Mateus 5:44 - Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;
Este versículo faz parte do sermão do monte que se inicia no capitulo 5 e estende-se até o capitulo 7, onde Jesus nos traz uma série de ensinamentos práticos para a vida do verdadeiro cristão, de forma que o nosso caráter seja conforme os seus princípios.
Ele vem de maneira a esclarecer até equívocos introduzidos na lei dada a Moises, que ao longo do tempo regras foram acrescentadas pelos então religiosos aos mandamentos do Senhor, e estes não representavam a vontade de Deus.
Isto podemos ver no contexto do versículo lido, onde Jesus alerta sobre o que eles haviam aprendido ao longo do tempo, que ensinava que deviam amar o próximo e odiar o seu inimigo, porém Jesus corrige e diz “Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem".
Jesus nos mostra uma grande lição para o nosso comportamento, de modo a ressaltar que sejamos compassivos com os demais, pois a consequência de um sentimento de fúria somente irá produzir mais contendas alimentando o ódio e as brigas.
Tomemos cuidado nos atentando para o que palavra de Deus expressa e não o que o homem fala, este fato é comum até nos dias de hoje, em várias pregações se expõem a própria opinião do pregador, e não o que realmente o Senhor quer ensinar.
Era costume daquela época, em que todos aqueles que não pertenciam ao povo escolhido por Deus, seriam considerados inimigos e deveriam ser odiados, porém esta conclusão era fruto do comportamento de homens e não do nosso Deus.
Desta maneira entendia-se que a lei do amor deveria ser aplicada apenas ao povo escolhido, porém Jesus deixou bem claro que esta lei se estende a todos, devendo nós como cristãos, praticar este amor levando o evangelho para todos aqueles que ainda não o conhecem.
Ao colocar em pratica este amor podemos enfrentar uma série de dificuldades por causa da nossa natureza carnal, e mesmo que ela tente nos afastar deste ato, devemos exercitar a nossa fé, orando para que sejamos revestidos deste amor do nosso Jesus.
Sergio Souza
maosdadascomjesus.com.br
pastorsergiosouza.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário