1 João 4:4 - Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
As palavras de João sempre nos trazem um sentimento de amor, paciência e mansidão, e são demonstradas através dos seus ensinamentos.
João pode nos falar com muita propriedade, pois foi um daqueles que tiveram o privilégio de andado com Cristo durante o seu ministério, acompanhando de perto as curas e os milagres.
Ele usa esta palavra para alertar a igreja sobre os falsos espíritos que são levantam para enganar os cristãos.
Nos ensina que devemos sempre provar estes espíritos a luz da palavra de Deus, pois é através dela que não seremos enganados.
Irão existir pessoas que até alegar a crer em Jesus, porém não confessam a Sua obra salvadora, cujo o mesmo seu fez homem de carne sem pecado, e morreu numa cruz, pagando com o Seu sangue o preço da nossa salvação.
A muitos ensinamentos nas igrejas, porém se estes não apontarem para o arrependimento, e o Cristo da cruz, não passam de doutrinas criadas pelo homem para simplesmente agradar o próprio homem.
O apostolo lembra que aqueles que são a igreja devem ter em mente que já foram alcançados pela salvação em Cristo, e que o Espirito que habita neles é maior do que as forças das trevas.
Porém todos devem ter uma sintonia com o evangelho de maneira, que saibam ouvir o Espirito de Deus nos alertando sobre as falsas doutrinas que tem por objetivo apenas de afastar os crentes da salvação.
A palavra nos ensina que o Espirito de Cristo é infinitamente maior do que o espirito maligno que está neste mundo, e isto nos reforça o quanto devemos ocupar a nossa mente e o nosso coração com as sagradas escrituras.
Cristo já venceu esta batalha a favor da igreja, e debaixo desta proteção sejamos obedientes e atentos a tudo aquilo que a palavra de Deus nos ensina.
E dentro de nós verdadeiramente habite somente o Espirito do altíssimo nos guiando em nossa caminhada rumo ao céu, e enquanto isso possamos ser ferramentas uteis na propagação da salvação através de Cristo o Filho.
Sergio Souza