Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


sexta-feira, 29 de março de 2019

Verdadeiros Cristãos

1 João 3:18-19 - Filhinhos, deixemos de dizer apenas que amamos as pessoas; vamos amá-las realmente e mostrar isso pelas nossas ações. Então saberemos com toda a certeza pelas nossas ações que estamos do lado de Deus, e a nossa consciência estará limpa.

João está nos alertando sobre o nosso comportamento de apenas ouvirmos o evangelho, mas não o colocar em pratica em nossa vida.

E isto não quer dizer que devemos fazer apenas como uma aparência para que as demais pessoas possam enxergar algum tipo de santidade em nossa vida.

Mas se somos verdadeiramente renascidos em Cristo e temos o Espirito Santo de Deus habitando em nós, os atos de amor serão por consequência, fazendo parte do nosso comportamento cristão.

Cristo é o verbo que se fez carne, ou seja, Cristo é a palavra e dela devemos nos encher diariamente meditando sobre ela e orando.

Assim seremos cada vez mais alimentados e cheios da graça de Deus, e seremos espelho que irá refletir o amor de Cristo através da nossa vida.

Nossas ações de maneira alguma serão o motivo de termos sidos alcançados pela salvação, e sim um sinal que fomos alcançados pelo ato de Jesus na cruz, é pela graça que é um favor o qual não merecemos que nós fomos salvos.

Que ninguém se glorie por aquilo que estiver fazendo, e sim direcione qualquer que seja a honra e gloria a Jesus Cristo autor e consumador da nossa salvação.

Somos guerreiros convocados pelo nosso general que é Cristo, e a nossa missão é levar por todo o mundo o evangelho da salvação.

Que a paz e o amor de Cristo estejam presentes e visíveis em nossa vida.
Sergio Souza

quinta-feira, 28 de março de 2019

Jesus É A Nossa Justiça

Provérbios 20:22 - Nunca diga: “Eu o farei pagar pelo mal que me fez! ” Confie no SENHOR, e ele fará justiça a você.

Deus nos ensina que não devemos alimentar a ira da nossa carne, pois esta atitude certamente trará danos muitas vezes irreparáveis tanto para nós quanto a outra parte.

O homem tem a característica de sempre querer resolver todos os assuntos com as próprias mãos e isto não está de acordo com os ensinamentos deixados por Jesus.

Devemos lembrar que fomos renascidos em Cristo e o Espirito Santo de Deus passou a habitar em nosso corpo e assim ocupa a nossa mente e o nosso coração.

É claro que falando tudo parece ser fácil, mas é quando somos provados que realmente veremos se teremos este controle.

Nesta hora que devemos agir com toda a sabedoria, e ela consiste em ouvir e colocar em pratica vários ensinamentos a nós passados pelos provérbios, e podemos assim destacar o que foi lido no início deste texto.

Também nas cartas do novo testamento podemos vermos Paulo passando por tantas situações, mas confiando na justiça de Deus.

Não devemos agir de cabeça quente, pois simples palavras mal colocadas irão causar feridas que nunca irão cicatrizar.

Muitas pessoas quando estão iradas começam uma contagem de 1 a 10 até que passe o momento da raiva, mas o cristão é contar (falar) para Deus e nEle confiar e descansar.

As contendas irão cessar quando uma das partes parar de alimenta-las, e isto não será um gesto de fraqueza, e sim de sabedoria de alguém que confia em Deus, e se realmente estiver com a razão, o Senhor fará a justiça.

Que possamos nos encher com o amor que Cristo nos ensinou, pois somente Ele terá o poder de combater toda raiz de ira, rancor e amargura que existir em nosso coração.

E que possamos viver e refletir ao mundo a paz do nosso Senhor Jesus Cristo.
Sergio Souza

quarta-feira, 27 de março de 2019

Grandes São os Feitos do Senhor

1 Crônicas 16:8. “Deem graças ao SENHOR e façam oração a ele”, contem aos povos do mundo a respeito das grandes obras de Deus.

Louvar ao Senhor com hinos de ações de graças pelos os Seus feitos este foi o pedido de Davi a Asafe e sua família.

Devemos invocar o nome do Senhor, dando a Ele toda a honra e todo merecimento por tudo que Deus representa para nós.

O agir de Deus se faz presente entre os povos e nações, muitos até não sabem e não reconhecem o agir do Senhor.

Assim devemos como mensageiros de Deus, falar de tudo que o Senhor tem feito, e como Ele está presente em todo o universo e nada existiria sem que Ele determinasse.

Esta é função de uma igreja viva, é executar este chamado de Deus, louvando e contando ao mundo o quando o nosso Deus é grande.

É o Senhor que nos capacita mesmo na dificuldade à adora-lo, exalta-lo e o louvarmos com o melhor que possamos ter.

É uma força sobrenatural que nos faz agir mesmo que possamos achar que não somos capacitados.

Assim Deus não faz convictos que mesmo que hoje possa estar difícil, amanhã irá melhorar, e se hoje já está bom amanhã será melhor ainda.

Deus através do Seu Filho Jesus Cristo, manifestou o Seu amor para conosco, e hoje saímos da condição de condenados para alcançados pela graça da salvação.
Sergio Souza

terça-feira, 26 de março de 2019

Nossa Confiança Está em Cristo

1 Samuel 2:2- “Ninguém é tão santo quanto o SENHOR! Não há outro Deus, além do SENHOR, nem há Rocha alguma como o nosso Deus. 

A alegria de Ana se faz presente na confiança que ela naquele momento depositava no Senhor, e mesmo que estivesse passando por uma fase tão difícil, ela sabia em quem ela estava crendo.

Nos ensina a reconhecermos a grandeza do nosso Deus, a Sua força e o Seu poder, não há nada que possa acontecer que não esteja sob o Seu controle.

É o Senhor que governa com mãos fortes, guardando e protegendo o Seu povo, que nEle confia depositando todas as suas esperanças.

Ela compara o Senhor com uma verdadeira Rocha a qual ela edificou a sua fé, e sobre esta Rocha a sua fé se torna inabalável.

E esta Rocha é Jesus Cristo, e sobre ela também nós devemos edificar a nossa fé, este mesmo Jesus que nos amou antes mesmo que nós pudéssemos o amar.

Carregou sobre si o nosso pecado, e pagou com o Seu precioso sangue a dívida que estava sobre nós.

Da mesma forma que Ana diante da situação que à apresentava como estéril, impedindo-a de dar um filho ao seu marido, e humilhada por Penina a outra esposa do seu marido, se manteve firme e confiante do Deus que ele servia.

Não desanimou e não cansou, e sim orou de todo o seu coração, e a sua oração foi ouvida pelo Senhor que no tempo certo atendeu-a.

Aquilo que parecia impossível, Deus agiu ao favor dela, e ela engravidou e teve a sua oração atendida pelo Senhor, e seu filho se tornou um grande profeta de Deus.

Deus ouve as nossas orações, mas haverá situações em que a decisão de Deus será diferente daquilo que esperamos.

E quando isto acontece a nossa carne se manifesta e começamos a ter pensamentos que tudo parece não dar certo, nos faz acharmos que estamos sozinhos, mas o nosso Deus não nos abandona, e através do Espirito Santo nos enche de fé perseverança e esperança.

Deus sabe todas as coisas, é soberano e sempre fará o melhor para nós, mesmo que não seja aquilo possamos estar esperando.

Ele conhece o passado, o presente e o futuro, e sabe que muitas coisas que esperamos até podem parecer boas para nós, porem no futuro esta poderá se transformar em algo que venha a nos afastar da presença dEle.

Que estejamos verdadeiramente em Cristo para descansarmos nEle, aguardando o tempo certo e a decisão que Ele tomar.

Nunca devemos esquecer, que fazendo ou não Ele continua sendo Deus.

Pois devemos servir a Ele não por aquilo que ele possa fazer, mas por aquilo que Ele é.
Sergio Souza

segunda-feira, 25 de março de 2019

Revestidos Pelo Poder de Cristo

2 Timóteo 1:7 - Pois o Espírito que Deus nos deu não é de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

Paulo ao escrever ao seu filho na fé Timóteo ressalta o dom espiritual que ele receberá de Deus através da imposição das mãos do apostolo.

Procurava incentiva-lo a continuar na sua fidelidade a Cristo, pois o Espirito de Deus estava sobre a vida dele e o conduziria em seu chamado.

Ao sermos revestidos pelo poder do Espirito Santo, as fraquezas da nossa carne que nos leva ao medo, são sufocadas pelo agir e pela força que representa o Deus vivo e presente em nossa vida.

Se antes éramos escravos do medo, hoje em Cristo estamos libertos, com poder para proclamar o evangelho da salvação que Jesus nos deixou.

Nos dias de hoje não temos limites para o agir da pregação deste evangelho, através dos meios de comunicações atuais, a mensagem da cruz pode ser levada a lugares que nem podemos imaginar, e talvez a presença física poderia até ser difícil como é o caso de alguns países.

Existem muitas vidas para serem alcançadas pela salvação, pessoas que ainda não conhecem o verdadeiro Jesus que é vivo e salva.

Precisamos deixar o Espirito Santo de Deus nos dirigir em nosso chamado, de maneira que aquilo estivermos fazendo para a obra, esteja realmente debaixo da palavra de Deus.

Muitas situações poderão aparecer para tentar nos desencorajar, mas se estivermos verdadeiramente com Cristo, o agir dEle nos encherá de força e coragem para prosseguir.

O importante é que o evangelho seja pregado por todo o mundo, e todo aquele que em Cristo crer será salvo.

E assim como Paulo, Timóteo e outros tantos, nós também fomos chamados ao evangelho, sendo revestidos pelo poder do Espirito Santo, sigamos corajosos em nossa missão.

Que vidas sejam alcançadas pela salvação, a qual fomos beneficiados através do sacrifício de Cristo na cruz.
Sergio Souza

domingo, 24 de março de 2019

(Vídeo) Pregação - O Sofrimento de Cristo - Isaías 53:3-5

Pregação - O Sofrimento de Cristo - Isaías 53:3-5- Pastor Sergio Souza - Culto do dia 24/03/2019 (Manhã) - ministração na  Amor e Vida Church - Santos SP.

sábado, 23 de março de 2019

A Proteção Que Vem do Alto

Salmos 33:18 - Mas os olhos do SENHOR vigiam e protegem os que lhe obedecem e dependem completamente do seu grande amor.


Este salmo que a bíblia não identifica o seu autor, tem em seu contexto o chamado para que o povo louve a Deus pelo Seu cuidado, o carinho e o excesso de atenção do criador para conosco.

Temos um belo exemplo da misericórdia do Senhor, pois o mesmo nos livra de tantas situações das quais merecemos, porém por amor o Senhor nos livra e nos protege.

Através de Cristo o Filho amado do altíssimo o amor do Pai, se torna visível na vida do homem, e aquele que o reconhece encontra graça e misericórdia.

E isto nos leva a certeza de podermos depositarmos a nossa confiança no Senhor, pois Ele próprio nos afirma que o Seus olhos vigiam e nos protegem.

Não é palavra do homem que levado pelo seu caráter pode até mentir, mas é palavra de Deus que não mente e não tem parte com o erro e o pecado.

Deus tem o total domínio sobre as coisas que acontecem neste mundo e por mais que alguém possa questionar, Ele é soberano e suficiente para nos guardar.

A homens que colocam sua confiança e esperança em outros homens, porém as chances de se decepcionarem são grandes, e mesmo quanto estes homens cumprem as suas promessas e objetivos, temos a certeza que ali está a mão de Deus.

Assim como o Senhor não tira o Seus olhos de nós e os Seus ouvidos estão sempre a ouvir as nossas orações.

Que isto sirva de exemplo para nós, que os nossos olhos não se desviem do Senhor, e possamos prestar atenção naquilo que o Senhor está falando conosco.

Em Cristo podemos ver e ouvir tudo isto, pois Ele é o caminho, o único que nos levará ao Reino do Céu.
Sergio Souza

sexta-feira, 15 de março de 2019

O Verdadeiro Amor

1 João 4:10- Nisto sabemos o que é o verdadeiro amor: Não é o nosso amor por Deus, mas sim o seu amor por nós, quando nos enviou o seu Filho para acalmar a ira de Deus contra os nossos pecados.

Deus não dependeu de algum sentimento nosso, para que Ele nos amasse, não sendo nós que o escolhemos, mas Ele nos escolheu primeiro.

O Senhor mostra a Sua superioridade a nós neste ato, de maneira que o próprio homem não venha querer se gloriar por qualquer ato próprio.

O Pai não precisava nos provar nada, mas mesmo assim deu o próprio Filho para sofrer e morrer de maneira que pudéssemos ser purificados e salvos.

Isto é a maior demonstração do verdadeiro amor que o homem nunca conseguirá retribuir, pois é amor de Deus, característica exclusiva dEle, é o amor Ágape.

Com o sacrifício de Cristo na cruz, fomos poupados da condenação, e agraciados com o amor descrito acima.

Cristo nos amou mesmo que ainda não o amassemos, o Seu sangue nos justificou, e reconciliou-nos com o Pai.

Deus não espera de nós nenhum tipo de sacrifício, pois este ato já foi feito na cruz por Jesus, e foi único e suficiente, Ele apenas espera de nós obediência.

Obedecer aos ensinamentos nos faz estarmos em sintonia com o Senhor, de maneira que o nosso prazer está em uma vida pautada nas coisas do Senhor.

E assim vivemos nos alimentando constantemente da Sua Palavra, orando e meditando nela, de maneira que mesmo em provações estejamos com os nossos corações alegres e confiantes que o Senhor sempre fará o melhor por nós.
Sergio Souza.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Em Cristo Fomos Libertos

Romanos 8:1-2 - Portanto, agora já não há nenhuma condenação para aqueles que pertencem a Cristo Jesus. Portanto o poder do Espírito doador da vida — e eu recebo este poder por meio de Cristo Jesus — livrou-me da lei do pecado e da morte. 

Paulo começa falando que em Cristo não estamos mais sujeitos a condenação da Lei (antiga aliança), pois agora fomos capacitados pelo Espirito a viver para Cristo. 

Também nos lembra que nenhuma condenação há para aqueles que agora vivem para Cristo nosso Senhor. 

Se antes estávamos condenados pois o cumprimento da lei de Moises era algo praticamente impossível ao homem, porém hoje fomos alcançados pela salvação que Jesus nos proporciona. 

Desde que Adão pecou, o Pai já tinha um plano de salvação para homem, e este plano para nós se concretizou em Cristo. 

Se pertencemos agora a Cristo, Ele já pagou o preço da dívida que estava sobre nós, e agora andamos segundo o Espirito, e Este nos guarda dos nossos desejos da carne. 

Andar e viver nos Espirito, nos faz livres, pois fomos libertos pelo próprio Filho de Deus, Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. 

O verdadeiro cristão que experimentou esta nova vida liberto do pecado, sente prazer em ser servo do Altíssimo, pois Este por amor a nós não poupou o próprio Filho de morte na cruz. 

E assim em Cristo cumpre-se a profecia sobre aquEle que viria para tirar o pecado que estava sobre nós, nos agraciou com a Sua paz, com a salvação e a eternidade no céu. 
Sergio Souza

segunda-feira, 11 de março de 2019

Confesse e Abandone o Pecado

1 João 1:8-9 - Se dissermos que não temos pecado, só estamos nos enganando a nós mesmos e recusando aceitar a verdade. Mas, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos limpar de toda maldade.


O contexto nos mostra que aquele que anda no caminho de Jesus, não está livre de pecar, porém se realmente andamos com Ele, o Seu sangue nos purifica do pecado. 

Jesus está sempre pronto para perdoar aquele que confessa e se arrepende do pecado cometido. 

Todo homem está sujeito ao pecado, a nossa própria natureza humana nos induz a isto, e aquele que alega não pecar, já esta pecando pois esta mentindo. 

A palavra do Senhor nos ensina a confessarmos o nosso pecado, pois Ele próprio nos garante o perdão. 

Quando não reconhecemos o nosso erro, isto se torna como uma barreira que nos impede de estarmos na presença de Deus. 

O pecado nos afasta das bênçãos do Senhor, e se nos mantermos assim nunca prosperaremos, tanto nas coisas materiais como espirituais. 

Mas a misericórdia de Deus alcança a todo aquele que em seu coração demonstra a Deus a verdadeira intenção do arrependimento pelo ato cometido. 

Quando estamos em comunhão com Deus, e porventura virmos a cometermos o pecado, seremos imediatamente incomodados pelo Espirito Santo pelo ato cometido. 

Enquanto não nos arrependemos do erro, ficamos agoniados e sem paz, pois o Espirito de Deus não compactua com o pecado. 

Jesus não sente prazer quando estamos no erro, mas se alegra quando confessamos e abandonamos as práticas que nos afastam da presença dEle. 
Sergio Souza

sexta-feira, 8 de março de 2019

Jesus Virá Estejamos Preparados

1 Tessalonicenses 5:1-2. Quando é que tudo isso vai acontecer? Eu não preciso realmente dizer nada a esse respeito, irmãos, porque vocês sabem muito bem que o dia do Senhor virá inesperadamente, como um ladrão de noite.


Paulo nos alerta a estarmos sempre prontos para o dia que o Senhor virá buscar aqueles que são Seus.

Todos aqueles que estão em Cristo, devem estar atentos e vigilantes, pois a hora nenhum homem pode prever.

Jesus compara a uma situação do pai de família que se soubesse a hora que o ladrão viria, este não deixaria a sua casa sem a devida segurança.

Devemos estar prontos para qualquer que seja o momento, muitos irão se levantar prevendo uma data e estes não passam de falsos profetas.

O dia e hora somente o Pai e o Filho sabem, a ansiedade do homem faz com que ele fique criando expectativas e iludindo aqueles que não querem conhecer afundo a palavra de Deus.

Pois se a lesse o Espírito Santo daria o entendimento necessário, e não seriam enganados não só pelos falsos profetas, mas também pelo homem que insiste em explicar Deus.

Devemos pregar o evangelho do Senhor, o processo de conversão que faz é o Espirito Santo, a nossa função é falar de Cristo e não colocar medo nas pessoas.

O poder do evangelho dará frutos na vida daquelas pessoas que o permitirem a sua entrada, e quando o Espirito Santo de Deus entra em nossa vida tudo começa a mudar.

Somos convencidos do pecado, e o nosso comportamento antigo já não mais nos agrada, o temor (respeito) a Deus fala mais alto em nossa vida.

Toda renuncia em nossa vida não é pelo medo de passar a eternidade no inferno, e sim pela certeza da eternidade no céu.

Por isso devemos estar sempre em comunhão com o Senhor, nos alimentando da palavra e pedindo ao Senhor que nos de o entendimento.

A oração e a palavra serão o nosso alimento, e assim Deus fortalece a nossa fé e continuaremos no caminho da salvação.

Que através de nossa vida o evangelho continue a ser propagado e mais vidas se convertam a Jesus o Salvador.
Sergio Souza.

quarta-feira, 6 de março de 2019

Nossa Justificação Somente em Jesus Cristo

Romanos 10:10 - Porque é crendo de coração que um homem se torna reto para com Deus; e com a boca é que se confessa a sua salvação.

O povo judeu ainda cria que a sua justificação estava no cumprimento da lei, e Paulo desejava ser o instrumento de Deus para mudar este pensamento daquele povo.

O apostolo assume a missão de levar não somente para o povo judeu, mas também a todos os gentios (todo aquele que não era judeu), que a justificação somente seria alcançada pela fé em Jesus Cristo o Filho de Deus.

Mudar o pensamento daquele povo não era tarefa fácil, pois existia toda uma religiosidade que os acompanhavam a séculos.

E ele queria colocar em pratica aquilo que lhe foi atribuído pela sua experiência com o próprio Jesus Cristo, quando ele estava a caminho de Damasco.

Executar a tarefa de pregar o evangelho não só aos judeus, mas também aos demais povos, seria o seu maior desafio, porém ele sabia que aquEle que estava com ele era maior do que qualquer obstáculo, era o Espirito Santos de Deus.

Paulo era um alto conhecedor e cumpridor da lei de Moises, mas todo o seu conhecimento foi transformado pelo poder do Espirito Santo que passou a lhe dirigir em seus atos.

Se antes ele achava que a salvação dependia do cumprimento da lei, algo que era impossível humanamente falando, a partir de Cristo passou a ter o entendimento que se cresse que Jesus Cristo era o filho de Deus, e o confessasse como Senhor e Salvador, seria justificado pelo ato de Cristo na cruz e salvo.

Em Cristo somos todos transformados, experimentamos o novo nascimento, as coisas velhas que praticávamos já não mais nos agradam, Jesus nos fez novo, e passamos de criaturas para filhos amados de Deus.

E como cristãos queremos proclamar ao mundo aquilo que Jesus fez em nossa vida, onde havia trevas Ele trouxe a luz, onde havia a dor e o sofrimento Ele trouxe o refrigério, onde existia a condenação Jesus Cristo trouxe a salvação e por ela fomos alcançados.
Sergio Souza

segunda-feira, 4 de março de 2019

Deus Faz o Impossível Pelo o Seu Povo

Jeremias 32:17. Ah, Soberano SENHOR! O Senhor criou a terra e os céus com o seu grande poder e com o seu braço estendido; para o Senhor, nada é impossível!

Num momento em que se aproximava o juízo que Deus permitiria sobre aquele povo, o profeta faz a aquisição de terras naquele lugar em obediência a ordem do Senhor.

Jeremias reconhece a grandeza e soberania de Deus, e mesmo que naquele momento não entendia o porquê o Senhor lhe ordenara a comprar terras em território que em breve seria ocupado pelo exército babilônico.

O profeta nos ensina obediência cumprindo a determinação de Deus e pede ao Senhor que lhe mostre os motivos desta atitude.

E Deus responde ao profeta dizendo que aquela geração corrompida pelo pecado deveria ser entregue aos babilônicos.

Mas no futuro os remanescentes deste povo teriam uma terra para voltar e seriam abençoados com muita prosperidade, assim é o nosso Deus.

O mesmo Deus que fez a terra, o homem e os animais, é dono do ouro e da prata, e com este mesmo poder Ele guarda e corrige o povo que Ele ama.

Quantas vezes não entendemos o que Ele está mandando nós fazermos, porém devemos estar íntimos com Deus para que reconheçamos que é Ele que está falando.

Ao ouvir a Deus e colocar em pratica as Suas ordens, estaremos assim como o profeta demonstrando na pratica a nossa obediência ao Senhor.

Mesmo que alguns fatos de nosso futuro ainda não tenhamos o conhecimento, sabemos perfeitamente que faz parte do nosso futuro uma vida eterna no céu.

E assim podemos crer e confiar colocando em prática as ordens do Pai, sabendo que tudo que for feito será para o nosso próprio bem.

Nunca devemos esquecer que temos o Filho que não se cansa de interceder por nós a todo momento perante ao Pai, é Jesus Cristo o nosso Senhor e Salvador.
Sergio Souza.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Deus a Nossa Fonte de Sabedoria

Provérbios 2:6 - Pois é o SENHOR quem dá a sabedoria; de sua boca vêm a compreensão e o discernimento.

O homem que vive longe do Senhor está constantemente lutando consigo mesmo, pois acredita que com a sua própria força obterá sabedoria para vencer na vida.

Já podemos ver que esta atitude já demonstra falta de sabedoria, consequente da falta de conhecimento, que o faz acreditar na própria força.

Porém aquele que reconhece a sua submissão ao Senhor, este tem a garantia que o criador lhe suprirá em suas necessidades.

Deus é a nossa única fonte de sabedoria, assim Salomão teve a oportunidade de pedir ao Senhor bens materiais, e preferiu pedir ao Senhor sabedoria, devemos também agir desta maneira.

A sabedoria que vem de Deus é completa, enriquecendo o nosso conhecimento e nos ensinando o ato de compreender e tomar as atitudes corretas de acordo com aquilo que o Senhor nos ensina.

O nosso Deus está lá do seu trono pacientemente aguardando o nosso pedido, o Senhor sente prazer em nos ajudar, pois fomos criados por Ele, e o Seu desejo é que possamos estarmos debaixo da Sua palavra.
Sergio Souza