Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


terça-feira, 29 de maio de 2018

Não Alimente a Sua Ira ou a Sua Raiva

Provérbios 15:1-2 Uma resposta amiga e delicada acalma o furor, mas quem responde com raiva provoca a ira. Quem é sábio ensina grandes verdades de maneira simples e agradável, mas quem é tolo só sabe ensinar o que não presta.

Salomão debaixo da inspiração do nosso Deus maravilhoso, nos ensina através deste proverbio, como devemos usar a sabedoria de Deus que nos mostra como devemos nos comportar perante as adversidades que aparecem em nossa vida.

Precisamos estar em sintonia com aquilo que Deus nos ensina pela Sua palavra, de modo que tenhamos um comportamento sábio, compatível com uma pessoa que conhece e pratica aquilo que se aprendido com as escrituras sagradas.

A maneira como falamos, a nossa entonação de voz, e também a nossa postura irá interferir nestas situações, como seres humanos carnais queremos sempre das uma boa resposta, parece que o nosso ego se sente satisfeito quando nos sentimos superiores frente a uma contenda.

Porém a palavra de Deus nos ensina a termos cuidado com as nossas respostas, pois muitas vezes aquela pessoa que vem contra nós, está sob uma influência do mal, que nada mais quer além de destruir em relacionamento ou uma amizade.

O nosso inimigo não é o nosso próximo, e sim aquele que Jesus derrotou na cruz, e este sim é o nosso inimigo, que anda ao nosso redor procurando brechas e situações para tentar nos destruir, e o que ele mais deseja é que nos enchemos de ira e raiva, extravasando contra aqueles que eventualmente se levantam contra nossa vida.

Agir conforme os ensinamentos de Deus, é dar testemunho com a nossa própria vida, é evangelizar com os nossos atos, é estar vivendo o que temos aprendido na casa do Senhor, é espelhar o amor de Cristo para com o homem.

Quantas pessoas se investissem mais tempo na leitura e meditação da palavra Deus, teriam melhores respostas para enfrentar as dificuldades, ao invés disso sem ao menos tentar já acham que ler a Bíblia não irá ajudar pois ela seria de difícil entendimento, e acabam partindo para o envolvimento com diversas filosofias de vida que contradizem o que Deus nos orienta através da palavra Dele.

É o Espírito Santo que nos revelará e nos dará o entendimento necessário para que possamos entender as escrituras, a palavra nos orienta que muitas vezes ao agirmos com sabedoria, tipo um simples silêncio como resposta cessará uma contenda, e não havendo lenha para queimar não haverá fogo, e Deus no momento certo nos defenderá com justiça e retidão.
Sergio Souza

sábado, 26 de maio de 2018

Alegrai-vos Na Esperança


Romanos 12:12 - Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Cristo é nossa esperança, é por Ele que nos alegramos, uma alegria que mundo não consegue entender, como pode passar por tantos sofrimentos e aflições e ainda demonstrar alegria, isto faze parte de uma nova vida que se inicia quando você realmente recebe a Jesus como Senhor e seu Salvador.
Assim passamos a viver pela fé, e esta fé não nos deixa conformamos com os caminhos deste mundo, ao se permitir que o Espírito Santo habite em nossos corpos fazemos com que sejamos transformados, e a nossa mente renovada em Cristo nos fara experimentar o novo de Deus.
Ele agora está no comando, nos trará paz e refrigério, mas para que tudo isso realmente ocorra, é preciso permitir que Ele aja e nos transforme, que abandonemos os velhos costumes, caso não procedamos desta forma, não passaremos de pessoas religiosas ostentando apenas uma vida de aparências.
O Cristão que possui um bom relacionamento com Deus, tem a sua vida pautada na leitura e meditação da palavra sempre acompanhada da oração, e assim passamos pelas provas e  tribulações, sabendo que a pior dor, Cristo passou por em nosso lugar, tão somente para que nós pudéssemos um dia vivermos com Ele no céu.
Esta é a certeza e a segurança que o cristão carrega com ele, é sabermos que fomos salvos em Cristo, isto nos faz sermos pacientes e seguros, pois sabemos que a vitória é certa, que o alivio  vai chegar, que a nossa alma encontra o refrigério necessário nas coisas do Senhor.
Sergio Souza

terça-feira, 22 de maio de 2018

O Amor


1 Coríntios 13:4-5 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Neste capitulo que o apostolo Paulo escreve aos membros da igreja de Corintos, ele nos ensina sobre o amor de Cristo que deve ser presente na vida de um cristão, nos ensina sobre termos um amor que de frutos, estar presente em nossa natureza e em nosso caráter.

Nos ensina que muitas vezes por este amor ao próximo, acabamos sofrendo junto com esta pessoa, adquirimos mais tolerância para suportar comportamentos que por nossa própria vontade não aguentaríamos, e mesmo que sejamos maltratados por esta pessoa não desistimos de interceder por ela.

Um verdadeiro cristão se enche deste amor de Cristo, porém não deixa ser levado pela soberba ou arrogância de se sentir superior a outra pessoa, tão somente por achar que as qualidades cristãs o deixa acima de outras pessoas, mas procura transformar todo o conhecimento e amor recebido de Cristo, a favor de interceder a Jesus por aqueles que necessitam, além de colocar em pratica este amor de forma a verdadeiramente poder fazer a diferença na vida daqueles que precisam.

Esta é grande dificuldade que a igreja de corintos enfrentava, e também podemos perceber nos dias de hoje, pessoas que se intitulam super “crentes”, em tudo se acham mais superiores que os outros, e acabam por desmerecer os demais, permitem a que carnalidade humana tome o espaço dentro de nós que deveria estar preenchido pelo amor de Cristo, e acabam afastando as pessoas de Cristo, pois não vivem aquilo que pregam.

Este é um alerta para todos nós, que estamos tão preocupados com os nossos objetivos e bênçãos materiais, que julgamos que Deus tem que nos abençoar de qualquer maneira, e quando queremos, na verdade precisamos é termos um verdadeiro arrependimento, e nos humilharmos perante o poder de Deus, para que o Espirito Santo de Deus preencha todos os espaços em nossa mente e em nosso coração, e possamos verdadeiramente sermos cheios e tomados pelo Espirito de Deus, e assim transbordarmos em nosso comportamento o verdadeiro amor que Cristo nos deixou através dos evangelhos e cartas do novo testamento.

Sergio Souza

sábado, 19 de maio de 2018

Foi Deus Que Nos Formou


Salmos 139:13-14 - Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Neste Salmo Davi medita nas características do Senhor, que são inumeráveis, o salmista não se cansava de admirar as virtudes de Deus, o Senhor já nos conhece desde que somos formados no ventre de nossa mãe, e assim é o operar de Deus na vida do homem, desde o momento em que somos apenas um embrião, o Senhor já está cuidando de nós.
Por este e também tantos outros cuidados que Deus tem conosco, que nós cristãos devemos sempre, admirar e exaltar este Deus que é incomparável e inexplicável, além de ser onisciente, onipotente e onipresente, pois somos o povo que Ele escolheu para guardar e proteger.
Assim nós confiamos pela fé, não pelas coisas que Ele faz o ou pode fazer, mas por aquilo que é e representa em nossa vida, Ele fazendo ou não, Ele continuará sendo Deus, e Ele deve ser soberano em nossa vida, antes de querermos que Ele faça algo por nós, precisamos estar no centro da vontade dEle, e não sermos tão somente pedintes, que parece colocar Deus contra a parede, para que Ele faça aquilo que queremos e quando queremos, mas é esperar nEle crendo que qualquer que for a decisão que Ele tome, será a melhor para a nossa vida.
Somos testemunha viva da graça e da misericórdia do Senhor, e assim como Davi reconheceu este Deus sobre a vida dele, também nós devemos o reconhecer e pedir a Ele que examine o nosso coração e os nossos pensamentos, e nos limpe de todo o pecado para que possamos ser dignos de ser chamados de servos do Altíssimo, e um verdadeiro servo não pede, apenas serve o seu Senhor.
Devemos ser gratos a Deus com nosso comportamento, e não apenas por palavras ditas que podem ou não refletir o que verdadeiramente está em nosso coração, é com uma vida reta e debaixo da palavra que em nosso a dia a dia, confirmaremos se somos os cristãos que declaramos ser ou apenas estamos nos engando, porque a Deus ninguém engana.
Sergio Souza

terça-feira, 15 de maio de 2018

Em Deus Eu Sempre Confiarei


Salmos 91: 1-2 - Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Este é um dos salmos que muitas pessoas até o sabem memorizado, outras até deixam suas bíblias neste como se isto fosse um amuleto de sorte, é comum vermos que muitas das bíblias que ficam abertas apresentam suas paginas empoeiradas e com aparências de velhas pelo tempo, sinal de que não estão sendo manuseadas e muito menos lidas.

Deixar a bíblia simplesmente aberta em alguma pagina, ou salmos impressos em qualquer objeto decorativos, de nada terá valor, se você até através deles não exercitar a sua fé, efetuando a sua leitura diária e a consequente meditação sobre o que Deus está nos falando.

Lembrando que toda escritura não deve ser lida de maneira a isolar determinados versículos, e sim devemos ler todo o seu contexto, pois a leitura isolada nos levará a interpretarmos de maneira errônea a palavra de Deus, muitos conhecem alguns versículos de salmos, porém a maioria não sabe o verdadeiro significado daquilo que o autor escreveu inspirado por Deus.

O Salmista nos fala de um lugar que ele denomina esconderijo do altíssimo, alguns estudos apontam este lugar como o Santos dos Santos, outros falam do céu onde Jesus o Filho de Deus no momento que este salmo estava sendo escrito Ele estava junto como Pai no céu, e dali Ele viria a este mundo, abrindo mão de toda Sua majestade, para restabelecer a comunhão do homem com o Pai, seja qual for destes dois lugares, a certeza é que somente o Senhor ali podia habitar.

Somente Deus possui o atributo da onipotência, e quando o Filho estivesse vindo para a Sua missão neste mundo, a proteção do Pai representada pela sombra do onipotente estaria sobre o Filho, e Jesus como homem descansou debaixo desta sombra, obedecendo os ensinamentos de Deus, e confiando na proteção que estava sobre Ele.

Esta obediência e confiança fez com que Jesus mesmo sabendo do sofrimento que Ele haveria de passar, se entregou em cumprimento ao que Pai havia lhe pedido, Ele tinha a certeza do total controle que o Deus Pai tinha sobre a vida dEle naquele momento, e que passado o sofrimento, Ele ressuscitaria e voltaria para o Seu trono.

E assim também devemos ser, tendo a certeza que aquEle que esta lá céu, a todo momento tem nos guardado, e nEle podemos nos refugiar, como alguém que se esconde dentro de uma fortaleza, o Senhor é fiel com aqueles que guardam a Sua palavra, e como o Pai guardou o Filho, o Senhor também nos guarda, ao obedecermos os Seus ensinamentos através da Sua Palavra, esta será luz para o nosso caminho, nos guiando, e sendo em refrigério para os nossos momentos de angustia e aflições.

Que possamos não apenas sabermos um salmo decorado, mas que possamos entende-lo de maneira a podermos aplica-lo em nossa vida, pois quando assim fizermos a Palavra do Senhor nos encherá de vida; e uma vida cheia do Espirito de Deus, que fará com que os nossos atos comportamentais e pensamentos já não sejam como antes eram, e sim passemos a ser pessoas que verdadeiramente estão vivendo conforme os princípios cristãos, daqueles que um dia estarão habitando no céu.

Sergio Souza

domingo, 13 de maio de 2018

Áudio da palavra da manhã de domingo 13/05/2018, Tema "Deus a Fortaleza Daquele Que Se Arrepende" Texto Bíblico Naum 1:6-8 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.

sábado, 12 de maio de 2018

Esperai em Deus


Hebreus 10:35-36 - Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.

Jesus veio para derramar o Seu sangue para a purificação do nosso pecado, pois na velha aliança havia a necessidade de derramar o sangue de um animal para que o pecado fosse perdoado, porém não era eficaz e dependia que anualmente estivesse sendo feito este sacrifício, mas o sangue Jesus fez muito mais do que antes era feito, o sangue dos animais apenas encobria o pecado, mas o sangue de Jesus limpou e purificou definitivamente o pecado do homem, e restabeleceu a nossa comunhão com Deus.

Devemos manter a nossa confiança em Deus, perseverando em nossa fé, mesmo que aja sofrimentos, nada se compara ao sofrimento de Cristo na cruz, Ele não colocou obstáculos e impedimentos ao pedido do Pai, para que ele se sacrificasse pelo nosso pecado, de modo que pudéssemos ter a oportunidade de aceitar o Filho como nosso Senhor e Salvador, e assim usufruindo desta maior benção que Deus liberou para o homem, que é a salvação.

A vontade de Deus na nossa vida deve ser prioridade, ela nos coloca no caminho da salvação, é o desejo de Deus, que Ele nunca abriu mão, este caminho é Jesus Cristo, o único que nos leva ao Pai, quando não aceitamos este caminho, nos excluímos desta benção.

Cristo morreu naquela cruz para além de purificar o nosso pecado, pudesse com a Sua ressurreição, trazer a vida eterna para todos nós, que antes estávamos condenados a uma eternidade longe do céu.

A confiança em Deus, nos trará a paciência necessária para passarmos por situações que possam parecer difíceis, e nos dá a fé em que temos a certeza da vitória segura em Cristo, precisamos exercitar a nossa fé para não retrocedermos no caminho, fazer a vontade de Deus nos garante a recompensa certa, pois não vai demorar para que o nosso redentor Jesus Cristo o Filho de Deus, venha nos buscar, e com Ele nos encontraremos nas nuvens.

Sergio Souza

terça-feira, 8 de maio de 2018

O Senhor é o Pastor Que Nos Protege



Salmos 23:1-2 - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Quem não conhece este salmo? Muitos sabem recitar os seis versos dele sem a necessidade de os ler na bíblia sagrada, um salmo escrito por Davi que nos mostra o cuidado de Deus com o povo dEle, ao mesmo tempo comparando a uma atividade que o próprio Davi exerceu quando mais novo, a de pastor de ovelhas.

Assim como as ovelhas permitem serem cuidadas pelo seu pastor, pois o reconhece como aquele que lhe dá segurança contra o ataque de outros animais predadores, Davi nos mostra que o nosso Pastor que está no céu, e é o criador de todas as coisas, assim também Ele nos protege, e aqueles que verdadeiramente entregaram a sua vida a Ele, sabem reconhecer o agir dEle sobre sua vida, e conhecem a voz do Senhor nosso Pastor e se deixam ser guiado por ela.

Este salmo deve ser para a vida do homem muito mais que o saber decorado, mas deve estar presente em sua vida, através da sua fala, do seu agir, e do seu comportamento perante as demais pessoas.

Davi como um bom conhecedor de ovelhas, usa-as para nos mostrar a nossa dependência de Deus, pois a característica deste animal é ser totalmente dependente daquele que as cria, são incapazes de se protege-las sozinhas de qualquer perigo, e ao compararmos conosco, também somos assim, aqueles que se sentem fortes e independentes logo são vencidos pelo mal e pelas próprias fraquezas do homem carnal, é por isso que confessamos Jesus como Senhor e Salvador e a Ele nos entregamos para que Ele nos cuide como suas ovelhas.

No Senhor podemos encontrar o refrigério para a nossa alma, que se sente aflita com as perturbações que surgem a todo momento, pois ninguém de nós está livre de passar pelo “Vale da sombra da morte”, que pode ser representando por qualquer tipo aflição, causada por doença, algo de errado que nós possamos ter efeito, ou lançada sobre nós por forças malignas, porém aqueles estão debaixo da proteção do Senhor, passarão por estas situações sob a guarda de Deus, e quando aquilo que tenha vindo sobre nós fruto do nosso mal comportamento, seremos tocados pelo Espirito Santo de Deus a nos arrependermos, abandonando qualquer pratica que possam trazer sobre nós as consequências negativas do nosso ato.

Assim como o pastor da igreja onde congrego, pregou a uns 2 anos atrás, nos ensinando a forma mais correta da tradução que ficaria assim, “O Senhor é meu pastor, e Ele não me falta”, mostra-nos que Deus é mais do que um provedor de bênçãos materiais, e sim devemos ver a Ele como aquEle que supre as nossas necessidades espirituais, é saber que Deus está sempre ali, por mais que eu não mereça, nos amando de forma incondicional, ou seja nEle está tudo que nós precisamos, suprindo as nossas necessidades fazendo que possamos declarar que verdadeiramente Ele não nos falta, pois supre todas nossas necessidades espirituais e por consequências as materiais também.

Sergio Souza.

sábado, 5 de maio de 2018

Deus Disciplina Quem Ele Ama


Provérbios 3:11-12 - Meu filho, não fique revoltado quando for disciplinado pelo SENHOR. Não fique desanimado quando ele o corrigir, pois o SENHOR disciplina quem ele ama, assim como um pai cheio de amor faz ao seu filho.

O nosso Deus está a todo momento guardando a nossa vida, porém tantas vezes não damos ouvidos para os avisos do Senhor, nos escutamos, mas não ouvimos, e da mesma forma até vamos aos cultos escutamos a palavra de Deus, porém não a ouvimos, porque não guardamos ela em nosso coração e não a colocamos em prática em nossa vida.

Assim sofremos com as consequências dos nossos atos, que reflete bem aquela frase “o que se planta irá colher”, o que temos plantado? Será que é o que Deus espera de nós, a maneira como temos nos comportado tem evangelizado as pessoas que estão em contato conosco, ou achamos que evangelizar é apenas distribuir folhetos na rua.

Precisamos aprender a sermos verdadeiros cristãos, para ouvir os ensinamentos, como também darmos a devida importância para as advertências verbais que Deus nos faz, e assim se torna necessário que Ele nos discipline e corrija de maneira que não esperamos, e Deus só faz assim porque nos ama e não quer que coisas piores venham sobre nós, para muitos é algo difícil de entender, mas aqueles que realmente querem ser obedientes irão entender e aceitar esta correção, pois sabem que se mesmo o homem corrige aqueles o qual ele ama, quanto mais o nosso Deus que não desiste de nos amar, mesmo com tantas atitudes que tomamos e que entristece o nosso Senhor.

Que assim possamos aprender com a disciplina de Deus sobre nós, aperfeiçoando o nosso caráter e a nossa vida cristã, que a nossa vida seja pautada em tudo aquilo que o nosso Senhor Jesus nos mostrou quando aqui esteve e deixou relatado tantos nos evangelhos como em todo o novo testamento.

Sérgio Souza.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Quando Amamos Deus de Verdade


Romanos 8:28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.



Todos nós gostaríamos de viver de maneira em que tudo acontecesse conforme desejamos, que não houvesse problemas, crises, doenças, desavenças e outras tantas coisas que surgem para tentar nos tirar a paz.

Porém são nestas situações que mais nos aproximamos do nosso Deus, parece que quanto mais a situação se aperta, é aí que lembramos do nosso Senhor, pois quando tudo está muito bem, acabamos nos envolvendo com as bênçãos e os prazeres da vida, e algumas vezes acabamos nos distanciando do nosso Deus.

Nas provações, desperta em nós o nosso lado espiritual que as vezes fica sufocado pela nossa carne, e sentimos a necessidade de nos reaproximarmos do Senhor, buscamos mais Ele, oramos mais, lemos e meditamos mais sobre as sagradas escrituras.

E o Espirito Santo de Deus nos ajuda no combate as nossas fraquezas, fazendo com que nestes momentos que está parecendo tudo desmoronar em nossa volta e já não temos forças para mais nada, e muitas vezes a fraqueza nos impede até de clamar a Deus pôr socorro, mas o apostolo Paulo nos faz lembrar que Deus é profundo conhecedor do homem, pois foi Ele mesmo que nos criou e sabe pela Sua onisciência o quanto dependemos dEle para vencermos as nossas dificuldades.

Assim o Espirito Santo entra em ação e ora por nós e conosco ao Deus Pai, pedindo e clamando pelo socorro que só do céu pode vir, e Deus está sempre pronto para ouvir o clamor daqueles que já não pertencem mais a este mundo, pois as nossas vidas foram entregues a Jesus Cristo no momento que foi confessado que Jesus era o Filho Deus, nosso Salvador e Senhor.

 A vida do cristão verdadeiro não é feita pela ausência de problemas, más tem como base a certeza que aconteça o que for, Deus está no controle de tudo, e nos garante que a nossa recompensa será uma vida eterna sem dores e nem pranto que a viveremos eternamente no céu.

Todo e qualquer sofrimento que possamos passar, nunca chegará perto do sofrimento que Jesus submeteu-se ao nosso favor, quando naquela cruz Ele morreu pelo nosso pecado, nos restituindo o direito a reconciliamos com o Pai e sermos salvos, continuemos firmes e perseverantes, contando sempre com a ajuda do Espirito Santo que o Filho nos enviou para que fosse o nosso consolador em nossas dificuldades até que o próprio Jesus volte para nos buscar.

Sergio Souza