Provérbios 15:1 - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Quem já não deve ter ouvido uma frase popular dizendo “fulano botou mais lenha na fogueira” se referindo a uma situação de discussão.
Em que uma ou as duas partes não cedem e cada vez mais se agridem e instigam a contenda com suas palavras.
E este proverbio nos ensina muito em relação a uma situação desta, em que uma simples resposta pode direcionar para o bem ou o mal uma situação a ser resolvida entre duas pessoas ou mesmo quando estão em um grupo.
São situações assim em que precisamos por em pratica aquilo que temos aprendido com a palavra de Deus, ter a sabedoria de muitas vezes recuar para evitar consequências que geram feridas e cicatrizes duradouras.
E podemos dizer ainda que em varias situações o silencio será a melhor resposta, pois o tempo dirá quem estava certo ou errado, o importante é preservarmos os relacionamentos e as amizades.
O resultado das palavras que saem da nossa boca expressam aquilo que pode estar habitando em nosso coração.
Se a ira e o rancor estiverem habitando em nosso interior, é necessário que busquemos mais ao Senhor, e o Espirito de Deus irá sufocar estes sentimentos.
Temos que tomar cuidado com a nossa carnalidade que nos induz a querermos ser sempre superiores aos demais, não importando o tipo de dor que a nossa atitude pode causar na outra pessoa.
E o nosso Senhor Jesus não se alegra nesta situação, pois se nos sentimos as vezes injustiçados por alguma coisa, devemos lembrar que o nosso Senhor pagou na cruz com o Seu sangue, algo que a Ele não pertencia.
Jesus com este ato ensina o amor ao próximo, por mais que na pratica isto seja uma situação difícil para nós, pois lidar com a personalidade das pessoas não é fácil, e as forças do mal irão nos conduzir a pecarmos.
Então devemos pedir ajuda ao Senhor, para que Ele nos encha de sabedoria para como agirmos nestas situações, e demonstrarmos ao mundo um comportamento de uma pessoa transformada pelo amor de Cristo.
Sergio Souza
maosdadascomjesus.com.br
pastorsergiosouza.com.br
Amém
ResponderExcluir