Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


sábado, 30 de junho de 2018

Deus Prova a Tua Fé


Tiago 1:3-5 - Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.


Tiago meio irmão de Jesus, ao escrever esta carta queria não fosse a uma comunidade especifica, a sua intenção seria que ela circulasse entre várias igrejas daquele local.

Ele procura nos alertar das dificuldades, que devem ser superadas pela fé em Cristo, devemos ficar atentos as riquezas que podem nos afastar de Deus.

As tentações que rondam a vida do homem e o tenta destruir, devemos também ter um controle do nosso comportamento principalmente quando a ira se manifesta.

Por tudo isto devemos entregar ao Senhor o nosso dia a dia, consagrando nossa vida a Ele, onde o Senhor esteja no controle e nos oriente em nossas atitudes, em tudo devemos dar graças a Ele, mesmo que aquilo que o Senhor fizer para nós ou permitir que nos aconteça, não seja o que esperávamos.

Quando tudo está bem, e não estamos passando por dificuldades, fica propício a deixarmos Deus em segundo plano, oramos menos dedicamos pouco tempo para nos alimentarmos da palavra de Deus, e assim favorecemos ao esfriamento de nossa fé e acabamos aceitando pregações que não tem base bíblica, e apenas nos dão curtos momentos de satisfação e prazer.

Porém Deus é conhecedor do coração do homem e até permite que provações cheguem até nós, para que em momento algum possamos esquecer que é Ele que está no comando de nossa vida.

É nestes momentos de dificuldades em que mais nos aproximarmos do nosso Deus, é nos braços dEle que sentimos a segurança de sabermos que aquele que nos dedicamos, nos guarda a todo momento, e nos dá ânimo para vencer.

Deus não nos mostra como evitarmos as provações, Ele nos dá o discernimento de saber apreender com as dificuldades que aparecem, isto provem da sabedoria de Deus que é enviada para nós, e por isso devemos ter respeito e temor ao Senhor, demonstrando total confiança que Ele é o nosso Deus e tem o controle de todas as coisas.

Deus está ao lado daqueles que o servem e nos guarda de situações que não conseguiríamos superar sozinhos, e assim saímos inteiros de várias provas, e temos a certeza de saber que na eternidade não haverá provações, nem pranto e nem choro, apenas alegria louvor e adoração ao Deus Todo Poderoso.
Sergio Souza


terça-feira, 26 de junho de 2018

Não Há Ninguém como o Senhor


2 Samuel 7: 21-22 - Tudo isso o SENHOR faz porque assim prometeu de acordo com a sua palavra e de acordo com a sua vontade! “Quão grande é o SENHOR Deus! Não há ninguém como o SENHOR, nem há outro Deus, senão o SENHOR, conforme tudo o que temos ouvido dizer!


Este capitulo nos mostra a aliança de Deus com uma nação e seus descendentes anteriormente estabelecida com Abraão e agora com Davi, e também expõe todo o percurso deste povo até vinda de Jesus o nosso Salvador.

As promessas anteriores de Deus para o povo de Judá se cumpriam porque o Senhor é fiel e não mente, mas age no tempo certo dEle e não no tempo do homem.

Assim como todos os feitos realizados por Deus, eram transmitidos por gerações ao longo da história, de forma que todas as realizações que o Senhor fez chegasse até nós nos dias de hoje, além do que podemos também vivenciar e testemunhar tudo o que o Senhor está realizando em nossa vida.

Onisciente, onipresente e onipotente, Quão grande é este nosso Deus, tão poderoso para cumprir todas as promessas a seu povo, e mesmo assim quantos ainda insistem em falsos deuses criados pelo homem.

Deus não quer sacrifícios, e sim Ele quer obediência, quando pedimos algo a Deus demonstramos a dependência que temos dEle.

Ele é o único que pode nos atender e fazer todas as promessas sobre nós, obediência e fé estas são as palavras chaves para sermos abençoados.
Sergio Souza

sábado, 23 de junho de 2018

O Espirito Santo Desce Sobre Nós


Atos 1:8 - “Mas quando o Espírito Santo descer sobre vocês, receberão poder para serem minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até nos confins da terra”.

Jesus reponde aos apóstolos, que o Espirito Santo virá sobre eles, e poderão testemunhar a respeito dEle, e o Reino de Deus não é somente para o povo de Israel, mas para todo aquele que nEle crer e confiar.

Começando pelos apóstolos que iniciaram em Jerusalém e estendendo a pregação do evangelho da salvação para todos os povos em todos os cantos da terra, eles eram testemunhas vivas daquilo que iriam pregar pois tiveram a felicidade de estar ao lado de Cristo que quando aqui esteve, poderiam falar com propriedade sobre aquilo que viram e estavam vivendo na própria vida.

Cristo deixou claro que o tempo da igreja estava iniciando com a vinda do Espirito Santo e este tempo se estenderá até que Ele o Cristo venha buscar a igreja formada pelos salvos que irão habitar o céu.

Podemos também testemunhar através de nossas vidas o poder do Espírito Santo derramado sobre nós, e assim como foi prometido por Jesus o Espírito Santo nos foi enviado e está entre nós.

É nossa missão sermos mensageiros do evangelho da salvação, o Senhor levanta pessoas para fazer a Sua obra, Ele conta conosco porem não depende de nós, pois se fizermos a Sua obra sem amor e negligentes, Ele na Sua soberania levantará outros em nosso lugar, e perderemos a oportunidade de sermos úteis na proclamação da obra de Deus.
Sergio Souza

terça-feira, 19 de junho de 2018

Deixe Deus Ti Libertar dos Maus Sentimentos


1 Pedro 2:1-3 - Portanto, libertem-se dos seus sentimentos de maldade e de todo engano! Acabem com a falta de sinceridade e o ciúme, e parem de falar dos outros por trás. Sejam como bebês, desejando o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês cresçam e sejam salvos. Vocês já experimentaram que o Senhor é bom.


Todo cristão que atende ao chamado de Cristo passa a viver uma nova vida, e este novo jeito de viver dever estar presente em nosso comportamento com as características recebidas do Espirito Santo de Deus.

Se percebermos que ainda estamos ligados ao um estilo vida que nos lembra uma vida mundana, se faz necessário, pedir a Deus que nos ajude a nos livrarmos destes sentimentos que Paulo nos mostra no versículo primeiro.

Na pratica não é fácil, pois estamos em um meio que acaba nos induzindo a uma série de erros, e muitas vezes se faz necessário nos abstermos de lugares e companhias de pessoas que irão afetar a nossa fé e o nosso meio de viver.

Precisamos estarmos primeiro fortes na fé para que não sejamos presas fáceis de sermos alcançadas pelos males deste mundo, é dedicarmos mais tempo a falarmos com Deus, e a única maneira é através da leitura e meditação da palavra, sempre acompanhada de oração a toda oportunidade.

Quando purificamos nossas vidas, conseguimos alcançar um crescimento espiritual que nos leva mais próximos a Deus, este crescimento vem de encontro com o desejo de nos mantermos salvos, com uma vida pautada nos ensinamentos que Jesus deixou através dos evangelhos, quanto mais nos afastamos do pecado podemos sentir a plenitude de estar constantemente com o Espírito Santo de Deus habitando em nossos corpos.

Sergio Souza

sábado, 16 de junho de 2018

Só o Senhor é Deus


Deuteronômio 6: 4-5 - Ouça, ó Israel: O SENHOR é o nosso Deus, o SENHOR somente! Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com todas as suas forças.
Amar o nosso Deus, deve ser um sentimento incondicional na vida do cristão, o temor ao Senhor é a maneira de demonstrar o nosso respeito e reverencia que deve estar acima de todas as coisas, e que possamos servir a Ele de maneira agradável, porque o Senhor é único!
Portanto devemos ouvir e obedecer a Ele, e nunca devemos esquecer que foi Ele que nos escolher, e não nós a Ele.
As passagens relatadas no antigos nos mostram quantas situações que Deus agiu sobre o povo de Israel, guardando eles em várias situações, que podemos entre elas citar: A caminhada pelo deserto, abertura do mar para que o povo pudesse atravessar e mesmo a libertação da escravidão que estava sobre o povo no Egito.
Quando aceitamos o chamado de Deus, é uma maneira de demonstrar o nosso amor por Ele, é claro que não podemos nunca comparar com o amor que Ele tem por nós, pois este é incondicional, ao ponto de nos amar mesmo não sendo amado.
Então porque muitos ainda resistem a servir a Deus, preferindo servir a homens e acabam perdendo tempo esperando nestas pessoas algo que eles nunca poderão fazer por nós, muitas pessoas possuem apenas uma aparência religiosa, frequentam igrejas, mas não possuem uma vida transformada pelo Espirito Santo, é como se a igreja fosse apenas um clube social onde pessoas se reúnem para uma mera formalidade, ou cumprimento de uma tradição que vai passando de geração a geração.
É preciso de mudança, e não somos nós que a fazemos, mas somos nós que aceitamos e permitimos que o Espirito Santo entre e faça o novo acontecer em nós.
E quando respeitamos e obedecemos a Deus declaramos nosso amor a Este que é suficiente para nos garantir que estamos no caminho certo da salvação, amar Este Deus acima de todas as coisas também é sinal de gratidão por um ato de amor exclusivo que só Deus tem por nós pecadores, e assim Jesus num ato amor por cada um de nós, deu Sua vida e nos livrou de uma vida pecaminosa, que nos condenava a uma eternidade longe do céu.
Sergio Souza

terça-feira, 12 de junho de 2018

Deixe Deus ti Fazer Novo


Efésios 4:24-27 - Sim, vocês devem revestir-se do novo ser, criado por Deus, que é parecido com a sua natureza, santa e justa, proveniente da verdade. Deixem de mentir uns aos outros; falem a verdade, pois somos membros do mesmo corpo. Quando estiverem irados, não pequem alimentando seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha antes de resolverem as suas diferenças; não deem oportunidade para o diabo.

Paulo continua a orientar sobre a conduta que deve ter um cristão, demonstrando na prática que não é somente uma teoria, e sim a pessoa deve viver praticando tudo o que foi lhe ensinado e isto faz parte da vida daquele que aceitou a Jesus, devemos permitir ao Espirito Santo que Ele nos ajude com o nosso temperamento humano, nos dando humildade e mansidão.

Ao nascermos de novo em Cristo, nosso passado marcado pelo pecado, é limpo, é como se tirássemos a roupa suja, e vestíssemos roupas novas claras, limpas e puras.

Verdadeiramente quando aceitamos esta nova vida somos revestidos de uma nova natureza que Deus nos dá, assim somos orientados a sermos retos e justos conforme o nosso Deus nos ensina, portanto devemos abandonar qualquer tipo de comportamento do nosso velho homem, vivermos a verdade, tomarmos uma decisão radical não permitindo que os velhos hábitos mundanos continuem fazendo parte de nossas vidas.

Não darmos brechas para inimigo, devemos preencher qualquer tipo vazio que possa existir em nossa mente ou nosso coração com orações e leitura da palavra de Deus, muitas vezes estaremos sujeitos a fraquezas da nossa carne, porém Paulo orienta a não deixarmos ser levados pela ira, devemos procurar ter o controle sobre ela.

Pois o inimigo sempre está procura de situações e brechas que nós mesmos abrimos para que ele entre e faça um estrago, tanto em nossa fé, quanto em nossa vida material, procurar ter este controle é ter a oportunidade de mostrar ao mundo o poder que Cristo passou a exercer sobre a sua vida, pedir ao Senhor que Ele nos guarde e nos oriente nestas situações, em que possamos ter este controle necessário, de maneira que não alimentemos nenhum tipo de ira ou contendas criadas com o intuído de acabar com a nossa fé.
Sergio Souza

domingo, 10 de junho de 2018

Jesus é a Nossa Rocha (Audio)

Áudio da palavra da manhã de domingo 10/06/2018, Tema "Jesus é a Nossa Rocha" Texto Bíblico Isaías 26:1-4 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.

sábado, 9 de junho de 2018

Fomos Justificados Através de Jesus Cristo


Romanos 3:23-24 - Pois todos pecaram; todos fracassaram, e estão afastados da glória de Deus; no entanto, Deus nos declara agora justificados das ofensas que lhe fizemos, através da redenção que há em Jesus Cristo, aquele que em sua graça tira os nossos pecados gratuitamente.

Mais uma passagem que nos mostra este amor que Deus tem por nós, Jesus o nosso redentor pagou a nossa dívida, através do Seu sangue lavou os nossos pecados.

Através deste ato Ele dá a todo aquele que nEle crer e o reconheça como Senhor suficiente e salvador de nossa vida, a libertação do pecado e toda opressão sobre nós.

Deus é conhecedor de todas as coisas, e nos orienta como devemos nos comportar, porém o homem tem a característica pecadora, e não conseguiria a salvação se dependesse do cumprimento da lei dada a Moises, e para que possamos entrar céu é necessário sermos justos, sem pecado, e nenhum homem por si próprio consegue ser justo.

E assim entra Cristo para que o homem fosse justificado, passando a estar habilidade a se tornar um cidadão do céu, em Adão fomos destituídos da glória de Deus, mas através do segundo Adão, “Cristo” fomos reconciliados com o Pai, se antes o sacrifício de animais no velho testamento apenas encobria o pecado do homem, através do sacrifício de Cristo, o nosso pecado não foi encoberto e sim lavado e purificado.

Em Cristo está a única esperança que o homem pode ter, é nEle que devemos depositar a nossa esperança e o nosso futuro, é Ele o único caminho nos levará ao Deus Pai, Ele é o único que pode interceder a favor do homem.

E porque será que tantos acham tão difícil submeter-se a este Deus? Estas mesmas pessoas acabam se submetendo a tantos jugos criados pelo próprio homem, que pouco a pouco destrói a sua vida e acabam com a sua fé.

Jesus é a saída que temos para nos livrarmos dos male deste mundo, Ele nos comprou com o preço do Seu sangue derramado na cruz, o homem só precisa tomar uma decisão, permitir que Ele opere em nossa vida, pois Ele está a porta do nosso coração, apenas esperando que nós o deixe entrar e ali fazer morada.

Sergio Souza

terça-feira, 5 de junho de 2018

Deus Nos Presenteia com a Vida Eterna


João 3:16 - Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único para que todo aquele que crer nele não pereça, mas tenha a vida eterna.

Podemos dizer que este é o versículo que mostra de maneira explicita a que ponto chega o amor de Deus pelo homem, chegando ao ponto de pedir ao Seu Filho que sofresse pela salvação do homem.

Este versículo demonstra de maneira bem direta e de fácil entendimento, o que este Deus é capaz de fazer por nós, e quem de nós chegaríamos a este ponto? de dar o seu filho em sacrifício de uma outra pessoa.

E neste mesmo amor o Filho atendendo ao pedido do Pai veio ao mundo, e sofreu por nós, pagando um alto preço com Sua própria vida, alguns até poderiam dizer em um momento de emoção que fariam, mas na hora “h” com certeza daria uma bela desculpa para sair fora da situação.

Jesus trouxe de volta ao homem aquilo que havíamos perdido com o pecado de Adão, a comunhão, e com ela nos reaproximamos de Deus, e ao aceitarmos Jesus como nosso Senhor e Salvador somos regenerados, nascidos de novo, e assim fomos justificados por Cristo, e agora passamos a ser dignos de sermos os futuros moradores do céu.

Isto é amor de Deus e nunca conseguiremos alcançar esta dimensão, é amor Ágape, sem mencionar que simplesmente Jesus poderia ter tido não, más Ele que também é Deus e usando também deste amor exclusivo, aceitou todo sofrimento pela humanidade.

Para fazermos jus a este amor dado a nós, só devemos o aceitar e honrar a Ele com nossas vidas através de um bom testemunho de vida cristã.
Sergio Souza

sábado, 2 de junho de 2018

A Plenitude do Amor de Deus


1 Timóteo 1:14-15 - Como nosso Senhor foi bom, pois me mostrou como confiar nele e obter a plenitude do amor de Cristo Jesus! Esta afirmação é verdadeira, e como eu anseio que todo o mundo conheça isto: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, e eu sou o maior de todos! (Bíblia Viva)

Paulo inicia o capitulo ressaltando a autoridade que ele havia recebido de Deus, e também era este mesmo Deus estava sobre o ministério que a ele havia sido concedido, deixa claro que em Cristo fomos justificados e salvos, pois somente em Cristo o homem pode esperar a vida eterna.

Depois de vários alertas ao jovem Timóteo, o apostolo ressalta a graça de Deus, este favor que recebemos sem termos merecido, e como é incomparável este amor que Deus tem por nós, mesmo nós sendo pecadores.

Esta graça nos alcançou e por mais que muitos falsos profetas tentam impor algo diferente sobre o povo de Deus, ela não nos custou nenhum centavo, pois o preço foi pago pelo Filho, que derramou o Seu precioso sangue naquela cruz nos purificando e levando sobre Si aquilo nos condenava a uma eternidade longe do céu.

Com o Seu gesto de Amor Ele nos deu a oportunidade de abandonarmos o pecado e sermos cidadãos do céu, Jesus o filho de Deus sofreu por cada um de nós, pagando um alto preço pela salvação do homem.

Se conseguíssemos imaginar a dimensão deste ato de amor, com certeza daríamos mais valor a este único Deus, confiando e colocando em prática o amor que Ele nos ensina através da Sua palavra, isto é o que Deus espera de todos aqueles que dizem que o amam.

Jesus veio ao mundo não para salvar um determinado grupo de pessoas, mas veio para salvar todo o homem que o reconhecer que Ele é o Filho de Deus e o confessar Senhor e Salvador de sua vida, estes independentes de cor, raça ou nacionalidade, passaram a ser os futuros habitantes que irão viver a eternidade junto com o Pai, o Filho e o Espirito Santo no céu.
Sergio Souza