Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O Bom Uso da Nossa Boca - Tiago 3:12

O Bom Uso da Nossa Boca 
Tiago 3:12 - Meus irmãos, será que a figueira pode produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce. (NAA )

Tiago nos lembra sobre o cuidado que devemos ter com aquilo que sai da nossa boca, podemos até lembrar que Jesus alertava sobre o que contamina o homem, não é o que entra pela nossa boca, e sim pelo que sai, pois mostra qual o conteúdo que está em nosso coração. 

A natureza do homem pode até induzir a atos e palavras que possam fugir do nosso controle, porém a presença do Espírito Santo em nós, tem o poder de nos controlar de maneira a sermos coerentes com os ensinos recebidos de Cristo. 

Estes ensinos revelam a nós, que devemos estar atentos a situações em que com nossa língua bendizemos ao nosso Deus, e com a mesma língua amaldiçoamos as pessoas criadas a imagem do próprio Senhor. 

A mesma boca que abençoa, também consegue falar mal, e isto não deveria ser com aqueles que nasceram de novo, nosso coração deve estar ocupado com o amor e a compaixão de Cristo. 

É preciso estarmos atentos quanto as divergências de posicionamento do nosso comportamento, pois quando agimos de maneiras que se opõem, na realidade apenas irá revelar que em algum momento estamos sendo aquilo não somos, e assim estaremos sendo hipócritas. 

Devemos fazer o uso da nossa língua de maneira, que a possamos usá-la para louvar, confessar o nome de Jesus, apresentar orações, reconhecer os nossos pecados e pedir perdão. 

Que as nossas palavras sejam autenticas e verdadeiras, de maneira a fazermos o uso da mesma, pregando o evangelho de Cristo a todo aquele que ainda não o conhece. 

Aprendemos então no contexto, sobre os cuidados com a nossa língua, de maneira que quando falarmos, nossas palavras sejam abençoadoras de verdade, e não meras palavras falsas, que não condizem com a verdadeira intenção em nosso coração. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

A Missão de Jesus - João 3:36

A Missão de Jesus 
João 3:36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. (NAA)

As palavras do apóstolo João nos ensinam sobre a missão de Jesus em salvar vidas, e isto faz parte do plano do Pai, que a nós se realizou através do Filho, o nosso Senhor Jesus Cristo. 

Desta maneira o Filho veio para resgatar aqueles que já estavam condenados, trazendo a todos que nEle crerem, salvação e vida eterna no céu. 

A missão de Jesus abrange a toda humanidade, todos fomos chamados ao arrependimento, e ao abandono da vida de pecado, e agindo assim somos reconciliados e aproximados ao amor de Deus. 

O outro João o qual é referido neste capitulo, é o Batista primo de Jesus, aquele que era terreno e veio antes para anunciar aquele do céu viria para nos salvar, as obras do Pai se confirmariam através do Filho. 

O resultado da obra de Deus em nossa vida, se faz presente quando reconhecemos o testemunho de Jesus, e assim somos transformados e renovados, reconhecemos que Jesus é o Filho de Deus, é o próprio Deus. 

Através de Jesus, não só recebemos o próprio Filho, mas também o Pai e o Espírito Santo, e nisto somos completos, a fé no Filho nos abençoou com vida eterna, pois aquele que não o recebe já está condenado a um sofrimento eterno. 

João Batista tinha tudo para se achar importante, porém sabia da sua origem e sua limitação, e o seu conhecimento era suficiente para anunciar e reconhecer que Jesus é o filho de Deus, e veio enviado pelo Pai e Seu nome está acima de todas as coisas. 

A mensagem que João pregava não era falar de si mesmo, e sim preparar o caminho para aquele que do céu foi enviado, e tinha como missão salvar a humanidade. 

