Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


terça-feira, 28 de novembro de 2017

A Misericórdia do Senhor

Lamentações 3:22-23 - As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

Ao ver o povo de Deus sendo castigado pelos babilônicos, o profeta Jeremias expressa a sua tristeza sobre este fato, mesmo que ele constantemente tivesse alertado aquele povo que a mão de Deus pesaria sobre eles em resultado de anos de rebeldia.

O profeta chorava ao presenciar todo castigo que o povo estava passando, tudo aquilo que ele antes anunciara, porém ao ver o povo sofrer isto não lhe dava nenhum prazer, eles estavam sofrendo porque não deram ouvidos a ele, e Jeremias sofria junto com eles.

Então o povo clamou a Deus por misericórdia, e isto eles reconheceram em Deus, quando Este não permitiu que todo o povo fosse destruído.

Assim despertou neles a confiança que deviam depositar no Senhor, a esperança de uma reconciliação com Deus.

O Senhor permite que passemos por situações em que nós mesmo procuramos com nossos atos e atitudes, não para que Ele tenha algum prazer em ver o nosso sofrimento, mas que possamos através desta situação reconhecermos os nossos erros, e permitirmos que o Senhor transforme a nossa vida.

Deus será sempre assim com aqueles que Ele ama, são tantas as vezes que em nossos atos de rebeldia, fazemos coisas que não agradam a Deus, achamos que porque Deus é amor, tudo será permitindo.

Porém este mesmo Deus é justiça e retidão, Ele não tem qualquer parte com o erro, abomina o pecado, e é pela misericórdia dEle que não somos consumidos pelo pecado.

O Senhor está sempre esperando com os braços abertos pelo arrependido, que aceita ser transformado pelo poder do Espirito Santo e que crê em Jesus o filho de Deus.

O Filho, que se fez homem e morreu na cruz pela nossa salvação, mostrando o tamanho da graça e da misericórdia que Deus tem por toda a humanidade.
Sergio Souza

sábado, 25 de novembro de 2017

Meditando Sempre na Palavra do Senhor

Josué 1:8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.

Josué foi o homem da confiança de Moises, tanto que após a morte deste, ele assumiu a liderança daquele povo.

Também foi reconhecido como servo do Senhor, e mesmo com todo aprendizado que havia adquirido, sabia que precisava aprender mais ainda sobre a nova função dada a ele.

Estava sempre cheio do Espirito Santo e isto lhe dava sabedoria, pois o próprio Moises havia imposto sobre ele as suas mãos transmitindo a ele parte da sua unção.

Josué conseguiu que o povo lhe dessem ouvido e seguissem as orientações que o Senhor lhe dava.

Ele estimulou o povo a obediência a Deus, não cansava de falar das promessas que Deus havia feito, e que o Senhor era fiel para cumprir.

Ele sabia que da mesma forma que Deus era com Moises assim seria também com ele, tinha a certeza da presença de Deus na vida dele.

Esforçar e ter bom animo daria como resultado a comunhão com Deus, estar no centro da vontade do Senhor, meditando sempre sobre a Palavra do Senhor, a todo momento como se aquilo fosse o ar necessário para respirar, porque é nela que Senhor nos fala e nos orienta.

É um belo exemplo para nossa vida, estudarmos a Palavra de Deus nos faz conhecer melhor aquEle que está no comando de nossa vida.

Não basta apenas ler, temos que meditar pedindo ao Senhor a revelação, a orientação, e o caminho que devemos andar.

Muitas vezes queremos ser autossuficientes, acreditamos muito em nosso próprio “eu”, e o resultado disso será o fracasso, a depressão e a sensação de incompetência, muito diferente de quando verdadeiramente entregamos o nosso caminho a Deus.

Não podemos negar que as lutas vão continuar, mas temos a certeza que temos um Deus que a vai nossa frente lutando ao nosso favor.

Pois não a sofrimento maior que possamos passar comparado aquele que o nosso Senhor Jesus passou ao morrer naquela cruz pelo nosso pecado e pela nossa salvação.
Sergio Souza

 

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Oração e Palavra andam Juntas

1 João 5:14-15 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que nos ouve em tudo o que pedirmos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizermos.

Quando lemos toda esta carta, verificamos que o apostolo João na realidade estava escrevendo um belo sermão dirigido para aqueles cristãos que após anos da morte de Cristo estavam se deixando levar por novas doutrinas que começava a dividir a igreja, pensamentos que induziam as pessoas a terem dúvidas sobre Jesus Cristo, chegando ao ponto de dizerem que Jesus era apenas um espirito com aparência humana.

João queria que aqueles cristãos voltassem aos fundamentos básicos do evangelho, e não aceitassem nada que fosse diferente daquilo que Jesus havia deixado, pois deveriam se comportarem como verdadeiros filhos de Deus.

Cristo é o filho de Deus, o próprio Deus, e Ele é a palavra, que é a verdade, ou seja, a única verdade que o cristão deve acreditar, e para nós isto fica muito claro quando lemos a bíblia sagrada.

O Senhor nos ensina que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus, e quando assim o fazemos, a nossa fé é alimentada e depositamos nEle toda a nossa confiança que Ele nos guardará, e sempre fará o melhor para nós segundo a vontade de Deus.

Ao estudarmos e meditarmos sobre as escrituras sagradas, ampliaremos o nosso conhecimento sobre o Senhor, e passaremos a orar de maneira correta sem nenhuma formula magica, mas de todo o nosso coração e com entendimento sobre aquilo que estaremos pedindo a Deus.

Oração e palavra andam juntas, muitas vezes oramos sem conhecimento da palavra, e os nossos pedidos a Deus não fazem sentido, apenas se tornam palavras bonitas em um discurso que não chega ao trono de Deus.
Sergio Souza

sábado, 18 de novembro de 2017

A Graça do Senhor Nos Basta

2 Coríntios 12:9 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Paulo aproveita para falar das suas experiências, mesmo usando a condição de como estivesse falando de uma outra pessoa, ao lermos o capitulo todo podemos verificar o quanto o Senhor continuava usando a vida do apostolo para nos ensinar, ressalta que nas suas fraquezas o poder de Cristo se mostrava mais visível na sua vida de modo que aqueles que estavam a sua volta poderiam ver e testemunhar.

O apostolo fala de oração, de pedir a Deus, de apresentar a Ele as nossas necessidades e total dependência dEle, é em nossas fraquezas que olhamos para Deus, é quando a nossa carne está fraca que permitimos o agir do Espirito Santo em nós.

Deus fala conosco a todo tempo através da bíblia sagrada, é o nosso manual de vida, são as instruções que o fabricante (Deus) nos deu para que possamos seguir e tirar o melhor proveito de tudo que Ele criou, quando não nos atentamos a isto é como quando compramos um equipamento e não lemos sobre como o devemos utilizar, ali contém o que podemos fazer ou não, e a não observação destas instruções dadas pelo fabricante poderá danificar a até inutilizar o bem comprado.

Assim também é a nossa vida, quando não nos atentamos ao que o Senhor nos orienta em sua palavra, corremos sérios riscos em nossa vida, ao ponto que a cada vez mais distanciarmos do centro da vontade de Deus, e mergulhamos no mar de aflições, decepções, depressão que em pouco tempo nos fará afogados por estas coisas.

Permitindo que Cristo que é a Palavra de Deus, esteja realmente participando de nossa vida, todo este quadro mudará, e passamos a sermos guiados pelo Pai e o Filho através do Espirito Santos que habitará em nós, o momento é este ainda há tempo de arrependimento e conversão, pois a porta para salvação ainda está aberta esperando por aqueles que ainda não tiveram um encontro com Cristo.
Sergio Souza

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Fé em Cristo

Hebreus 11:1 - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

É um dos versículos mais conhecidos e citados pelos cristãos, o escritor descreve o que a fé pode fazer, nos ensina a vivermos por esta fé em Cristo, pois ela é mais que suficiente para nos alimentamos com o que Deus tem de melhor para nossa vida.

Viver pela fé é simplesmente nos entregarmos a Deus, colocando nEle todas as nossas esperanças, pois é Ele que nos guiará tanto nos momentos de alegrias quanto nos momentos de tristezas e tribulações.

A fé nos faz crer e traz a existência aquilo que aos olhos humano ainda não existe, é algo sobrenatural que vem única e exclusivamente da parte de Deus.

Neste capitulo são citados aqueles que Deus os considerou justos porque foram aprovados por Ele pelo comportamento de fé que manifestaram, entre eles podemos destacar: Abel, Enoque, Noé, Abraão e outros que podemos encontrar na leitura do capítulo inteiro.

A fé é o requisito para que possamos nos aproximar de Deus, pois se não tivermos fé, a nossa crença será vazia e morta, e acabaremos nos apegando a ídolos criados pelo próprio homem, e que nos distanciará cada vez mais de Deus.

É pela fé que cremos na volta de Cristo para nos buscar, aos olhos do mundo parecemos loucos, pois cremos em algo que eles não conseguem enxergar, pois com a sua visão mundana apenas veem aquilo que é carnal.

Não acreditam naquilo que não podem tocar ou sentir pois a sua fé depende de algo material.

Mas pela fé acreditamos nas coisas que o nosso olho humano ainda não vê, mas os nossos olhos espirituais dão provas a todos momento da existência destas.

A fé também nos faz crer em Deus este ser supremo que criou todas as coisas e está no controle de tudo, principalmente da vida daqueles que o temem o e o servem de coração.
Sergio Souza

domingo, 12 de novembro de 2017

Áudio da palavra da manhã de domingo 12/11/2017, Tema "Jesus A Água Que Sacia A Nossa Sede" Texto Bíblico João 4:13-14 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.

sábado, 11 de novembro de 2017

Em Jesus Somos Purificados

2 Coríntios 7:1 - ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Paulo começa estimulando o povo de corintos a livrarem-se de todo tipo de pecado de imundícia existente entre eles, pois ali estava acontecendo muita coisa errada proveniente da carne, e também alimentada pelos falsos mestres, deixando claro que se tornava necessário esta purificação para que pudessem alcançar a santificação, e isto só seria alcançado quando nos dedicarmos literalmente a viver para Cristo.

Mesmo passando por acusações feitas por aqueles falsos mestres, ele não desistiu da sua intenção de interceder junto aquele povo, e o Senhor o consolou nas suas tribulações e lhe deu força para prosseguir e mais tarde ele foi recompensado.

Ele havia ficado triste no início quando escreveu a carta pois teve usar um tom duro com aquele povo, mas sabia que era necessário, e o Senhor mostrou que quando estamos debaixo da palavra Ele nos honra, Paulo sentiu-se recompensado ao ver que aquilo serviu para que aquele povo se arrependesse e voltasse para os ensinamentos de Cristo.

Isto demonstrou a verdadeira preocupação de um líder seja qual for o seu posto dentro da obra, desde o mais simples até o de maior cargo.

Se estamos debaixo da palavra o Espirito Santo nos guiará nas situações, o verdadeiro amor não está somente em demonstrar palavras e gestos carinhosos.

Mas consiste em cuidar, alertar e mostrar o erro que muitas vezes não conseguimos enxergar, desta forma também Deus é conosco, nos ama porque somos criaturas feitas por Ele.

E como conhecedor do nosso coração, Ele permite que passemos por situações em que o nosso caráter e nossa fé estejam sendo moldados fazendo de nós verdadeiros cristãos.
Sergio Souza

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Jesus Sacrificou-se Pelo Nossos Pecados

Hebreus 9:28 - Assim, também, Cristo, oferecendo- se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.

O escritor nos mostra no início deste capitulo o processo de purificação através dos sacrifícios de animais que existia no tabernáculo.

E descreve a estrutura física deste lugar começando pelo o pátio onde encontrava-se um altar para o sacrifício, também a pia para a lavagem cerimonial e a tenda em si.

Internamente havia duas partes separadas por uma cortina, na primeira ficava o candelabro, a mesa com os pães e o altar do incensos, e na segunda parte a arca da aliança onde ficava os símbolos da aliança de Deus com o povo de Israel através de Moises.

E nesta segunda parte chamada o Santo dos Santos somente o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano para oferecer sacrifício por si próprio e pelo povo de Israel.

Jesus veio para mudar e estabelecer uma nova aliança com o homem, se antes era necessário o oferecimento de sacrifícios, Ele próprio se fez sacrifício por nós sendo necessário uma única vez, não cabendo a nós nesta nova aliança o cumprimento deste ritual antes praticado.

Cristo não só se fez em sacrifício único por nós mas se tornou o nosso tabernáculo perfeito e completo, com o Seu sangue abriu o caminho para que possamos nos chegar a Deus.

Ao morrer na cruz o véu do templo que separava o local onde a arca que representava a presença de Deus e apenas o sumo sacerdote podia entrar, se rompe permitindo que todo homem, possa se chegar a Deus tendo como o único caminho e mediador Jesus Cristo o Filho do Deus vivo.

E assim como está determinado ao homem morrer apenas uma vez, Cristo também morreu uma única vez, encerrando os repetitivos sacrifícios da antiga aliança, Ele é a esperança e a certeza que temos em breve Ele virá buscar todos aqueles que se manterem firmes na fé.
Sergio Souza

sábado, 4 de novembro de 2017

Jesus Cheio de Graça e Verdade

João 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.

O apostolo apresenta o amor de Deus pela humanidade, um amor incondicional exclusivo de Deus, aquele que não poupou o próprio Filho para que o homem com Ele fosse reconciliado.

João ressalta e nos transporta a um tempo antes que nós mesmos fossemos criados para mostrar que Jesus estava ali com o Pai, e no tempo determinado Ele o Filho a palavra viva de Deus, se faz homem abandonando toda a Sua majestade para cumprir o plano de salvação que o Pai havia estabelecido.

Nisto é manifestado a graça de Deus por nós, porque não somos em momento algum merecedores desta benção, não fizemos e nada que possamos fazer nos fará dignos de recebê-la, foi o sacrifício de Cristo na Cruz cujo o Seu sangue derramou para que o pecado do homem fosse limpo e purificado.

Nele fomos justificados e absolvidos de uma condenação eterna que existia sobre todo homem, e após cumprir aquilo que havia sido profetizado no antigo testamento, Jesus retoma o Seu posto de glória no céu junto ao Pai.

A nós cabe apenas arrependermos, aceitando Jesus como único Senhor e Salvador de nossa vida, para que o Espirito Santo entre em nós e ali faça morada, nos preparando para uma vida eterna no céu.

Da mesma forma que uma noiva se arruma para o seu noivo, assim nós (a igreja) estamos sendo arrumados para a chegada do grande dia em que o noivo (Jesus) voltará para nos buscar, Maranata (Vem Senhor).
Sergio Souza