Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Vivendo em Paz


Hebreus 12:14-15 - Procurem viver em paz com todos e busquem levar uma vida pura e santa, porque aquele que não é santo não verá o Senhor. Cuidem uns dos outros, para que nenhum de vocês deixe de alcançar a graça de Deus. Vigiem para que nenhuma amargura crie raiz entre vocês, pois, quando ela brota, causa profunda perturbação, contaminando muitos na sua vida espiritual.


Devemos manter a nossa atenção nas coisas do Senhor, de maneira que aquilo que não vem de Deus não nos atraia, pois tais situações quando permitimos que entrem em nossa vida somente servem para atrapalhar a nossa fé e nos afastar do Senhor.

É preciso buscarmos constantemente a nossa santidade, porque sem Ela não veremos a glória de Deus, são tantas as situações que atraem a nossa atenção tirando o nosso foco de Deus, e somos nós mesmo que permitimos que isto aconteça, é necessário alimentarmos diariamente a nossa fé com orações e leitura da palavra e sempre sendo possível jejuando para que a nossa carne não seja mais forte que o espirito.

A presença do Espirito Santo de Deus em nós, ajuda-nos a resistirmos as investidas do inimigo que tenta entrar em nossa vida, e a intenção deste segundo a palavra de Deus, é matar roubar e destruir, e assim quando ele consegue êxito a na sua investida, sente-se vitorioso, e procura novas vítimas para tirar a paz e a salvação.

A paz que necessitamos somente encontramos em Jesus, que se fez homem como nós, e deu a própria vida para que pudéssemos ser salvos, em Cristo temos a certeza que veremos o reino de Deus, pois ele nos libertou do pecado, e devemos ficar atentos para aquilo que Deus sempre tenta nos mostrar.

Muitas vezes Deus fala aquilo que não queremos ouvir, pois o nosso comportamento em algumas situações é igual ao de uma criança mimada que não aceita o ouvir um não, assim como nos preocupamos com as pessoas que amamos e tentamos alerta-las sobre o perigo, Deus vai além disso e faz muito mais por nós, mesmo que não sejamos merecedores, e chega ao ponto de nos perdoar em nossas falhas quando a confessamos a Ele de todo o nosso coração.

É no meio das atribulações que procuramos mais a presença de Deus, são nestes momentos que reconhecemos a nossa dependência dEle, é necessário que seja preenchido todo vazio que existe dentro nós com a palavra de Deus, e isto nos levará a orarmos mais, buscando a todo momento esta comunhão com o Senhor, que impedirá que cresça em nós toda amargura e perturbação que nos afasta da graça de Deus.

Sergio Souza

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Deus é Fiel


2 Tessalonicenses 3:3 - Mas o Senhor é fiel; ele fará vocês fortes e os guardará dos ataques do Maligno.

O Apostolo Paulo até sabia aquele povo poderia ser infiel, mas tinha a certeza da fidelidade de Deus conosco e isto lhe dava a segurança para continuar crendo e confiando na proteção que o Senhor tem para com todos aqueles que o serve e respeitam os Seus ensinamentos, Deus é a única opção que temos para nos sentirmos seguros contra tantos males que podem vir contra nossa vida.

Deus nos conhece em nossas fraquezas, sabe até aonde conseguimos suportar, e podemos ter a certeza que Ele não permitirá nada além deste limite, está sempre conosco, nos dá força para continuarmos firmes na caminhada, sem Ele já teríamos ficado pelo caminho, esta situação é a que mais acontece com as pessoas que acabam se sentido autossuficientes e querem resolver os problemas sozinhos sem a ajuda do Senhor, logo elas se cansam, desanimam e abandonam o caminho da salvação.

Mesmo o homem não sendo merecedor, Deus sempre continua a nos guardar, nos amando de maneira incondicional, com o amor que é característico somente dEle, é a fidelidade de Deus com o homem, ao ponto que chegou a dar o próprio filho para morrer na cruz, restabelecendo a comunhão com o homem, e permitindo que pudéssemos alcançar a salvação através de Cristo.

Através da Palavra o Senhor nos fala verdadeiramente e sem confusão, por ela o Senhor nos guiará fazendo que enxerguemos as situações que ameaçam a nossa vida, assim Deus nos protege de maneira incansável.

As lutas vem para nos fortalecer em nossa fé, e assim Deus as permite que ocorram conosco, pois nestes momentos verificamos o quando somos dependente dEle, e buscamos mais ao Senhor, oramos e lemos mais a palavra de Deus,  e estes são caminho, que nos faz aproximarmos mais de Deus, fará com que realmente possamos viver em paz com as demais pessoas e em santidade, assim devemos eliminar toda amargura e contendas, pois estas coisas servem apenas para nos tirar do foco, que é viver no futuro com Jesus no céu.

Sergio Souza

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Coração Cheio de Deus


Provérbios 16:23-25 O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios. As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos. Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.

O verdadeiro sábio sempre tem em seu coração palavras vindas de Deus, que engrandecem e edificam não só a própria vida más também daqueles que estão a sua volta, quanto mais nos enchemos da palavra do Senhor, mais somos revestidos de sabedoria, e saberemos expressar com a nossa boca os ensinamentos vindos de Deus.

Estas palavras serão como doces agradáveis a nós, fortalecerá o nosso corpo, e guiará o nosso espirito, serão como remédios que irão curar a nossa dor, a nossa amargura e o nosso rancor, manifestando e transbordando o amor de Cristo em nosso coração.

Palavra certa no momento certo, assim deve agir aquele que tem a sabedoria de Deus no coração, uma palavra mal colocada pode ferir como uma espada, e os danos podem ser irreparáveis, causam dor e sequelas, destroem lares e amizades, e sempre quando cedemos a vontade da nossa carne e falamos o que não devíamos, na sequencia vem o sentimento de arrependimento e tristeza por aquilo que não deveríamos ter feito, por isso que muitas vezes o silencio pode ser a melhor resposta para uma situação que está a nossa frente, nunca tomar decisões precipitadas sendo possível espere até o dia seguinte, os ânimos estarão calmos e com certeza nossa atitude será diferente.

Não devemos sermos levados pela nossa vontade pois ela sempre nos guiara por caminhos que até parecem ser bons, aos nossos olhos carnais, mas não conseguimos enxergar o perigo e o desastre que irá causar em nossa vida, ao permitirmos que Deus tome conta do nosso coração, Ele nos encherá de ensinamentos que valem mais do que ouro, fará bem não só ao nosso corpo más também a nossa alma.

Devemos nos atentar aos pensamentos que surgem em nossa mente, e podem contaminar o nosso coração, pensamentos que não agradam a Deus, e este é mais um motivo para que não deixemos espaços vazios em nossa mente, e que possam ser ocupados por coisas fúteis e destruidoras.

O melhor remédio para isso e nos enchermos da Palavra do Senhor, é lendo, meditando e orando pedindo ao Filho que continue intercedendo por nós junto ao Pai, pois Ele é o único caminho que nos leva ao reino de Deus.

Sergio Souza

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Pedindo com Fé


Mateus 7:7,8 - Peçam, e vocês receberão aquilo que pedirem. Procurem e vocês acharão. Batam, e a porta se abrirá. Pois todo aquele que pede, recebe. Qualquer um que procura, acha. Se vocês apenas baterem, a porta se abrirá. (Bíblia Viva)

Jesus enfatiza o Pedir, o Buscar e Batei, e o Deus todo poderoso ouvirá e segundo a vontade dEle as nossas necessidades serão supridas, não devemos confundir com prosperidades financeiras conforme temos observados hoje em dia, más é a certeza que cremos e confiamos no único Deus que pode nos dar aquilo que estamos precisando, é orando a Deus em nome do Filho Jesus Cristo, que o Pai nos ouve, isto não quer dizer que podemos pedir indiscriminadamente qualquer coisa e Ele fará, más devemos orar pedindo a Ele com sabedoria de um cristão, para que Ele supra o que estamos precisando, principalmente nos enchendo de fé para que não caiamos nas tentações do mundo.

Perseverando em oração, buscando Ele a todo momento, e sabendo ouvir aquilo que Deus estiver nos respondendo, sabendo aceitar a resposta de Deus, nem sempre ela nos agradará, pois somos como uma criança mimada que não aceita o não ou muito menos ser repreendida, queremos tudo do nosso jeito e ao nosso tempo.

A vontade de Deus sempre prevalecerá, Ele é sabedor de todas as coisas, sabe muito bem que muitas vezes aquilo que queremos, poderá ser benção no presente, más um mal no futuro, e assim Deus nos protege, de coisas que nem imaginamos, são livramentos que Ele incansavelmente nos dá sem que percebamos, pois os nossos olhos quase sempre estão focados em nosso crescimento material, quando deveríamos estarmos mais preocupados com o nosso crescimento espiritual e a nossa eternidade.

A presença do Espirito Santo em nós, nos ajudará a termos a sabedoria de pedirmos aquilo é realmente justo e necessário para nós, pois o nosso coração deve estar focado na maior benção que Deus tem para nós, que é a salvação, que nos garante uma eternidade de paz no céu, agindo assim sob a inspiração do Espirito Santo, saberemos expressar o nosso pedido e a nossa suplica de todo o nosso coração, sempre em nome de Jesus, e teremos  fé necessária parar crer e confiar que o Pai fará o melhor para nós.

Isto Reflete o amor de Deus por nós, que antes que nós o escolhesse, Ele já havia nos escolhidos, nada podemos fazer para que possamos dizer que somos merecedores desta graça de Deus tem por nós, o que podemos fazer então é apenas obedecer aos mandamento e ensinamento que Jesus deixou para nós, e assim o Pai se agradará daquilo que Ele estiver vendo lá do alto em Seu trono.

Sergio Souza

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Meu Esconderijo Está em Deus


Salmos 32:7,8 - Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento (Selá.). Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.

Davi dirigindo ao povo, abre o coração e declara ao Senhor que é nEle o lugar onde devemos nos esconder, é debaixo da proteção do Senhor que devemos estar, pois Este é o único que pode nos guardar do mal e nos confortar em nossas angustias.

O Senhor sempre está pronto para receber aquele que se arrepende dos seus pecados, é através deste ato que nós permitimos a Deus purificar-nos daquilo que está nos contaminando, é aceitarmos estar nas mãos do Senhor, pois Ele é o único digno da nossa adoração, e será justo e misericordioso conosco.

E o Senhor fala ao coração de Davi, que Ele é o Senhor Deus todo poderoso, Ele irá nos educar e ensinar mostrando o caminho que devemos andar, Deus fala conosco e devemos ouvi-las e guarda-las para que estas façam mudanças em nossa vida, e as palavras do Senhor agirão em nosso comportamento e em nosso falar, e assim os olhos do Senhor estarão constantemente sobre nós.

Quando somos obedientes ao Senhor, e depositamos nEle a nossa confiança, podemos sentir a mesma proteção que uma criança tem quando está nos braços da mãe ou do pai, e mesmo quando tudo parecer perdido, em Deus encontraremos o refrigério, aquilo vem trazer alivio refrescante para a nossa alma.

Muitas vezes sofremos em consequência das nossas escolhas mundanas, que no momento parecem ser boas, alegres, divertidas, más apenas estão desviando os nossos olhos daquilo que é certo, o Senhor até nos compara com um animal que devido a sua teimosia deve ser disciplinado, não que Ele queira colocar algum tipo de freio em nós para que assim possamos adora-lo, más que entendamos por nós mesmos que somo dependentes do Senhor, e o sirvamos da nossa própria vontade.

Deus continua falando conosco a todo momento, que muitos possam refletir sobre o texto lido, principalmente por esta data de hoje em que a nação comemora esta festa da carne, que de familiar nada tem, e chegamos ao ponto dos próprios pais ensinarem aos seus filhos este caminho do erro, e porque não dizer de morte, mas a misericórdia do Senhor está sobre esta nação, e que estas pessoas não esperem amanhã para tomar uma decisão de se arrepender e permitir que Deus entre verdadeiramente em sua vida, pois amanhã poderá ser tarde, amanhã poderá ter apenas cinzas, “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” Isaías 55:6.

Sergio Souza

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Chamados a Santidade


Efésios 4:30-32 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Paulo enfatiza o comportamento que o cristão deve ter, faz questão de ressaltar o chamado que tivemos e que a nossa vida deve refletir os princípios contidos nos ensinamentos deixados por Cristo, isto significa sermos humildes e mansos, suportando com paciência aqueles que nos contrariam inclusive a nossa fé.

Devemos crer unicamente na unidade do Pai do Filho e o Espirito Santos, que não são três deuses, más um único Deus em pessoas distintas onde cada um tem a Sua função, sendo Cristo o Filho, o único caminho que nos leva ao Pai, pois foi Ele que desceu do céu e em forma de homem sem pecado, derramou o Seu sangue para a purificação do nosso pecado e nossa salvação.

Ao permitirmos que o Espirito Santos realmente esteja em nós, isto será visível através daquilo que fazemos, falamos e o que procuramos ouvir, a presença do Espirito Santo agirá como um filtro em nossa vida de modo a que não sintamos prazer naquilo que não é santo, e como a própria palavra nos diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus, devemos ser conhecedores da palavra de Deus, que será a nossa base de uma oração sincera e perfeita a Deus.

O amor de Cristo estará em nós, e assim nós estaremos refletindo ao mundo este amor com nosso comportamento, olharemos para a vida que levávamos antes, e veremos o quanto que éramos iludidos com coisas fúteis e banais que não edificavam a nossa vida, deixaremos os pensamentos maus, tudo aquilo que é nocivo e ocupa o nosso coração e passaremos a buscar a santidade que todo cristão deve ter e pôr em pratica.

E isto é característico naqueles que realmente experimentaram o nascer de novo, passamos a ter uma nova mente um novo comportamento e desejos de santidade, aquilo que não agrada ao Senhor também não agradará a nós, e o Espirito Santos de Deus nos incomodará quando fizermos algo errado, nos alertando a arrependermos, e pedirmos perdão ao Senhor.

Para isso precisamos levar a sério o chamado de Deus, não brincarmos de sermos cristãos, é fazermos aquilo que o Senhor espera de nós de maneiro responsável e com amor, dando exclusivamente a Ele toda honra e toda a glória.

E neste momento especifico em estamos vendo tantas pessoas iludindo-se com a falsa alegria do carnaval, e que Deus não se agrada, muitos de nós apontamentos o dedo acusando estas pessoas deste erro, porém devemos primeiro olharmos para dentro nós mesmo e dentro da nossa casa e do nosso meio evangélico, e analisarmos se estamos fazendo o que é certo, ou apenas conseguimos enxergar o erro dos outros, acusamos estas pessoas porquê  curtem abertamente o carnaval, más não olhamos para o carnaval disfarçado que existe dentro do nosso meio, igrejas que estão se moldando apenas para atrair e agradar o homem, e este estará muito longe da salvação.

Precisamos sim consertar primeiro os nossos erros, e aprendermos a amar com o amor de Cristo que existia na igreja primitiva todo homem que ainda não conhece o Jesus verdadeiro e está vivo reinando junto com o Pai, e o Espirito Santo usará a nossa vida para levar a estas pessoas o evangelho da salvação, e estas pessoas realmente enxergaram em nós aquilo que a nossa boca estiver falando.

Sergio Souza

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Sem Jesus Não Há Vida


João 15:5-7 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Quando tentamos fazer algo sem a presença de Jesus o resultado será sempre negativo, algumas vezes poderá até aparecer um resultado momentâneo e ilusório, mas em pouco tempo tudo se desfaz como um castelo feito na areia que é desmanchado pelas ondas do mar, assim o apostolo nos transmite a mensagem de Jesus, que sem Ele nada podemos fazer.

As consequências sobre o homem referentes a falta de Jesus em sua vida são trágicas, pois quando Ele não está conosco, a nossa vida se esvazia, perdemos a comunhão, e será como se estivéssemos mortos tamanha é a importância de Jesus em nossa vida, não estar ligado a Cristo é como a folha que se desprende de uma arvore, aos poucos ela vai secando e num curto prazo já não terá mais serventia.

Estas palavras nos incentivam a nos mantermos em Cristo, a comunhão com Deus é algo inexplicável e o homem carnal por mais que tente não consegue entender, é a garantia de que somos protegidos por este Deus, é a certeza que Ele ouve as nossas orações, e a todo momento esta atento as nossas necessidades.

Permanecer em Cristo significa ser obediente a palavra do Senhor, e para isso precisamos nos aprofundar no conhecimento dos ensinamentos contidos nas escrituras, é aprender a ouvir Deus falando conosco através dela, e só temos a colher frutos desta nossa relação com o Senhor tamanha é a graça e misericórdia que Ele tem por nós.

Ainda bem que o nosso Deus não desiste de nós, Ele sempre aguarda que o homem se arrependa dos erros cometidos e se converta dos maus caminhos, que este mesmo homem declare Jesus como o Filho de Deus, Senhor e Salvador de sua vida, este é o Deus que nós servimos, amamos, louvamos e adoramos.

Sergio Souza

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Áudio da palavra da manhã de domingo 04/02/2018, Tema "O Justo Viverá Pela Fé" Texto Bíblico Romanos 1:16-17 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

O Amor Incondicional de Deus

1 João 4:11 - Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.

João ressalta que o mandamento que Jesus falou não era novo, e sim de pleno conhecimento de todos.

Amarmos uns aos outros é pôr em pratica tudo aquilo que Jesus tem nos ensinado, muito antes de nós amarmos a Deus, Ele já havia nos amado, com um amor incondicional e característico de Deus.

E como prova o Pai envia o Filho para resgatar o homem do pecado derramando o Seu precioso sangue na cruz.

Cristo provou a todos nós o quanto Ele nos ama, e isto não quer dizer que Ele tivesse que provar a nós alguma coisa, mas tamanha é a grandeza deste Deus, que é expressada neste ato de amor por alguém que muitas vezes não dá a Ele o devido reconhecimento.

Se somos renascidos do Espirito, então o próprio Deus habita em nós, e assim será visível em nosso comportamento o amor que procede de Deus.

Na pratica muitas vezes não é fácil abrir mão da sua opinião do seu ponto de vista para evitar conflitos e contendas, não dando margem para que o ódio e a ira cresçam em nosso coração.

Pois é isto que o inimigo deseja, devemos pedir sabedoria de Deus para resolvermos as situações que colocam a nossa fé em risco.

E que podem até permitir que o mal cresça em nós e atrapalhe a nossa vida em Cristo.

Amarmos uns aos outros não é somente entre os irmãos da fé, mas também amarmos aqueles que ainda não conheceram o verdadeiro Jesus e o Seu evangelho da salvação.

Amar sem ser amado não é fácil, mas se permitimos o agir de Deus, Ele nos ajudará a colocarmos em pratica todo este amor que Jesus fez questão de demonstrar a todos nós.

Por mais que nunca conseguiremos alcançar a dimensão deste amor que Deus sente por nós, devemos perseverar em amar uns aos outros independentes de sermos amados.

E isto será um gesto de gratidão a Jesus pelo sofrimento dEle naquela cruz, quando Ele se ofereceu em sacrifício de expiação declarando o amor que Deus sente por todos.

E apesar de não sermos merecedores, foi pela graça que o Senhor com aquele sangue derramado na cruz, limpou e nos libertou dos nossos pecados, e hoje podemos viver em verdadeira comunhão com Senhor.
Sergio Souza