João 10:2 - Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
Jesus conversava com os fariseus que eram um grupo formado por lideres religiosos, e tudo começa quando no capitulo anterior, Jesus cura um cego de nascença em um sábado, gerando indignação entre aqueles líderes.
Ao entrarmos no capitulo atual iremos ver Jesus comparando como agia estes líderes religiosos junto o povo, comparava eles a ladrões e salteadores, pois somente queriam se aproveitar do povo, se aproveitavam financeiramente deles e impediam que as pessoas fossem salvas.
São comparados assim porque agiam como um ladrão que não entra pela porta, e sim pula o muro para roubar o rebanho.
Estes lideres agiam de maneira que não tinham nenhuma consideração com o povo, pois apenas pensavam em seu próprio benefício.
Jesus comparava também estes lideres a pastores de ovelhas que não cuidavam bem do seu rebanho, de maneira que o único interesse destes pastores era usufruir daquilo que aqueles animais poderiam lhe render, assim também agiam aqueles lideres.
Não tinham o compromisso de cuidar do rebanho de maneira a protege-los dos predadores bem como curar as suas feridas.
Da mesma forma estes lideres religiosos cobravam das pessoas o cumprimento da lei que eles mesmos não faziam, por fora até tinham uma boa aparência religiosa, porém por dentro eram ocos e vazios do amor de Deus.
E assim Jesus se apresenta como o verdadeiro bom pastor que havia sido prometido e seria da descendência de Davi, e que dá a vida pelas suas ovelhas, e podemos ter esta comprovação deste fato quando Ele se entrega para morrer na cruz.
O nosso Jesus é o único que entra pela porta, pois Ele é a própria porta que nos leva ao reino do céu, é aquEle que foi estabelecido pelo Pai para cuidar do Seu rebanho.
Ao contrario daqueles lideres comparados a ladrões e salteadores, Jesus entra pela porta de maneira licita e verdadeira.
E todas a suas verdadeiras ovelhas sabem reconhecer a Sua voz, quando Ele as chamam.
Aprendemos que apesar daqueles lideres religiosos estarem junto do rebanho, estes não pertenciam ao rebanho, pois não conseguiam reconhecer a voz do bom pastor que é Cristo.
Jesus conhece cada uma das suas verdadeiras ovelhas, e nEle encontramos a vida eterna, o amor do Pai se realizando ao nosso favor através da pessoa do Filho, Jesus o verdadeiro pastor das ovelhas.
Sergio Souza
maosdadascomjesus.com.br
pastorsergiosouza.com.br
Glória a DEUS,JESUS nosso bom Pastor.Amem
ResponderExcluir