Lucas 8:11-12 - Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;
Jesus em muitas vezes usava o método de parábolas para falar aos discípulos e também para outras pessoas que estavam a ouvi-lo, porém muitos não a entendiam inclusive os próprios discípulos, mas a estes, Jesus revelava o seu significado.
Para entendermos melhor, Deus é o semeador, a Sua palavra a semente, e nós somos o solo, e aí entra as variedades de solos em que são lançadas as sementes.
O ideal seria que todos fossemos como uma terra boa em que a semente sendo lançada venha a produzir bons frutos, ou seja ao recebermos e entendermos a palavra, esta transformaria a nossa vida e também o nosso comportamento, e por consequências os nossos atos serão para o enriquecimento do Reino de Deus e não o nosso.
Assim a palavra é lançada a todos de forma indistinta porém, muitas das sementes acabam não sendo recebidas, pois muitas pessoas estão com seus corações duros e fechados.
Em outras situações em que o solo é comparado a pedra, as pessoas recebem a palavra com alegria, porém esta não cria raízes neste solo e com o passar do tempo desaparecem, e assim podemos ver quantas pessoas que chegam na igreja, porém não conseguem ficar.
Há também aquelas sementes que cai entre os espinhos, e também não criam raízes, muitas pessoas até chegam a serem abençoadas, mais depois das bênçãos e deleites da vida, acabam sufocadas pelo desejo de voltar a vida carnal e acabam se desviando.
Aqui apenas tratei de uma forma bem resumida esta passagem, o assunto daria páginas e páginas de explicação em que muitos não iriam ler ou ouvir, pois neste mundo de hoje as pessoas vivem muito agitadas e querem tudo de forma rápida.
Porém com Deus o tempo é o dEle e precisamos aprender a respeitar este tempo, e assim entenderemos que é preciso estabelecer um laço de confiança com Deus, para que tudo a ser realizado seja debaixo da orientação dEle.
Devemos lembrar para aqueles que verdadeiramente nasceram de novo, que o pecado já não lhe traz mais satisfação, não existindo nenhuma comunhão entre o bem e o mal, ou entre a luz e as trevas.
E assim se faz necessário cuidados diários para que, com o passar do tempo nosso bom solo não se transforme em um solo ruim.
Assim como um agricultor que constantemente aduba a sua terra, devemos diariamente tratar o nosso solo, com a leitura da palavra, a medição e a oração.
Estes bons hábitos mantem a nossa intimidade com Deus, e assim prosseguiremos em cumprir a vontade do nosso Senhor sobre a nossa vida, e o nosso solo continuará sendo fértil e a palavra de Deus que é o próprio Jesus dará frutos que se multiplicarão em nossa vida a favor do Reino de Deus.
Sergio Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário