a nos perdoar, nosso Deus se entristece quando nos distanciamos dEle, mas se alegra quando aquele que errou e pecou assume, arrepende-se e volta para casa.

É buscando o Senhor que estaremos fortalecendo a nossa fé, ouvindo, lendo, meditando e orando que o Espirito Santo habitará em nosso coração, nos guiara e fará com que desviemos do mal que tenta nos destruir.

E não devemos esquecer do nosso advogado fiel que é Jesus que está a todo momento intercedo por nós ao Pai, pois Ele quer todos nós possamos aproveitamos da salvação que nos foi presenteada, pelo sacrifício dEle na cruz.

Está é a última publicação do ano de 2017, desejo a todos que acompanham as mensagens um feliz ano novo, que o Senhor Jesus nos ajude em nossa caminhada, e possamos reconhecer nossas falhas e arrependermos para que não entristecemos o Espirito Santo de Deus que habita naqueles servem a Deus.
Sergio Souza

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Jesus o Nosso Salvador

João 3:16-17 - Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Neste capitulo João começa narrando o encontro de Jesus com Nicodemos, e apesar deste último ser um grande conhecedor das escrituras, não conseguiu no primeiro momento entender o que Jesus se referia ao nascer de novo.

Nicodemos necessitava abandonar a tradição judaica para poder aceitar que Jesus era aquele que foi profetizado que viria para salvar o homem da condenação do pecado.

Reconhecer Jesus como o Cristo era necessário para que Nicodemos experimentasse o regenerar, o nascer de novo, agora não da carne, mas do espirito, e sem isto seria impossível que ele entrasse no Reino de Deus.

Cristo é o motivo da nossa fé, é através dEle que o futuro do homem foi mudado.

Estávamos todos condenados pelo pecado de Adão, e como seria impossível o cumprimento da lei para que fossemos salvos, assim estávamos todos com o nosso destino marcado a passarmos a eternidade no inferno.

Mas o amor de Deus pelo homem falou mais alto, o Senhor nos criou e nos ama de maneira incondicional.

Não desistiu de nós, e este amor é demonstrado de maneira tão especial que chegou ao ponto de pedir ao Seu Filho, para que viesse ao mundo, sofresse e padecesse, e morresse em uma cruz, derramando o Seu sangue puro e precioso em sacrifício único e suficiente, limpando e nos purificando e permitindo ao homem se reconciliar com Deus e ser salvo.

Cristo veio num primeiro momento para o povo de Israel, mas estes não o receberam como deveria, e a graça da salvação foi estendida a todos os povos, sem nenhuma distinção.

Todo homem que se arrepender do seu passado crer em Jesus como o Filho de Deus, confessando-o com Senhor e Salvador, experimentará o novo nascer, passará a ter o título de filhos de Deus, e um dia quando da vinda de Jesus para buscar a Sua igreja, serão arrebatados por Ele para viver uma eternidade no céu.
Sergio Souza

sábado, 23 de dezembro de 2017

Mensagem de Natal 2017


1 João 4:9 - Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.

O apostolo João começa o capitulo lembrando-nos que devemos tomar cuidado com as mensagens que parecem que procedem de Deus más não são, nos alerta a examinarmos as escrituras para podermos verificar se realmente vem da parte do Espirito Santo de Deus, veja se ela concorda que Jesus é o filho de Deus, este é o ponto de partida que nos ajudará a reconhecermos se quem está trazendo a mensagem procede do Senhor.

João também ressalta que o nosso Deus é amor, e a prova maior deste amor de Deus foi manifestada em Jesus Cristo, que abriu mão da Sua majestade, veio a este mundo nascendo como um homem sem pecados, e morrendo naquela cruz derramando do Seu precioso sangue para nos purificar, e nos reconciliarmos com Pai, e assim neste gesto de graça todo homem poderá ser salvo e viver uma eternidade no céu.

O amor de Deus é enfatizado e deve estar sempre presente nas atitudes de um verdadeiro cristão regenerado e nascido de novo, em que a comunhão e amor tem que ser praticado e não apenas falado, pois como poderemos afirmar que amamos o nosso Deus, e o amor dEle está dentro de nós, se isto não é refletido em nossas atitudes com aqueles que convivem conosco, aquele que confessa amar a Deus deve também amar o seu irmão.

E é neste período tão especial em que celebramos o natal, e cujo o foco deveria ser exclusivamente lembrar do nascimento de Cristo que veio para nos salvar, muitos acabam esquecendo disso, pois foi criado pelo homem a imagem que o natal está em presentes, na figura do papai Noel e em muita comida.

Infelizmente deixam Cristo em segundo plano, resumem a uma representação estática de um presépio simbolizando o nascimento de uma criança e nada mais, porém cabe a cada um de nós debaixo da palavra e inspiração do Espirito Santo mostrarmos ao mundo que o verdadeiro natal se resume exclusivamente em Jesus Cristo, e pedirmos a Ele não presentes materiais, financeiros e outras coisas, más devemos pedir que o Senhor Jesus verdadeiramente nos transforme em cristãos comprometidos em fazer aquilo que Ele espera de cada um de nós, e agradecermos ao Senhor porque até aqui Ele nos ajudou, e se temos alguma coisa foi Ele que proveu e nos deu, obrigado Jesus por este ato de amor que nenhum de nós merecíamos, e mesmo assim o Senhor nos presenteou.

Sergio Souza

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Jesus É Ele Que Nos Sustenta

Mateus 6:25 - Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos, quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido?

Mateus neste capítulo nos mostra uma série de ensinamentos do nosso Senhor Jesus Cristo para a nossa vida.

Mostra-nos como muitas vezes achamos que estamos fazendo o certo, mas na verdade não estamos.

Ele nos alerta sobre quando fazemos as coisas e sentimos a necessidade de mostrar aos outros que estamos fazendo.

Agindo assim não esperamos a recompensa de Deus, e nos contentamos com o reconhecimento dos homens.

Também nos alerta sobre aqueles que oram publicamente, e Jesus não condena este tipo de oração, apenas quando esta é feita como vaidade ou para se aparecer.

A oração independente da forma que possa ser feita, publica ou no secreto do seu quarto, ela deve realmente expressar aquilo que está em nosso coração e é o que o nosso Deus enxerga.

Apresenta também o modelo de oração que devemos ter, não que devemos ficar repetindo-a como uma reza, e sim nos mostra como deve ser e o que deve conter em nossa conversa com Deus.

Fala do jejum que muitos fazem e querem mostrar aos outros o sacrifício que estão fazendo, o nosso jejum é para Deus e não para pessoas.

Nos lembra de onde estamos colocando o nosso coração, nos tesouros desta terra onde podem ser consumidos, ou nos tesouros celestiais que serão nossos eternamente.

Jesus nos alerta sobre a ansiedade, e nos como isto tem afetado a vida do homem.

E podemos citar não só as pessoas não convertidas mas também aquelas que estão nas igrejas, deixando serem levadas pelas coisas do mundo.

Elas entram em um estado de ansiedade sem fim, e acabam esquecendo que é o Senhor que provem o nosso sustento.

E acabam acreditando apenas nelas mesmas ou na figura de outra pessoa, colocam para si mesmas metas para serem atingidas cada vez maiores.

Que na maioria das vezes não conseguem alcançar e acabam doentes da alma e do corpo.

Somente em Cristo devemos crer e confiar, pois quando estamos debaixo do senhorio dEle, estaremos verdadeiramente protegidos.

E as nossas necessidades serão supridas conforme a vontade e soberania do Senhor, e esta é a certeza que temos, que Ele nunca permitirá que passemos algo que esteja além do que possamos suportar.
Sergio Souza

sábado, 16 de dezembro de 2017

Amar a Deus Este é o Mandamento

Mateus 22:37-39 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Jesus com todo o poder que Ele tem resume nestes versículos, todos os mandamentos da lei de Moises contida no antigo testamento.

Nos mostra o nosso dever com o nosso Deus e com o nosso próximo.

Ensina a nos entregarmos totalmente a Deus permitindo que Ele controle a nossa vida o nosso pensamento e o nosso agir.

É um princípio básico para um verdadeiro cristão, e na sequência Ele nos mostra o amor que devemos ter ao nosso próximo.

E isto será reflexo do nosso comportamento quando realmente amarmos a Deus de todo nosso coração.

E não devemos nunca esquecer esta sequência primeiro Deus, depois o nosso próximo.

Deus nos ama incondicionalmente, é o amor Ágape que é exclusivo de Deus.

E devemos amar a Deus de todo nosso coração e com tudo aquilo que pudermos, é claro que nunca conseguiremos alcançar o mesmo nível de amor que Deus tem por nós.

Mas devemos nos dedicar pois o Senhor conhece o nosso coração e a intenção que nele há.

Se amarmos a Deus verdadeiramente, o amor dEle será refletido em nosso coração, e seremos como um espelho refletindo o amor de Deus para com o nosso próximo.

Nestes dias em que podemos sentir e ver os sinais da vinda de Jesus para buscar a Sua igreja, sentimos a apostasia (o abandono da fé) tomando conta do homem.

E faz com que o amor acabe se esfriando e muitos acabam se distanciando do centro da vontade de Deus.

Isto serve de alerta para que nos dediquemos cada vez mais a orarmos, lermos e meditarmos na Palavra do Senhor.

Pois somente assim a nossa fé, não se esvaziará, e poderemos continuarmos firmes rumo ao nosso destino que é o céu.
Sergio Souza

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Respeitar o Senhor Sempre

Provérbios 1:7 - O temor do Senhor é o princípio da ciência: os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Os provérbios contidos na bíblia sagrada servem para que possamos adquirir e aumentar a nossa sabedoria, conhecendo, entendendo e recebendo estes ensinamentos escritos sob a inspiração de Deus.

E cabe a nós não apenas lermos, mas colocarmos em pratica em nossa vida, assim ela nos dará frutos.

Pois quando a praticamos ela deixa ser apenas palavras escritas e se torna o alimento espiritual que o homem necessita para viver, é através dela que Deus fala conosco, revela o nosso futuro, mostra os nossos erros e nos corrige sempre que necessário.

E quando entregamos a Deus a nossa vida de verdade, isto acaba incomodando aqueles que ainda não possuem esta comunhão com o Senhor.

É como se estas pessoas estivessem com o olhos tampados e não conseguem ver as maravilhas que Deus realiza em nossa vida.

E realmente o olho carnal do homem, não consegue ver estas coisas, é preciso ter mudança de vida, e tudo começa com arrependimento, confessando de coração a Deus os erros cometidos e os abandonando, reconhecendo o Senhor Jesus como único Senhor e salvador de sua vida.

Estas atitudes iniciam o processo de transformação do homem carnal em um novo homem, que nasceu de novo, agora do Espirito, e este apesar de ainda pecar já não tem prazer neste ato.

Tudo aquilo que Deus já fez por nós e tudo o quando Ele ainda vai fazer, alimenta também a nossa fé, ajudando-nos para que sejamos firmes em nossa caminhada.

Até mesmo quando somos questionados em nossa fé, existindo situações que alguns chegam até serem ridicularizados.

Outros são forçados por parentes ou pessoas próximas a abandonarem a fé, pois acham que tudo é em vão.

Porém sabemos que isto não é verdade, respeitar ao Senhor e prosseguir em nossa fé é o mínimo que podemos fazer a Deus pelo favor que Ele nos fez de nos dar a salvação mesmo que nós não merecemos.

E por isso agradecemos a Jesus o Filho que abandonou o seu posto ao lado ao do Pai, para vir morrer naquela cruz pelo nosso pecado.
Sergio Souza

domingo, 10 de dezembro de 2017

Áudio da palavra da manhã de domingo 10/12/2017, Tema "Cuidado Com os Desejos da Carne" Texto Bíblico 1 João  2:16-17 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.

sábado, 9 de dezembro de 2017

Bem-Aventurados Os Que Obedecem ao Senhor

Salmos 1:1-2 - BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Aqui é ressaltado a sabedoria do homem que entregou a sua vida ao Senhor, aquele que usufrui de um estado de santidade e graça celestial.

E mesmo estando vivendo neste mundo, não sente prazer naquilo que não é agradável a Deus, procura sempre ocupar a sua mente com a Palavra do Senhor.

E isto significa um referencial para a sua vida, em seu caráter, tem temor (respeito) pelas coisas santas, e é neste respeito pelo Senhor que ele se enche de prazer e alegria.

Pois sabe e crê que aquEle que está lá alto o tem guardado dos caminhos do mal, sabe que tanto de dia ou de noite incansavelmente Ele está nos protegendo.

Obedecer ao Senhor encurta qualquer distância existente entre Deus e o homem, pois sabe das promessas que existem sobre a sua vida.

E entre elas a principal que é salvação, quando mais meditamos na Palavra mais o nosso espirito se fortalece e nossa carne enfraquece.

Facilitando a nós renunciarmos ao pecado, é assim que permitimos que o Senhor nos ajude a enfrentarmos as dificuldades que sempre aparecem em nossa vida.

Podemos até vivermos em meio as coisas que estão acontecendo no mundo, porém isto não deve contaminar e afetar aqueles que buscam a santidade no Senhor.

Quando baixamos a guarda o inimigo aproveita estas brechas para entrar em nossa vida, e isto poderá afetar desde a nossa vida matrimonial, quanto as nossas amizades.

Devemos tomar cuidado com situações que podem nos induzir a erros de atitudes que nos fará arrependermos pelo fato.

É tomando cuidado com aquilo que ouvimos, para não sermos influenciados pela ira que muitas vezes está no coração da pessoa que está falando conosco.

Por isso que não devemos tomar atitudes precipitadas baseadas naquele momento, e sim devemos esperar e buscar na Palavra de Deus a sabedoria para agirmos como verdadeiros cristãos.
Sergio Souza

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

O Deus do Impossível

Lucas 1:37 - Porque, para Deus, nada é impossível.

Lucas ao escrever, tinha como objetivo expor a sua vontade em que as pessoas que estivessem lendo tivessem a sua fé em Cristo fortalecida com base em sua narração.

Apesar de Lucas não ter andado com Jesus como João e Mateus, ele utilizou-se dos testemunhos e documentos existentes para narrar este evangelho debaixo da unção e direção do Espirito Santo de Deus.

Ele que era médico e se converteu a Cristo através do apóstolo Paulo, e procurava fixar a fé dos novos convertidos a Jesus.

Neste capitulo o escritor narra o fato acontecido com o casal Zacarias e Isabel, que além de já estarem em idade avançada, não tinham filhos pois a mulher era estéril.

Mas o marido homem temente a Deus sempre clamava ao Senhor pela vida da esposa, e mesmo quando o mesmo já não tinha esperanças, o anjo Gabriel enviado pelo Senhor lhe comunica que Deus estava atendendo a oração dele, e a sua esposa ficaria gravida.

E a criança que Isabel gerou foi nada mais que João Batista, profeta e homem cheio do Espirito Santo.

João Batista foi obediente a Deus, e ele foi o precursor de Jesus, anunciando aquEle viria após ele para trazer salvação o homem, e também o batizou nas águas.

O mesmo anjo aparece a Maria mãe do nosso Senhor, para comunicar que ela daria luz a um filho.

Mesmo não tendo contato íntimo com nenhum homem ela ficaria gravida, pois, a sua gravidez seria obra do Espirito Santo de Deus.

E a criança seria o Filho de Deus que viria ao mundo para ser o salvador da humanidade.

Estes fatos nos mostra o quanto o nosso Deus é poderoso, e tem como especialidade o impossível.

E o anjo declara neste versículo, que para Deus nada é impossível, pois quando o homem diz que já não há mais jeito, e que tudo está perdido, é ai que o poder de Deus se manifesta.

E demonstra ao homem que Deus tem todo poder para realizar o que Ele quer, porém Deus tem o tempo certo de agir, e o homem está acostumado a querer as coisas na hora que ele quer, e com Deus não é assim.

Ele tem a soberania e o conhecimento da intenção que está em nosso coração, o tempo de Deus é diferente do nosso, temos que aprender a confiar e crer naquEle o qual servimos.

Orar com persistência, e ler a Palavra de Deus nos ajudará a esperarmos o tempo do Senhor, alimentando a nossa fé, e mesmo que Ele não venha agir como espera a nossa vontade, possamos saber aceitar que a decisão que Ele tomou, pois Ele é conhecedor de todas coisas, e sabe o que é melhor para nós.
Sergio Souza

sábado, 2 de dezembro de 2017

Em Tudo Fazei Como ao Senhor Estivesse Fazendo

Colossenses 3:23-24 - E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.

Paulo descreve como deveria ser o comportamento das pessoas considerando as características de um lar daquele local, assim ele fala das responsabilidades do marido, da esposa, filhos e aqueles que eram considerados escravos.

No último caso pode até parecer que não cabe nos dias de hoje, pois em nossa sociedade já não existe a escravidão nos moldes daquela época.

Porém a Palavra nos ensina que como verdadeiros cristãos devemos respeitar aqueles que estão dentro do nosso círculo de relacionamento, assim podemos destacar o respeito entre marido e esposa, filhos e pais, patrões e empregados.

Todo empregado deve ser respeitado pelos seus patrões, em contrapartida deve agir com profissionalismo e dedicação nas suas atividades a ele atribuídas, demonstrando que o seu comportamento é diferente do comum, pois Deus nos orienta a efetuarmos as nossas atividades como se estivéssemos fazendo a Ele.

A nossa recompensa não será dada por homens, e sim por Deus, que nos honrará com aquilo que merecemos.

Com o nosso comportamento estaremos propagando o evangelho de Cristo que prega o amor entre as pessoas.

Abandonando as práticas erradas através de um verdadeiro arrependimento, e conseguiremos isto através da fé única e exclusivamente em Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.
Sergio Souza.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

A Misericórdia do Senhor

Lamentações 3:22-23 - As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

Ao ver o povo de Deus sendo castigado pelos babilônicos, o profeta Jeremias expressa a sua tristeza sobre este fato, mesmo que ele constantemente tivesse alertado aquele povo que a mão de Deus pesaria sobre eles em resultado de anos de rebeldia.

O profeta chorava ao presenciar todo castigo que o povo estava passando, tudo aquilo que ele antes anunciara, porém ao ver o povo sofrer isto não lhe dava nenhum prazer, eles estavam sofrendo porque não deram ouvidos a ele, e Jeremias sofria junto com eles.

Então o povo clamou a Deus por misericórdia, e isto eles reconheceram em Deus, quando Este não permitiu que todo o povo fosse destruído.

Assim despertou neles a confiança que deviam depositar no Senhor, a esperança de uma reconciliação com Deus.

O Senhor permite que passemos por situações em que nós mesmo procuramos com nossos atos e atitudes, não para que Ele tenha algum prazer em ver o nosso sofrimento, mas que possamos através desta situação reconhecermos os nossos erros, e permitirmos que o Senhor transforme a nossa vida.

Deus será sempre assim com aqueles que Ele ama, são tantas as vezes que em nossos atos de rebeldia, fazemos coisas que não agradam a Deus, achamos que porque Deus é amor, tudo será permitindo.

Porém este mesmo Deus é justiça e retidão, Ele não tem qualquer parte com o erro, abomina o pecado, e é pela misericórdia dEle que não somos consumidos pelo pecado.

O Senhor está sempre esperando com os braços abertos pelo arrependido, que aceita ser transformado pelo poder do Espirito Santo e que crê em Jesus o filho de Deus.

O Filho, que se fez homem e morreu na cruz pela nossa salvação, mostrando o tamanho da graça e da misericórdia que Deus tem por toda a humanidade.
Sergio Souza

sábado, 25 de novembro de 2017

Meditando Sempre na Palavra do Senhor

Josué 1:8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.

