Mateus 19:26 - E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
O nosso Deus é tão poderoso que nada que possamos imaginar pode ser impossível dEle realizar, se Ele criou os céus e a terra do nada com o Seu poder, quanto mais aquilo que aos olhos do homem parece não ser possível de realizar.
O contexto desta passagem nos mostra o diálogo entre Jesus e um jovem rico, cujo o mesmo gostaria de saber o que ele deveria fazer para obter a vida eterna.
Jesus responde ao mesmo dizendo que ele deveria obedecer aos mandamentos de Deus, e este jovem alega que já os cumpre desde a sua mocidade.
Porém Jesus sabia daquilo que verdadeiramente estava no coração daquele jovem, e responde a ele, vai e vende tudo que você tem e de as pobres, e siga-me.
Mas o coração daquele jovem se entristeceu pois o mesmo tinha muitas propriedades e o seu coração ali estava, e da presença de Jesus triste se retirou.
Então Jesus falou aos Seus discípulos, o quanto aos olhos do homem poderiam ser difícil um rico entrar no reino do céu, porém o que parece ser impossível aos olhos do homem, o Senhor faz acontecer.
Para aquele jovem a sua religiosidade em cumprir os mandamentos já seria o suficiente, porém não entendeu que aquele com quem estava conversando era a porta de entrada para a eternidade.
O fato do seu coração estar preso ao seu patrimônio não permitia a ele reconhecer a Jesus como o seu Salvador e assim o seguir.
Ter bens e uma vida prospera não quer dizer que esta pessoa não possa ser salva, a bíblia mesmo relata várias pessoas que eram bem-sucedidas e entre elas podemos citar alguns (Abraão, Jacó, Davi, Salomão, e outros)
Um homem rico até pode possuir esta dificuldade de se converte, porém isto não é impossível, e se para o pobre a salvação já é um milagre, então para o rico podemos dizer que seria um super milagre ou um milagre em dobro.
Seja pobre ou rico os méritos da salvação não cabem a nenhum destes e sim ao sacrifício de Jesus na cruz, cuja salvação não está condicionada a sua situação financeira, e sim ao arrependimento e confissão que Jesus é o seu Senhor e Salvador.
Não devemos tratar a riqueza como um pecado, e sim como um perigo que dependendo de como lidamos com ela, pode no afastar da presença de Deus.
O homem rico enquanto possui bens procura resolver os seus problemas por ele próprio, até que se esgote todos estes recursos.
Mas o pobre busca em Deus o seu sustento e a solução dos seus problemas, pois não tem outro lugar para buscar.
Que possamos aprender com esta palavra que nos ensina, que o pecado não está em nossa riqueza.
Porém o Senhor nos alerta que aonde estiver o nosso tesouro ali também estará o nosso coração, então ajuntemos o nosso tesouro no céu onde a traça e a ferrugem não os consumirá e nem o ladrão roubará.
Porém o Senhor nos alerta que aonde estiver o nosso tesouro ali também estará o nosso coração, então ajuntemos o nosso tesouro no céu onde a traça e a ferrugem não os consumirá e nem o ladrão roubará.
Nosso maior tesouro recebemos de Jesus e é a nossa salvação, ela não esta na dependência de cumprirmos ou não alguma coisa, e sim a recebemos pela graça do Pai através do sacrifício do Filho na Cruz.
Sergio Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário