Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


terça-feira, 31 de julho de 2018

A Sabedoria de Ouvir o Senhor


Provérbios 12:15 - O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.


Estamos nós cristãos vivendo realmente dentro dos princípios de sabedoria que o Senhor disponibiliza aos que o seguem? Aqueles que assim fazem estarão guardando no coração os ensinamentos do Senhor, vão saber agir e se comportar conforme o Senhor nos tem orientado, e mesmo quando o Senhor nos repreender saberemos acatar reconhecendo a superioridade dEle sobre nós.

Mas aquele que age segundo a vontade do coração e da carne, acha que sabe de tudo e também que consegue controlar os próprios impulsos, na realidade não passa de uma pessoa insensata, pois o que prevalece na verdade é a sua carne, a sua arrogância e a soberba, e assim como palavra nos adverte que soberba precede a queda, assim se faz na vida, daqueles que se julgam superiores através da própria força.

Por isso devemos estar sempre atentos ao que Deus fala conosco, principalmente através da Sua Palavra, e sobre ela devemos ler e meditar, pois é na palavra que o Senhor nos dará respostas sobre vários assuntos de nossa vida.

A leitura da palavra e a sua consequente meditação leva-nos a momentos de oração, que passaremos conversar com o Senhor acima do texto que foi lido e meditado, quando o Senhor fala conosco na palavra, não tem confusão, não tem o homem carnal falando que o Senhor mandou falar aquilo; mas na verdade Deus não falou daquilo, é por isso que devemos tomar cuidado com as tais “profetadas” e ou profecias genéricas que são faladas por alguns na igreja e levam pessoas a acreditarem em algo que Deus não falou.

Ouvir o conselho do sábio é estar em sintonia com Deus, de maneira que o Espirito Santo nos mostrará se são palavras da carne ou do Espirito Santo, quanto mais nos aprofundamos no conhecimento da palavra, mais cheio do Espirito Deus seremos. Ou então a palavra não é Deus? e estaremos nós apenas nos enchendo de teoria?

Eu acredito que a Palavra é a representação viva do nosso Deus, que se fez presente entre nós na pessoa do Filho Jesus Cristo, e hoje continua entre na pessoa do Espirito Santo, um culto realmente edificante não aquele que é baseado apenas em “barulho” e palavras de autoajuda e sim aquele que as pessoas saiam com a palavra bem explicada e entendida de modo a fazer a diferença na vida de quem as ouve, e possam viver e praticar tudo aquilo que lhes foi ensinado.
Sergio Souza

sábado, 28 de julho de 2018

Obedecendo a Deus


Salmos 119:7 - Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos.
Este Salmo é um belo exemplo da grandiosidade e infinita mensagem que o Senhor tem a revelar ao Seu povo, além de ser o maior Salmo com 176 versos, apresenta também algumas curiosidades cuja uma delas posso destacar após um estudo sobre o mesmo, ele está dividido em 22 seções que correspondem as letras do alfabeto hebraico contendo 8 versículos cada uma, a sua autoria segundo historiadores estão Davi, Esdras o escriba ou um dos filhos de Corá.

O autor nos faz lembrar do quanto somos bem-aventurados por guardar e servir a Deus, pois é nEle que encontramos a orientação para os momentos que somos atribulados por diversos fatores.

Demonstra a todos que o lê o quanto é viva esta Palavra que profundamente fala conosco, e nos traz alivio e conforto para as nossas angustias.

Quanto nós tentamos sermos autossuficientes, conseguimos dar poucos passos pois logo somos tomados pelo desanimo e os desejos da nossa carne, mas quando declaramos e vivemos a total dependência da orientação e sustento pelo Senhor, conseguimos continuar firmes e perseverantes em nossa caminhada.

Pois é Ele o Senhor que nos guarda de situações que nem podemos imaginar, e estão acontecendo ao nosso redor, batalhas espirituais que não conseguimos enxergar, mas o Senhor está guerreando ao nosso favor pois sabe e conhece as nossas fraquezas.

Que possamos continuar a ouvir e obedecer aquilo o Senhor tem nos falado, saibamos guardar em nosso coração toda palavra de Deus a nós revelada, de maneira a valorizarmos o ato de amor que Deus fez por toda a humanidade, entregando o próprio Filho a morte, para que da nossa culpa fossemos libertos e alcançados pela salvação exclusivamente pela Graça de Deus.
Sergio Souza

terça-feira, 24 de julho de 2018

Porque Esperar no Senhor


Salmos 27:14 - Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.

É um salmo em que Davi nos estimula a exercitarmos a nossa fé, vivendo na pratica a experiência de ter Deus presente em nossa vida, de maneira que sintamos a segurança de sempre esperarmos no Senhor.

Precisamos manter em nós o desejo da presença do Senhor, mesmo nos momentos de dificuldades que sempre estarão presentes em nossa vida, porém o nosso Deus sempre estará nos fortalecendo através da Sua palavra guiando-nos nestes momentos difíceis.

Devemos fortalecer esta união com o Pai através de Cristo, e isto fará aumentar em nós o desejo de viver na Sua presença, pois é nEle que nos sentimos seguros e amados.

Estarmos sempre meditando na Sua palavra, orando e jejuando, assim Deus fortalecerá o nosso espirito para que não sejamos dominados pelos desejos da nossa natureza carnal, a Sua infinita bondade tende a se manifestar em nós quando realmente estamos vivendo segundo a vontade de Deus, os temores das coisas deste mundo que vem sobre nós, serão sufocados pela proteção sempre contínua que Deus tem conosco .

Deus quer tão pouco de nós, perante tudo aquilo que Ele nos tem a oferecer, mesmo assim quantos de nós ainda não damos a devida atenção e adoração a Ele que tanto nos ama, quanto mais permitirmos Deus em nossa vida, e em nossa casa, mais seguros estaremos para continuarmos nesta caminhada rumo ao céu.

Quando sabemos esperar no Senhor, estamos demonstrando a nossa total confiança e dependência de Deus, tendo a convicção do agir do Senhor na hora e momento certo.
Sergio Souza.



sábado, 21 de julho de 2018

A Nossa Idolatria


Atos 7:41 - E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.

Ao estudar sobre esta passagem, podemos aprender que Estevão estava diante dos líderes religiosos que o acusavam de estar falando contra Moises, assim como no passado o povo já havia rejeitado uma liderança apontada por Deus, e neste momento eles estavam fazendo a mesma coisa pois rejeitavam a Jesus cujo o próprio Moises falou dEle.

Estevão colocou estes lideres contra a parede dizendo que estes deveriam acreditar em tudo ou rejeitar tudo que Moises falou, não fazendo da maneira que estavam fazendo apenas aceitando aquilo que lhes eram mais convenientes.

Assim aprendemos que da mesma forma que o povo no passado fez, quando Moises homem levantado por Deus para dirigir aquele povo, Moises não tinha determinado que fossem construídos ídolos, porem a rebeldia do povo assim o fez, e até hoje continuamos sendo rebeldes e fazendo aquilo que não está nas escrituras sagradas.

Nós evangélicos estamos acostumamos a apontar o nosso dedo para os nossos irmãos da igreja romana, mostrando à adoração (ou veneração como eles preferem) das imagens de pessoas mortas e santificadas por um decreto de seu líder o papa, achando que estas poderão suprir as suas necessidades, talvez achando que o Senhor possa estar muito ocupado, e necessite de uma mãozinha extra, sabemos que a luz da palavra isto não tem fundamentos, pois só o Senhor é Deus, só Ele tem o poder da cura e dos milagres, e o Senhor Jesus é o nosso único mediador entre o céu e a terra (1 Timóteo 2:5), as pessoas podem ser consideradas santas, não por milagres supostamente atribuídos, e sim por uma vida separada do pecado, pautada nos ensinamentos de Deus.

Más até agora parece tudo bem, pois estamos vendo defeitos nos outros, e quanto a nós evangélicos, será que estamos bem aos olhos do Senhor, será que não temos a idolatria em nosso meio, será que não criamos nossos “bezerros de ouro” para adorarmos?


Infelizmente sim; podemos não estar adorando imagens de pessoas que já morreram, mas criamos os nossos ídolos vivos, e podemos ver isto muito fácil, e percebemos quanto analisamos os shows musicais evangélicos, alguns cantores levam o público a histeria, antes fosse uma histeria pela presença de Deus, mas estão apenas enaltecendo a presença daquele cantor ou de uma música considerada evangélica, pois a maioria das letras são de auto ajuda e falam de Deus enaltecendo o homem, quando deveria ser ao contrário.

Nossos bezerros de ouro são pregadores famosos que cobram cachês de altos valores disfarçados com o nome de "oferta", e assim cobram para falar de Deus, além dos cantores e até artistas que vivem de dar um único testemunho que enaltecem a si próprio e não a Deus e sempre cobrando para fazer isto.

Deveríamos apenas adorar a Deus, e o que mais entristece é que muitos desses que são adorados se curvam e as recebem, quando deveriam ser os primeiros a orientar o povo de Deus sobre esta pratica errada, que possamos ouvir a voz Deus falando em nosso coração para que voltemos ao primeiro amor e obediência a palavra escrita na Bíblia Sagrada, para que possamos ter uma igreja forte e saudável baseada exclusivamente na palavra de Deus.
Sergio Souza

terça-feira, 17 de julho de 2018

Deus Suficiente


Filipenses 1:6 - Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

Paulo ao escrever para aquela comunidade procura demonstrar todo o afeto que sentia por eles, toda preocupação e constante oração, faz questão de ressaltar a figura do Deus que ele serve e crê e que é suficiente para terminar a boa obra que começou.

O apostolo se sentia muito grato por tudo que os filipenses já haviam feito por ele, e era muito grato, tanto que ele orava a Deus pelo crescimento espiritual daquele povo, tinha a certeza que todos eles estariam no futuro juntos na glória de Deus.

Deus oferece a cada homem a oportunidade de conhecer e viver o evangelho da salvação, e esta opção não é por imposição e sim por opção espontânea de cada um, cabe a cada um aceita-la ou não, porém a nossa eternidade será a consequência desta escolha.

Ao aceitarmos o evangelho de Cristo, estaremos assegurando a nossa eternidade no céu salvos, o que não acontecerá com aqueles optarem a continuar a viver uma vida sem Jesus, alguns podem até pensar que este seria o preço a pagarmos, este pensamento muda ao conhecermos as escrituras, pois nela podemos ver que o preço da nossa salvação já foi pago na cruz com o sangue derramado de Jesus.

Precisamos crer e confiar no Senhor de modo que possamos manter o nosso foco em Cristo, para que não aconteça como ocorreu com Pedro que ao andar sobre o mar desviou-se a sua atenção de Cristo e começou a afundar.

Em nossa caminhada estará sempre acontecendo situações que irão mexer com a nossa fé, algumas até nos abalarão e poderá fazer com que desviemos de nossa fé, mas temos que ter convicção que o Senhor não faz nada pela metade, Ele não nos tirou do mundo para que tivéssemos a vontade de voltar ao nosso passado, Ele é suficiente para iniciar, conduzir e concluir a boa obra iniciada em nós.

 O Senhor oferece a cada um a chance de conhecermos e vivermos o evangelho da salvação, de uma maneira que não é imposta e sim cabe a nós decidirmos se é o que queremos para nossa vida, Paulo exalta que devemos ser sinceros e agindo com verdadeiro amor de Cristo em nossas atitudes, desta forma estaremos colaborando com o crescimento da obra e isto não é para mérito de um nenhum homem, e sim para honra e gloria ao nosso Deus todo poderoso o único que é digno de recebe-las.

Nós muitas vezes somos fracos, e achamos que o Senhor apenas deu uma mãozinha ou um empurrãozinho e o resto é conosco, mas Deus é suficiente, devemos descansar em Seus braços confiando que Ele fará o melhor para a nossa vida, antes de depositar a nossa confiança em pessoas devemos ter Fé em Deus, pois é Ele que estará em todos os momentos ao nosso lado, Ele colocará pessoas da Sua confiança para cuidar de nossa vida.

Devemos nos alegrar por confiar a nossa vida ao único Deus vivo.
Sergio Souza

sábado, 14 de julho de 2018

O Alfa e o Ômega


Apocalipse 1:8 -  “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim de todas as coisas”, diz Deus, que é o Senhor, o Todo-poderoso, o que é, o que era e que virá outra vez!
O livro do Apocalipse é considerado sendo de difícil leitura e de entendimento, pois possui uma linguagem alegórica, e muitos não conseguem interpretar e acabam não lendo até o final, ou fazem interpretações equivocas sem base no contexto, e não é minha intenção explicar o mesmo como um todo, mas apenas destacar alguns poucos pontos do início do livro de maneira que, quem estiver lendo possa ter um contato inicial com a visão recebida por João, e sinta atraído a ler o livro todo pedindo ao Espirito Santo que revele todo o entendimento necessário.
E João recebe a revelação de Jesus, das coisas que iriam acontecer, o mesmo estava exilado na ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo, e ressalta que bem-aventurados seriam todos aqueles lessem, ouvisse e guardasse estas palavras que lhe foram reveladas.
Teve a ordem do Senhor para que enviasse estas palavras as sete jgrejas da Asia que são elas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
Ressalta que tudo isto vinha da parte de Jesus Cristo, aquele que é, que era, e que há de vir, aquele que nos amou, e lavou os nossos pecados com o Seu precioso sangue.
Teve uma visão de Cristo de maneira até um pouco assustadora, entre algumas coisas que ele viu posso destacar: E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
João nos mostra aquilo que viu, procura nos passar com detalhes de maneira em que quase podemos fechar os olhos e imaginar as cenas descritas, de futuro próximo a acontecer.
Jesus é o significado de eternidade, pois já era antes de tudo existir, e continuará sendo por toda a eternidade, pela Sua bondade e misericórdia abre mão de toda Sua majestade para demonstrar o Teu amor incondicional pelas nossas vidas.
Nos dá a certeza que muito em breve virá buscar todos aqueles salvos para vivermos uma vida eterna no céu junto com o Pai o Filho e o Espírito Santo.

Sergio Souza.

terça-feira, 10 de julho de 2018

O Nascer de Novo


João 3:3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

O número de pessoas convertidas ao evangelho de Cristo tem crescido no mundo inteiro, crescendo também as grandes denominações evangélicas, e outras tantas vão sendo criadas. A pergunta que fica é: Será que todas estas pessoas experimentaram o nascer de novo assim Jesus fala a Nicodemos em João 3:3? Eu acredito que sim, porém uma boa parte acaba não entendendo o sentido deste nascer de novo, continua com os mesmos hábitos do velho homem, e pasmem acabam trazendo para dentro de nossas igrejas os velhos costumes que não estão de acordo com a palavra de Deus.

Vou tentar resumir neste parágrafo aquilo que estudei e Deus revelou ao meu coração, nascer de novo significa nascer do Espirito onde somos convencidos do nosso pecado, assumimos o arrependimento, somos regenerados, e o pecado já não mais nos traz prazer, reconhecemos que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o confessamos como Senhor e Salvador de nossa vida, e assim temos uma vida transformada, recebemos o Espirito Santo de Deus e Ele passa a nos dirigir, passamos a pensar e a nos comportar de forma diferente, pois após o pecado de Adão ninguém era justo para poder entrar no céu, toda a humanidade estava contaminada por este pecado, e o sangue dos animais sacrificados na velha aliança com base na lei dada a Moisés apenas encobria este pecado, e eram necessários sacrifícios constantes por parte do sumo sacerdote, ninguém conseguiria entrar no céu por que era impossível ao homem o cumprimento de todos os mandamentos da lei, más Deus não desistiu do homem e tinha um plano de salvação para nós, e assim se fez necessário que Jesus Cristo viesse ao mundo como homem, o único homem sem pecado que por aqui passou, padecesse e morresse na cruz derramando o Seu precioso sangue limpando e purificando de forma definitiva o pecado que estava sobre nós fazendo de nós justificados, e por este ato fomos reconciliados com o Pai e dignos de viver a eternidade na Nova Jerusalém.

Podemos dizer que em todos os segmentos da sociedade, encontramos pessoas boas e também as não bem intencionadas, e no meio evangélico não seria diferente, pessoas formadoras de opinião se rotulam evangélicas, e acabam encontrando neste meio uma maneira de reconquistar o prestigio perdido no meio secular, se acompanhar a trajetória destas em nosso meio, verificamos que em muitos casos a carreira é curta e logo elas acabam cedendo aos prazeres oferecidos pelo mundo, não levando a sério o compromisso com Deus, e muitas acabam abandonando a fé.

Outras pessoas acabam se iludindo e decepcionando-se, pois procuram nas igrejas soluções para os problemas financeiros, amorosos e saúde. Quando o correto seria procurar estar na presença de Deus, de acordo com os seus mandamentos, o Senhor fala em Lucas 12:31 “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. ”, estão à procura das bênçãos e não do Deus da benção.

Por não experimentar este novo nascimento, acabam querendo aproximar a igreja das coisas mundo, e infelizmente alguns líderes acabam permitindo com receio de contrariar aquele membro, e não querendo correr o risco de ele afastar-se da igreja. Muitas trocam os cultos pelos capítulos das novelas ou apenas para ficarem bisbilhotando a vida alheia como um “reality shows” através das redes sócias da internet, adoram a piadinhas sujas contatas pelos colegas de trabalham, não abandonam os vícios das bebidas alcoólicas, do cigarro e jogos de azar.

Alguns líderes, acabam fundando denominações, e muitas se transformam em grandes igrejas, sempre com cultos lotados, onde a palavra de Deus é distorcida, inventam uma serie de “campanhas”, usam o nome Deus levianamente, transformam passagens bíblicas em cenas que acabam induzindo os fiéis a erros, transformando estas em pessoas obcecadas pela boa saúde financeira de sua vida.

Talvez esta palavra possa não agradar a todos que a estarão lendo, más é o que senti no coração, e o fato de não expor ela me deixaria constrangido perante ao meu Deus.
Sergio Souza



segunda-feira, 9 de julho de 2018


Vídeo  da palavra da manhã de domingo 08/07/2018, Tema "Gratidão" Texto Bíblico 2 Samuel 22:28-30 presbítero Sergio Souza em Igreja Amor e Vida.

sábado, 7 de julho de 2018

Peça Em Nome de Jesus


João 16:26-27 - Então vocês devem pedir em meu nome, e eu não precisarei pedir ao Pai que conceda esses pedidos, pois o próprio Pai ama a vocês, porque vocês me amaram e creram que eu vim do Pai.

Jesus este é o nome que devemos ter presente em nossa oração, é em nome dEle que as nossas orações chegam ao Pai, Ele é o único caminho, o único intermediador, o nosso advogado.

Assim o reconhecemos como o Filho de Deus, o próprio Deus na segunda pessoa da trindade, amando a Cristo estamos mostrando ao Pai a nossa gratidão pelo amor que o Deus Pai tem por nós e se faz presente em nossa vida através de Cristo o Filho. 

O verdadeiro crente expressa a alegria de servir a Deus pedindo e confiando que sempre Ele fará o melhor por nós, muitas vezes a nossa alegria não está no nosso exterior como as pessoas estão acostumadas a ver, e para algumas pessoas podem até achar que você esteja ou seja uma pessoa triste.

A nossa alegria habita em nosso interior na forma do Espírito Santo de Deus, e pode ou não estar representada através do nosso rosto ou do nosso comportamento.

Muitas pessoas não entendem isso, e querem sempre estar demonstrando de forma exterior esta alegria pois vivem de aparência, existe uma necessidade de mostrar para as demais pessoas que estão bem e alegres, porém não passa de fachada, estão ocas, vazias e doentes da alma.

Mas a todos é dada a oportunidade de uma nova vida com Jesus. “Crer e Confiar” estas são as palavras, e devemos sempre dirigir nossas orações pedindo ao Pai em nome do Filho Jesus Cristo, tendo fé que Jesus, o Pai e o Espírito Santo são um, e quando pedimos ao Filho, o Pai nos atende em nossas necessidades, pois Ele nos ama com um amor incondicional, que só Deus pode ter por nossas vidas.
Sergio Souza.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Deus Rico em Misericórdia


Efésios 2:4-5 - Deus, porém, é tão rico em misericórdia! Ele nos amou tanto que, embora estivéssemos espiritualmente mortos e condenados pelos nossos pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo — somente pela sua graça imerecida é que nós fomos salvos.

O apóstolo nos ensina que as obras realizadas pelo cristão são o resultado de uma vida que foi transformada pelo poder de Cristo, ao derramar o Seu precioso sangue na cruz Jesus pagou o preço para que nos tornássemos justos e pudéssemos entrar no céu.
 
Este sacrifício que Jesus se entregou naquela cruz não pode ser menosprezado por aqueles que um dia aceitaram a Cristo como o seu Senhor e salvador, nisto está demonstrado o amor de Deus conosco manifestando assim a Sua graça e misericórdia pela humanidade.
 
O pecado que nos condenava a vida eterna no inferno, foi limpo e purificado pelo sangue de Jesus, e assim Deus nos propiciou uma nova vida onde fomos remidos e comprados ao preço deste sangue do único justo que poderia definitivamente nos limpar, ao contrário dos sacrifícios realizados pelos sacerdotes na velha aliança que apenas encobria o pecado e era necessário que sempre fosse repetido.
 
Se antes os nossos pensamentos eram guiados pela vontade da carne, a partir do momento que renascemos e somos regenerados passamos a ter em nós a presença do Espírito Santo de Deus que vai nos orientar e nos dirigir de maneira que seremos incomodados quando tivermos um comportamento não cristão, isto será um sinal devemos mudar o nosso agir, o pensar e o falar, e se isto não estiver ocorrendo, precisamos verdadeiramente pedir a ajuda do Espirito Santo permitindo que toda a transformação da nossa conversão seja plenamente realizada em nós.
 
Todo o mérito da nossa salvação é exclusivo do sacrifício de Cristo, e ninguém é salvo simplesmente por aquilo que a própria pessoa possa realizar, e isto é para que ninguém venha a se gloriar dos seus feitos.
 
Paulo deixa isto bem claro para que fiquemos atentos as falsas doutrinas que possam estimular uma pessoa a acreditar que tão somente ela for uma boa pessoa esta será salva, ou   falsos líderes que tentam induzir as pessoas a comprarem a sua salvação com sacrifícios financeiros ou espirituais, o apostolo deixa bem claro afirmando “somente pela sua graça imerecida é que nós fomos salvos”, que todos procurem conhecer a palavra de Deus no seu contexto correto de maneira a identificar possíveis enganos.
Sergio Souza.