Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


sábado, 31 de março de 2018

Descansando em Cristo


Hebreus 4:12 - Tudo quanto Deus nos diz é cheio de força viva: é mais cortante do que o punhal mais afiado, e corta rápido e profundo em nossos pensamentos e desejos mais íntimos em todos os seus detalhes, mostrando-nos como somos na realidade. (VIVA)

O escritor nos alerta que não devemos ser como o povo de Israel que não que conseguiram ter fé suficiente para descansar verdadeiramente no Senhor, e isso serve como um alerta para nós, pois é em Cristo que encontramos o nosso repouso.

Nada em nossa vida pode passar oculto os olhos do Senhor, ele sabe de todas as coisas principalmente aquilo que está em nosso coração e em nossa mente.

E o Senhor não nos esquadrinha com o objetivo de nos condenar, más sentir as nossas profundas necessidades, através do Espirito Santo somos direcionados para encontramos o descanso no Senhor.

E somente através de Jesus Cristo temos o acesso direto a Deus, o Filho está sempre pronto a nos guiar e ajudar no caminho, e Ele faz isto sem que haja nenhum custo a nós, pois nos ama incondicionalmente.

E a palavra de Deus entra no mais profundo do nosso comportamento, e revela ao Pai as nossas necessidades, expondo ao Senhor tudo aquilo que está em nosso íntimo, principalmente a nossa falta de fé.

Nada é possível de esconder de Deus, Ele sabe de tudo, e nos mostra o que somos na realidade, a voz de Deus vem a nós e mostra a direção a tomar, pois estamos sob o domínio do Senhor.

É no Senhor que encontraremos o descanso que precisamos, e nos demonstra através de Cristo toda nossa experiência que obtemos junto ao que aprendemos da palavra do Senhor, por isso que devemos sempre ouvir e obedecer ao que Deus sempre está nos falando.

Sergio Souza

terça-feira, 27 de março de 2018

O Senhor Guarda o Seu Povo


Jeremias 31:3 - Há muito tempo, o Senhor disse a Israel: Eu amei você, meu povo, desde a eternidade! Com muita bondade Eu o trouxe para bem perto de Mim. (Bíblia Viva)

Mesmo num tempo em que Jerusalém estava sitiada, o profeta Jeremias revela ao povo a visão do plano que ele havia recebido do Senhor para o futuro da nação que o Senhor havia escolhido para ser dEle.

O Senhor revelou que o povo de Israel o qual Ele havia tomado para Si, iriam voltar para a terra de seus pais e a possuiriam.

Haveria um período de grande tribulação, más o povo deveria continuar firmes e obedientes sabendo que o Senhor estava no controle, e depois eles seriam liberados do opressor.

As feridas espirituais causadas pela dor e pelo sofrimento, seriam curadas pelo Senhor, e Jerusalém seria reconstruída, assim a nação de Israel seria restaurada e uma nova aliança estabelecida.

E assim o mesmo e único Senhor que estabeleceu alianças com Abraão e Moisés cuidando e amando o povo de Israel, e deu vitória sobre o exército de faraó, guardou aqueles que realmente o amava quando exilados na Babilônia, e este mesmo Deus era suficiente para cumprir mais esta promessa, pois falamos de um Deus que significa amor e lealdade a este povo que Ele ama mesmo estes sendo rebeldes.

Deus nos ama de maneira tão intensa e inexplicável, que mesmo nós não retribuindo este amor, Ele continua incansavelmente a esperar pela nossa conversão, é pela graça que Ele nos guarda e nos dá livramento de situações que nem podemos imaginar.

Este mesmo Deus que fez aliança com aquele povo, hoje estabelece também conosco uma nova aliança através do Seu filho Jesus Cristo, as promessas estão sobre nossas vidas, e a maior delas é a salvação que pela graça fomos beneficiados, e tomar posse dela  só depende de nós reconhecermos verdadeiramente em nosso coração que só Jesus é Senhor e Salvador sobre nós, arrependermos de nossos pecados, nascermos de novo no espirito, e o Senhor assim como guardou e deu vitorias ao povo de Israel, assim também será conosco, até o dia da volta de nosso Senhor Jesus Cristo.
Sergio Souza

sábado, 24 de março de 2018

Jesus o Caminho


Salmos 16:11 - Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita. (NTLH)

Em um momento de crise Davi expressa a sua alegria pois sabia que o Senhor lhe salvou do caminho do inferno, e no Senhor ele podia descansar e confiar tendo a certeza que Deus estaria sempre fazendo o melhor para ele.

Ele sentia na própria vida este agir de Deus, pois tinha com Ele intimidade que o levava a confiar plenamente em tudo que o Senhor poderia fazer para lhe guardar e proteger de todo mal que pudesse aparecer, e aquilo que ele tivesse que enfrentar sabia que não estaria sozinho pois o próprio Deus seria o seu principal aliado.

E assim devemos também ser e se espelhar nesta atitude de Davi, pois sabemos através de tudo que Jesus nos deixou através dos evangelhos, e nos dando a garantia da proteção de Deus e uma vida eterna no céu para todo aquele que confessa e crê em Jesus Cristo como Filho de Deus e único Senhor e Salvador de sua vida.

Em Cristo podemos nos alegrar mesmo em situações difíceis e de prova, pois ela vem dentro para fora, e algo que só entende mesmo quem é cheio do Espirito Santo, e ser cheio do Espirito Santo é ser cheio de Deus; e Deus é amor, é justiça, é retidão, é ser honesto, é ser integro, é ser um exemplo de vida.

Será que todos que se dizem ser cheios do Espirito Santo se encaixam verdadeiramente nas qualificações acima, então fica a dica para nos analisarmos e meditarmos se realmente assim estamos sendo, ou ainda precisamos sermos transformados pelo poder de Deus através do Espirito Santo, para que possamos desfrutar da presença do Altíssimo, continuando sempre no caminho que nos levará ao céu.

Sergio Souza

terça-feira, 20 de março de 2018

Ouvindo a Palavra de Deus


Romanos 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Pela fé em Cristo, todos fomos alcançados pela salvação, Jesus primeiro veio para os judeus mas estes não o receberam e não o aceitaram como deveria, e assim desprezaram a oportunidade que Deus estava dando para aquele povo de se reconciliar com Ele.

A consequência deste ato abriu para todos nós a oportunidade de sermos alcançados pela salvação, todos nós estávamos condenados pelo pecado de Adão, porém em Cristo fomos incluídos neste seleto grupo que um dia ira povoar o céu.

E não é por obras, para que ninguém venha a se gloriar por algo que tenha feito, (mesmo assim é comum ainda vermos pessoas testemunhando suas próprias obras), mas somos salvos única e exclusivamente pela fé em Jesus Cristo, arrependendo-se de seus pecados, confessando Jesus como Filho de Deus e Senhor de sua vida, e isto é o necessário que possa experimentar o novo nascimento.
É pela fé em Cristo que somos transformados, e a nossa fé é alimentada pelo ouvir, mas ouvir a palavra de Deus, o Senhor tem levantando pessoas no mundo todo para pregarem o evangelho da salvação para todos aqueles que quiserem crer, e ter uma mudança de vida, é lendo e ouvindo a palavra de Deus que estaremos constantemente sendo alimentados, muitos ouvirão se transformarão em novos pregadores e assim cada vez mais pessoas terão a oportunidade de conhecerem este evangelho que salva.
Que cada um de nós não tenhamos um comportamento como o povo judeu, que não aceitou Jesus, mas tenhamos a humildade de reconhecer este ato de amor do Pai para com toda a humanidade, sabendo que um dia não muito distante este mesmo povo de Israel que um dia não recebeu Jesus como deveria, irá confessa-lo como Senhor e Salvador de sua vida.
Não só ouvir, mas é necessário crer e confiar na palavra para que ela esteja viva e produza vida em nós, pois para quem não crer ela não passará de apenas uma teoria, porém para nós que cremos e confiamos, é vida, é transformação, é poder Deus para a vida de todo aquele que crer.  

Sergio Souza

sábado, 17 de março de 2018

Jesus Suprindo Nossas Necessidades


Filipenses 4 -19 - E o meu Deus suprirá todas as necessidades que vocês têm, por meio das suas gloriosas riquezas em Jesus Cristo.


Paulo expressava a sua felicidade, pelas ofertas que havia recebimento dos filipenses, que iam de encontro as suas necessidades, ele podia ver no ato daquele povo algo que ia de encontro com a vontade do Senhor, e isto era agradável a Deus.

Nesta oferta também Paulo via a mão de Deus, pois o Senhor primeiro havia criado a provisão para que aquela comunidade pudesse ofertar, Deus está sempre por trás de tudo de bom que nos acontece, inclusive tocando até corações de quem não é cristão para ajudar aqueles que servem ao Senhor.

O apostolo nos ensina com o seu comportamento, a confiança que devemos sempre ter em Cristo, crendo que Ele é poderoso para suprir aquilo que precisamos, mesmo Deus não tendo nenhuma obrigação de fazer nada para nós, porque se analisarmos a nós mesmos não somos merecedores e muito menos dignos, mas mesmo assim Deus nos ama de maneira tão incondicional que está sempre fazendo algo para nos agradar e nos sustentar com o essencial

Quantas vezes o homem sente-se decepcionado porque colocou a sua confiança nele próprio ou em outro homem, e na hora que ele mais precisou sentiu-se sozinho e abandonado, porém aqueles que entregam-se ao Senhor, nunca passarão por esta situação, pois crê que o Senhor está no comando de todas coisas e sempre fará o melhor por nós, e mesmo que aquilo que Ele fizer não seja o que estamos esperando, continuaremos servindo a Ele e teremos a certeza que Ele fez o que seria de melhor para nós, e em nosso coração sentiremos o Espirito Santo nos confortando e mostrando-nos que a melhor opção sobre aquilo que precisávamos, Deus tomou a nosso favor.

Sergio Souza

terça-feira, 13 de março de 2018

Nosso Alvo é Jesus


Filipenses 3:13-14 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Paulo reforçava para aquele povo a necessidade que eles deveriam alegrar-se no Senhor, pois eles serviam ao Deus que está no controle de todas as coisas, e nada pode acontecer sem que haja a permissão dEle.

Mesmo que a situação possa parecer contraria, pois naquele momento Paulo estava preso em Roma, mas mesmo assim não deixava de passar para aquelas pessoas, que ele ainda continuava confiante na soberania do Senhor sobre a vida dele e de todos aqueles que aceitaram Cristo com Senhor de sua vida.

Paulo se contentava no Senhor, porque tinha na própria vida a transformação que Cristo pode fazer, ele mesmo que antes era um perseguidor de cristãos, teve um encontro com Jesus e por Ele foi chamado para fazer a obra, tonando-se um dos maiores propagadores do evangelho da salvação, principalmente entre aqueles que não eram de origem judaica.

Paulo não permitia que o passado dele pudesse o desanimar em prosseguir na obra do Senhor, pois tinha a visão voltada para o futuro, olhando sempre para frente, como um alvo a ser atingido, cuja a recompensa seria a eternidade com Cristo no céu, fruto do chamado que Senhor teve para a vida dele, e também para todos aqueles que se arrependerem dos seus pecados e confessarem que Jesus Cristo é o Filho de Deus, e Senhor de sua vida.

Assim devemos ser, muitas vezes o inimigo vai tentar nos desanimar trazendo a nossa lembrança fatos do passado, com o intuito de abalar a nossa fé, acusando-nos de uma dívida que Jesus já pagou por nós com o Seu próprio sangue, por isso que sempre repito que devemos perseverar em oração, leitura e meditação da palavra de Deus, para que possamos estar cheios do Espirito Santo, e Este não permitirá que as forças do mal possam nos afastar da presença de Deus.

Sergio Souza

sábado, 10 de março de 2018

Estando Debaixo da Proteção do Senhor


Salmos 55:22 - Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá: nunca permitirá que o justo seja abalado.

Davi inicia clamando ao Senhor, expondo a Deus as suas angustias e o seu lamento, pedindo e sabendo que o Senhor o estaria ouvindo.

Ele expõe a Deus a tristeza e a decepção que estava em seu coração, pois estava sentido na pele o sentimento de ter sido traído por um amigo que andava com ele, que estava com ele em todos os momentos que era da sua confiança, e se tonara um inimigo.

Então ele começa a invocar o Senhor, pois cria e confiava que somente Deus poderia lhe fazer e não o decepcionaria, tinha a certeza que Deus o salvaria daquela situação.

Assim com ele entregou o seu inimigo ao Senhor, pois permaneceu confiante que Ele o guardaria do mal, também assim devemos fazer, pois muitas vezes queremos fazer justiça por nós mesmos, e acabamos resolvendo da maneira que achamos certo aos nossos olhos, porém não aos olhos de Deus.

O Senhor é nosso único e verdadeiro amigo, aquele que jamais nos decepcionará, o homem pode parecer amigo, mas quantas vezes é dominado pelo mal e se transforma e nos decepciona, muitos até falaram que estarão sempre ao nosso lado, mas bastará uma dificuldade para que vejamos qual a verdadeira intenção que o mesmo possuía.

Somente Jesus o Filho de Deus que está sempre conosco na pessoa do Espirito Santo é digno desta nossa total confiança e nEle devemos colocar o cuidado com a nossa vida, e seremos por Ele sustentados em nossa fé, pois é leal, honesto, amoroso e justo em Suas decisões assim como o Pai também é, e temos que estarmos cheios do Espirito Santo de Deus para entendermos as atitudes do Senhor, pois quase sempre elas não serão aquilo que esperamos, porém serão corretas e justas assim como Ele é também é justo.

Sergio Souza

terça-feira, 6 de março de 2018

Ore e Creia em Jesus


Marcos 11:24 - Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.

O Texto nos ensina que o cristão deve ter sempre em mente o conjunto de fé, oração e perdão, pois isto retira todo obstáculo que possa nos impedir de chegarmos ao Senhor, é confiarmos completamente em Deus, para que aquilo que possa parecer impossível, venha a se realizar, fazendo com que o homem carnal não entenda.

Quando se fala de um monte ser lançado ao mar, é algo que o homem não consegue imaginar, pois isto nos parece algo que nunca possa acontecer, é aí que entra a fé, o poder sobrenatural de Deus, aquilo que o homem não consegue fazer, é dom exclusivo do Senhor.

É Deus dando prova do poder que Ele tem, aquEle que criou todas as coisas, que tem controle de tudo, que está no comando da vida daqueles verdadeiramente estão debaixo do senhorio de Jesus Cristo.

E Jesus insiste que devemos pedir, mas pedir em nome dEle, crendo que o Pai ouve a oração feita em nome do Filho e segundo a vontade dEle tem o poder de realiza-las, porém tem que ser feita com fé, crendo, pois se você não crer a sua oração é vazia e sem efeito, e não chega ao céu.

Em Cristo está o nosso objetivo, é nEle que o olho do crente deve exclusivamente estar, pois Ele é a nossa verdade, e Cristo nos ensina a perdoarmos para sermos perdoados, entregando nas mãos do Senhor todas as nossas diferenças, pois quando não liberamos o perdão, faz com que a nossa oração também seja bloqueada, é preciso perdoar para que sejamos perdoados, é amar mesmo quando não somos amados, é ter a certeza que Deus sempre vai fazer o melhor pela nossa vida.

A pureza do nosso coração nos leva a presença de Pai através do Filho, e Este Pai sempre está disposto a ouvir o nosso pedido feito em nome do Filho amado, pedir em nome de Cristo é pedir com sabedoria e fé, e assim neste ato através do Filho o Pai é glorificado.

Sergio Souza

domingo, 4 de março de 2018



Áudio da palavra da manhã de domingo 04/03/2018, Tema "Pedindo e Esperando em Deus" Texto Bíblico Filipenses  4:6-7 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.

sábado, 3 de março de 2018

O Socorro Vem do Senhor


Salmos 121:1-2 - ELEVO os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.

Aqui o salmista expressa a confiança que ele tinha que o Senhor estaria guardando e protegendo a nação de Israel, ele afirma com toda a certeza que tinha no coração, pois o Espirito de Deus estava com ele, ao ponto de ele declarar que era do Senhor, exclusivamente do Senhor que viria socorro necessitado.

Por mais que nações pudessem se ajuntar contra Israel a fim de destruí-la, Deus estaria com eles, e os protegeria, o salmista sabia que do céu viria aquele que da descendência de Davi Iria nascer de uma virgem, seria o Filho de Deus que viria a este mundo e estabeleceria o seu reino para todo sempre.

A mesma confiança que o salmista tinha que Deus estaria dando livramento e socorro a eles, nos ensina a mantermos os nossos olhos sempre voltados para o Senhor, pois é nEle que encontramos o alimento para a nossa fé, em sabermos que por mais que os inimigos possam levantar-se contra nós, é Deus que proverá a nossa guarda e o nosso sustento.

Ainda que as circunstâncias tentem nos desanimar, palavras de pessoas que não estão debaixo do ensinamento de Deus queiram derrubar a nossa fé, e surjam obstáculos em nossa caminhada querendo fazer com que voltemos para as coisas erradas do mundo, cada um de nós devemos perseverar em orar sempre ao Senhor clamando por graça e misericórdia, de maneira que a nossa mente e o nosso coração sejam preenchidos com as coisas que vem do céu.

Somente em Cristo podemos descansar crendo e confiando que aquEle que um dia prometeu guardar e cuidar do povo de Israel, é o mesmo que também nos guardará e protegerá porque em Cristo todos nós que o reconhecemos como o Filho de Deus e o temos como Senhor e Salvador, fomos pela graça de Deus enxertados na videira verdadeira que é Jesus Cristo.

Sergio Souza