Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Imitadores de Deus

Efésios 5:1-2 - Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como, também, Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

Ser cristão não pode um modismo como temos visto, e Paulo nos chama a tentarmos sermos iguais a Deus, que nos ama independente de nós o amarmos.

Esta é uma tarefa que na pratica requer uma verdadeira transformação em nossa vida, e esta transformação somente acontece quando permitimos o agir de Deus na pessoa do Espirito Santo em nós.

Isto nos levará a amarmos aqueles que ainda nos odeiam seja lá qual for o motivo estando nós errados ou certos nesta situação.

O amor de Cristo é para o cristão o exemplo a ser seguido, e a maior demonstração deste amor Cristo nos deu ao sacrificar-se na cruz por nós, para que pudéssemos estarmos livres do pecado.

Foi uma grande demonstração deste amor incondicional de quem ama sem ser amado, cujo o objetivo era restabelecer a comunhão do homem com Deus e pudéssemos ser alcançados pela salvação e morarmos a eternidade no céu.

Jesus é o caminho, aliás o único caminho que nos leva ao Pai, e quando reconhecemos que o Filho também é Deus, o Pai se agrada.

E muito mais quando colocamos em prática este amor que Cristo sente por nós, este mesmo amor que nos transforma e já não sentimos prazer naquilo que antes fazíamos.

Deus é soberano e não depende de nós para ser Deus ou a Tua obra progredir, porém Ele levantará pessoas escolhidas para pôr em prática o evangelho da salvação, e se não quisermos Ele simplesmente levantará outros em nosso lugar.

Mas nunca deixará de nos amar, mesmo quando nós viramos as costas para Ele, e acabamos optando por outras coisas ao invés de estar na presença dEle.

É o amor incondicional que é característico de Deus, ama mesmo quando não é amado.

Assim como Cristo num exemplo de amor se fez sacrifício por nós, devemos ser imitadores do Filho, sacrificar nossas vontades e amar o nosso próximo.

Principalmente com aqueles que ainda não conhecem a salvação, e isto nos fará sentirmos recompensados e o Pai se alegrará conosco.
Sergio Souza.

sábado, 27 de janeiro de 2018

Jesus a Nossa Recompensa

1 Pedro 5:10 - Depois que vocês tiverem sofrido por um pouco de tempo, o nosso Deus de toda a graça lhes dará por meio de Cristo a sua glória eterna. Ele virá pessoalmente, tomará vocês e os colocará num lugar firme, e os fará mais fortes do que nunca. 

O apóstolo Pedro procurou alertar sobre as perseguições que viriam sobre aqueles que aceitam servir ao Senhor, nos fala sobre as dificuldades e sofrimentos que passamos, porém devemos estar firmes amando este chamado e dedicando-se com amor ao corpo da igreja.

É amando a Cristo que nos submetemos a vontade do Pai, e fazendo assim, isto não representará um peso para nossa vida, conseguiremos através deste comportamento demonstrar ao mundo o amor de Cristo refletido em nossa vida através dos nossos atos.

Quando realmente permitimos que o amor de Cristo esteja em nós, ele não permitirá que a nossa arrogância tome conta do nosso eu, é através do amor de Cristo que nos tornaremos humildes pois isto agrada ao Pai.

Porém se ainda estivermos sentindo algum peso, precisamos buscar mais ao Senhor perseverar em nossa fé em Cristo, caso contrário logo cansaremos e corremos o risco de desistirmos, mas quando nos entregamos a Cristo o Espirito Santo tomará conta da nossa vida, e o fardo será aliviado e seremos sustentados em nossa fé por Ele.

É nos firmando em Cristo a nossa Rocha, que Ele aperfeiçoara a nossa fé, nos fazendo forte o suficiente para que possamos cumprir o nosso chamado.

E além de tudo que o Senhor já tem feito por nós, o melhor ainda está por vir, é Jesus Cristo que virá nos buscar para vivermos eternamente junto com Ele.
Sergio Souza

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Jesus o Único Caminho

João 14:6 - Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

Mesmo Jesus tendo mencionado nos versículos anteriores, que Ele voltaria ao Pai, Tomé pergunta para onde Jesus iria e qual seria o caminho.

E Jesus responde que voltaria ao Pai e que Ele seria o único caminho que nos levaria ao céu, Ele usa a expressão “vem” para nos mostrar a Sua deidade, Jesus ao lado do Pai, é um único Deus em três pessoas, o Pai, o Filho e o Espirito Santo.

Assim como aconteceu com os discípulos, em que eles não se atentaram naquilo que Jesus acabara de falar que muito em breve ao Pai Ele retornaria.

Assim acontece muitas vezes quando o Senhor fala conosco através da Sua palavra, e por algum motivo não nos atentamos, e continuamos no erro.

É como se algo tampasse as nossas vistas impedindo que enxergássemos aquilo que precisa ser mudado.

Por isso devemos sempre pedir ao Senhor que nos ajude em nossas fraquezas, fortalecendo a nossa fé, para que possamos estar sempre atentos aos sinais que surgem em nosso dia a dia e que são enviados por Deus para nos orientar e ensinar.

Jesus enfatiza com muita propriedade que somente Ele pode nos levar ao Pai, Ele é o único caminho para o céu, somente Ele tem o poder de interceder por nós junto ao Deus Pai.

Em Cristo encontramos tudo aquilo que necessitamos, Ele é a água que sacia a nossa sede, Ele é o pão que nos sustenta e alimenta, Ele é o advogado que nos defende perante ao Pai.

Mesmo que sempre esteja aparecendo alguém tentando ser maior que Cristo, e algumas pessoas até acabam sendo enganadas por que desconhecem a palavra de Deus.

Jesus nos alertou, que deveríamos estar atentos e vigilantes, pois muitos falsos profetas se levantariam e até fariam acontecimentos que enganariam até o povo de Deus.

Mas nós devemos cada vez mais procurar conhecer verdadeiramente a bíblia sagrada em todo o seu conteúdo.

Pois é nela que Senhor nos orienta, ensina, adverte e abre os nossos olhos para que possamos reconhecer as heresias que são inventadas pelos homens com o único fim de enganar e desviar os escolhidos do caminho da salvação que é Jesus Cristo.
Sergio Souza

sábado, 20 de janeiro de 2018

A Paz de Deus

João 14:27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.


João começa o capitulo com as palavras onde Jesus afirma que devemos crer em Deus e também nEle (Jesus).

Nos lembra que devemos acima de tudo crer e confiar, pois muitos até creem, mas não o suficiente para confiar exclusivamente em Deus.

Se apegam em falsos ídolos e doutrinas de origem humana, precisamos permitir que Ele esteja realmente em nosso controle, e que as nossas atitudes possam revelar esta nossa submissão ao Senhor.

Jesus estava próximo de partir, e fez questão de ressaltar a paz que que Ele estava deixando, e era um costume judeu de quando se despedir usar a palavra “shalon” que significa paz.

Mas Jesus fez questão de ressaltar que a paz que Ele estava deixando era a paz dEle, a única e verdadeira que pode nos trazer refrigério em momentos de angustia e provações.

O nosso coração carnal pode até tentar nos desestabilizar com medo e a incerteza do amanhã.

Mas quando recebemos e permitimos que Jesus na pessoa do Espirito Santo entre em nosso coração e ali faça morada, Ele sufoca todo o medo, toda agitação e tudo aquilo que tenta tirar o nosso sossego e muitas vezes são gerados pela nossa natureza carnal.

Jesus nos ensina e mostra na pratica com muita humildade a Sua submissão ao Pai, mesmo Ele sendo Deus, não que Ele seja menor, e sim estão posições diferentes.

É uma demonstração a todos nós, que devemos estar em completa obediência a Deus, pedindo a Ele inteligência, sabedoria e discernimento para lidarmos com situações que tentam tirar a nossa paz, e por consequência nos desanimar e nos afastar das coisas do Senhor.

Muitas Vezes precisamos nos afastar de maneira radical de tudo aquilo que pode contaminar a nossa fé.

Pedirmos a Deus que restaure a nossa fé e nos encha com a unção divina para que possamos estar fortalecidos e guardados pelo Espirito Santo, contra tudo de mal que existe neste mundo e tenta nos destruir aproveitando de brechas que nós mesmos acabamos permitindo que se abram em nossa vida.

Jesus é esta paz que nós precisamos, e o Pai nos deu graciosamente, independente do nosso merecimento.
Sergio Souza

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Jesus a Garantia Que Somos Protegidos

Isaías 43:18-20 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito.

O profeta fala aos israelitas que eles não deveriam lembrar do passado.

Pois aquelas promessas iriam parecer insignificantes se comparadas ao reino que o Senhor estaria estabelecendo para aquele povo.

O juízo anunciado em profecias se tornariam coisas passadas.

Ele passa ao povo que Ciro cumpriria a profecia através de determinar que o povo de Israel retornasse do exílio para Jerusalém.

Ali o Senhor estava restaurando as bênçãos para com eles, o retorno a terra prometida seria livre e desimpedido, mostrando para aquele povo o poder que Senhor tem e pode fazer.

A característica protetora que Deus tem, mesmo que a situação mostrasse algo diferente, o Senhor disponibilizaria o refrigério que eles mal poderiam imaginar.

É assim que o nosso Deus faz conosco, Ele não nos induz a pensar que não teremos provas ou tribulações como o homem tem pregado, Deus é verdadeiro e não mente.

Ele garante sim que em todo o tempo estarás ao lado daqueles que o servem.

É isso que podemos ver na pratica, são crentes passando por cada situação difícil, porém sabendo que eles tem um Deus que cuida e guarda o nosso caminho.

É por isso que passamos pelas dificuldades confiando e adorando ao Senhor, é por isso que o mundo não consegue nos entender.

Em Cristo para nós se realiza todas estas profecias feitas por Isaías, apesar do nosso comportamento que não agradava ao Senhor, pela Sua graça Ele teve misericórdia de nós.

O ato de Jesus é a prova viva desta garantia de proteção, mesmo que a adversidade venha e tente nos destruir e desmotivar.

Sabemos que aquEle que deu como prova a própria vida por nós não nos abandonará, e qualquer sofrimento que possamos ter não chegará aos pés daquilo que Ele sofreu por cada um de nós.
Sergio Souza.

domingo, 14 de janeiro de 2018

Áudio da palavra da manhã de domingo 14/01/2018, Tema "Cristo a Razão da Nossa Esperança" Texto Bíblico 1 Pedro 3:15-19 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.

sábado, 13 de janeiro de 2018

Renascidos em Cristo

2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

O apostolo Paulo orienta como deve ser o nosso olhar para Cristo, não devemos olhar Cristo como se estivéssemos olhando para uma outra pessoa com os nossos olhos carnais.

Mas devemos olhar para Ele com os nossos olhos espirituais que nos leva a enxergar a grandeza do Filho de Deus, e o quanto que Este já fez por nós e ainda o que Ele nos tem reservado.

A morte de Cristo na cruz representa para nós os cristãos, a morte dos nossos pecados naquele ato de amor de Cristo para o homem.

Ele não só levou sobre si as nossas culpas mas também ao ressuscitar nos Ele nos propiciou que nEle também ressuscitássemos e alcançássemos a salvação.

Não por algum tipo de mérito por algo que possamos fazer, mas unicamente pelo ato praticado com Sua morte na cruz.

Em Cristo também nos foi restaurado tudo aquilo que Deus havia beneficiado ao homem através de Adão antes que esse cometesse o pecado.

Porém após este pecar tudo foi perdido, mas agora tudo nos foi dado novamente por causa do Filho, tudo se fez novo em Cristo para o homem.

É por isso que o cristão nasce de novo e passa a levar uma nova vida, e já não sente mais prazer nas coisas do mundo.

Vemos as pessoas se engando aparentando uma vida de felicidade que não passa de aparência.

Enquanto o verdadeiro cristão que experimentou o novo nascimento, vive uma alegria do espirito que muitas vezes está apenas em seu interior, mas é o suficiente para que ele continue crendo e confiando em Deus.

Através de Cristo entregamos nossa vida ao Senhor, e por mais que ainda neste mundo possamos passar por provas e tribulações.

Temos a certeza que um dia lá no céu poderemos afirmar que valeu a pena sim, valeu a pena renunciar as coisas materiais, o nosso eu, as falsas alegrias e os prazeres deste mundo.

Valeu a pena ter optado em ser servo deste Deus que é único e soberano.

E nos ama incondicionalmente ao ponto de nos dar gratuitamente a salvação, e a única coisa que Ele espera de nós é arrependimento, obediência e reconhecimento do Senhorio do Seu Filho Jesus sobre nossa vida.
Sergio Souza

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Esperemos em Cristo

Isaías 40:31 - Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Isaías escreve estas profecias cerca de 150 anos antes da época de Ciro, revelando a promessa de Deus que eles voltariam do exílio para a sua terra de origem.

Mesmo tendo à frente um grande período de tribulações e sofrimento eles deveriam continuar firmes e confiantes nas promessas de Deus.

Ele orientava o povo a ter paciência, para esperar o tempo de Deus, as coisas do Senhor acorrem conforme o tempo dEle que é diferente do nosso.

Estamos acostumados a querer os acontecimentos na hora que desejamos, mas Deus é conhecedor de todas as coisas e principalmente daquilo que está em nosso coração e também o nosso caráter.

É mais que confiar, é também crer, porque muitos até confiam mas não creem de todo o coração.

Chegam ao ponto de permitir que Deus guie e cuide da sua vida, e até confessam que Jesus é Senhor da sua vida, porém vivem atrás de ídolos, amuletos, crenças e tradições que são contrárias aos ensinamentos do Senhor.

A verdadeira conversão é testificada por uma transformação espiritual que é proveniente da fé, e através dela o Senhor nos sustentará nos dando forças.

Mesmo quando estivermos nos sentido abatidos, o Senhor estará conosco nos fortalecendo, é por isso que o verdadeiro cristão, mesmo na provação, tem a alegria no seu coração.

As vezes pode estar até com a aparência cansada ou triste, mas lá no seu interior o Espirito Santo de Deus o estará enchendo de paz, alegrias e força para continuar a caminhada.

Isto só pode vir do alto, do trono de Deus, é de lá que vem todo este poder que nos sustenta.

É através de Jesus que o Pai demonstra a nós todo este carinho e amor, que se formos analisarmos nós não merecemos.

Mas é a graça de Deus sobre nossa vida, é Deus não desistindo do homem, é algo inexplicável, que aos olhos daquele que não crê, acha não ser possível, mas o impossível é a especialidade do nosso Deus.

Continuemos no caminho do Senhor, e este caminho é único e está em Jesus Cristo o Seu Filho amado, é somente nEle que encontraremos tudo o que está descrito nestas palavras que o profeta escreveu inspirado pelo Espirito Santo de Deus.
Sergio Souza

sábado, 6 de janeiro de 2018

Descanse no Senhor

Isaías 41:10 - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

O Profeta inicia chamando o povo a escutar em silencio o que ele tinha a dizer, pois o juízo do Senhor estava por vir sobre aquela nação.

Deus iria permitir que Ciro um rei pagão que estava conquistando várias nações chegasse até onde o povo judeu estava cativo.

Ao longo do caminho com medo vários reis se uniam com o propósito de se defenderem da invasão de Ciro e faziam ídolos de ouro achando que eles poderiam ajudar, porém todas estas coisas foram em vão.

Deus tinha um proposito com tudo isso, Ciro seria o rei que após conquistar a Babilônia onde o povo judeu estaria cativo e permitiria que eles retornassem a sua terra de origem, isto tudo para mostrar o poder que Deus tem, e é Ele quem controla todas as coisas.

Mesmo que o povo de Israel tivesse falhado no cumprimento da missão que Deus havia dado a eles, já estava no coração do Senhor o envio daquEle (Jesus) que não iria falhar na a execução do proposito de Deus.

Isto mostra que mesmo que sejamos falhos o Senhor não nos descarta, pois Ele está sempre a espera que nós reconheçamos a nossa dependência dEle.

E também nos arrependemos dos nossos maus caminhos e nos convertamos a Ele de todo o nosso coração.

Assim como Deus mostrou para aquele povo quando os libertou do poder do faraó do Egito, o Senhor mostraria novamente o poder dEle levando um rei que não tinha nenhum compromisso com Deus.

Este seria usado pelo Senhor para libertar o povo de Israel do cativeiro permitindo assim que eles pudessem retornar a terra prometida.

Isto é poder Deus sobre aqueles que estão debaixo da palavra, que o temem, o servem de coração, mesmo nas dificuldades, nas tribulações, é o Senhor que está sobre nossa vida.

É Ele que nos sustenta, nos dá força para passarmos pelas dificuldades.

Devemos pedir a Ele que nos de entendimento e discernimento.

Para que através destas situações possamos aprender, e cada vez mais nos entregarmos a Ele, pois é o único que nos pode dar vitórias em meio a tantas lutas que podemos enfrentar.

Somente em Cristo o Filho de Deus podemos descansar, nEle encontraremos força, ajuda, sustento e justiça.

Pois foi Ele que se fazendo homem, sofreu e morreu na cruz sem ter nenhuma culpa ou pecado em um ato de amor ao homem para que pudéssemos nos reconciliarmos com o Pai e sermos salvos através do sacrifício dEle.
Sergio Souza






terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Ide e Ensinai a Verdadeira Palavra do Senhor

Mateus 28:19 - Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;

Aprendemos no contexto deste capitulo, que Jesus nos da certeza do poder que a Ele foi dado pelo Pai.

Um poder infinito, um poder de Deus, e que todos aqueles que o servem, o faz para aquEle que tem toda autoridade no céu e na terra.

É como servos deste Deus que recebemos a missão de levar o evangelho da salvação para todos os povos.

É nossa missão fazermos discípulos de Cristo e não de homens como temos visto ultimamente.

Por falta de conhecimento das escrituras, pessoas se deixam serem enganadas por falsos mestres, e falsos profetas, que se colocam em uma posição acima de qualquer coisa, e tiram o foco do verdadeiro ensinamento que Cristo nos determinou a fazermos.

Estes que assim agem, vão pagar um preço alto com sua vida, pois não irão passar impunes perante o Senhor naquilo que estão fazendo de errado.

Até acham que podem continuar fazendo desta maneira, apenas focando o próprio crescimento financeiro, e fazem seguidores adeptos a uma doutrina que fogem as escrituras, mas a mão de Deus irá pesar sobres estes.

Cabe a nós pregarmos a verdadeira Palavra de Deus, mesmo que isto esteja na contramão daquilo que estamos vendo, hoje as igrejas estão lotadas de pessoas em busca de prosperidades materiais e financeiras.

Mas se esquecem que a maior prosperidade que possamos ter é a espiritual que nos faz conhecedores da Palavra e salvos, de modo a não sermos levados por falsos lideres, cuja a intenção está longe de conduzir o rebanho do Senhor para céu.

Temos que conhecer os ensinamentos de Deus através da Sua Palavras, e através dela o Espirito Santos de Deus nos guardará das falsas doutrinas.

Assim poderemos crescermos espiritualmente de modo a sermos usados por Deus na obra, para que a Palavra seja verdadeiramente levada a todas as pessoas em todo lugar.

E cada vez mais estas pessoas possam tomar uma decisão na sua vida, conhecendo o genuíno evangelho da salvação confessando e aceitando Jesus como o Filho de Deus que veio para salvar todo o homem que nEle crer e se arrepender.
Sergio Souza