João 3:16-17 - Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Neste capitulo João começa narrando o encontro de Jesus com Nicodemos, e apesar deste último ser um grande conhecedor das escrituras, não conseguiu no primeiro momento entender o que Jesus se referia ao nascer de novo.
Nicodemos necessitava abandonar a tradição judaica para poder aceitar que Jesus era aquele que foi profetizado que viria para salvar o homem da condenação do pecado.
Reconhecer Jesus como o Cristo era necessário para que Nicodemos experimentasse o regenerar, o nascer de novo, agora não da carne, mas do espirito, e sem isto seria impossível que ele entrasse no Reino de Deus.
Cristo é o motivo da nossa fé, é através dEle que o futuro do homem foi mudado.
Estávamos todos condenados pelo pecado de Adão, e como seria impossível o cumprimento da lei para que fossemos salvos, assim estávamos todos com o nosso destino marcado a passarmos a eternidade no inferno.
Mas o amor de Deus pelo homem falou mais alto, o Senhor nos criou e nos ama de maneira incondicional.
Não desistiu de nós, e este amor é demonstrado de maneira tão especial que chegou ao ponto de pedir ao Seu Filho, para que viesse ao mundo, sofresse e padecesse, e morresse em uma cruz, derramando o Seu sangue puro e precioso em sacrifício único e suficiente, limpando e nos purificando e permitindo ao homem se reconciliar com Deus e ser salvo.
Cristo veio num primeiro momento para o povo de Israel, mas estes não o receberam como deveria, e a graça da salvação foi estendida a todos os povos, sem nenhuma distinção.
Todo homem que se arrepender do seu passado crer em Jesus como o Filho de Deus, confessando-o com Senhor e Salvador, experimentará o novo nascer, passará a ter o título de filhos de Deus, e um dia quando da vinda de Jesus para buscar a Sua igreja, serão arrebatados por Ele para viver uma eternidade no céu.
Sergio Souza
Glória a DEUS.
ResponderExcluir