Que sejamos cheios do Espírito de Deus de maneira, a reconhecermos que nossas palavras sejam unicamente para exaltar a missão de Jesus, e nunca falarmos de nós mesmos. 
Sérgio Souza

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A Semente é a Palavra de Deus - Lucas 8:11

A Semente é a Palavra de Deus. 
Lucas 8:11 — Este é o significado da parábola: a semente é a palavra de Deus. (NAA) 

Uma grande multidão estava presente, eram pessoas vindas de vários lugares para ouvir a Jesus, e Este falava para os presentes a parábola do semeador. 

Jesus usou muito deste método de parábolas, por ser uma exposição que a princípio deveria ser de fácil entendimento aos ouvintes pois retratavam situações corriqueiras do dia a dia das pessoas. 

Porém mesmo assim os seus discípulos pedem para que Ele explicasse o significado do que havia sido falado, e assim Ele começa falando sobre o semeador que lança na terra a semente. 

Uma parte delas cai a beira do caminho, é pisada e as aves do céu a comem, compara esta situação com aquelas pessoas que ouvem a palavra, porém permitem que o diabo a tire do seu coração, pois não crendo não serão salvas. 

Outra parte cai sobre as pedras, e por não possuírem umidade suficiente acabam secando, estas são as pessoas que ouvem a palavra com alegria, porém esta não cria raiz em seu coração, por algum tempo até creem, porém na provação acabam desistindo. 

Ainda existem aquelas que caíram entre os espinhos, e estes crescendo junto acabam a sufocando, ou seja, são pessoas que mesmo ouvindo, tem as suas mentes voltadas para as preocupações, riquezas e os prazeres desta vida, não permitem que a sua fé seja amadurecida. 

E para finalizar tem as sementes que caem em boa terra, representam as pessoas que possuem um coração bom e são generosas, elas ouvem e praticam a palavra, e se mantem firmes na fé, produzindo frutos para o reino de Deus. 

Assim Jesus explicou que a semente é a palavra de Deus, precisamos ser ouvintes e praticantes, desta maneira estabelecermos um laço de confiança com Deus, para que tudo a ser realizado seja debaixo da orientação dEle. 

Se faz necessário cuidados diários para que, com o passar do tempo nosso bom solo não se transforme em um solo ruim, assim como um agricultor que constantemente aduba a sua terra, devemos diariamente tratar o nosso solo, com a leitura da palavra, meditação e oração. 
Sérgio Souza

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

O Servo Incompassivo - Mateus 18:25,26

O Servo Incompassivo 
Mateus 18:25,26 - Não tendo ele, porém, com que pagar, o senhor desse servo ordenou que fossem vendidos ele, a mulher, os filhos e tudo o que possuía e que, assim, a dívida fosse paga. Então o servo, caindo aos pés dele, implorava: “Tenha paciência comigo, e pagarei tudo ao senhor.” 

Estes versículos fazem parte da parábola onde Jesus compara o reino dos céus a um rei, que desejava fazer um acerto de contas com seu servo, porém o valor devido seria praticamente impossível de ser pago. 

Então o rei determina que ele a esposa, filhos e bens do mesmo fossem vendidos de forma para que a dívida fosse paga, e isto levou o servo desesperado a implorar que a sua dívida fosse perdoada, e este comove o rei que assim perdoa a seu devedor. 

Porém o mesmo que teve a sua dívida perdoada não usou da mesma compaixão com uma pessoa que lhe devia um determinado valor, mesmo que esse também tenha implorado por uma oportunidade para saldar a sua dívida, 

Assim o credor determina que o seu devedor fosse levado a prisão, mas este fato chega ao conhecimento do rei que ficou indignado ao saber que o seu servo não havia aplicado do mesmo perdão que este tinha sido beneficiado. 

O rei fica furioso, volta atrás no seu perdão e determina que o seu servo fosse preso e não saísse até que a sua dívida fosse totalmente quitada. 

E aquilo que havia sido perdoado, tornou-se dívida novamente, devendo ser paga na sua totalidade, e assim Jesus nos ensina a perdoarmos verdadeiramente usando de mesma compaixão que recebemos, para que também não sejamos cobrados. 

Com esta parábola a intenção de Jesus era mostrar que o perdão de Deus é algo que recebemos sem termos nada a pagar, pois nunca teríamos o valor suficiente, tamanho é o favor e a compaixão do Senhor para conosco. 

E assim se de Deus recebemos de forma gratuita, então o que nos impede de assim também procedermos com aqueles que necessitam do nosso perdão, se por Deus fomos perdoados, assim também devemos ser com os demais. 

Este é o amor do Pai, e quando amamos o Filho, e obedecemos aos seus ensinamentos, estaremos demonstrando ao Pai o quanto também o amamos, e isto será fruto da presença e agir do Espírito Santo em nossa vida. 
Sérgio Souza

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Cuidado Não Abandone a Fé - 1 Timóteo 4:4,5

Cuidado Não Abandone a Fé 
1 Timóteo 4:4,5 - Pois tudo o que Deus criou é bom, e, se recebido com gratidão, nada é recusável, porque é santificado pela palavra de Deus e pela oração. (NAA) 

Nesta carta Paulo adverte a Timóteo sobre muitos que acabariam abandonando a fé com o surgimento no meio cristão de falsos líderes, que iriam ensinar um evangelho diferente daquele deixado por Cristo. 

Muitos se deixarão ser enganados pela idolatria a homens e ao falso evangelho, que foge aos ensinamentos de Cristo, pois pregam a exaltação do próprio do homem, porém com o tempo virá a apostasia, ou seja, o abandono da fé. 

Ele alerta que até os conhecedores da palavra poderão ter a sua fé de alguma maneira adormecida, como consequência de novas doutrinas ensinadas no meio cristão, pois apresentam doutrinas que distorcem o que Deus criou e permitiu para o homem, alegando não serem permitidas. 

Muitos falsos líderes com suas doutrinas tentarão impor aos seus membros aquilo que Cristo não deixou em seu evangelho, ou mesmo fazem parte da velha aliança que em Cristo já foram cumpridas ou abolidas. 

Mas Paulo ressalta que se foi Deus que criou e permitiu ao homem, é bom e pelo cristão e deve ser usufruído, é claro que através da santificação a qual estamos passando devemos reconhecer a correta utilização daquilo que o Senhor nos beneficiou. 

Devemos estar sempre atentos aos falsos ensinos, e assim se torna necessário cada vez mais, a exposição da boa doutrina de Cristo através da: leitura da palavra, meditação e oração, e isto será como um exercício diário para o nosso Espírito que nos auxiliará em nossa fé. 

Isto se faz necessário, para que não tenhamos a nossa fé enfraquecida, a nossa intimidade com as escrituras nos levará a revelações da através do Espírito Santo nos alertando contra as falsas doutrinas e lideranças. 

Tenhamos então em nosso coração o discernimento do bom uso daquilo que é santificado e consagrado, e o Senhor deu ao homem, assim pelo conhecimento da palavra e oração, o Espírito Santo nos guiará no bom uso, e a nossa permanência na fé em Cristo. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

O Diálogo de Jesus com Nicodemos - João 3:2

O Diálogo de Jesus com Nicodemos 
João 3:2 - Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse: — Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele. (NAA) 

Esta passagem relata o diálogo entre Jesus e Nicodemos um fariseu membro do sinédrio, este era estudioso e conhecedor das escrituras, mesmo assim ele não tinha muita intimidade com Deus. 

Nesta conversa Jesus expõem o plano de salvação ao homem, que seria realizado através da pessoa dEle, pois todo aqueles que nEle crer seriam alcançados pela salvação e teriam vida eterna no céu. 

Nicodemos ao ter conhecimento sobre o que Jesus realizava, resolve em uma noite o procurar para conversar, alguns estudos apontam que isto ocorre em período noturno de modo a não o expor perante aos demais fariseus que eram contra Jesus. 

Ele expressava crer que Jesus havia vindo de Deus, pois somente assim Ele poderia ter o poder de realizar os sinais e maravilhas, entendia que Jesus era Mestre e enviado por Deus, Ele não poderia realizar os milagres se não estivesse com Deus. 

Porém uma resposta de Jesus o deixa confuso, pois o Senhor lhe falou que ninguém poderia ver o reino de Deus, se não nascesse de novo, na cabeça de Nicodemos isto não fazia sentindo, pois ele imaginava como poderia uma pessoa voltar ao ventre de sua mãe. 

Então Jesus explica a ele que o Pai concederia uma vida espiritual para todos aqueles que crerem no Filho, fazendo assim estes nascerem de novo, agora pelo espírito, e sem este novo nascer ninguém poderia ver as coisas espirituais. 

Jesus mostra que todo aqueles que o terem como seu Senhor, terão vida eterna, a sua missão não era de destruir vidas e sim as salvá-las, até porque todo aquele que não o tem já estão com sua vida destruída. 

Aprendemos que mesmo com todo o conhecimento que Nicodemos tinha, era preciso ele nascer de novo, pois somente assim ele passaria a ver e viver as coisas espirituais, de maneira a não ser apenas conhecedor, mas praticante do evangelho que Jesus ensinou. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Capacitação Que Vem de Deus - 2 Coríntios 3:6

A Capacitação Que Vem de Deus 
2 Coríntios 3:6 - O qual nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. (NAA) 

Quando estudamos o ministério do apóstolo Paulo, podemos ver o quanto este era bem sucedido, e isto não o fazia confiante em si próprio, ele tinha o pleno conhecimento que a sua capacitação vinha exclusivamente do Senhor através do agir do Espírito Santo. 

Paulo esclarece uma situação que até hoje é mal entendida por alguns, quando ele fala sobre a letra, o apóstolo está se referindo a lei de Moises que condenava todos a que infringissem, porém na nova aliança é pelo Espirito que somos capacitados. 

Muitos confundem achando que ao falar sobre a letra, ele estaria se referindo que não se deve estudar as escrituras, e deveriam apenas se basear em revelações do Espírito no momento da exposição. 

Porém verificamos que não é esta sua mensagem, pois muitos que assim agem, acabam por falta de conhecimento das escrituras, distorcendo o sentido dos versículos, agem emocionalmente, e principalmente quando o tiram do seu contexto. 

Quando estudamos as escrituras somos dirigidos pelo Espírito de Deus, e desta maneira Ele dará vida o conteúdo estudado, e seremos usados na exposição e explicação da mensagem em que o Senhor quer nos ensinar. 

Assim o apóstolo ressalta através deste capítulo, tamanha a importância do conhecimento das escrituras, não somente por aqueles expõem a palavra, mas também para aqueles que a ouvem de maneira que possam identificar quando a mensagem está sendo distorcida. 

Verdadeiros seguidores de Cristo são preparados e usados pela ação do Espírito Santo agindo sobre sua vida, muitos ainda se prendiam ao cumprimento da lei, mas não entendiam que agindo assim eram condenados pela mesma. 

Mas aqueles que entregaram a sua vida a Jesus, passaram a ter os ensinamentos do Senhor, de maneira que pelo Espírito Santo a lei de Deus passou ser escrita em nosso coração e não em pedras como no passado. 

Então aprendemos que somente através do Espírito Santo, Deus irá nos capacitar dando vida a toda leitura e estudo o qual realizarmos, e assim estaremos preparados para propagar o evangelho, que cura transforma e principalmente salva aquele que estava condenado. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Obediência - Gênesis 3:9,10

Obediência 
Gênesis 3:9,10 - E o Senhor Deus chamou o homem e lhe perguntou: — Onde você está? Ele respondeu: — Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. (NAA) 

Adão foi criado por Deus, e com o Senhor ele possui grande comunhão, tinha o privilégio de poder falar diretamente com Deus, até então ele estava em pleno estado de inocência pois ainda não havia conhecido o mal, tudo era perfeito, mas Adão fez uma escolha errada. 

O Senhor havia lhe dado o controle sobre tudo que existia na terra, mas havia sido advertido sobre não comer do fruto da árvore do bem e do mal, tudo estava indo muito bem, até que a serpente induziu Eva que era a esposa que o Senhor havia dado a Adão, a comerem do fruto proibido. 

Sendo induzida pela serpente, Eva também induz ao marido a comerem do fruto proibido, ocasionando a desobediência sobre uma ordem do Senhor, se até então Adão vivia na inocência, a partir deste ato ele passa a ter a consciência do bem e do mal. 

Adão além de pecar, não demonstrou reconhecer o seu erro, e até pelo contexto podemos ver o mesmo alegando que foi a mulher que o Senhor havia lhe dado, que o induziu ao erro, porém Deus havia falado diretamente com Adão e não com a sua esposa, ou seja era sobre ele que estava a reponsabilidade em cumprir a ordem do Senhor. 

Rompe-se a comunhão que havia entre Deus e o homem, o pecado foi consumado, e tudo porque Adão cedeu a tentação do inimigo, a consequência do erro de Adão em fazer aquilo que era proibido demonstrou um comportamento de total falta de obediência. 

Mesmo que o Senhor tenha a onisciência sobre todas as coisas, Ele pergunta a Adão “onde ele estava”, era um gesto de amor do Senhor dando a oportunidade de Adão reconhecer o seu erro e pedir perdão. 

Ele tinha de tudo e nada lhe faltava, e o nosso Deus esperava tão pouco dele, assim como também de nós, principalmente quando comparamos com aquilo que Ele mesmo nos oferece. 

Se o ato de Adão nos separou de Deus, em Cristo fomos reconciliados e alcançados pela sua graça, o primeiro Adão falhou, porém Cristo nosso segundo Adão cumpriu a missão dada pelo Pai, demonstrando com os seus próprios atos, como devemos ser obedientes. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O Crescimento Vem de Deus - 1 Coríntios 3:6-7

O Crescimento Vem de Deus 
1 Coríntios 3:6-7 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.

Paulo inicia o capítulo advertindo os membros daquela igreja sobre ainda possuírem uma espiritualidade infantil, visto que entre eles havia vários problemas no local, inclusive existindo entre eles a competição de grupos. 

Ele recebe uma notícia muito triste vinda daquele local, pediam a sua ajuda para solucionar vários problemas que dividiam os membros daquela igreja, pois muitos deles tomavam partidos demonstrando um favoritismo a determinada pessoa, quando eles deveriam ser exclusivamente de Jesus. 

Então o apóstolo faz questão de destacar que independente de quem esteja semeando ou regando, somente de Deus poderá vir o crescimento, desta forma uma igreja somente será plena se estiver edificada sobre Jesus Cristo. 

A tendência entre os membros a um favoritismo pessoal, demonstrava o quanto ainda apresentavam um comportamento mundano, e assim era estimulado a inveja e as divisões internas que poderiam enfraquecer aquela igreja. 

Devemos sim respeitarmos as nossas lideranças, porém não devemos em momento algum esquecermos que não somos de homens e sim daquEle que um dia na cruz deu a sua vida pela salvação de todos aqueles que nEle crer. 

A igreja de corintos foi inicialmente plantada por Paulo, e depois regada por Apolo, porém eles apenas eram servos usados por Deus para executar a sua obra, somente Jesus através do Espírito Santo pode converter o incrédulo, e nós podemos ser comparados a ferramentas nas mãos do Senhor. 

Uma igreja não deve ter em seu meio a competição entre seus membros, todos devem estar em união e comunhão para fazer a obra, segundo a direção do Senhor através do Espírito Santo, pois assim será uma igreja forte e estabelecida sobre a palavra. 

Precisamos ter o conhecimento que ser de Jesus não deve ser apenas porque nos convém, e sim porque através dEle temos a garantia de vida eterna no céu, então não andemos segundo os homens, e sim conforme os ensinamentos o qual o próprio Cristo deixou a nós. 
Sergio Souza

sábado, 10 de outubro de 2020

A Mulher Adúltera - João 8:2-3

A Mulher Adúltera 
João 8:2,3 - De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos.

O versículo faz parte do contexto onde ocorre o diálogo entre Jesus e alguns líderes fariseus e escribas e uma mulher pega no ato de praticar o adultério, pode até parecer que os lideres apenas queriam aplicar a lei, porém na verdade somente tentavam confundir a Jesus e o fazer cair em contradição. 

Jesus havia passado a noite no monte das Oliveiras, e logo pela manhã estava no templo a ensinar muitas pessoas que ali estavam, a sua fama era muito conhecida e muitos o procuravam. 

E conforme a tradição, o ato de Jesus estar ensinando na posição sentado, demonstrava toda autoridade que possuía, pois assim os mestres faziam. 

Porém Jesus incomodava aqueles lideres, eles queriam de alguma forma o expor a um erro, e viesse a perder o interesse das muitas pessoas que estavam atrás dEle, então estes lideres trazem a sua presença uma mulher que foi pega em adultério. 

A lei dizia que não somente ela, e sim ambos que praticavam o ato deveriam ser apedrejados, mas apenas a mulher foi apresentada, era então uma armadilha contra Jesus. 

Se Jesus absolvesse a mulher estaria contrariando a lei de Moises, e se a condenasse estaria infringindo a lei romana, que não permitia aos judeus aplicarem execuções, mas Jesus com toda sabedoria disse aos líderes, que se entre eles houvesse alguém sem pecado que atirasse a primeira pedra. 

Desta forma aquilo que estava preparado contra Jesus se volta contra aqueles lideres, pois entre eles não havia nenhum sem pecado, e um a um foram saindo, e nenhum deles a condenou, assim também Jesus não o fez, porém advertiu a mesma que não pecasse mais. 

A vida de pecado que aquela mulher estava, a fazia viver em um mundo de trevas, porém Jesus declara ser a luz do mundo, e aquele que o seguir não viverá mais nas trevas, Ele se fez luz para aquela mulher, possibilitando a ela sair do pecado. 

Assim como aquela mulher foi perdoada, em Cristo nosso pecado foi perdoado e fomos reconciliados com o Pai, e poderemos então viver a eternidade no céu. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Mantenha-se Olhando Para Deus - Salmos 37:5

Mantenha-se Olhando Para Deus 
Salmos 37:5 - Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará. 

Ao lermos e meditarmos neste salmo, devemos analisar se a origem dos nossos desejos vem do Senhor, somente nEle teremos nossas necessidades satisfeitas, E o Senhor nunca abandona o justo, e a sua justiça nunca falhará. 

Aquele que não obedece ao Senhor pode até estar momentaneamente prosperando, porém isto não deve ser motivo para que o justo o inveje, eles aproveitam daquilo que é provisório, diferente do justo que recebe do Senhor bênçãos que são duradouras. 

O ímpio por não esperar no Senhor sempre escolhe o caminho mais fácil, o seu crescimento aparentemente até pode ser rápido, porém com a mesma rapidez também irá se desfazer, não devemos olhar para sua pratica, e sim olharmos sempre para Deus. 

As consequências dos atos do ímpio o levarão a uma situação de morte espiritual, pois seus atos combinam com o pecado, e terá como resultado o distanciamento da presença de Deus em sua vida. 

Porém o justo ao confiar e esperar no Senhor, obedece e agrada a Ele e tem as suas necessidades atendidas, sobre ele as bênçãos de Deus serão derramadas, e a principal delas é a garantia de vida eterna no céu. 

Na pratica, esta escolha realmente não é fácil e requer muito de nossa fé, pois o caminho certo muitas vezes é difícil e parece ser sem perspectivas, porém aos que perseverarem serão honrados pelo Senhor. 

Não devemos então nos iludir com a temporária felicidade que o ímpio vive, que tenhamos a sabedoria em esperar no Senhor, pois o seu tempo de agir nos ensina que somente Deus possui a soberania sobre todas as coisas. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Não Seja um Crente Carnal - 1 Coríntios 3:3

Não Seja um Crente Carnal 
1 Coríntios 3:3 - Porque, se há ciúmes e brigas entre vocês, será que isso não mostra que são carnais e andam segundo os padrões humanos? 

Paulo advertia sobre o comportamento dos membros daquela igreja, comparando eles a condição de terem uma espiritualidade infantil, de maneira que naquele momento apenas podiam receber os fundamentos da fé cristã. 

Ele sabia que a maturidade espiritual do convertido não acontecia exatamente no momento da sua conversão, porém esperava que eles já estivessem crescidos na fé, aproveitando ao máximo os ensinamentos de Cristo. 

Podemos aprender sobre a diferença entre o indivíduo natural e o carnal, sendo que este último até possui o Espirito de Deus, porém a sua imaturidade espiritual o faz agir de maneira inconsistente na fé, sendo comparado a uma criança. 

Assim muitos se comportavam, e era a vontade de Paulo que a fé deles amadurecesse de maneira a terem o discernimento entre o bem e o mal, entre eles até existiam divisões internas, como se houvessem grupos em que as pessoas mais se identificassem. 

A falta de maturidade os impedia de enxergarem esta competição que existia entre os irmãos, e muitos tentavam ser superiores aos demais, e assim entre eles havia muito ciúmes e discórdias. 

O que eles precisavam entender e isto Paulo queria expressar, que independente daqueles que possam plantar ou regar a semente, quem dará a vida e o crescimento será unicamente o nosso Deus todo poderoso, ou seja não deveriam ser seguidores de homens e sim de Jesus. 

Quando uma pessoa ainda está em situação carnal, prevalece nela os atos de comportamentos gerados pela sua carnalidade, pensamentos, palavras, rancores e insatisfação de um com os outros. 

Aprendemos a tomarmos cuidados com as competições geradas em nosso coração, somos lembrados que não devemos mais andar segundo os homens, e sim como cristãos verdadeiros que obedecem aos ensinamentos que Cristos nos deixou. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Sendo Submissos a Deus - 1 Pedro 5:6

Sendo Submissos a Deus 
1 Pedro 5:6 - Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. (NAA) 

Pedro inicia este capítulo dirigindo orientações aos presbíteros que eram os mais velhos e responsáveis pelos demais, de maneira que até se pode comparar estes, a um pastor que tem como missão cuidar, proteger, disciplinar e conduzir as suas ovelhas. 

Estes deveriam estar preparados e obedientes a palavra, sendo um modelo para os demais, pois sobre eles o Senhor havia colocado a responsabilidade de conduzir a congregação seja em situações normais ou nas adversidades. 

Na sequência as suas palavras são dirigidas aos mais novos, e alguns estudos apontam a existência de conflitos entre os mais velhos e os mais novos, e Pedro aconselhava aos jovens que ouvissem os mais velhos, e continuassem fiéis ao Senhor. 

E assim o Senhor ao tempo certo os exaltaria, e lembra que o nosso adversário é o diabo, e este tem como objetivo consumir todo aquele que não vigia na palavra, porém os fiéis serão honrados e guardados, resistindo firmes na fé em Cristo. 

Lembra da humildade que o próprio Cristo demonstrou, lavando os pés dos seus discípulos, e neste mesmo ato o próprio Pedro a princípio queria impedir que o mestre assim fizesse com ele, porém ao receber a explicação de Jesus, pediu que não só lavasse os seus pés, mas o seu corpo todo. 

Devemos entender que na obra do Senhor, grande apenas é o próprio Deus, todos os demais são servos e cada um com as suas responsabilidades atribuídas, e isto não deve ser motivo de orgulho ou arrogância que nos exalte acima dos outros. 

Ao tempo certo a poderosa mão do Senhor que nos guardou, também nos livrará das perseguições, e isto será uma demonstração de fé em saber esperar o tempo oportuno que isto irá acontecer, onde pelo próprio Senhor também seremos exaltados. 

Então devemos ser confiantes na bondade e nos cuidados do Senhor para conosco, estando atentos para que não sejamos dominados pela ansiedade, e isto venha a diminuir a nossa fé e nos afaste do amor de Cristo. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br