Provérbios 12:15 - O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.
Estamos nós cristãos vivendo realmente dentro dos princípios de sabedoria que o Senhor disponibiliza aos que o seguem? Aqueles que assim fazem estarão guardando no coração os ensinamentos do Senhor, vão saber agir e se comportar conforme o Senhor nos tem orientado, e mesmo quando o Senhor nos repreender saberemos acatar reconhecendo a superioridade dEle sobre nós.
Mas aquele que age segundo a vontade do coração e da carne, acha que sabe de tudo e também que consegue controlar os próprios impulsos, na realidade não passa de uma pessoa insensata, pois o que prevalece na verdade é a sua carne, a sua arrogância e a soberba, e assim como palavra nos adverte que soberba precede a queda, assim se faz na vida, daqueles que se julgam superiores através da própria força.
Por isso devemos estar sempre atentos ao que Deus fala conosco, principalmente através da Sua Palavra, e sobre ela devemos ler e meditar, pois é na palavra que o Senhor nos dará respostas sobre vários assuntos de nossa vida.
A leitura da palavra e a sua consequente meditação leva-nos a momentos de oração, que passaremos conversar com o Senhor acima do texto que foi lido e meditado, quando o Senhor fala conosco na palavra, não tem confusão, não tem o homem carnal falando que o Senhor mandou falar aquilo; mas na verdade Deus não falou daquilo, é por isso que devemos tomar cuidado com as tais “profetadas” e ou profecias genéricas que são faladas por alguns na igreja e levam pessoas a acreditarem em algo que Deus não falou.
Ouvir o conselho do sábio é estar em sintonia com Deus, de maneira que o Espirito Santo nos mostrará se são palavras da carne ou do Espirito Santo, quanto mais nos aprofundamos no conhecimento da palavra, mais cheio do Espirito Deus seremos. Ou então a palavra não é Deus? e estaremos nós apenas nos enchendo de teoria?
Eu acredito que a Palavra é a representação viva do nosso Deus, que se fez presente entre nós na pessoa do Filho Jesus Cristo, e hoje continua entre na pessoa do Espirito Santo, um culto realmente edificante não aquele que é baseado apenas em “barulho” e palavras de autoajuda e sim aquele que as pessoas saiam com a palavra bem explicada e entendida de modo a fazer a diferença na vida de quem as ouve, e possam viver e praticar tudo aquilo que lhes foi ensinado.
Sergio Souza