Tiago 3:13 - Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Este capitulo é muito importante pois nos alerta em seu contexto, o quanto devemos tomar cuidado com aquilo que sai da nossa boca.
Sim, Tiago vem a nos mostrar do poder da nossa língua este órgão tão pequeno porem que pode causar sérios danos e consequências.
Todo homem deve tomar cuidado com a sua língua, que geralmente quer ter vida própria, e da onde seria para sair apenas palavras que abençoam ou orientam, acabam saindo farpas e setas com intuito de destruir a quem alcançar.
E não adianta falarmos que isto não acontece no meio cristão, é de conhecimento que em alguns púlpitos palavras são pronunciadas de maneira que além de não edificarem vidas, as acabam destruindo.
Recados e indiretas que deveriam ser tratados de maneira individual sendo expostos para toda uma congregação, de maneira que além de não agregar nada, apenas afastam pessoas do caminho do Senhor.
Por isso Tiago vem a nos alertar a termos sabedoria quem venha do alto, do trono de Deus, e não uma sabedoria terrena que vem do coração carnal do homem.
Serve de alerta para nós que muitas vezes deixamos extravasar a nossa carne e agimos de maneira insensata.
Precisamos buscar constantemente a sabedoria divina, de maneira a sabermos o que falar e o momento certo de falarmos.
Aprendemos ao longo da vida, que postergarmos uma fala ou um ato, nos leva a não tomarmos decisões baseadas em nossa própria vontade, e isto fará com que não causemos feridas em pessoas que dificilmente irão cicatrizar.
O próprio Tiago nos alerta no capitulo 1 que o cristão deve ser pronto a ouvir e tardio no falar de maneira a não se deixar ser levado pela ira.
Devemos sim estarmos prontos a ouvirmos primeiro o falar de Deus através do Espirito Santo em nosso coração, de maneira a expressarmos com nossa fala e nossos atos aquilo que realmente temos aprendido com a palavra de Deus.
De nada adiantará ficarmos falando com a nossa boca, que fomos transformados se aquilo que está em nosso comportamento não demonstra isso.
E Tiago dirigia a pessoas que eram atingidas por estas atitudes carnais de pessoas apenas expressavam uma religiosidade exterior.
E para que possamos espelhar ao mundo o evangelho que Cristo nos ensinou devemos primeiro permitir ao Espirito Santo a nos corrigir em nossas falhas.
De maneira que o sentido de igreja como um corpo seja vivido pelos crentes, e possamos ao ir pelo mundo proclamando o evangelho de Cristo, e as pessoas possam ver realmente a luz de Jesus refletida em nossa vida.
Sergio Souza
Glória a DEUS,boca fechada sabedoria para não ser envolver com palavras erradas.
ResponderExcluir