Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


sábado, 29 de setembro de 2018

Jesus a Luz Que Resplandece nas Trevas

João 1:5 - E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

João inicia o capitulo nos levando a um tempo antes da própria criação da terra, e ressalta a presença de Cristo o Filho junto ao Pai.

Ali o Filho estava e de tudo participou, da criação do homem ao pecado de Adão, Jesus ali se fazia presente, pois Pai, Filho e Espirito Santo a trindade que se constituem em um único Deus.

Jesus é a própria luz para o homem, e por causa do pecado de Adão, o homem perde esta referência, pois esta luz que Jesus representa quando exposta ao homem pecador, mostra tudo aquilo que acontece e para alguns aparenta estar escondido devido a escuridão pela falta de Deus na vida desta pessoa.

Porém o mesmo Jesus que é esta luz que revela o pecado escondido, tem o poder através do Próprio sangue que foi derramado na cruz de limpar e purificar o nosso pecado.

O preço da acusação que estava sobre nós, Ele pagou nos comprando e nos livrando de uma eternidade no inferno.

Por isso é necessário que a palavra seja pregada por todos os cantos deste mundo, pois há muitos ainda vivendo na escuridão, estão debaixo de um julgo pesado e condenador, pessoas acabam se acostumando com o seu estilo de vida e muitos acreditam que a vida é assim mesmo, e que a tranquilidade somente virá com a morte.

Estão tremendamente enganados pois para aqueles que morrerem sem Cristo, não haverá segunda chance, apenas o juízo e a condenação eterna.

Jesus veio para nos dar vida, e vida em abundancia, Ele é luz para a nossa escuridão, Ele é a agua que sacia de forma definitiva a nossa sede, Ele é o pão que alimenta a nossa fé e que nos faz crer em continuar firmes e perseverantes que muito em breve viveremos em nova terra onde não haverá nem choro e nem dor, apenas louvor e adoração ao Senhor dos senhores, o Reis dos reis.

Cada um de nós somos soldados deste exército cujo general é Cristo, a batalha não é contra a carne mas contra as potestades espirituais que estão sobre este mundo, cabe a cada um nós levarmos esta luz que é Jesus, onde todo aquele que receber a Cristo como seu Senhor e Salvador, passará usufruir desta benção maior que nos acompanhará por toda eternidade.
Sergio Souza

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Nossa Liberdade em Cristo

1 Pedro 2:15-16 - Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens loucos, Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.

Pedro nos lembra que para aqueles que não receberam Jesus como Salvador, Cristo pode se torna uma pedra de tropeço, mas para aqueles o recebe como Senhor e Salvador, Jesus é pedra preciosa, passamos a ser a geração eleita e abençoada por Deus.

E quando passamos para esta condição de eleitos, nos transformamos em pessoas que tiveram sua vida regenerada pelo poder do Espirito Santo, acontece uma mudança em nosso comportamento, evitamos usar palavras que não sirvam para edificar a vida das demais pessoas, procuramos andar segundo o que a palavra de Deus nos ensina.

Este novo comportamento no mesmo tempo que agrada a Deus, faz com que o inimigo se sinta envergonhado pois ele tem como objetivo destruir qualquer tipo de conduta nossa que seja sadia, e não achando nada que possa nos acusar ele se enfurece.

Mas estamos debaixo da proteção do altíssimo, e toda força maligna que se levante contra nós será combatida pelo nosso Senhor, que vigia incessantemente pela nossa vida.

Em Cristo somos livres, e já justificados pelo sacrifício que Ele Jesus fez por nós, não estamos debaixo do julgo da antiga aliança que era a lei dada a Moises, estamos sim debaixo da Graça de Deus, não por merecimento nosso, e sim por amor incondicional do Pai, que nos ama mesmo nós não merecendo, e mesmo assim nos salva.

Devemos estar atentos a esta liberdade que o Senhor nos deu, de maneira que a falta de nosso controle nos exponha aos prazeres da nossa carne, que isto não venha a fazer perdermos o foco de nossa vida, que é servimos a Deus e ao Seu reino pois esta é vontade de Deus.

Ao sermos chamados por Deus, temos o privilégio e a liberdade de o aceitar, e quando o aceitamos recebemos gratuitamente do Senhor, uma liberdade que nenhum homem pode alcançar pelos meios naturais de conhecimento humano, pois em Cristo o Pai nos fez livres, e mesmo sendo servos temos este privilégio de sermos tratados como Seus filhos amados.
Sergio Souza.

sábado, 22 de setembro de 2018

Quem Voce Tem Ouvido

Provérbios 13:20 - Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido.

Revela a nós as diferenças de comportamentos entre pessoas, da mesma família, mesma cultura, mesmas condições financeiras e outros parâmetros.

E Deus através deste ensinamento vem nos mostrar como devemos nos portar perante estas situações.

Entre aquilo que podemos aprender, também nos ensina a sermos sábios, sabendo ouvir e aprender com os mais experientes e tementes a Deus.

Porem adverte aquele que sente suficiente a não querer aprender com aqueles que podem nos ensinar, e estes pagarão em preço alto pela sua soberba e arrogância.

Por isso também é importante quem elegemos para estar a nosso lado, nossas amizades, nosso círculo de pessoas que convivemos, estas poderão direta e também indiretamente nos influenciar tanto para o bem como para o mal.

Tenhamos uma vida com Deus, fortificada e edificada sobre a Palavra do Senhor, pois é esta que alimentará a nossa fé, nos tornará fortes espiritualmente para que possamos ter o discernimento do Senhor sobre situações e pessoas que convivemos.

Se andarmos debaixo da Palavra, andaremos na luz, e ela é Jesus o filho do Deus vivo, aquele mesmo que por amor, deu a Sua vida por nós mesmo ainda nós sendo pecadores e não merecedores, mas pela Graça fomos salvos.

Que sejamos sábios o suficiente para nunca deixarmos sermos levados pelos tolos que possuem como objetivo nos destruir e nos afastar da presença de Deus.
Sergio Souza

terça-feira, 18 de setembro de 2018

O Senhor Enxuga Nossas Lágrimas

Isaías 25:8 - Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor JEOVá as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o Senhor o disse.

O profeta exalta o caráter de Deus, onde mostra a fidelidade do Senhor nas Suas promessas para o homem.

Fala também da destruição da terra pecadora, e o juízo de Deus sobre as nações em pecado se faz presente.

O povo recebe através da profecia, uma mensagem de Deus que encoraja e consola os verdadeiros servos do Senhor.

É no Senhor que o povo encontra o seu refúgio, é nEle que podemos nos sentir seguros, Ele se faz um local de abrigo para nos proteger contra as tempestades que vem contra nós.

Deus é a certeza que temos que nenhuma lágrima ficará em nossos rostos, Ele é poderoso para enxuga-las, e todos aqueles que zombam do Senhor e do Seu povo, Ele fará juízo sobre eles.

A nossa alegria é a certeza do agir de Deus, mesmo que ainda os olhos da carne não possam ver, os olhos espirituais já veem a vitória que o Senhor nos beneficiou.

É nisto que confiamos, nosso Salvador é Cristo e nEle nos alegramos, pois através dEle nos reconciliamos com o Pai, nEle foi manifestado o amor de Deus para o homem.

Sintamos todos nós servos deste Deus, seguros do total controle que este Deus tem sobre este mundo e sobre a nossa vida.
Sergio Souza

sábado, 15 de setembro de 2018

Servir É o Exemplo Que Jesus nos Dá


Mateus 20:28 - Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Os acontecimentos relativos a esta passagem relata a ida de Jesus a Jerusalém depois de estar na Peréia, e podemos ver a ambição contida no pedido da mãe dos filhos de Zebedeu.

Esta vem a pedir a Jesus em nome dos seus dois filhos João e Tiago, e segundo alguns estudiosos Salomé mãe destes era irmã de Maria mãe de Jesus, e ela pede que os seus filhos ocupem lugares de honra no reino de Cristo.

Os demais discípulos ficaram indignados com este pedido, porem Jesus mostra que diferente daquilo que acontece entre nossos humanos, no reino do céu é diferente e o que prevalece não é a posição que você ocupa e sim o desejo de servir.

E o maior exemplo vem do próprio Jesus, que nos ensina através do Seu próprio ato na cruz, onde entregou-se a morte para que todo homem através deste ato de servir fosse resgatado por Deus.

Eis um grande ensinamento para todos nós, que muitas vezes estamos tão preocupados em demonstrar a nossa autoridade, o cargo que ocupamos, fazemos questão de expor aquilo que temos feito até parecendo que queremos receber a glória por isto.

Nossos cargos são apenas títulos e servem apenas para demonstrar para o que fomos chamados, nossos atos são para glorificar a Deus e nunca a nós mesmos, se fazemos, fazemos para Deus e ponto final, pois é Deus que nos recompensa e nos honra.

Que possamos ter o entendimento deste ato magnifico de Jesus que deu a Sua própria vida para que muitos fossem salvos, e não se preocupou com a Sua posição e Sua glória, pois o mais importante para Ele, era que muitos fossem salvos pelo Seu ato.
Sergio Souza


terça-feira, 11 de setembro de 2018

A Nossa Riqueza Está no Senhor


Provérbios 22:4 - O galardão da humildade, e o temor do Senhor, são riquezas, e honra e vida.

Muito ouvimos dizer entre os homens que o seu maior patrimônio é o seu nome, e que vale mais do que muitas riquezas materiais que podem ser desfeitas de um dia para o outro.

Podemos até dizer que isto faz sentido, pois a ambição pelas coisas materiais faz com que o homem cometa erros e fraudes, e o resultado será a perda e a destruição de tudo que conseguiu, e se este não deve ser o comportamento de um homem honesto, quanto mais para aquele que se declara temente a Deus.

Um homem cristão deve ter em Deus a sua maior riqueza, pois se ali estiver o seu tesouro, este estará bem guardado e nunca será destruído seja por qual for a situação.

Isto não quer dizer que não podemos ter riquezas materiais, o que não podemos é deixar que esta riqueza seja senhor de nossa vida, nos afaste da presença de Deus, nos faça soberbos, sem temor ao pecado, e vulneráveis a destruição.

Jesus é o nosso maior exemplo de humildade para nós, não hesitou em abrir mão da Sua posição de Filho de Deus, ou seja, Ele é o próprio Deus, e se ofereceu em sacrifício para beneficiar toda a humanidade.

Nossas riquezas materiais podem mascarar por algum momento as nossas necessidades, mas se investirmos no enriquecimento da nossa vida espiritual, este será eterno, e como recompensa o nosso Deus nos dará uma vida eterna junto a Ele no céu.
Sergio Souza

sábado, 8 de setembro de 2018

Jesus a Nossa Ressurreição


João 11:25-26 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Ao estudarmos desde o início deste capitulo, podemos ver um momento de dor que passa a família de Maria e Marta, as mesmas da passagem que Maria ungiu e enxugou os pés de Jesus com seus cabelos, pois Lazaro seu irmão estava enfermo e prestes a morrer.

Elas enviam um aviso a Jesus pedindo a presença dEle, mas Este com toda a tranquilidade tinha a certeza que esta situação não seria para morte, e sim para que o poder de Deus fosse ali manifestado e glorificado.

E assim Jesus ainda permaneceu no local onde estava antes de ir ao encontro daquela família, e mesmo que os seus discípulos o alertasse dos perigos que eles estariam correndo indo para a Judeia pois muitos tentaram o apedrejar quando ali esteve e com certeza tentariam novamente.

Jesus tinha com Ele a presença do Pai, e sabia o momento certo de agir, mesmo que naquele momento Lazaro já estava morto e dependia dEle para voltar a viver.

Quando Jesus chegou Lazaro já estava morto a quatro dias, e ao saber que Ele se aproximava, Marta foi ao Seu encontro, e lhe disse que se o Senhor estivesse ali antes o seu irmão não teria morrido, e completou dizendo ainda tudo que Jesus pedisse ao Pai, Ele o concederia.

Eu Sou a própria ressurreição e a vida, estas foram as palavras de Jesus, mesmo assim Marta ainda não havia entendido pois pensava na ressurreição do “último dia”, e Jesus ressalta que aqueles que creem nEle ainda que mortos viverão, e aqueles que vivem e mantem a sua fé nEle nunca morrerão.

Antes de voltar e encontrar Maria, Marta declara a Jesus que Ele era o Cristo o filho de Deus que havia de vir ao mundo.

Agora quem foi ao encontro de Jesus foi Maria e ao encontra-lo e demonstrando uma atitude de submissão ao mestre, ela se lança aos pés dEle e chorando diz ao Senhor que se Ele estivesse ali antes Lazaro não teria morrido e Jesus também chora ao ver esta cena.

Jesus manda que a pedra que tampava a sepultura fosse retirada, deu graças ao Pai, e fez isto para reafirmar perante todos que Ele era enviado por Deus Pai, e na sequencia disse Lazaro saia para fora, e Lazaro assim fez.

Este é o Jesus que nós cremos, o Filho de Deus que tem todo o poder, e quando reconhecemos o Seu senhorio sobre nossa vida, nos entregamos em ato de total submissão assim como Maria fez, declarando não somente com palavras, mas também com nossa atitude.

Jesus é a própria ressurreição para todo aquele que verdadeiramente crer e o confessar como seu Senhor e Salvador.
Sergio Souza

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Cristo a Prova do Amor de Deus Para Com o Homem


Romanos 5:8 - Mas, Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Este versículo ressalta o tamanho do amor de Deus para com o homem, mesmo nós não sendo merecedores, Deus não abriu mão de restabelecer a comunhão do homem com Ele, que foi perdida com o pecado de Adão.

Cristo não se prendeu ao fato de ainda sermos pecadores, para tentar se justificar ao Pai, a não participar do sacrifício da cruz, muito pelo contrário Ele se deu inteiro, abriu mão de toda Sua majestade e poder que estava com Ele.

Ele sabia que não havia entre os homens da terra ninguém que pudesse fazer o que a Ele o Pai tinha solicitado, e mesmo nós ainda sendo pecadores, numa demonstração de  verdadeiro amor característico de Deus, Ele aceitou a Sua missão.

Se fez homem entre nós, e diferente dos demais era puro e santo, e sobre Ele não havia nenhuma acusação, dependíamos dEle para pudéssemos ser justificados pelo Seu sacrifício morreu na cruz, limpou e purificou o pecado de toda humanidade.

Após concluir a missão a qual a Ele havia sido designada, ressuscitou e voltou a ocupar o Seu trono junto ao Pai, e a nós enviou o Espirito Santo que estará conosco até o dia em que o próprio Cristo voltará para buscar a Sua igreja aqui na terra.

E quem é a igreja de Cristo que irá subir com Jesus? Todo aquele que confessar que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o próprio Deus, Senhor e Salvador da sua vida, estes então receberão o Espirito Santo, serão convencidos do seu pecado, nascerão de novo, passarão ter pensamentos e comportamentos cristãos, dignos daqueles que vão povoar o céu.
Sergio Souza

sábado, 1 de setembro de 2018

O Resultado do Pecado é a Morte


Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

O apostolo ao escrever para a comunidade romana, lembra do resultado que se tem quando levamos uma vida pecando.

Porém uma vez que confessamos a Cristo como Senhor e Salvador de nossa vida, declaramos que morremos para o pecado, pois com Cristo fomos ressuscitados para uma nova vida.


Deus pela Sua graça concedeu ao homem a vida eterna, sem que este tenha que pagar nada por ela.

Mas se o homem insiste em levar uma vida no pecado achando que nada irá acontecer com ele, está muito enganado pois a palavra nos adverte que se assim continuarmos a procedermos, para Deus morreremos e estaremos sem a presença dEle em nossa vida por toda a eternidade que passaremos no inferno.

E Deus não se agrada com isto, se não fosse assim não teria dado o próprio Filho para sofrer como um homem morrendo na cruz e se fazendo sacrifício vivo pela purificação do nosso pecado.

A natureza carnal do homem sempre o estará estimulando a pecar, mas temos a nossa fé em Cristo, e se pedirmos a Ele que nos ajude, Este estará sempre disposto a ajudar aquele que realmente tiver em seu coração o desejo de sair do pecado.

Precisamos exercitamos a nossa obediência a Deus, aproximando-se cada vez mais do Senhor, procurando evitar tudo aquilo que possa contaminar a nossa vida com Deus, a melhor maneira de fazermos isto, é dedicando–se cada vez mais a estar na presença do Senhor.

E isto podemos conseguir quando temos uma vida disciplinada em ler, estudar, meditar e orar, assim Deus reforça a nossa fé, e dificulta que possamos nos perder no caminho, onde podemos nos afastar da benção que Jesus Cristo nos proporcionou.
Sergio Souza