Provérbios 4:7 - A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Podemos ver em nosso dia a dia tantas pessoas que estão muito preocupadas em terem uma formação acadêmica que possa lhe trazer um bom serviço, e um bom salário que lhe garanta um futuro melhor e seguro.
Se analisarmos bem estas pessoas não estão erradas, pois devemos sim termos objetivos a serem conquistados que venham a nos proporcionar uma vida melhor.
O grande erro destas pessoas é que para alcançarem estes objetivos acaba ficando em segundo plano a sua vida com Deus, e não devemos esquecer que o nosso primeiro objetivo deve ser sempre uma vida com Cristo.
E a primeira parte deste proverbio que vai do verso 1 até o verso 13 nos mostra as advertências e orientações de um pai apaixonado que deseja o melhor para o seu filho.
E podemos entender este pai como o nosso Deus que fala a nós os filhos de maneira em que se ouvirmos os conselhos que Ele nos dá, teremos sabedoria e conhecimento vindos do céu, e estas coisas sim nos proporcionará uma vida melhor e segura.
Para estarmos atentos as instruções devemos aprender a ouvi-las de maneira que possamos entender e guarda-las em nosso coração.
Guardar em nosso coração estas instruções é sabermos que no momento em que precisarmos, ela ali estará a nossa disposição.
Manter o nosso foco nos ensinamentos do Senhor, é ficarmos firmes em nossa fé tomando sempre o cuidado em não afastar da sua mente o que recebemos do Senhor, de maneira a não permitir que as coisas do mundo contaminem o nosso pensamento.
Para nós cristãos a sabedoria é o próprio Deus que nos ama e cuida de nós de maneira zelosa com este amor incondicional.
Quanto mais nos aproximamos de Deus mais revestidos de sabedoria seremos, e ela se manifestará em nós nos capacitando a termos o discernimento sobre decisões que devemos tomar, bem como o nosso fortalecimento espiritual.
De nada nos valerá termos bens materiais ou conhecimento adquirido de homens, se não tivermos a sabedoria de Deus, pois aquilo que Deus nos dá é sobrenatural, e independe de nossa condição intelectual.
A verdadeira sabedoria nos condiciona a termos respeito pelo Senhor, que nos conduz a um estado de inteligência e entendimento que nos faz afastarmos do mal.
Sentimos nas palavras do escritor que inspirado por Deus, o apelo de um pai que ama os seus filhos, e por isso tem tamanho desejo que eles se dediquem a buscar a sabedoria que vem do céu.
Assim como o Deus Pai nos ensina sendo nós seus filhos, então assim sejamos para os nossos filhos de sangue e também os filhos na fé, a ensina-los a buscar esta sabedoria de Deus, além de sermos testemunhas vivas daquilo que estamos falando.
Sergio Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário