Provérbios 13:9 - A luz dos justos brilha intensamente, mas a lâmpada dos ímpios se apagará.(NAA)
Provérbios 13 fala que os filhos que ouvem a seus pais são como sábios, e é claro que os ensinamentos recebidos devem ser totalmente de acordo com a Palavra do Senhor, e assim também devemos ouvir o nosso Pai que está no céu.
Recebemos o ensinamento sobre o comportamento do justo, que acata as orientações do Senhor em se manter longe do erro e do pecado, porém aquele que acostuma a viver no pecado, já não sente e não se incomoda mais, pois o seus atos já se transformaram em iniquidade.
Mesmo que seja para se defender o justo evita o pecado, pois sabe que a sua verdadeira justiça virá do Senhor, ele tem a convicção que o ímpio irá colher o que plantou, como se ele caísse em uma armadilha que ele próprio a fez.
O justo não sente prazer em compactuar com o erro, pois sabe das consequências que isto irá trazer sobre si, para o justo a sua integridade será honrada pelo Senhor, porém o ímpio sofrerá pelos seus próprios atos.
Ao justo virá a recompensa da prosperidade que brilhará sobre a sua vida, ao contrário daquele que vive a pecar, pois este viverá em situação de escuridão.
Um estudo sobre o texto compara um costume antigo daquele povo, que usavam a candeia que é uma espécie de lamparina, como uma fonte de luz para iluminar a noite toda, e dependiam dela para enxergar o que estava a sua frente.
Desta forma para o justo o Senhor é a luz que iluminará plenamente o seu caminho, porém para o pecador será como se a sua candeia não tivesse óleo suficiente para iluminar toda noite.
Para nós cristãos, cremos que Jesus é a própria luz, plena e suficiente, e debaixo dela temos de uma vida guiada e guardada por Ele, onde nos afastamos do erro e do pecado, e somos atraídos a viver a verdade que é o próprio Cristo.
Sergio Souza
maosdadascomjesus.com.br
pastorsergiosouza.com.br
Amém ❤🙏
ResponderExcluirAmém Deus e fiel com os justos eu creio bom dia abençoado 🙌🙋
ResponderExcluir