Josué foi o homem da confiança de Moises, tanto que após a morte deste, ele assumiu a liderança daquele povo.

Também foi reconhecido como servo do Senhor, e mesmo com todo aprendizado que havia adquirido, sabia que precisava aprender mais ainda sobre a nova função dada a ele.

Estava sempre cheio do Espirito Santo e isto lhe dava sabedoria, pois o próprio Moises havia imposto sobre ele as suas mãos transmitindo a ele parte da sua unção.

Josué conseguiu que o povo lhe dessem ouvido e seguissem as orientações que o Senhor lhe dava.

Ele estimulou o povo a obediência a Deus, não cansava de falar das promessas que Deus havia feito, e que o Senhor era fiel para cumprir.

Ele sabia que da mesma forma que Deus era com Moises assim seria também com ele, tinha a certeza da presença de Deus na vida dele.

Esforçar e ter bom animo daria como resultado a comunhão com Deus, estar no centro da vontade do Senhor, meditando sempre sobre a Palavra do Senhor, a todo momento como se aquilo fosse o ar necessário para respirar, porque é nela que Senhor nos fala e nos orienta.

É um belo exemplo para nossa vida, estudarmos a Palavra de Deus nos faz conhecer melhor aquEle que está no comando de nossa vida.

Não basta apenas ler, temos que meditar pedindo ao Senhor a revelação, a orientação, e o caminho que devemos andar.

Muitas vezes queremos ser autossuficientes, acreditamos muito em nosso próprio “eu”, e o resultado disso será o fracasso, a depressão e a sensação de incompetência, muito diferente de quando verdadeiramente entregamos o nosso caminho a Deus.

Não podemos negar que as lutas vão continuar, mas temos a certeza que temos um Deus que a vai nossa frente lutando ao nosso favor.

Pois não a sofrimento maior que possamos passar comparado aquele que o nosso Senhor Jesus passou ao morrer naquela cruz pelo nosso pecado e pela nossa salvação.
Sergio Souza

 

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Oração e Palavra andam Juntas

1 João 5:14-15 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que nos ouve em tudo o que pedirmos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizermos.

Quando lemos toda esta carta, verificamos que o apostolo João na realidade estava escrevendo um belo sermão dirigido para aqueles cristãos que após anos da morte de Cristo estavam se deixando levar por novas doutrinas que começava a dividir a igreja, pensamentos que induziam as pessoas a terem dúvidas sobre Jesus Cristo, chegando ao ponto de dizerem que Jesus era apenas um espirito com aparência humana.

João queria que aqueles cristãos voltassem aos fundamentos básicos do evangelho, e não aceitassem nada que fosse diferente daquilo que Jesus havia deixado, pois deveriam se comportarem como verdadeiros filhos de Deus.

Cristo é o filho de Deus, o próprio Deus, e Ele é a palavra, que é a verdade, ou seja, a única verdade que o cristão deve acreditar, e para nós isto fica muito claro quando lemos a bíblia sagrada.

O Senhor nos ensina que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus, e quando assim o fazemos, a nossa fé é alimentada e depositamos nEle toda a nossa confiança que Ele nos guardará, e sempre fará o melhor para nós segundo a vontade de Deus.

Ao estudarmos e meditarmos sobre as escrituras sagradas, ampliaremos o nosso conhecimento sobre o Senhor, e passaremos a orar de maneira correta sem nenhuma formula magica, mas de todo o nosso coração e com entendimento sobre aquilo que estaremos pedindo a Deus.

Oração e palavra andam juntas, muitas vezes oramos sem conhecimento da palavra, e os nossos pedidos a Deus não fazem sentido, apenas se tornam palavras bonitas em um discurso que não chega ao trono de Deus.
Sergio Souza

sábado, 18 de novembro de 2017

A Graça do Senhor Nos Basta

2 Coríntios 12:9 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Paulo aproveita para falar das suas experiências, mesmo usando a condição de como estivesse falando de uma outra pessoa, ao lermos o capitulo todo podemos verificar o quanto o Senhor continuava usando a vida do apostolo para nos ensinar, ressalta que nas suas fraquezas o poder de Cristo se mostrava mais visível na sua vida de modo que aqueles que estavam a sua volta poderiam ver e testemunhar.

O apostolo fala de oração, de pedir a Deus, de apresentar a Ele as nossas necessidades e total dependência dEle, é em nossas fraquezas que olhamos para Deus, é quando a nossa carne está fraca que permitimos o agir do Espirito Santo em nós.

Deus fala conosco a todo tempo através da bíblia sagrada, é o nosso manual de vida, são as instruções que o fabricante (Deus) nos deu para que possamos seguir e tirar o melhor proveito de tudo que Ele criou, quando não nos atentamos a isto é como quando compramos um equipamento e não lemos sobre como o devemos utilizar, ali contém o que podemos fazer ou não, e a não observação destas instruções dadas pelo fabricante poderá danificar a até inutilizar o bem comprado.

Assim também é a nossa vida, quando não nos atentamos ao que o Senhor nos orienta em sua palavra, corremos sérios riscos em nossa vida, ao ponto que a cada vez mais distanciarmos do centro da vontade de Deus, e mergulhamos no mar de aflições, decepções, depressão que em pouco tempo nos fará afogados por estas coisas.

Permitindo que Cristo que é a Palavra de Deus, esteja realmente participando de nossa vida, todo este quadro mudará, e passamos a sermos guiados pelo Pai e o Filho através do Espirito Santos que habitará em nós, o momento é este ainda há tempo de arrependimento e conversão, pois a porta para salvação ainda está aberta esperando por aqueles que ainda não tiveram um encontro com Cristo.
Sergio Souza

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Fé em Cristo

Hebreus 11:1 - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

É um dos versículos mais conhecidos e citados pelos cristãos, o escritor descreve o que a fé pode fazer, nos ensina a vivermos por esta fé em Cristo, pois ela é mais que suficiente para nos alimentamos com o que Deus tem de melhor para nossa vida.

Viver pela fé é simplesmente nos entregarmos a Deus, colocando nEle todas as nossas esperanças, pois é Ele que nos guiará tanto nos momentos de alegrias quanto nos momentos de tristezas e tribulações.

A fé nos faz crer e traz a existência aquilo que aos olhos humano ainda não existe, é algo sobrenatural que vem única e exclusivamente da parte de Deus.

Neste capitulo são citados aqueles que Deus os considerou justos porque foram aprovados por Ele pelo comportamento de fé que manifestaram, entre eles podemos destacar: Abel, Enoque, Noé, Abraão e outros que podemos encontrar na leitura do capítulo inteiro.

A fé é o requisito para que possamos nos aproximar de Deus, pois se não tivermos fé, a nossa crença será vazia e morta, e acabaremos nos apegando a ídolos criados pelo próprio homem, e que nos distanciará cada vez mais de Deus.

É pela fé que cremos na volta de Cristo para nos buscar, aos olhos do mundo parecemos loucos, pois cremos em algo que eles não conseguem enxergar, pois com a sua visão mundana apenas veem aquilo que é carnal.

Não acreditam naquilo que não podem tocar ou sentir pois a sua fé depende de algo material.

Mas pela fé acreditamos nas coisas que o nosso olho humano ainda não vê, mas os nossos olhos espirituais dão provas a todos momento da existência destas.

A fé também nos faz crer em Deus este ser supremo que criou todas as coisas e está no controle de tudo, principalmente da vida daqueles que o temem o e o servem de coração.
Sergio Souza

domingo, 12 de novembro de 2017

Áudio da palavra da manhã de domingo 12/11/2017, Tema "Jesus A Água Que Sacia A Nossa Sede" Texto Bíblico João 4:13-14 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.

sábado, 11 de novembro de 2017

Em Jesus Somos Purificados

2 Coríntios 7:1 - ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Paulo começa estimulando o povo de corintos a livrarem-se de todo tipo de pecado de imundícia existente entre eles, pois ali estava acontecendo muita coisa errada proveniente da carne, e também alimentada pelos falsos mestres, deixando claro que se tornava necessário esta purificação para que pudessem alcançar a santificação, e isto só seria alcançado quando nos dedicarmos literalmente a viver para Cristo.

Mesmo passando por acusações feitas por aqueles falsos mestres, ele não desistiu da sua intenção de interceder junto aquele povo, e o Senhor o consolou nas suas tribulações e lhe deu força para prosseguir e mais tarde ele foi recompensado.

Ele havia ficado triste no início quando escreveu a carta pois teve usar um tom duro com aquele povo, mas sabia que era necessário, e o Senhor mostrou que quando estamos debaixo da palavra Ele nos honra, Paulo sentiu-se recompensado ao ver que aquilo serviu para que aquele povo se arrependesse e voltasse para os ensinamentos de Cristo.

Isto demonstrou a verdadeira preocupação de um líder seja qual for o seu posto dentro da obra, desde o mais simples até o de maior cargo.

Se estamos debaixo da palavra o Espirito Santo nos guiará nas situações, o verdadeiro amor não está somente em demonstrar palavras e gestos carinhosos.

Mas consiste em cuidar, alertar e mostrar o erro que muitas vezes não conseguimos enxergar, desta forma também Deus é conosco, nos ama porque somos criaturas feitas por Ele.

E como conhecedor do nosso coração, Ele permite que passemos por situações em que o nosso caráter e nossa fé estejam sendo moldados fazendo de nós verdadeiros cristãos.
Sergio Souza

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Jesus Sacrificou-se Pelo Nossos Pecados

Hebreus 9:28 - Assim, também, Cristo, oferecendo- se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.

O escritor nos mostra no início deste capitulo o processo de purificação através dos sacrifícios de animais que existia no tabernáculo.

E descreve a estrutura física deste lugar começando pelo o pátio onde encontrava-se um altar para o sacrifício, também a pia para a lavagem cerimonial e a tenda em si.

Internamente havia duas partes separadas por uma cortina, na primeira ficava o candelabro, a mesa com os pães e o altar do incensos, e na segunda parte a arca da aliança onde ficava os símbolos da aliança de Deus com o povo de Israel através de Moises.

E nesta segunda parte chamada o Santo dos Santos somente o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano para oferecer sacrifício por si próprio e pelo povo de Israel.

Jesus veio para mudar e estabelecer uma nova aliança com o homem, se antes era necessário o oferecimento de sacrifícios, Ele próprio se fez sacrifício por nós sendo necessário uma única vez, não cabendo a nós nesta nova aliança o cumprimento deste ritual antes praticado.

Cristo não só se fez em sacrifício único por nós mas se tornou o nosso tabernáculo perfeito e completo, com o Seu sangue abriu o caminho para que possamos nos chegar a Deus.

Ao morrer na cruz o véu do templo que separava o local onde a arca que representava a presença de Deus e apenas o sumo sacerdote podia entrar, se rompe permitindo que todo homem, possa se chegar a Deus tendo como o único caminho e mediador Jesus Cristo o Filho do Deus vivo.

E assim como está determinado ao homem morrer apenas uma vez, Cristo também morreu uma única vez, encerrando os repetitivos sacrifícios da antiga aliança, Ele é a esperança e a certeza que temos em breve Ele virá buscar todos aqueles que se manterem firmes na fé.
Sergio Souza

sábado, 4 de novembro de 2017

Jesus Cheio de Graça e Verdade

João 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.

O apostolo apresenta o amor de Deus pela humanidade, um amor incondicional exclusivo de Deus, aquele que não poupou o próprio Filho para que o homem com Ele fosse reconciliado.

João ressalta e nos transporta a um tempo antes que nós mesmos fossemos criados para mostrar que Jesus estava ali com o Pai, e no tempo determinado Ele o Filho a palavra viva de Deus, se faz homem abandonando toda a Sua majestade para cumprir o plano de salvação que o Pai havia estabelecido.

Nisto é manifestado a graça de Deus por nós, porque não somos em momento algum merecedores desta benção, não fizemos e nada que possamos fazer nos fará dignos de recebê-la, foi o sacrifício de Cristo na Cruz cujo o Seu sangue derramou para que o pecado do homem fosse limpo e purificado.

Nele fomos justificados e absolvidos de uma condenação eterna que existia sobre todo homem, e após cumprir aquilo que havia sido profetizado no antigo testamento, Jesus retoma o Seu posto de glória no céu junto ao Pai.

A nós cabe apenas arrependermos, aceitando Jesus como único Senhor e Salvador de nossa vida, para que o Espirito Santo entre em nós e ali faça morada, nos preparando para uma vida eterna no céu.

Da mesma forma que uma noiva se arruma para o seu noivo, assim nós (a igreja) estamos sendo arrumados para a chegada do grande dia em que o noivo (Jesus) voltará para nos buscar, Maranata (Vem Senhor).
Sergio Souza

domingo, 29 de outubro de 2017

Áudio da palavra da manhã de domingo 29/10/2017, Tema "Cuidado Com Aquilo Que Parece Mas Não É" Texto Bíblico Colossenses  2:6-7 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.

sábado, 28 de outubro de 2017

Sejamos Fortes com Jesus Contra as Tentações

Tiago 1:2-3 - Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé obra a paciência.

Tiago irmão do nosso Senhor Jesus, começa escrevendo a todos os cristãos judeus que estão vivendo fora da Palestina, não escreve a uma igreja especifica, a sua intenção era que esta carta fosse lida em várias igrejas.

Tinha a preocupação de advertir aqueles cristãos sobre as dificuldades que surgiriam e que precisariam de paciência e manter a fé em Deus para que pudessem enfrenta-las e vence-las.

Somente à fé em Deus pode manter o nosso foco de maneira que as riquezas e a ira não mudem o osso comportamento e pensamento, para isso é preciso viver na pratica a palavra de Deus.

Assim é a nossa vida, passamos por tantas situações que muitas vezes a nossa carne tenta se sobressair em nosso comportamento, quantas vezes isto acontece por brechas que nós mesmo abrimos e permitimos que o mal e o pecado entre em nós.

Devemos entender que Deus até permite provações na vida dos seus servos, não que ele tenha prazer em ver o nosso sofrimento, ma serve para purificar e refinar a nossa fé.

É os momentos de provações que mais procurarmos o Senhor, reconhecemos o quanto somos fracos e pecadores e dependentes do senhorio de Deus sobre nossa vida, oramos mais, jejuamos mais, lemos estudamos e meditamos mais a palavra de Deus.

Quando tudo está muito bem, acabamos nos deixando ser levados pelo nosso ego, e muitas vezes as circunstâncias faz com que achamos que somos autossuficientes.

Que o Senhor Jesus que nos ama incondicionalmente, e chegou ao ponto de dar a sua vida por nós, continue tendo misericórdia sobre todos nós pecadores.

E assim possamos subir com Ele rumo ao céu muito em breve, pois sabemos que o final deste tempo se aproxima, e assim como no tempo de Noé a porta da arca ainda está aberta para todo aquele desejarem serrem salvos.

E possam usufruir desta benção que Jesus oferece a todo homem, independente do nosso merecimento.
Sergio Souza

sábado, 21 de outubro de 2017


Minha esposa Missionária Meire Souza se apresentando em 15/10/2017 na igreja Amor e Vida, coreografia para o louvor "Prioridade" da cantora Midian Lima




Minha esposa Missionária Meire Souza se apresentando em 06/08/2017 na igreja Amor e Vida, coreografia para o louvor "Jó" da cantora Midian Lima
.

Esperar somente em Deus

Salmos 42:11 - Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

Este salmo cuja autoria é atribuída aos filhos de Corá, nos mostra a misericórdia de Deus sobre todos os homens principalmente aqueles que abandonam o erro e o pecado, e passar a levar uma vida segundo a vontade do Senhor.


Mesmo que a atitude de rebeldia de Corá tenha o levado a morte e junto com ele outras pessoas, o Senhor deu a oportunidade para que a futuras gerações de Corá tivessem a oportunidade de mostrarem que eram diferentes.

E estes não seguiram o comportamento do pai, e se dedicaram a louvar a Deus, que os inspirou a escreverem lindos salmos onde o Senhor é exaltado, e quando lemos sentimos o Senhor nos ensinando que somente Ele deve estar acima de qualquer coisa na vida do homem.

Mas as forças do mal que estão no mundo, tentam denegrir a Deus e também ao homem que serve ao Senhor, passamos por provações e situações que levam outras pessoas a nos perguntarem “onde está o seu Deus? ”.

Nossa confiança em Deus supera todas as coisas e dificuldades, é a certeza que o cristão tem que Ele não permite que passemos nada além do que possamos suportar.

Pois sabemos que é na provação que Deus está moldando o nosso caráter, aqueles que realmente estão com o Senhor passam pelas provas cantando louvores a Deus.

Mas aqueles que buscam outros caminhos acreditando no seu próprio “eu” ou forças desconhecidas, vão encontrar a derrota, serão vencidos pelo mal, e destruídos se afastaram cada vez mais da luz que é Jesus o filho do Deus vivo.

Seja qual for a situação o nosso consolo e esperança está em Jesus, pois Ele é o único que não desiste do homem, nos ama incondicionalmente, e abriu a todos nós a possibilidade da salvação, não por méritos nossos, mas sim por graça e misericórdia.
Sergio Souza.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

A Quem Voce tem Adorado?



Salmos 115:4-8 - Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

Davi quando escreveu este salmo talvez nem imaginava o quanto ele estaria nos mostrando a adoração das pessoas por ídolos feitos e criados pelo próprio homem, é como se ele descrevesse o que estamos vendo hoje, Davi enquanto homem, não poderia imaginar, mas o Espirito Santo de Deus que o inspirava naquele momento já tinha esta plena onisciência, que a palavra seria não só para aqueles dias mas também para os dias atuais que estamos vivendo.

O Homem tem o costume de querer desviar a glória de Deus para outro homem ou mesmo para si próprio, o salmista nos ensina a crermos não naquilo que vemos com os nossos olhos mas sim naquele que vive no céu, e o Seu poder podemos ver manifestado na vida daqueles que realmente respeitam a Sua palavra e os Seus ensinamentos.

Nenhum ídolo criado pode ser maior do que o próprio que o criou, ou seja se um homem cria algum ídolo, o próprio homem será maior que esse próprio ídolo, então para que precisamos desse ídolo?

Infelizmente neste dia (12 de Outubro) em que a nossa nação se curva a idolatrar algo criado pelo próprio homem, devemos reafirmar o nosso compromisso com Jesus, pois Ele é o único caminho que nos leva ao Pai, Ele é o único que pode interceder por nós ao Pai, é o nosso verdadeiro advogado.

Porém é muito fácil enxergarmos o erro dos outros, mas antes temos que tirar o cisco que está em nossos próprios olhos, em nosso meio evangélico não temos ídolos de pedra, barro madeira ou gesso, mas criamos ídolos de carne e osso, transformamos líderes religiosos, pregadores e cantores em nossos ídolos, que tanto ser adorados por nós acabam sentindo-se mais importantes que o nosso próprio Deus, e muitos fazem mais exigências do que os próprios artistas que não são evangélicos, viraram pop star gospel.

Mas que neste dia possamos além de aprendermos com os erros que enxergamos no comportamento dos outros, possamos também ter a humildade de reconhecemos que também erramos e precisamos arrependermos dos nossos erros, voltarmos aos princípios da igreja primitiva em que os apóstolos e os pais da igreja ensinavam que adoração somente deveria ser a Jesus, e também não aceitavam receber nenhum tipo adoração de homens.

Jesus é o único que é Digno de receber a honra a glória o louvor e adoração.
Sergio Souza