Provérbios 18:9-13 - O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador. Torre forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio. Os bens do rico são a sua cidade forte, e como uma muralha na sua imaginação. O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade. O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.
Aqui temos mais um ensinamento útil para o nosso comportamento, dentre tantos que podemos achar no livro de provérbios.
O Senhor fala conosco nos orientando a não sermos relaxados ou preguiçosos, de maneira que compara pessoas que agem assim com aquelas que caminham para sua própria destruição.
Os verdadeiros servos do Senhor podem contar com a proteção que vem do alto, é a proteção divina, é Deus do Seu Trono tendo o zelo de guardar e proteger cada um de nós.
Os homens tendem a buscar refúgio em seus próprios bens, se sentem momentaneamente seguros, mas a base da sua segurança é como se ela tivesse sido erguida sobre a areia, e pouco a pouco vai se desmoronando.
Ao contrário do homem que tem em Deus a sua fortaleza, cuja fé está estabelecida sobre a Rocha que é Jesus o Filho de Deus.
O homem que coloca em si próprio a sua confiança, esta cheio de arrogância e soberba, e terá como consequência a sua queda.
Devemos aprender a sermos humildes como o Senhor Jesus nos ensinou, de maneira que a nossa exaltação vira pelo Senhor, quando e como Ele quiser.
É ter a humildade também de saber ouvir, que resultará em nós como um ato de sabedoria, de maneira a não tomarmos decisões precipitadas antes mesmos de entender aquilo está sendo falado, e agindo assim acabará gerando em nós um comportamento insensato.
Saber ouvir nos ensina a refletirmos sobre nossos atos, sendo que muitas vezes podemos até ficar tristes com algo que não vem de encontro com o nosso posicionamento.
Porém quando descansarmos no Senhor, o Espirito de Deus nos ajudará em nossas batalhas interiores, de maneira que daremos frutos de pacificação e justiça, e nos trará um refrigério para as nossas angustias e necessidades.
Ouvir também é permitir ao Espirito de Deus controlar a nossa fala de maneira a não sair de nossa boca aquilo que não é bom.
Pois aquilo que pronunciamos tem o poder de abençoar ou destruir, e por isso devemos tomar cuidado com a nossa língua de maneira que tenhamos a sabedoria de usa-la para edificar vidas e propagar a palavra de Deus, alcançando pessoas a serem salvas por Jesus.
Deus estará sempre pronto para agir conosco, quando ele encontrar em nosso coração o desejo de fazermos o que é certo, não sob nosso ponto de vista, mas debaixo da vontade e proposito do próprio Deus.
Sergio Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário