2 Reis 5:14 - Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
A história de Naamã é um dos textos mais pregados na igreja, e sempre é muito bom ouvir sobre esta passagem, pois nos traz situações de fé, perseverança, obediência e renúncia.
Naamã era comandante do exército do rei da Síria, muito respeitado e de grande habilidade em sua função, porém ele sofria de Lepra, uma doença que naquela época não havia cura, e segundo a lei de Moises a pessoa leprosa era considerada imunda.
O texto também nos mostra a história de uma menina hebreia que havia sido levada da sua terra pelo exército do rei da Síria, e esta acabou como empregada da esposa de Naamã.
E mesmo passando por esta situação está menina não perdeu a fé e a perseverança no Deus do seu povo, e Deus usou esta menina para falar a sua senhora, que na terra de Samaria havia um profeta de Deus que poderia curar o seu marido da lepra.
E mesmo passando por esta situação está menina não perdeu a fé e a perseverança no Deus do seu povo, e Deus usou esta menina para falar a sua senhora, que na terra de Samaria havia um profeta de Deus que poderia curar o seu marido da lepra.
E Naamã querendo ser curado recebe do seu rei uma carta endereçada ao rei de Israel pedindo que ele seja curado, porém este fato não foi bem visto pelo rei de Israel que levou isto como uma possibilidade do exercito da Síria viesse novamente contra Israel.
A notícia chega até o profeta Eliseu, e ele pede que Naamã seja levado até a presença dele.
O comandante Naamã esperava ser recebido pelo próprio profeta, pois ocupava um cargo de muito respeito, porém o profeta não o recebe pessoalmente e manda através de um mensageiro um recado dizendo para ele mergulhar sete vezes no rio Jordão.
Naamã fica indignado com este comportamento, pois acreditava que o profeta deveria recebe-lo pessoalmente e determinando a sua cura imediatamente.
Além de não acontecer conforme ele imaginava, Naamã não aceitava mergulhar no rio Jordão que o via como um rio sujo, e acreditava que se a cura fosse por mergulhar em um rio, preferiria mergulhar nos rios Albana ou Farpar em Damasco.
Porém depois de muita insistência dos seus servos, Naamã é convencido a fazer o que o profeta havia determinado, e naquele rio mergulhou sete vezes, e ao final ele ficou curado e a sua pele ficou limpa como a de um bebê.
A atitude de Naamã nos mostra como muitas vezes precisamos vencer o nosso ego e a nossa soberba, que nos faz arrogantes e nos distancia das bênçãos de Deus.
A cura não estava na quantidade de vezes que ele deveria mergulhar ou mesmo o porquê ser naquele rio, o Deus conhecedor do nosso coração sabia que esta seria a quantidade de vezes que faria com que Naamã renunciasse o seu “eu” e despisse de todo sentimento de arrogância e soberba que estava em seu coração.
Deus tem esperado tão pouco de nós, e o nosso orgulho tem sido como uma barreira que precisa ser derrubada, precisamos nos entregar verdadeiramente ao Senhor, para que exista de fato uma conversão, e possamos nascer de novo do espirito.
Naamã saiu dali não só curado, mas também com a certeza que em toda a terra havia somente um Deus, o Deus do povo de Israel.
Sejamos nós uma geração de cristãos fortes, não guiados pelos próprios desejos, mas conduzidos pela ação do Espirito Santo de Deus em nossa vida.
Sergio Souza
Muitas vezes DEUS usa um Servo pra levar a Palavra'ensinar os Caminhos do SENHOR,Mas muitos não querem renunciar as coisas do Mundo,querem a Benção,mas não estão dispostos a está na presença de DEUS.Vamos Orar pra qdo SENHOR volta,estas pessoas não fiquem para trás.Gloria a
ResponderExcluirDEUS pela Palavra.