Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


sábado, 10 de outubro de 2020

A Mulher Adúltera - João 8:2-3

A Mulher Adúltera 
João 8:2,3 - De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos.

O versículo faz parte do contexto onde ocorre o diálogo entre Jesus e alguns líderes fariseus e escribas e uma mulher pega no ato de praticar o adultério, pode até parecer que os lideres apenas queriam aplicar a lei, porém na verdade somente tentavam confundir a Jesus e o fazer cair em contradição. 

Jesus havia passado a noite no monte das Oliveiras, e logo pela manhã estava no templo a ensinar muitas pessoas que ali estavam, a sua fama era muito conhecida e muitos o procuravam. 

E conforme a tradição, o ato de Jesus estar ensinando na posição sentado, demonstrava toda autoridade que possuía, pois assim os mestres faziam. 

Porém Jesus incomodava aqueles lideres, eles queriam de alguma forma o expor a um erro, e viesse a perder o interesse das muitas pessoas que estavam atrás dEle, então estes lideres trazem a sua presença uma mulher que foi pega em adultério. 

A lei dizia que não somente ela, e sim ambos que praticavam o ato deveriam ser apedrejados, mas apenas a mulher foi apresentada, era então uma armadilha contra Jesus. 

Se Jesus absolvesse a mulher estaria contrariando a lei de Moises, e se a condenasse estaria infringindo a lei romana, que não permitia aos judeus aplicarem execuções, mas Jesus com toda sabedoria disse aos líderes, que se entre eles houvesse alguém sem pecado que atirasse a primeira pedra. 

Desta forma aquilo que estava preparado contra Jesus se volta contra aqueles lideres, pois entre eles não havia nenhum sem pecado, e um a um foram saindo, e nenhum deles a condenou, assim também Jesus não o fez, porém advertiu a mesma que não pecasse mais. 

A vida de pecado que aquela mulher estava, a fazia viver em um mundo de trevas, porém Jesus declara ser a luz do mundo, e aquele que o seguir não viverá mais nas trevas, Ele se fez luz para aquela mulher, possibilitando a ela sair do pecado. 

Assim como aquela mulher foi perdoada, em Cristo nosso pecado foi perdoado e fomos reconciliados com o Pai, e poderemos então viver a eternidade no céu. 
Sergio Souza 
maosdadascomjesus.com.br 
pastorsergiosouza.com.br

Um comentário: