Mateus 21:43,44 - Portanto, eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. NAA
Jesus fala com os líderes fariseus, mais uma vez usa de uma parábola para comparar o reino de Deus, neste exemplo fala dos lavradores maus, cujo o dono da vinha arrenda a estes lavradores a colheita a ser realizada.
Este dono das terras que é Deus, entrega tudo plantado e pronto aos trabalhadores para que a colheita seja feita, e Jesus usa deste exemplo porque segundo estudos sobre os costumes da época, era muito comum, os trabalhadores quebrarem os acordos de arrendamento firmados com os donos da vinha.
Estes trabalhadores representam os líderes judeus que se opunham a Jesus, as terras representam a nação de Israel, e os servos enviados pelo dono da vinha para cobrar a colheita são os profetas, estes foram espancados, mortos e apedrejados.
Como não houve resultado com o envio dos servos mensageiros, então Ele o manda o Filho que é o Senhor Jesus, que acabou também sendo morto, e esta morte representa a crucificação de Jesus.
Jesus explica que quando o rejeitam seu ensino e autoridade, estavam rejeitando todo fundamento da Palavra, e assim daquele povo o reino de Deus estava sendo tirado e entregue a um novo povo.
Então nós gentios fomos chamados a ser o povo que habitará o reino de Deus, devemos fazer o que Israel não fez.
Aqueles líderes sabiam que eram deles que Jesus falava, e o reino de Deus está fundamentado sobre esta Pedra que é Jesus, e que a eles serviria para tropeço, e caso caísse sobre ela seriam quebrados e virariam pó, porém chegara o dia que a nação de Israel reconhecerá Jesus, e junto com a igreja de Cristo iremos compor o Reino do Céu.
Não devemos ser como aqueles trabalhadores que receberam a vinha totalmente pronta e não souberam usufruir, a igreja foi chamada a participar das bênçãos e dos frutos desta vinha, devendo então sermos fieis com tudo aquilo que já fomos beneficiados.
Sérgio Souza
Amém glória a DEUS🙏❤
ResponderExcluir