Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


sábado, 28 de abril de 2018

Orar é Falar e Ouvir a Voz de Deus


Romanos 8:26 - E desse mesmo modo, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar. O Espírito, porém, ora por nós com gemidos que não podem ser expressos em palavras.

Paulo nos revela que Deus coloca em pratica o Sua onisciência em saber da nossa fraqueza, e através do Espirito Santo, Ele nos apoia orando conosco e por nós, quantas pessoas muitas vezes mal orientadas não oram porque sentem dificuldade de como se expressar a Deus.
Nestas horas que surgem as orações tidas como milagrosas, pessoas com fórmulas mágicas que tentam ensinar uma pessoa a orar, o que na pratica não passará de uma reza, pois quando nos entregarmos de fato ao Senhor, o Espirito Santo tomará conta do nosso ser, e nos levará ao Deus Pai, todas as nossas angustias e necessidades que não conseguimos expressar em palavras.
E assim Ele nos capacitará a entendermos que a oração não deve ser somente de palavras bonitas, ou faladas com uma voz as vezes diferente, sem que aquilo esteja representando o que realmente está no coração de quem está orando.
Orar é dialogar com Deus, saber falar e saber ouvir a resposta do Senhor, devemos reconhecer, respeitar a soberania do Senhor sobre todas as coisas, também declararmos e arrependermos dos nossos pecados pedindo perdão e também perdoando o nosso próximo.
Isto deve ser de forma respeitosa, e de maneira simples, assim como Jesus nos ensinou a sermos, deve ser expressada com amor e temor, mostrando verdadeiramente aquilo que está em nosso coração.
O maior exemplo o próprio Jesus nos ensinou no capítulo 6 do evangelho segundo Mateus, não para que ficássemos repetindo como uma reza e sim um parâmetro de modelo em que possamos falar com o Pai celestial.
Resumindo, falar com Deus não tem nenhum segredo o formula magica, é ser claro e objetivo refletindo o que verdadeiramente esta em nosso coração, de maneira educada, sempre respeitando a soberania de Deus sobre nós, e depois saber ouvir o que Deus responderá sobre o que foi pedido.

Sérgio Souza

terça-feira, 24 de abril de 2018

Cuidado Com o Que Falamos


Provérbios 18:21 - A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto.

Quem de nós não temos dificuldade de controlar verdadeiramente o que sai da nossa boca, acredito que muitos até batem no peito dizendo que consegue sim controlar, pois nasceu de novo, e é Deus controla o que ele fala e ai por diante.

Na pratica verificamos que a coisa não é bem assim, temos que entender que um dia habitaremos em um corpo glorificado sem nenhum mau comportamento e pecados, porém hoje ainda estamos neste corpo carnal sujeito a pratica de muitas coisas que nos arrependemos, e dizer que não erra ou que não comete pecados, neste ato propriamente já está pecado, pois está mentindo e não quer assumir.

Por isso que o nosso Deus está sempre nos mostrando os nossos erros, e como humanos muitas vezes até não gostamos de ser advertidos, mas com o passar do tempo verificamos que mais uma vez o Senhor age de maneira a mudar o nosso comportamento.

Precisamos reconhecer a nossa fraqueza, e pedir ao Espirito Santo de Deus que nos ajude e nos guie, de modo que da nossa boca possa tão somente sair coisas boas, e que possa edificar a vida de quem as ouve, e quando falarmos aquilo que não devemos, que saibamos reconhecer o nosso erro, e se for o caso até desculpando-se com que tenhamos ofendido e ou tenha sido prejudicado pela nossa fala.

Por aquilo que sai da nossa boca, as pessoas poderão ver do que está cheio o nosso coração, e isto muitas vezes será o reflexo de tudo que estamos assistindo, lendo e ouvindo, a nossa língua poderá expressar todo alimento espiritual estragado que temos consumido em nosso dia.

Temos que tomar cuidado com aquilo que estamos ocupando o nosso dia, pedir ao Senhor que nos ajude a identificar muitas coisas que parecem ser boas e inofensivas, mas que vão causar grandes estragos em nossa vida e também em nossa fé.

Não devemos esquecer que Jesus Cristo, morreu naquela cruz para que pudéssemos nos reconciliar com o Pai, e assim a cada dia estaremos sendo transformados por Deus que nos ama acima de tudo, somos tratados dia após dia, e assim o Senhor vai nos  purificando e nos santificando para muito em breve estarmos habitando com Ele no reino do céu.

Sergio Souza

sábado, 21 de abril de 2018

Jesus Minha Força Minha Salvação


Isaías 12:2 - Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor, sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação.

Um cântico que nos faz sentir quanto o nosso Deus é poderoso, ao ponto que nEle podemos confiar, sabendo que sempre Ele estará nos protegendo de situações que possam levantar-se contra nós.

Nos leva ao sentimento de agradecimento a Deus pela salvação que Ele nos dá, é a alegria de sabermos que fomos incluídos no grupo de pessoas que irão morar no céu, que um dia estarão face a face com o Senhor nosso Deus.

As palavras contidas neste capitulo nos enche de esperança e emoção, pois nos dá a certeza que o nosso Deus realmente é vivo, e continua operando maravilhas em nossa vida, um verdadeiro cristão sente-se recompensado e seguro ao ver e sentir as promessas de Deus se realizando dia após dia.

Muitas pessoas não entendem como podemos confiar tanto em Deus mesmo que não conseguimos enxergar com os olhos carnais, más isto é fruto da fé, é trazer a existência aquilo que ainda não se pode ver, e é pela fé que confiamos no Senhor, podemos crer e confiar que Ele está conosco, não precisamos temer mal algum, pois aquEle que nos redimiu é fiel e verdadeiro para cumprir todas as promessas sobre a vida daqueles que o segue.

E Jesus é esta fonte de salvação de nossas vidas, basta nos arrependermos e o aceitamos como Senhor e Salvador, para que esta palavra venha e se cumpra sobre nossa vida, tão somente Jesus e nada mais, Ele é suficiente para nos guardar, nos proteger, nos livrarmos das ciladas que o inimigo possa levantar contra nossa vida, ouvir e obedecer o que Deus fala conosco, estar com o coração aberto, para que ali possamos guardar os ensinamentos do Senhor, colocando-os em pratica assim como verdadeiros cristãos.

Sergio Souza

terça-feira, 17 de abril de 2018

O Amor de Cristo


João 15:13 - Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.


Jesus declara o amor que o Pai senti por Ele o Filho, e este é o amor que Jesus sente pelo homem, ao ponto de sacrificar-se na cruz para que a nossa condenação eterna fosse transformada em salvação para todo aquele que nEle crer.

Amor de Jesus é incondicional, não depende de fazermos alguma obra para merecermos, e sim apenas de crermos e permitirmos que sejamos transformados pelo amor de Cristo, fazendo com que o fazer obras seja em função de sermos salvos, e não de ser salvos porque praticarmos boas obras.

Quanto mais nos aprofundamos no conhecimento da Palavra e da oração, mais estreito se torna o nosso relacionamento com Deus, e cada vez mais o amor de Cristo cresce em nós, fazendo de nossa vida um espelho deste amor que Jesus nos oferece.

O amor de Cristo nos enche de uma alegria interior que nos faz encontrarmos esperança mesmo que a situação possa parecer diferente, é quanto tudo e todos parecem quererem nos destruir, é quando nos enchemos de uma força que somente de Deus pode vir, quanto mais amamos a Cristo mais alegria se enche o nosso coração.

Uma vida debaixo da palavra tem como característica um comportamento transformado segundo a vontade de Deus, de maneira que assim como o Senhor demonstra o Seu amor por nós, também possamos amar as demais pessoas, e isto em pratica não é tão fácil quanto possa parecer, pois mesmo que estejamos seguindo a palavra do Senhor, ainda habitamos em um corpo carnal sujeito aos desejos deste mundo, e para isso temos que contar com o agir do Espirito Santo em nós.

Podemos até tentar, mas nunca conseguiremos fazer um ato tão grandiosos quanto Jesus fez por nós, e as vezes nos deixamos ser levados pelo nosso ego, achamos que estamos tão cheios do Espirito de Deus que quase nos sentimos suficientes para enfrentar qualquer situação, e talvez esta possa ter sido a sensação que o apostolo Pedro teve ao dizer que daria a sua vida por Jesus, mas o próprio Cristo conhecedor de todas as coisas, sabia que tal ato, não iria acontecer pois naquele momento Pedro ainda não tinha maturidade espiritual suficiente para isto.

Jesus em tudo é exemplo para nós, precisamos nos atentar mais a tudo que Ele fez por nós quando aqui esteve, e o quanto ainda nos tem feito nos dias de hoje através do Espirito Santo que habita em nosso meio, e o amor de Cristo que o apostolo João tanto enfatiza, resume para nós cristãos tudo aquilo que devemos ter presente em nosso comportamento de pessoas que experimentaram o novo nascimento.

Sergio Souza

sábado, 14 de abril de 2018

Jesus Guarde o Meu Coração


Provérbios 4:23 - Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

O Senhor nos alerta, a estarmos sempre atentos com o nosso coração, quando deixamos que ele fale mais que a razão, damos espaço para agirmos somente com a emoção, estarmos sempre alerta com os desejos do nosso coração, que muitas vezes são enganosos, devemos ouvir sempre o que Deus está sempre falando conosco e mostrando como devemos proceder.

Para sabermos dominar o coração devemos pedir ao Senhor sabedoria e bom senso para lidarmos com este órgão que está sempre tentando superar a razão, a nossa carne tenta sempre ser mais forte que o nosso espirito, porém devemos nos fortalecer em Deus, e uma boa opção é quando jejuamos, pois, os resultados do agir de Deus em nós sempre são satisfatórios.

Além do jejum, devemos procurar manter uma intimidade com Deus através de uma vida dedicada a oração e meditação da palavra, assim permitiremos que o Seu Espirito Santo passe a tomar conta do nosso coração, e nos guie a agir conforme o que é certo e reto.

Quanto fazemos tudo isso, sentimos em nós um controle das nossas emoções, das nossas vontades, aquilo que pensamos, e vem a sair da nossa boca nos levando a termos um comportamento verdadeiro de cristão, mostrando alguém que realmente ama a Jesus Cristo, e que por Ele teve a sua vida transformada.

Somente Jesus pode nos ajudar, temos que ser humildes para reconhecermos o quanto dependemos do Filho de Deus, colocando em pratica o nosso ato de confissão de fé, quando declaramos que somente Ele, Jesus o Filho de Deus, é Senhor e Salvador de nossa vida.


Sergio Souza.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Jesus a Força Que nos Protege


Salmos 27:1 - O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?

Reconhecer e nos mostrar o quanto Deus era presente em sua vida, com certeza esta deve ter sido a vontade de Davi ao escrever este salmo, nos serve como um exemplo de como devemos confiar no poder supremo deste Deus agindo em nós.

Tamanha confiança é resultado de uma vida debaixo da palavra do Senhor, por mais que Davi possa ter cometido erros ao longo da sua vida, ele sabia qual era a vontade e os ensinamentos do Senhor, aprendeu que somente em Deus podia sentir-se seguro contra tudo que pudesse se levantar contra ele.

No Senhor ele sentia-se fortalecido e confiante, que mesmo que a situação pudesse mostrar-lhe algo desanimador e que os seus inimigos fossem como feras a lhe destruir, ele não deveria ter medo, pois sua força não era própria dele, mas vinha do céu, era algo sobrenatural, que fazia ele enxergar aquilo que o homem carnal não consegue ver, e era resultado de viver na presença de Deus.

Assim devemos permanecer na presença do Senhor, buscando a todo momento estar em comunhão com Deus, e é através de Jesus Cristo o Seu Filho que nos unimos ao Pai, com Ele podemos sentir amados e protegidos.

Lendo a palavra, orando e jejuando, é assim que Deus fortalecerá o nosso espirito para que não sejamos dominados pelos desejos da nossa natureza carnal, a Sua infinita bondade tende a se manifestar em nós quando realmente estamos vivendo segundo a vontade de Deus, os temores das coisas deste mundo que vem sobre nós serão sufocados pela proteção sempre contínua de Deus sobre nós.

Deus quer tão pouco de nós, perante tudo aquilo que Ele nos tem a oferecer, mesmo assim quantos de nós ainda não damos a devida atenção e adoração a Ele que tanto nos ama, quanto mais permitimos Deus em nossa vida e em nossa casa, mais seguros estaremos para continuarmos nesta caminhada rumo ao céu.

Sergio Souza

domingo, 8 de abril de 2018

Áudio da palavra da manhã de domingo 08/04/2018, Tema "Jesus o Nosso Bom Pastor" Texto Bíblico João 10:9-11 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.



sábado, 7 de abril de 2018

Em Jesus Cumpriu-se a Profecia


Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.

Paulo menciona Isaías quando profetizava, que da raiz de Jesse viria aquele que iria reinar também sobre todos aqueles que não eram judeus, e nEle colocariam toda a sua esperança, o profeta referia-se a Jesus que nasceria da casa de Jose cuja sua descendência viria de Jesse pai do Rei Davi, Jesus era o Messias profetizado no antigo testamento, em Jesus se cumpria as promessas de Deus para o homem, principalmente a salvação a todos.

No primeiro momento Jesus o Messias, veio para o povo Judeu, que não o recebeu como o deveria, e este ato abriu-se para todos nos considerados gentios pelos judeus. (Gentios são todos aqueles povos e nações que não eram israelitas).

Isto demonstra a misericórdia de Deus para com toda a humanidade, a vontade de Deus é que todos nós alcancemos a salvação, por isso Ele deu o próprio Filho o nosso Senhor Jesus Cristo para levar sobre Si os nossos pegados, restabelecendo a comunhão perdida com o ato de pecado cometido por Adão.

Precisamos estar em comunhão com Deus, e esta comunhão se faz através da presença do Espirito Santos em nós, com o sacrifício da cruz Jesus nos fez dignos novamente de sermos salvos, e Ele voltando ao Pai nos envia o Espirito Santo para que Ele seja conosco até o dia que o próprio Jesus voltará para levar todos os salvos para uma vida eterna no céu.

É pelo poder do Espirito Santo de Deus em nossa vida, que conseguimos cumprir a vontade de Deus, pois por nós mesmos com certeza não conseguiríamos, pois a nossa carne não permitiria, mas quando estamos fortes no Espirito, Ele sufoca a nossa carne e nos enche de tudo aquilo que procede do trono do Pai, a esperança, a alegria e a paz.

Da mesma forma que o Senhor nos recebeu, também devemos estar prontos a receber na igreja de Cristo, todos aqueles que ainda não tiveram este encontro verdadeiro com o Senhor, ou foi apresentado a eles um Jesus que não é bíblico, e isto requer de nós vivermos de verdade o evangelho da salvação, para que o mundo possa ver refletido em nós aquilo que estamos pregando.

Sergio Souza

terça-feira, 3 de abril de 2018

Ouvir a Instrução do Senhor


Provérbios 10:17 - O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro.

O verdadeiro cristão convertido e renascido do Espirito, tem como característica o controle dos seus atos, principalmente da sua fala, procurando sempre não expor palavras que possam denegrir a sua própria conduta, como também a obra do Senhor.

Deus coloca para os homens os provérbios para mostrar-lhe os caminhos que podemos trilhar dependendo da opção que escolhemos, e estes caminhos podem ser de benção ou de maldição.

 Se ouvirmos a voz de Deus e escolhermos o caminho do bem, ao longo do tempo iremos colher os frutos desta nossa escolha que refletira em bênçãos para nós, mesmo que ao longo do caminho possam aparecer situações adversas, o Senhor nos confortará em nosso coração com a certeza, que devemos continuar firmes e perseverantes pois o que realmente importará será o resultado final.

Mas ao escolhermos o caminho do mal, teremos resultados trágicos, que nem sempre demoram para acontecer como relatei na opção anterior; este caminho nos mostrará que ao afastarmos da vontade de Deus, permitiremos brechas em nossa vida, que o inimigo aproveitará para entrar e fazer o estrago, em algumas situações ficará difícil reverter porém não impossível para Deus, isto dependerá daquilo que realmente esta em nosso coração, se queremos e permitirmos que Deus através do Espirito Santo entre e restaure aquilo que foi destruído.

Aquele que teve um encontro com Jesus Cristo, deve sempre buscar a presença do Senhor na sua vida, lendo, orando, meditando de maneira que o Senhor através do Espirito Santos, esteja nos guiando e nos alertando de situações e perigos decorrentes de escolhas erradas que possamos fazer, é saber ouvir a voz do Senhor, guardando em nosso coração todos os ensinamentos que reflete o amor do Pai para conosco.

Sergio Souza

domingo, 1 de abril de 2018

Áudio da palavra da manhã de domingo 01/04/2018, Tema "Jesus a Nossa Pedra de Ajuda" Texto Bíblico 1 Samuel  7:11-13 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.