Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Louvem os Feitos do Senhor - 1 Crônicas 16:7

Louvem os Feitos do Senhor
1 Crônicas 16:7- Foi naquele dia que Davi encarregou, pela primeira vez, Asafe e seus irmãos de celebrarem com hinos o Senhor. (NAA) 

A arca do Senhor havia sido trazida e colocada em local preparado para ela, e uma rotina de ministrações deveriam ser feitas diante dela, então o rei Davi atribui para Asafe e sua família a função de louvar o Senhor com hinos de graças pelos seus feitos. 

Estava tudo preparado e eles assumiram publicamente esta atribuição recebida do rei, um hino especial havia sido preparado, Deus seria louvado gloriosamente por suas maravilhosas obras, e assim o povo era chamado a expressar sua gratidão ao Senhor. 

Sempre devemos invocarmos o nome do Senhor, pois dEle é toda a honra e merecimento, e assim demonstraremos a Ele, o que Deus representa a todos os que o servem, pois somente o nosso Senhor tem presença constante no meio do Seu povo. 

Aqueles que servem ao Senhor, sentem um enorme prazer em expor tudo aquilo que Ele tem feito, pois temos a consciência que tudo foi feito por Ele e para Ele, e nada existiria sem que Ele determinasse. 

Nos tempos de hoje o Senhor capacitou a sua igreja a exercermos esta função de louvar, adorar, propagando o evangelho de Cristo, o evangelho da salvação, então assim seremos uma igreja que possui o Espírito Santo de Deus presente. 

Somos fortalecidos desta forma a nos comportarmos firmes e perseverantes, mesmo que surjam situações adversas, tentando nos impedir de fazermos aquilo o qual o Senhor determinou. 

O Senhor nos dá a segurança em crermos que mesmo que hoje a situação possa estar difícil, amanhã ela irá melhorar, mas se hoje já está bom, o amanhã então será melhor ainda, Deus tem sempre o melhor para os seus servos. 

Podemos crer que este melhor de Deus, já o recebemos através do Seu Filho Jesus Cristo, e muito em breve iremos viver este melhor, pois saímos da condição de condenados para alcançados pela graça da salvação. 
Sérgio Souza

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Sendo Dirigidos Pelo Senhor - Provérbios 20:24

Sendo Dirigidos Pelo Senhor 
Provérbios 20:24 – Os passos de cada pessoa são dirigidos pelo Senhor; como poderá alguém entender o seu próprio caminho? (NAA) 

Uma das características do homem natural é querer sempre revidar o mal que vem a ele, e quer resolver tudo com suas próprias mãos, porém este comportamento não está de acordo com os ensinamentos deixados por Jesus. 

Um comportamento diferenciado deve fazer parte daquele que renasceu em Cristo, o Espirito Santo de Deus passou a habitar em nosso corpo e assim ocupa a nossa mente e o nosso coração. 

Para que realmente o nosso comportamento seja condizente com aquilo que aprendemos, se faz necessário esta presença do Espírito Santo, pois a nossa carne sempre ira nos levar a um comportamento fora do nosso controle. 

Somos ensinados pelo Senhor a termos sabedoria para evitarmos o caminho contrário aos seus ensinamentos, pois são perigosos e não nos levará ao destino que desejamos, muito pelo contrário, somente nos trará decepção e arrependimento. 

O homem temente a Deus deve confiar a Ele os seus passos, pois aquele que ainda insiste em guiar-se por si próprio, assim o faz porque vive longe do Senhor, e não consegue entender e perceber que Deus é a melhor e nossa única escolha. 

E isto porque o homem natural vive em suas limitações, tenta se vingar do mal que vem até ele conforme seus próprios entendimentos, e isto somente lhe irá trazer maiores problemas, confiar em Deus é garantia de justiça. 

Quanto mais ele se sente forte mais se sobressai a sua carne, porém os seus atos mostra o total descontrole que o mesmo possui, mas se nos entregamos ao Senhor, é Ele quem cuidará, Este mesmo que nos deu vida e tudo o que necessitamos. 

Achar que possui um autoconhecimento e controle, é como o comparar a um tolo, que se deixa enganar pelas duas próprias vontades e vaidades, pois confiar e ser guiado pelo Senhor, nos dá garantia de uma justiça justa e correta. 
Sérgio Souza 

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Jesus o Nosso Deus Visível - João 1:14

Jesus o Nosso Deus Visível 
João 1:14 – E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. (NAA) 

Jesus é a palavra de Deus encarnada, é o verbo que se fez carne, a manifestação visível do Deus que é invisível ao olho humano, é aquEle que junto com o Pai sempre esteve presente, e por Ele todas as coisas se fizeram. 

João expressa em seu evangelho, que Jesus é o Filho de Deus, o próprio Deus, aquele que é a luz do mundo, o pão que nos alimenta, a água que sacia de forma definitiva a sede de quem a beber. 

Aquele que aceita a Jesus, consegue enxergar a relação eterna do Pai e do Filho, passa andar debaixo desta luz, que é Cristo, e Este nos envia o Espírito Santo de Deus, que passa morar em nós, e também a nos guiarmos em nossos atos e comportamento. 

João inicia o evangelho, apresentando a natureza divina de Jesus, e mostrando a sua presença antes que tudo fosse criado, no versículo lido ele nos apresenta o Jesus que se fez homem, para pagar pelo nosso pecado, morrendo numa cruz no calvário. 

Jesus neste ato cumpre a missão dada pelo Pai, de restaurar e reconciliar o homem com Deus, sobre nós existia a marca do pecado, mas com o Seu sangue Ele lavou e nos purificou, justificando todos que nEle crer e o confessar Senhor e Salvador. 

Este amor de Jesus para conosco foi tamanho ao ponto de abrir mão da sua majestade, assumindo a condição de homem, submetendo-se a dor e a morte, como sobre Ele não havia pecado, seu sacrifício expiatório ao nosso favor, foi suficiente e único. 

Somos gratos ao Pai que nos deu o Filho, e este a nós enviou o Espírito Santo, e mesmo que nós não merecíamos, foi tão somente pela graça que recebemos este favor de Deus do qual nenhum de nós somos dignos de receber. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Praticantes do Amor de Cristo - 1 João 3:17

Praticantes do Amor de Cristo 
1 João 3:17 – Ora, se alguém possui recursos deste mundo e vê seu irmão passar necessidade, mas fecha o coração para essa pessoa, como pode permanecer nele o amor de Deus? (NAA) 

João nos alerta que o evangelho é para ser lido e praticado, e não de deve ser apenas de aparência para que os demais enxerguem em nós algum tipo de santidade, nossos atos devem ser verdadeiros, pois o Senhor conhece os nossos pensamentos. 

De nada adiantará se apenas falarmos palavras boas, que podem até incentivar o necessitado, porém não irá resolver os seus problemas, então ele nos lembra que a nossa fala deve estar refletida em nossos atos. 

Desta forma seremos cristãos verdadeiros, não só ouvintes, mas praticantes, de nada valerá se o nosso amor ficar somente em palavras, pois estas serão vazias e não representam os ensinamentos de Cristo. 

A expressão viva do amor cristão se faz quando este é colocado em prática a favor do próximo, e isto não quer dizer que somos salvos pela prática de boas obras, e sim que a praticamos porque estamos salvos através de Cristo. 

Somos incentivados se necessário até a dar a nossa vida pelos irmãos, então quanto mais os nossos bens materiais, podemos até termos uma boa condição de vida, porém não devemos fechar os olhos para o necessitado que está ao nosso lado. 

Se o nosso amor não for verdadeiro, a nossa fé será morta, e Cristo ali não estará presente, ao contrário de quando o nosso amor é sincero, pois seremos cheios do Espírito Santo e o nosso amor transbordará se tornando visível. 

Haverá sempre uma luta da nossa natureza carnal, que tentará nos impedir de sermos bons cristãos, porém aquele que busca constantemente estar presença do Senhor, recebe uma força sobrenatural que é o Espírito Santo que nos ajudará nesta batalha. 

Portanto que ninguém se glorie por aquilo de bom que estiver fazendo, devemos sempre lembrar que se fazemos algo de bom foi o Senhor que determinou, e a Ele seja toda honra e gloria. 
Sérgio Souza

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Nossa Esperança Nas Promessas de Deus - Hebreus 10:22

Nossa Esperança Nas Promessas de Deus 
Hebreus 10:22 – Aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura. (NAA)

O escritor desta carta reforça a confiança que o cristão deve ter em relação ao que lhe espera no futuro, pois são promessas de Deus que se cumprem através de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. 

Assim devemos nos aproximar do Senhor em plena certeza de fé, pois quando estamos com Cristo, passamos a ter um coração purificado, temos total confiança na esperança sobre em quem confessamos a nossa fé. 

Quando o nosso coração é transformado, passamos a ter a plena consciência, e isto é fruto da purificação que tivemos através da morte de Jesus na cruz, que superou todos os sacrifícios da lei, até então praticados. 

Na antiga aliança antes de entrar ao local chamado Santo dos Santos, o sacerdote deveria se lavar com água, na nova aliança o cristão foi lavado e purificado em Cristo, de modo que nos tornamos dignos de poder estar na presença de Deus. 

Antes somente o sumo sacerdote tinha o privilégio de entrar no Santo dos Santos, e isto se fazia cumprindo uma série de normas estabelecidas por Deus, agora em Cristo somos convidados pelo Espírito Santo a entrar na presença de Deus a qualquer momento. 

O Senhor nos chama a guardarmos firmes a nossa confiança de esperança, pois temos em Cristo a nossa garantia de uma nova vida, onde somos transformados e encorajados na prática de boas obras características de um cristão renovado. 

E foi através do seu sacrifício único e suficiente que Jesus nos salvou, e a nós não cabe nenhum outro sacrifício, e sim tão somente obedecer aos ensinamentos deixados nas sagradas escrituras. 

Tenhamos a sabedoria de nos dedicarmos para amar, adorar e glorificar aquele que antes que nós o aceitássemos, Ele já nos havia escolhidos para sermos o Seu povo que irá morar com Ele na eternidade. 
Sérgio Souza

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

O Deus Que Nos Dá os Livramentos - Salmos 68:19

O Deus Que Nos Dá os Livramentos 
Salmos 68:19 – Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. (NAA) 

O salmista expressa, a visão da vitória de Deus, sobre todos os seus inimigos de forma definitiva, sim este mesmo Deus que já havia libertado o seu povo da opressão em que viviam no Egito. 

Diariamente este nosso Deus mantém debaixo dos seus olhos o controle das forças do mal que tentam contra os seus servos, é Ele que nos salva e destrói aqueles que são seus inimigos e querem acabar conosco. 

Este salmo representa a alegria, em que Davi estava, pois Deus havia dado a ele a vitória sobre os seus inimigos, e agora ele como rei escolhido por Deus, havia recebido do Senhor a incumbência de estar a frente daquele povo conduzindo aquela nação. 

Naquele tempo Deus escolheu a nação de Israel, e hoje nós como igreja também fazemos parte do povo escolhido, pois em Cristo também nos tornamos filhos amados do Senhor. 

Deus fez tantas maravilhas que constam na bíblia sagrada, e hoje através da igreja são propagadas bênçãos e milagres, e a salvação é o maior milagre, pois aquele que confessa Jesus como seu Senhor e Salvador, é lavado e purificado do seu pecado e salvo. 

A salvação nos traz o benefício eterno, qualquer outro milagre poderá ser presente e até passageiro, porém a salvação é eterna, e já começamos a se beneficiar da mesma no tempo presente e esta se estenderá por toda a eternidade. 

No contexto de salmo aprendemos sobre a celebração da cidade de Deus, e os livramentos concedidos para aqueles que servem a Ele, os violentos e cobiçosos experimentarão o seu julgamento, mas quem confia no Senhor, achará graça e misericórdia. 

A posição do Senhor é de um Rei soberano, e mais alto que Ele nenhum ser pode existir, pois Ele é a própria força e poder, e pela sua bondade e graça, manifestou o seu amor ao homem através da vida e sacrifício do Seu Filho Jesus Cristo. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

O Deus Eterno - 1 Crônicas 16:36

O Deus Eterno 
1 Crônicas 16:36 – Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: “Amém!” E louvou o Senhor. (NAA) 

A Mensagem ensina que a nossa gratidão ao Senhor deve ser continua, seus atributos são imensuráveis, sua grandeza não tem como ser medida, e mesmo que o pecado tivesse entrado em nossa vida, o Senhor já tinha um plano de salvação para o homem. 

O pecado que contaminou o homem e a suas gerações, foi purificado e fomos redimidos, de maneira que a comunhão entre Deus e o homem fosse restabelecida, o Senhor até poderia ter acabado com a sua criação e feito uma nova, porém por amor Ele não desistiu de nós. 

O amor de Deus por aquilo que Ele mesmo criou, nunca se acabou, Ele então coloca em prática o seu plano através do Seu Filho Jesus, fazendo visível a nós, todo o esplendor deste sentimento que nesta proporção somente Deus pode amar. 

O rei Davi estava vivendo momentos de intensa alegria, a arca havia sido trazida e colocada no meio tenda que havia sido providenciada, então ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos ao Senhor, e pediu a Deus que as bênçãos fossem sobre o seu povo. 

Então ao povo ele pedia que o Senhor fosse louvado, e o Seu nome invocado, as suas obras deveriam ser conhecidas entre os seus, o ato de glorificar e buscar a face o Senhor continuamente, deveria ser motivo de alegria ao povo. 

Somente os que servem a Deus, tem a alegria em exaltar e o adorar de forma espontânea, tão somente porque reconhecem nEle o poder de controlar todas as coisas, e proporcionando a nós, paz e segurança. 

O Senhor é eternamente bom, é Ele que livra e guarda o seu povo dos inimigos, seu reinado será eterno, e aqueles que o serve, tem como recompensa, participar de todas as bênçãos. 

Em nossos dias atuais todos aqueles que amam a Deus, demonstram este ato, amando o Seu Filho Jesus, este mesmo que nós não merecendo, se deu em nosso favor, e todos aqueles que nEle crer, serão transformados e salvos para uma vida eterna. 
Sérgio Souza

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Somente o Senhor Pode Nos Guardar - Salmos 119:115

Somente o Senhor Pode Nos Guardar 
Salmos 119:115 – Afastem-se de mim, malfeitores; quero guardar os mandamentos do meu Deus. (NAA) 

A cada salmos que lemos, sentimos cada vez mais a presença e a nossa dependência de Deus, é no Senhor que podemos depositar o nosso caminho de maneira a nos sentirmos seguros contra o mal que pode vir contra nós. 

Aquilo que para o incrédulo pode não passar de uma sensação emocional, para aqueles que entregaram a sua vida ao Senhor, vivem a realidade, de ter a presença de Deus, é a fé trazendo a existência aquilo que o olho humano não pode ver. 

Assim como uma criança possa se sentir segura no colo de seus pais, o verdadeiro servo de Deus, se sente como estivesse no colo do Senhor, onde nos sentirmos seguros e amados e somos confortados em nossas necessidades. 

O salmista reconhece a soberania de Deus sobre ele, e clama a Ele, mesmo que os seus malfeitores lhe pudessem ser úteis, pede a Deus que os afaste, e que os mandamentos do Senhor continuem presentes em seu coração. 

Ele sabe que somente em Deus poderia encontrar um local para se abrigar, um escudo que lhe protegeria dos seus inimigos, ele não tem o receio em afirmar que ama a lei do Senhor, e sobre ela estão a suas esperanças. 

E assim ele deseja que o Senhor afaste dele os que praticam o mal, pois sabe que estes o levariam com o tempo a desobedecer aos ensinamentos e mandamentos que o Senhor havia deixado para que fossem compridos. 

O Senhor é o abrigo para os dias maus, para nós é como uma fortaleza, dentro da qual nos sentimos seguros, e mesmo que o mal se levante contra nós, é o próprio Deus que nos guardará. 

Deus se mantém presente em nossa vida através da Sua Palavra, e esta é o próprio Filho, o nosso Senhor Jesus, que um dia se fez homem, sofreu e pagou pelo nosso pecado, e se o temos como nosso Senhor, então temos vida, paz, segurança e salvação. 
Sérgio Souza

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Aquilo Que Não Se Expressa com Palavras - Romanos 8:26

Aquilo Que Não Se Expressa com Palavras 
Romanos 8:26 - Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (NAA) 

Uma transformação ocorre com aqueles que entregam a sua vida ao Senhor, este passa a estar sob controle do Espírito Santo, benefício que nos foi dado por Jesus que morreu na cruz por nós, e com o Seu sangue precioso pagou pelo pecado. 

Isto mudou a nossa vida e o nosso destino, trouxe a nós a esperança viva de vida eterna no céu, não porque merecíamos, mas tão somente pela graça de Deus, este favor da qual nenhum de nós merecíamos receber. 

Paulo ensina a sermos gratos ao Senhor, dando a Ele todo o merecimento por tudo de bom que possamos estar fazendo, a glória deverá ser sempre do Senhor, e se assim não fazemos isto será uma demonstração de fraqueza de nossa carne, querendo se apropriar daquilo que é de Deus. 

Quem é controlado pelo Espírito já não vive mais sob a condenação da lei, pois o nosso passado, em Cristo foi perdoado, e temos a certeza garantida pelo Filho de vida eterna no céu. 

O apóstolo reconhece a incapacidade do homem em saber orar, e nos apresenta o Espírito Santo que ora por nós ao Deus Pai, e esta oração não é descrita como feita na forma de falar, e sim em gemidos que não podem ser expressados com palavras. 

Muitas vezes estamos na presença do Senhor, porém não conseguimos expressar em palavras o nosso sentimento, a nossa dor ou até mesmo a nossa alegria, então o Espírito de Deus nos aperfeiçoa, de maneira que as palavras passam a ter vida, e sobem ao céu. 

O homem em sua própria carne é fraco e sempre sujeito a pecar, porém a presença do Espírito Santo nos faz fortes e vencedores em Cristo, mesmo que palavras não saiam da nossa boca, o Espírito levará ao Pai através do Filho aquilo que nenhuma palavra pode expressar. 

É preciso ter uma vida segundo os ensinamentos do Senhor, de maneira que cada vez mais nossa carne seja enfraquecida e o nosso espírito fortalecido, em que já não pensaremos mais como a carne, e sim dirigidos pelo agir do Espírito Santo. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Estarmos a Serviço do Evangelho - Gálatas 6:9

Estarmos a Serviço do Evangelho 
Gálatas 6:9 - E não nos cansemos de fazer o bem, porque no tempo certo faremos a colheita, se não desanimarmos. (NAA)

O apóstolo nos ensina sobre a lei da semeadura, trazendo a nós detalhes que nos auxilia em nosso comportamento, e também como colocarmos isto em prática em nosso dia a dia, demonstrando o amor de Cristo que pregamos. 

Lembrava para aquela comunidade sobre os irmãos a se ajudarem, se um cair no pecado, aquele que anda segundo o Espírito, este com a direção de Deus, deve com responsabilidade e amor, orientar e corrigir aquele que está caído. 

Na prática o que vemos é o contrário, parece que alguns até sentem prazer em ver o seu irmão estar fraco na fé, e muitos se usam disto para se sentirem numa posição supostamente superior, porém não se atenta que ele mesmo poderá ser o próximo. 

O cristão deve ter uma vida agradável ao Senhor, e assim também fazemos quando semeamos o bem e ajudamos o próximo sendo ele cristão ou não, propagando o evangelho, e orientando aqueles que necessitam, e nisto o Senhor se agrada. 

Semear em nossa vida cristã, é ter a paciência para colher no tempo oportuno de Deus, tendo a tranquilidade de descansar em Cristo, de maneira a não se sentir desanimado, achando o que este tempo nunca chegará. 

É vencer a nossa carne que sempre irá nos induzir a investirmos nossos recursos somente naquilo que irá satisfazer os nossos desejos pessoais, nunca pensando nos demais, quando agimos assim estamos semeando em nossa própria carne. 

Então se semeamos em nossa carne, colheremos aquilo que tão somente a irá satisfazer, mas se estamos semeando para Espírito conforme o Senhor nos ensina, então iremos colher bençãos eternas. 

O que semeia na carne tem como resultado a própria destruição, mas o que semeia para o Espírito irá colher a vida eterna, assim somos orientados a fazermos o bem, não importa a quem, e isto faz parte da vida daqueles que servem ao evangelho de Cristo. 
Sérgio Souza

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Proclamando as Boas Novas do Senhor - Isaías 61:11

Proclamando as Boas Novas do Senhor 
Isaías 61:11 - Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações. (NAA)

Isaías nos ensina sobre a alegria que tem aqueles que servem ao Senhor, sendo esta verdadeira e não apenas de uma aparência externa, para que tão somente que as demais pessoas achem que você é alegre e feliz. 

Quando se serve ao Senhor de maneira verdadeira, a pessoa é transformada e capacitada a exercer as funções de servo na propagação das boas novas do Senhor, falando de Jesus e levando vida para os que a ouve. 

O salvo é assim porque ao aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador, este recebe o Espírito Santo de Deus que o revestirá de uma unção que vai além daquilo o próprio homem conhece, é sobrenatural, é de Deus. 

Todos aqueles que estão em Cristo, são preparados para ter o Espirito Santo e a missão de propagar o evangelho, com a sua vida ele passa a testemunhar as mudanças ocorridas, sendo a principal mudança, a condição de condenado para salvo. 

Assim o Senhor produziu em nós a sua salvação, e através da sua justiça manifestada em Cristo fomos alcançados e salvos, e isto para aquele que recebe é motivo de grande alegria e satisfação, pois recebemos aquilo que não merecíamos. 

Aprendemos neste cântico a missão e a reponsabilidade daquele que é servo, este é capacitado e revestido a levar cura e libertação, e também proclamar ao mundo o ano do Senhor, o ano da salvação, os tristes serão consolados e o Senhor glorificado. 

Foi necessário que em Cristo experimentássemos a morte, para que com Ele também ressuscitássemos, sendo libertos dela para uma nova vida, agora plena e eterna a ser vivida no céu. 

Deus nos chamou para a sua obra, porém tem a soberania sobre tudo, este não depende de nós, apesar do chamado, Ele não se torna refém de nós, se não atendermos a sua voz, outro será levantado e a sua obra nunca irá parar de crescer. 
Sérgio Souza

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Sem Jesus, Nada do Que Foi Feito se Fez - João 1:3

Sem Jesus, Nada do Que Foi Feito se Fez 
João 1:3 - Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. (NAA)

João começa ressaltando a participação de Jesus o Filho, na criação do mundo e tudo que existe, além de estar presente destaca a sua divindade, o poder de Deus que Ele possui, criando com o Pai todas as coisas. 

Este mesmo Filho que colocou em prática a expressão do seu amor para conosco, quando Este abre mão da sua majestade, se fazendo homem e morrendo na cruz para com o seu sangue puro, pagasse pelo nosso pecado e fossemos reconciliados com o Pai. 

O ato de Jesus vir ao mundo não quer dizer que ali Ele foi criado, muito pelo contrário, Pai e Filho sempre existiram, e aprendemos sobre a unicidade da divindade que existe entre Eles e o Espírito Santo em toda eternidade. 

Ao lermos o primeiro capítulo do livro de Gênesis, podemos acompanhar toda a narração de como tudo foi criado, e Jesus ali presente estava participando na criação de tudo junto com o Pai. 

O apóstolo ensina sobre a importância do Filho na criação tudo junto com o Pai, Jesus o Filho é a Palavra, e sem a Palavra nada poderia existir. 

Vou citar apenas dois exemplos: “Haja Luz” e houve luz, “Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.” e assim se fez, e outros exemplos que também podem ser lidos em Gênesis capítulo 1. 

Este mesmo Jesus que participou da criação de tudo, nos comprou a preço do seu sangue, deixou a nós como igreja, a missão de proclamarmos o Seu evangelho. 

Levando vida e salvação através dEle para todo aquele que nEle crer o confessando Senhor e Salvador. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Orando Pelo Crescimento do Evangelho - Colossenses 4:3

Orando Pelo Crescimento do Evangelho 
Colossenses 4:3 - Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus nos abra uma porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado. (NAA)

A sabedoria de Deus deve estar presente em nós através do Espírito Santo, somente assim, seremos guiados de como falar do evangelho de Jesus, ao agirmos sem Ele, agimos na carne, não evangelizamos, e ainda afastamos as pessoas do Senhor. 

Isto se mostra quando queremos agir conforme achamos que é certo, sem ao menos orar e esperar a resposta de Deus, quantas vezes a nossa convicção não passa simplesmente da nossa própria vontade, e por consequência não teremos o direcionamento do Senhor. 

E Paulo vem a ressaltar que somente se estivemos bem unidos a Cristo, poderemos ouvir o Senhor e obedecer ao que Ele estiver nos orientandos, somente assim poderemos entender a real vontade de Cristo em que Ele veio para resgatar o homem da sua perdição e condenação. 

Então o apóstolo nos chama a persistirmos em orar, e este ato deve ser constante, devemos entender que orar não é simplesmente quando nos ajoelhamos, mas também a toda oportunidade em que tivermos. 

E devemos entender que Deus não nos ouve porque oramos uma quantidade determinada de tempo ou palavras bonitas e convincentes, mas sim quando falamos com Ele com todo o respeito e expressando aquilo que verdadeiramente está em nosso coração. 

Paulo então pede aos irmãos que orem para que ele pudesse continuar a evangelizar, o apóstolo tinha como objetivo de vida tão somente pregar o evangelho, e não a busca de enriquecimento próprio através de bens materiais. 

O apóstolo em suas mensagens sempre procurava incentivar seus leitores a prática da oração de maneira que assim fazendo, eles vigiassem sobre os ataques do mal, e fossem agradecidos sobre todas a bençãos derramadas pelo Senhor sobre eles, sendo a principal a salvação. 

Fica então uma lição a nós que muitas vezes achamos ser impossível fazermos algo para o Senhor, porém Paulo mesmo preso tinha como único objetivo pregar o evangelho de Cristo, para que todo aquele que crer em Jesus seja salvo e tenha vida eterna no céu. 
Sérgio Souza

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Permanecendo em Cristo - 2 Timóteo 3:14

Permanecendo em Cristo 
2 Timóteo 3:14 - Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu. (NAA) 

A bíblia sagrada reúne todas as orientações necessárias para o bom viver de um homem, apesar de muitos alegarem que ela foi escrita por mãos de homens, é preciso entender que aqueles que a escreveram estavam debaixo da inspiração e orientação do Espirito Santo de Deus. 

E o apóstolo Paulo procura alertar a Timóteo sobre as perseguições e dificuldades futuras, o mal iria estar presente no coração dos homens e surgiriam muitos impostores da fé, e podemos ver isto também nos dias atuais. 

Lembra que ele deveria manter a sua fé em tudo que tinha aprendido, pois seria somente permanecendo nela que ele continuaria recebendo toda palavra que é a verdade revelada de Deus, sendo esta essencial para a vida daquele que se compadece com os que sofrem. 

Paulo tinha a certeza sobre o caráter de Timóteo, pois este havia recebido uma educação valiosa sobre Deus através de sua mãe e sua avó, e a sua conversão a Cristo lhe trouxe o Espírito Santo que deu vida a toda Palavra que ele havia recebido. 

Isto também nos revela a importância sobre ensinarmos nossos filhos e demais familiares a Palavra revelada de Deus, que é o próprio Jesus o Filho, com Ele aprendemos a ensinar, argumentar com convicção, e também a corrigir e instruir. 

Ao vivermos estes argumentos descritos, estaremos sendo aperfeiçoados de maneira a sermos melhores cristãos, seremos capacitados a sermos eficaz e eficientes no ato praticarmos o evangelho de Cristo, podendo demonstrar na prática o amor que recebemos e pregamos. 

Quando somos conhecedores da Palavra do Senhor, somos guiados pelo Seu Espírito, de forma que esta estará sempre nos alertando de quando estivermos fora do Seu caminho, somente através desta relação com a Palavra seremos direcionados a boa prática em nosso comportamento. 

Então assim como Paulo advertiu a Timóteo a se manter na Palavra, de maneira a enfrentar as dificuldades que surgiriam, somos também alertados a permanecermos em Cristo, pois somente assim permaneceremos no caminho que nos levará ao céu, e este caminho é próprio Jesus. 
Sérgio Souza

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Justificação Somente Através de Cristo - Gálatas 2:19

Justificação Somente Através de Cristo 
Gálatas 2:19- Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; (NAA) 

Paulo nos ensina que todos que se converteram a Cristo, também com Ele foram crucificados e mortos para o pecado, e mesmo neste corpo físico que ocupamos, temos o Espírito Santo habitando em nós. 

O apóstolo rejeita o pensamento que sermos justificados em Cristo, poderia ser entendido, como se Jesus estivesse promovendo o pecado induzindo os judeus a prática deste ato, lembra se alguém tenta se justificar pelas obras da lei, por ela própria este já estaria condenado. 

A própria lei de Deus entregue a Moises, Paulo a usa para esclarecer que fora da fé em Cristo, todo homem se encontra na situação de morte espiritual pelo seu pecado. 

Então quando nos colocamos com Jesus naquela cruz, podemos ver o fim do nosso pecado, aquilo que antes nos impedia de relacionarmos com o Pai, foi pago pelo Filho demonstrando todo seu amor com a humanidade. 

Mas este ato, causou a Jesus muita dor e sofrimento, e deve ser a nós de muita reflexão, não devemos achar que podemos continuar levando a vida da mesma forma que antes, é necessário nascer novo, porém agora pelo Espírito. 

É passarmos a viver pela fé no Filho de Deus, e disso podemos entender como fé a nossa dependência de Cristo, e o Espírito Santo começa a efetuar as mudanças necessárias em nossa vida, mudando o falar, o agir e o nosso comportamento em geral. 

Aprendemos que Cristo veio, para nos libertar da lei que apontava o nosso pecado, e hoje pela fé confiamos em nosso Salvador o Filho de Deus, e Este nos deu provas do Seu amor, se entregando como sacrifício na cruz para nos salvar. 

Em Cristo na cruz sacrificamos a nossa carne e os nossos desejos, e as coisas deste mundo já não nos agrada mais, passamos a ter o prazer de servir ao Senhor, não por obrigação ou medo, mas por amor, e a segurança de vida eterna no reino do céu. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Jesus Já Fez a Nossa Parte Mais Difícil - Hebreus 12:3

Jesus Fez a Nossa Parte Mais Difícil 
Hebreus 12:3-Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem. (NAA) 

A capítulo anterior cita vários nomes de homens que ficaram marcados na história da bíblia, estes demonstraram com seus atos, a fé que possuíam em Deus, algo que aos olhos do homem normal seria impossível. 

Porém ao homem que experimentou o novo nascimento através de Cristo, verá a sua Fé trazendo a existência aquilo que o olho humano ainda não consegue enxergar. 

Devemos estar sempre atentos pois várias situações poderão ocorrer, fazendo com que a nossa fé se contamine, e nos tire da direção de Cristo. 

São situações que ocorrem sem ao menos percebermos, entram em nossa vida de maneira silenciosa e com o tempo corrompe a nossa fé, situações que são agradáveis e massageiam o nosso “eu”, porém elas nos afastam de Deus. 

O escritor inspirado pelo Espírito de Deus, reforça que a opção em ter Jesus era a única, que lhes poderia dar segurança e vida eterna, lembra de um corredor que persevera em seu desejo de chegar a vitória, e assim será a glória para aqueles que se manterem firmes. 

Devemos refletir sobre tudo o que Cristo passou ao nosso favor, um sofrimento que Ele não precisaria passar, mas suportou em nosso favor, Jesus sofreu e depois voltou para a sua glória e lá está à direita do trono do Pai. 

Assim Ele se fez exemplo para nós, sua atenção não estava voltada para o sofrimento que passaria na cruz, e sim que Ele triunfaria sobre o mal, e este ato resultaria em salvação a todo homem que confesse Jesus seu Senhor e Salvador. 

O cristão deve ter como prática diária um comportamento sadio que nos encha do Espírito de Deus, e assim fazemos ao ouvirmos a palavra de Deus, a nossa fé será fortalecida, e sentiremos Deus falando conosco. 
Sergio Souza

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

O Pecado e a Confissão de Davi - Salmos 51:3

O Pecado e a Confissão de Davi 
Salmos 51:3-Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. (NAA) 

Davi foi repreendido pelo profeta Natã, reconhecendo e confessando o seu pecado, pois ele sabia que o seu ato de adultério com Bate-Seba não havia ficando encoberto perante aos olhos do Senhor Deus. 

O rei até tinha com o Senhor uma profunda intimidade e obediência, mas como todo ser humano cedeu aos prazeres da carne e pecou contra Deus, chegando ao ponto de até tramar a morte de Urias, que era o marido da mulher com quem ele adulterou. 

Sentiu a necessidade que lhe fosse restaurada a comunhão com Deus, tinha a convicção que foi o Senhor Deus que havia falado com ele através da vida do profeta, e somente no Senhor ele poderia ser lavado e purificado do seu ato. 

O que ocorreu com Davi expressa uma das suas experiências mais difíceis, foram um período de angústias, pois este ato o fez perder a presença do Senhor, e foi necessário que o profeta Natã o censurasse e ele reconhecesse o seu erro clamando por misericórdia e perdão ao Senhor. 

Em Jesus o Filho de Deus temos os nossos pecados perdoados, porém Ele nos adverte em que devemos reconhecer, confessar e abandonar, o ato pecaminoso que nos afasta da presença de Deus. 

Aquele que busca ao Senhor, encontra nEle perdão e a misericórdia necessária, porém o perverso que vive no erro e não se sente constrangido, este encontra nEle a sua própria condenação. 

Deus nos ensina que somos amados por Ele, mas o mesmo abomina o pecado, com este salmo Davi nos ensina com suas palavras a clamarmos e pedirmos perdão ao Senhor de todo nosso coração e Ele nos ouvirá. 

Em Jesus fomos limpos do pecado da desobediência cometido por Adão no Éden, Ele nos reconciliou com o Pai pagando o preço da dívida que era sobre nós, e também garantindo para todo aquele que o tem como Senhor, salvação e a vida eterna no céu. 
Sergio Souza

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Autoridade Que Vem do Céu - Atos 4:16

Autoridade Que Vem do Céu
Atos 4:16 - Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar; (NAA)

Pedro e João eram pessoas simples e com pouca instrução, porém sobre a vida destes homens estava o agir de um poder sobrenatural, o poder do evangelho de Jesus. 

Eles haviam recebido do céu um revestimento que ninguém pode encontrar em outro homem ou outra fonte, eles receberam de Deus, sabedoria e conhecimento, de maneira que podiam falar com propriedade sobre aquilo os próprios testemunharam. 

Os líderes religiosos daquela época tinham ouvido o que Pedro e João pregavam, porém não tinham como negar aquilo o que foi falado, e então determinam a eles que nem pregassem ou ensinassem em nome de Jesus, sendo está uma maneira de os intimidar e ter controle da situação. 

Mas Pedro e João tinham autoridade do céu, e desta maneira usavam de extrema coragem para não acatar as ordens daqueles líderes religiosos, pois um cristão cheio do Espirito de Deus é forte e age com segurança. 

Com toda propriedade e estando seguros afirmavam perante estes que de maneira nenhuma poderiam deixar de falar sobre o que seus olhos viram e seus ouvidos ouviram, demonstrando obediência e compromisso com a verdade que é Jesus. 

A sabedoria que vem do alto é fruto da vontade do Deus, Ele assim faz com quem deseja, independente da sua formação ou conhecimento, e assim Ele faz, até confundindo aqueles que se julgam capacitados. 

Desta maneira aprendemos que por mais que se tenha um conhecimento teológico, um cristão deve ser revestido com a unção do Espírito Santo, pois somente assim terá vida as suas palavras. 

Estes serão fortes e perseverantes em agir em favor do crescimento da obra do Senhor, e mesmo que situações venham a ocorrer de maneira a querer os constranger, uma capacitação sobrenatural os fará manter-se firmes em suas posições sobre o evangelho de Cristo. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Longe do Mundo, Porém Perto de Cristo - 1 Timóteo 6:12

1 Timóteo 6:12 - Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você também foi chamado e da qual fez a boa confissão diante de muitas testemunhas.
(NAA)

O apóstolo Paulo recomenda a Timóteo de maneira clara, utilizando expressões objetivas para que ele fugisse do amor ao dinheiro, pois este era a raiz de muitos males, e o faria desviar da sua fé. 

O homem quando tem o foco na busca desesperada pela riqueza, ocupa o seu coração e mente com aquilo que somente lhe irá trazer ansiedade, e não contribuirá em nada para o reino de Deus. 

O seu tempo deveria ser gasto de maneira a sempre ter como objetivo a sua vida eterna no céu, e também a ter um coração mais piedoso, pois justiça, piedade e fé, são características daquele que foi convertido ao evangelho de Cristo. 

Quando existe esta verdadeira conversão, torna-se visível o amor, a perseverança e a mansidão, isto não é do homem, e sim fruto da presença do Espírito Santo que passou a habitar em nós. 

É comum que as atenções dadas aos bens materiais e ao dinheiro, enfraqueçam a nossa fé, de maneira a propiciar que o cristão se afaste do caminho do céu, distanciando-se de Cristo que é este caminho. 

Um bom cristão é aquele que permanece longe daquilo que lhe será ruim, segue em sua santificação, e como resultado será vaso de honra, a ser usado na obra do reino de Deus. 

Quando temos uma relação com a Palavra de Deus, esta nos faz lembrarmos dos perigos de estarmos submissos as coisas do mundo, através dela somos alimentados e guiados pelo Espírito de Deus. 

Então seja o nosso objetivo a vida eterna, fomos alcançados pela salvação através do amor de Jesus para conosco, e nela devemos nos manter até que o próprio Jesus volte para nos buscar. 
Sérgio Souza

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Crer em Jesus, É ter Vida Eterna - João 5:25

Crer em Jesus, É ter Vida Eterna 
João 5:25 - Em verdade, em verdade lhes digo que vem a hora — e já chegou — em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. (NAA)

Jesus ressalta no contexto desta passagem, que a vida eterna é um benefício que o salvo, já possui no tempo presente, e não como uma recompensa futura. 

Fala da unidade do Pai e o Filho, e afirma que todo aquele que nEle crer ou seja crê em Jesus, também estará crendo naquele que lhe havia enviado ou seja o Deus Pai. 

Todos nós um dia estaremos perante ao tribunal de Cristo, porém o salvo o terá como Senhor e entrará no céu, mas para o não salvo Ele será juiz que o punirá pelo pecado com a condenação eterna. 

As palavras de Jesus falavam que muito em breve o Espírito Santo de Deus seria derramado sobre os cristãos, e até aqueles que se encontram em estado de morte espiritual ouviriam a voz do Filho de Deus e através dEle, estes encontrariam a ressurreição. 

Ele tem todo o poder para nos dar vida, isto porque a própria vida Ele a tem, Ele é a fonte desta vida, isto demonstra a sua divindade, pois somente Deus pode ter vida em si próprio. 

Encontramos em Cristo, aquele que verdadeiramente exerce a função de mediador entre o homem e o Deus Pai, é o Deus Filho com o todo o Seu poder e divindade que pelo Pai lhe foi concedido. 

O apóstolo João com suas palavras, apresenta Jesus como aquele que atrai a si os incrédulos, e aqueles que já creem nEle tem a sua fé aprimorada, e a certeza que Jesus é o Cristo profetizado no antigo testamento, e enviado pelo Pai. 

Todo aquele que presenciava a suas Palavras e suas maravilhas realizadas deveriam crer que Ele era o enviado do Pai, pois se assim não o fizessem, estariam o desprezando, e por seus próprios atos se condenando. 

Então entendemos e devemos praticar que somente em Cristo encontramos salvação, e todos aqueles que nEle não crer, já estão condenados, fica a nossa missão de proclamarmos ao mundo esta mensagem que Jesus deixou a nós. 
Sérgio Souza

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Ame a Deus de Todo o Coração - Deuteronômio 6:5,6

Ame a Deus de Todo o Coração 
Deuteronômio 6:5,6 - Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. (NAA) 

Este texto chamava o povo de Israel para ouvir e obedecer ao Senhor, os fazendo lembrar que foi o Senhor que os escolherá e não eles ao Senhor. 

Em sua caminhada pelo deserto após saírem do Egito, o Senhor entrega a eles instruções que eram necessárias para que eles vivessem bem e usufruíssem de todas suas bênçãos. 

O Senhor os lembra que é único, ou seja, isto significa que não existe outro, por mais que muitos ainda insistem em idolatrar pessoas ou imagens, é o próprio Deus que em Suas palavras condenam este comportamento. 

Moisés aconselhava aquele povo a constantemente retribuírem o amor de Deus dando a Ele total devoção, e mantendo Ele como único, de forma a negar qualquer outro que lhe fossem apresentados. 

Assim Israel deveria reconhecer que Deus era Senhor sobre eles, e o seu amor a Deus deveria ser de forma plena e constante, devendo este sentimento ser presente e verdadeiro em seu coração. 

Ter a Deus como único se torna uma expressão prática do nosso amor a Ele, sabendo que Ele é suficiente para nos guardar e nos guiar naquilo que é necessário, e o próprio Jesus nos lembra em seu primeiro mandamento o amar a Deus de todo o seu coração, alma e entendimento. 

Nossa recompensa é a vida eterna, é o resultado do amor do Pai expressado através do Filho em sua morte na cruz, para nós não houve custo, porém para Ele foi preço de sangue, com muita dor e sofrimento vivido no calvário quando da Sua crucificação. 

Amar ao Senhor é vivermos uma plena liberdade que nos é dada pelo amor de Deus, e cabe a nós falarmos deste amor aos nossos filhos e porque não a todos que estão próximos a nós. 

E assim declaremos que o Senhor é único, devemos o amar de todo nosso coração, guardando os seus ensinamentos no coração e transmitindo para todos aqueles precisam conhecer o Deus está no controle de nossa vida. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Exercite o Amor de Cristo - Colossenses 3:14

Exercite o Amor de Cristo 
Colossenses 3:14 - Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. (NAA) 

Jesus deixa para a igreja a sua essência que é o amor, e através deste sentimento podemos ver a sua manifestação através do ato de perdoar. 

Se recebemos o perdão de Cristo, também por Ele fomos capacitados a exercitar este gesto, então o que nos impede de também perdoar aquele que precisa? 

O nosso amor ao próximo deverá ir além de palavras bonitas e confortantes, se faz necessário que o seja colocado na prática, de maneira que seja visível através dos nossos atos. 

Na vida do cristão não deve faltar o amor, através deste podemos entender a ligação perfeita com Cristo, pois se cremos no amor de Deus ao homem, e vivemos este amor, então Deus estará em nós, e com Ele também estaremos. 

Muitos são abençoados financeiramente e até materialmente e acabam colocando ali o seu coração, o Senhor abençoa os teus servos para que estes sejam multiplicadores de bênçãos ajudando os mais necessitados. 

Mas ao abençoar não toque trombetas anunciando o seu ato, simplesmente faça e o Senhor se agradará da sua atitude e você será sempre abençoado. 

Os ouvidos do cristão devem estar atentos para ouvir a voz do Senhor, pois quando assim fazemos temos paz em nosso coração, e mesmo que ocorra situações inesperadas, nos manteremos tranquilos pois sabemos quem é o nosso provedor. 

O nosso agir deve ser fruto de uma vida transformada pelo Espírito Santo, que a partir do ato de Jesus na cruz nos reconciliou com o Pai, e fomos alcançados pela salvação, e assim em nossos atos devem ser visíveis o amor de Cristo sobre toda a humanidade. 
Sérgio Souza

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Um Bom Evangelizador - Atos 8:34

Um Bom Evangelizador 
Atos 8:34 - Então o eunuco disse a Filipe: — Peço que você me explique a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de outra pessoa? (NAA) 

Aqui temos o encontro de Filipe com um eunuco Etíope, e este estava lendo o livro do profeta Isaías, porém não conseguia entender o que ele estava lendo. 

Este eunuco tinha ido a Jerusalém para adoração, e ele era o mordomo mor da rainha dos Etíopes e também era o superintendente de todos os seus tesouros. 

Então o Espírito Santo fala com Filipe dizendo a ele para que se achegasse a carruagem do eunuco, fazendo isto Filipe o questionou se ele sabia o que estava lendo, e como resposta o eunuco responde, como poderia se não tinha ninguém para lhe ensinar. 

Na passagem que ele estava lendo, o profeta faz a comparação sobre alguém sendo levado como uma ovelha que é levada ao matadouro, e como um cordeiro mudo que não abriu a boca, foi humilhado e negaram-lhe a justiça, então ele pergunta se o profeta falava de si mesmo, ou de outra pessoa. 

Filipe sabia do seu chamado e debaixo da direção do Espírito de Deus, ele explica que o profeta fala de Jesus, e então ele começa a expor o evangelho do Cristo Salvador, o eunuco não perde tempo, recebe e pede que ali mesmo fosse batizado nas águas. 

Isto acontece quando aquele que recebe, não está com o seu coração endurecido, somente o evangelho de Jesus pode alcançar e salvar vidas, devemos entender que aquele, que leva o evangelho apenas transmite, pois a obra é do Espírito Santo. 

E levar o evangelho é estar preparado com um bom conhecimento e estudo da Palavra, pois ao momento certo o Espírito de Deus, agirá sobre o conteúdo adquirido, dando vida e nos direcionando em nossas palavras. 

Seja então um bom evangelizador, tenha conteúdo e intimidade com Deus, e isto somente alcançaremos se dedicarmos mais do nosso tempo diário ao ato de ler e meditar sobre as escrituras, orando ao Senhor pedindo a revelação daquilo foi estudado. 
Sérgio Souza

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Cuidado com a Falsa Liberdade - 2 Pedro 2:19

Cuidado com a Falsa Liberdade 
2 Pedro 2:19 - Prometem-lhes a liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor. 

Somos alertados aos cuidados que devemos ter com os falsos mestres, pois muitos até aparentam serem bons cristãos, mas levam uma vida voltada ao pecado, e continuam praticando atos de antes da sua conversão. 

Possuem em seus corações o desejo carnal, sua fé é apenas superficial, e logo as suas vontades aparecem, e o levam a um estado pior do que tinha antes, e tudo porque não ocorreu de fato uma conversão de verdade. 

As práticas mundanas ainda são presentes em muitos, podemos somar a isto, líderes que fecham os olhos para o evangelho, apresentando algo apenas para agradar aos membros, porém não possuem base bíblica, sua retidão é apenas superficial e desagradam ao Senhor. 

Para se combater isso, é necessário que a Palavra seja o prato principal, devendo ser servida em abundância, e não como uma sobremesa, a Palavra é o nosso alimento forte e nos deixa nutridos, evitando que sejamos escravos daquilo que corrompe nossa fé e comportamento. 

Somente com o verdadeiro evangelho de Cristo podemos ter a plena liberdade, ao contrário daquilo que o homem propaga, pois oferece uma liberdade cheia de restrições nos mantendo presos aos seus interesses. 

Passam a ser escravos dos próprios erros e desejos, usam das suas falsas práticas para tentar até ridicularizar aquilo que é certo, agindo totalmente contrário aquilo que nos foi ensinado pelo evangelho de Cristo. 

Para vencer o erro e ser libertos da prática do pecado, é preciso estar forte em Cristo, desta maneira será vencida toda avareza, sensualidade, orgulho e outros sentimentos que dominam o homem que está longe da Palavra da verdade. 

Quanto mais nos aprofundamos na Palavra, mais teremos desta liberdade que Cristo nos dá, e mais sentiremos a presença do Espírito Santo de Deus dirigindo nossos pensamentos e nosso comportamento. 

Estejamos então atentos a evitarmos os prazeres que nos escraviza, pois em nenhum homem poderemos encontrar a liberdade que Cristo conquistou para nós, se somos verdadeiramente regenerados então iremos perseverar em nossa fé até o último dia. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Produzindo Bons Frutos - João 15:7

Produzindo Bons Frutos 
João 15:7 - Se permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será feito. 

Uma transformação ocorre em nós quando nos convertemos a Cristo, passamos a ser como varas da videira que é o próprio Jesus, somos enxertados nela e passamos a ser alimentados. 

Então passamos a dar frutos desta nossa conversão, e estes frutos são para o crescimento do reino de Deus, e o Senhor nos reveste da Palavra e ensinamento para que possamos dar mais e melhores frutos na Tua obra. 

Jesus nos lembra que somos como ramos ligados a Ele e devemos permanecer nEle, e então Ele permanecerá em nós, pois se assim não for, estaremos mortos espiritualmente e sem condições de produzir os bons frutos. 

As Varas que não estão ligadas a videira estão mortas, e estando assim de nada serve a não ser para serem lançadas ao fogo e queimadas, ao contrário se dermos bons frutos, também haverá boas sementes que serão espalhadas em benefício da obra de Deus. 

Permanecer em Cristo requer uma disciplina em nossa fé, e os frutos serão o resultado, todos aqueles chamados ao evangelho por Cristo, devem ser obedientes, ouvintes e praticantes dos ensinamentos recebidos de dEle. 

Quanto mais amarmos a Palavra do Senhor, seremos como uma planta que aprofunda as suas raízes ficando mais fortes, e receberemos então mais nutrientes, que nos possibilitará a darmos bons frutos, o Pai é glorificado, recebemos amor e plenitude de alegria. 

Sem a Palavra, ou seja, sem Jesus nada do que possamos fazer terá algum tipo de valor espiritual, que resulte em algo bom para o reino, não permanece, não tem raiz, perde-se a comunhão, ficamos secos, e longe da recompensa da vida eterna. 

Os frutos de nossa vida são para glorificar ao Pai, e não são por mérito algum nosso, que o Senhor possa se orgulhar de nossa vida, que possamos dar bons frutos para a obra do Senhor, e estarmos todos juntos com Deus na eternidade. 
Sérgio Souza

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Deus o Dono da Vinha - Mateus 21:43,44

Deus o Dono da Vinha 
Mateus 21:43,44 - Portanto, eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. NAA 

Jesus fala com os líderes fariseus, mais uma vez usa de uma parábola para comparar o reino de Deus, neste exemplo fala dos lavradores maus, cujo o dono da vinha arrenda a estes lavradores a colheita a ser realizada. 

Este dono das terras que é Deus, entrega tudo plantado e pronto aos trabalhadores para que a colheita seja feita, e Jesus usa deste exemplo porque segundo estudos sobre os costumes da época, era muito comum, os trabalhadores quebrarem os acordos de arrendamento firmados com os donos da vinha. 

Estes trabalhadores representam os líderes judeus que se opunham a Jesus, as terras representam a nação de Israel, e os servos enviados pelo dono da vinha para cobrar a colheita são os profetas, estes foram espancados, mortos e apedrejados. 

Como não houve resultado com o envio dos servos mensageiros, então Ele o manda o Filho que é o Senhor Jesus, que acabou também sendo morto, e esta morte representa a crucificação de Jesus. 

Jesus explica que quando o rejeitam seu ensino e autoridade, estavam rejeitando todo fundamento da Palavra, e assim daquele povo o reino de Deus estava sendo tirado e entregue a um novo povo. 

Então nós gentios fomos chamados a ser o povo que habitará o reino de Deus, devemos fazer o que Israel não fez. 

Aqueles líderes sabiam que eram deles que Jesus falava, e o reino de Deus está fundamentado sobre esta Pedra que é Jesus, e que a eles serviria para tropeço, e caso caísse sobre ela seriam quebrados e virariam pó, porém chegara o dia que a nação de Israel reconhecerá Jesus, e junto com a igreja de Cristo iremos compor o Reino do Céu. 

Não devemos ser como aqueles trabalhadores que receberam a vinha totalmente pronta e não souberam usufruir, a igreja foi chamada a participar das bênçãos e dos frutos desta vinha, devendo então sermos fieis com tudo aquilo que já fomos beneficiados. 
Sérgio Souza

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O Bom Uso da Nossa Boca - Tiago 3:12

O Bom Uso da Nossa Boca 
Tiago 3:12 - Meus irmãos, será que a figueira pode produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce. (NAA )

Tiago nos lembra sobre o cuidado que devemos ter com aquilo que sai da nossa boca, podemos até lembrar que Jesus alertava sobre o que contamina o homem, não é o que entra pela nossa boca, e sim pelo que sai, pois mostra qual o conteúdo que está em nosso coração. 

A natureza do homem pode até induzir a atos e palavras que possam fugir do nosso controle, porém a presença do Espírito Santo em nós, tem o poder de nos controlar de maneira a sermos coerentes com os ensinos recebidos de Cristo. 

Estes ensinos revelam a nós, que devemos estar atentos a situações em que com nossa língua bendizemos ao nosso Deus, e com a mesma língua amaldiçoamos as pessoas criadas a imagem do próprio Senhor. 

A mesma boca que abençoa, também consegue falar mal, e isto não deveria ser com aqueles que nasceram de novo, nosso coração deve estar ocupado com o amor e a compaixão de Cristo. 

É preciso estarmos atentos quanto as divergências de posicionamento do nosso comportamento, pois quando agimos de maneiras que se opõem, na realidade apenas irá revelar que em algum momento estamos sendo aquilo não somos, e assim estaremos sendo hipócritas. 

Devemos fazer o uso da nossa língua de maneira, que a possamos usá-la para louvar, confessar o nome de Jesus, apresentar orações, reconhecer os nossos pecados e pedir perdão. 

Que as nossas palavras sejam autenticas e verdadeiras, de maneira a fazermos o uso da mesma, pregando o evangelho de Cristo a todo aquele que ainda não o conhece. 

Aprendemos então no contexto, sobre os cuidados com a nossa língua, de maneira que quando falarmos, nossas palavras sejam abençoadoras de verdade, e não meras palavras falsas, que não condizem com a verdadeira intenção em nosso coração. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

A Missão de Jesus - João 3:36

A Missão de Jesus 
João 3:36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. (NAA)

As palavras do apóstolo João nos ensinam sobre a missão de Jesus em salvar vidas, e isto faz parte do plano do Pai, que a nós se realizou através do Filho, o nosso Senhor Jesus Cristo. 

Desta maneira o Filho veio para resgatar aqueles que já estavam condenados, trazendo a todos que nEle crerem, salvação e vida eterna no céu. 

A missão de Jesus abrange a toda humanidade, todos fomos chamados ao arrependimento, e ao abandono da vida de pecado, e agindo assim somos reconciliados e aproximados ao amor de Deus. 

O outro João o qual é referido neste capitulo, é o Batista primo de Jesus, aquele que era terreno e veio antes para anunciar aquele do céu viria para nos salvar, as obras do Pai se confirmariam através do Filho. 

O resultado da obra de Deus em nossa vida, se faz presente quando reconhecemos o testemunho de Jesus, e assim somos transformados e renovados, reconhecemos que Jesus é o Filho de Deus, é o próprio Deus. 

Através de Jesus, não só recebemos o próprio Filho, mas também o Pai e o Espírito Santo, e nisto somos completos, a fé no Filho nos abençoou com vida eterna, pois aquele que não o recebe já está condenado a um sofrimento eterno. 

João Batista tinha tudo para se achar importante, porém sabia da sua origem e sua limitação, e o seu conhecimento era suficiente para anunciar e reconhecer que Jesus é o filho de Deus, e veio enviado pelo Pai e Seu nome está acima de todas as coisas. 

A mensagem que João pregava não era falar de si mesmo, e sim preparar o caminho para aquele que do céu foi enviado, e tinha como missão salvar a humanidade. 

Que sejamos cheios do Espírito de Deus de maneira, a reconhecermos que nossas palavras sejam unicamente para exaltar a missão de Jesus, e nunca falarmos de nós mesmos. 
Sérgio Souza

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A Semente é a Palavra de Deus - Lucas 8:11

A Semente é a Palavra de Deus. 
Lucas 8:11 — Este é o significado da parábola: a semente é a palavra de Deus. (NAA) 

Uma grande multidão estava presente, eram pessoas vindas de vários lugares para ouvir a Jesus, e Este falava para os presentes a parábola do semeador. 

Jesus usou muito deste método de parábolas, por ser uma exposição que a princípio deveria ser de fácil entendimento aos ouvintes pois retratavam situações corriqueiras do dia a dia das pessoas. 

Porém mesmo assim os seus discípulos pedem para que Ele explicasse o significado do que havia sido falado, e assim Ele começa falando sobre o semeador que lança na terra a semente. 

Uma parte delas cai a beira do caminho, é pisada e as aves do céu a comem, compara esta situação com aquelas pessoas que ouvem a palavra, porém permitem que o diabo a tire do seu coração, pois não crendo não serão salvas. 

Outra parte cai sobre as pedras, e por não possuírem umidade suficiente acabam secando, estas são as pessoas que ouvem a palavra com alegria, porém esta não cria raiz em seu coração, por algum tempo até creem, porém na provação acabam desistindo. 

Ainda existem aquelas que caíram entre os espinhos, e estes crescendo junto acabam a sufocando, ou seja, são pessoas que mesmo ouvindo, tem as suas mentes voltadas para as preocupações, riquezas e os prazeres desta vida, não permitem que a sua fé seja amadurecida. 

E para finalizar tem as sementes que caem em boa terra, representam as pessoas que possuem um coração bom e são generosas, elas ouvem e praticam a palavra, e se mantem firmes na fé, produzindo frutos para o reino de Deus. 

Assim Jesus explicou que a semente é a palavra de Deus, precisamos ser ouvintes e praticantes, desta maneira estabelecermos um laço de confiança com Deus, para que tudo a ser realizado seja debaixo da orientação dEle. 

Se faz necessário cuidados diários para que, com o passar do tempo nosso bom solo não se transforme em um solo ruim, assim como um agricultor que constantemente aduba a sua terra, devemos diariamente tratar o nosso solo, com a leitura da palavra, meditação e oração. 
Sérgio Souza

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

O Servo Incompassivo - Mateus 18:25,26

O Servo Incompassivo 
Mateus 18:25,26 - Não tendo ele, porém, com que pagar, o senhor desse servo ordenou que fossem vendidos ele, a mulher, os filhos e tudo o que possuía e que, assim, a dívida fosse paga. Então o servo, caindo aos pés dele, implorava: “Tenha paciência comigo, e pagarei tudo ao senhor.” 

Estes versículos fazem parte da parábola onde Jesus compara o reino dos céus a um rei, que desejava fazer um acerto de contas com seu servo, porém o valor devido seria praticamente impossível de ser pago. 

Então o rei determina que ele a esposa, filhos e bens do mesmo fossem vendidos de forma para que a dívida fosse paga, e isto levou o servo desesperado a implorar que a sua dívida fosse perdoada, e este comove o rei que assim perdoa a seu devedor. 

Porém o mesmo que teve a sua dívida perdoada não usou da mesma compaixão com uma pessoa que lhe devia um determinado valor, mesmo que esse também tenha implorado por uma oportunidade para saldar a sua dívida, 

Assim o credor determina que o seu devedor fosse levado a prisão, mas este fato chega ao conhecimento do rei que ficou indignado ao saber que o seu servo não havia aplicado do mesmo perdão que este tinha sido beneficiado. 

O rei fica furioso, volta atrás no seu perdão e determina que o seu servo fosse preso e não saísse até que a sua dívida fosse totalmente quitada. 

E aquilo que havia sido perdoado, tornou-se dívida novamente, devendo ser paga na sua totalidade, e assim Jesus nos ensina a perdoarmos verdadeiramente usando de mesma compaixão que recebemos, para que também não sejamos cobrados. 

Com esta parábola a intenção de Jesus era mostrar que o perdão de Deus é algo que recebemos sem termos nada a pagar, pois nunca teríamos o valor suficiente, tamanho é o favor e a compaixão do Senhor para conosco. 

E assim se de Deus recebemos de forma gratuita, então o que nos impede de assim também procedermos com aqueles que necessitam do nosso perdão, se por Deus fomos perdoados, assim também devemos ser com os demais. 

Este é o amor do Pai, e quando amamos o Filho, e obedecemos aos seus ensinamentos, estaremos demonstrando ao Pai o quanto também o amamos, e isto será fruto da presença e agir do Espírito Santo em nossa vida. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Cuidado Não Abandone a Fé - 1 Timóteo 4:4,5

Cuidado Não Abandone a Fé 
1 Timóteo 4:4,5 - Pois tudo o que Deus criou é bom, e, se recebido com gratidão, nada é recusável, porque é santificado pela palavra de Deus e pela oração. (NAA) 

Nesta carta Paulo adverte a Timóteo sobre muitos que acabariam abandonando a fé com o surgimento no meio cristão de falsos líderes, que iriam ensinar um evangelho diferente daquele deixado por Cristo. 

Muitos se deixarão ser enganados pela idolatria a homens e ao falso evangelho, que foge aos ensinamentos de Cristo, pois pregam a exaltação do próprio do homem, porém com o tempo virá a apostasia, ou seja, o abandono da fé. 

Ele alerta que até os conhecedores da palavra poderão ter a sua fé de alguma maneira adormecida, como consequência de novas doutrinas ensinadas no meio cristão, pois apresentam doutrinas que distorcem o que Deus criou e permitiu para o homem, alegando não serem permitidas. 

Muitos falsos líderes com suas doutrinas tentarão impor aos seus membros aquilo que Cristo não deixou em seu evangelho, ou mesmo fazem parte da velha aliança que em Cristo já foram cumpridas ou abolidas. 

Mas Paulo ressalta que se foi Deus que criou e permitiu ao homem, é bom e pelo cristão e deve ser usufruído, é claro que através da santificação a qual estamos passando devemos reconhecer a correta utilização daquilo que o Senhor nos beneficiou. 

Devemos estar sempre atentos aos falsos ensinos, e assim se torna necessário cada vez mais, a exposição da boa doutrina de Cristo através da: leitura da palavra, meditação e oração, e isto será como um exercício diário para o nosso Espírito que nos auxiliará em nossa fé. 

Isto se faz necessário, para que não tenhamos a nossa fé enfraquecida, a nossa intimidade com as escrituras nos levará a revelações da através do Espírito Santo nos alertando contra as falsas doutrinas e lideranças. 

Tenhamos então em nosso coração o discernimento do bom uso daquilo que é santificado e consagrado, e o Senhor deu ao homem, assim pelo conhecimento da palavra e oração, o Espírito Santo nos guiará no bom uso, e a nossa permanência na fé em Cristo. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

O Diálogo de Jesus com Nicodemos - João 3:2

O Diálogo de Jesus com Nicodemos 
João 3:2 - Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse: — Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele. (NAA) 

Esta passagem relata o diálogo entre Jesus e Nicodemos um fariseu membro do sinédrio, este era estudioso e conhecedor das escrituras, mesmo assim ele não tinha muita intimidade com Deus. 

Nesta conversa Jesus expõem o plano de salvação ao homem, que seria realizado através da pessoa dEle, pois todo aqueles que nEle crer seriam alcançados pela salvação e teriam vida eterna no céu. 

Nicodemos ao ter conhecimento sobre o que Jesus realizava, resolve em uma noite o procurar para conversar, alguns estudos apontam que isto ocorre em período noturno de modo a não o expor perante aos demais fariseus que eram contra Jesus. 

Ele expressava crer que Jesus havia vindo de Deus, pois somente assim Ele poderia ter o poder de realizar os sinais e maravilhas, entendia que Jesus era Mestre e enviado por Deus, Ele não poderia realizar os milagres se não estivesse com Deus. 

Porém uma resposta de Jesus o deixa confuso, pois o Senhor lhe falou que ninguém poderia ver o reino de Deus, se não nascesse de novo, na cabeça de Nicodemos isto não fazia sentindo, pois ele imaginava como poderia uma pessoa voltar ao ventre de sua mãe. 

Então Jesus explica a ele que o Pai concederia uma vida espiritual para todos aqueles que crerem no Filho, fazendo assim estes nascerem de novo, agora pelo espírito, e sem este novo nascer ninguém poderia ver as coisas espirituais. 

Jesus mostra que todo aqueles que o terem como seu Senhor, terão vida eterna, a sua missão não era de destruir vidas e sim as salvá-las, até porque todo aquele que não o tem já estão com sua vida destruída. 

Aprendemos que mesmo com todo o conhecimento que Nicodemos tinha, era preciso ele nascer de novo, pois somente assim ele passaria a ver e viver as coisas espirituais, de maneira a não ser apenas conhecedor, mas praticante do evangelho que Jesus ensinou. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br