Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

O Juízo e a Restauração - Isaías 54:17

O Juízo e a Restauração
Isaías 54:17 - Nenhuma arma forjada contra você prosperará; e você condenará toda língua que quiser acusá-la em juízo. Esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que procede de mim”, diz o Senhor. (NAA)

A mensagem do profeta anunciava que seria necessário o juízo de Deus para que o seu povo fosse purificado dos seus atos e pecados, e este povo era chamado para se apresentarem com intensa alegria seus louvores a Deus pela salvação prometida que posteriormente haveria de vir sobre eles.

O julgamento de Deus sobre eles se fez necessário, e mesmo que esta situação adversa ocorrendo sobre a vida deles, não deveria os impedir de se manterem em fé nas promessas recebidas, situações assim deveriam agir como um incentivo a manterem-se perseverantes na fé em Deus.

Existia a promessa que a aliança com o povo seria renovada após o exilio, haveria sim o juízo, mas também a palavra do Senhor era que o seu povo seria por Ele guardado, seria estabelecida uma aliança de paz, e dos seus inimigos seriam protegidos.

O estado de exílio iria trazer ao povo oprimido um grande sofrimento, seriam afligidos e passando a viver um visível desconforto, mas a palavra do Senhor lembrava que os mesmo que estariam oprimindo o seu povo, também haveriam de padecer debaixo da mão do Senhor.

Através do profeta o Senhor diz que situações levantadas contra o seu povo não haveriam de ter êxito, pois nenhuma arma forjada contra eles seria prospera, e aqueles que desejarem lhe condenar, seriam por suas próprias acusações condenados.

E isto é apresentado ao povo de Deus como uma herança, as promessas eternas do Senhor, o mesmo que permitiu o castigo, era Ele que seria ao povo o seu libertador, e como resultado haveriam de se tornarem purificados.

Aquele povo precisou do juízo de Deus para que fossem restaurados, e como quase todas mensagem de Isaias elas apontavam para o Cristo que haveria de vir, Ele seria o redentor e libertador para todos que nEle esperarem a salvação.

Estamos em 31/12/2021 as vésperas de um novo ano, e o juízo que estava sobre nós, o nosso Jesus já levou sobre si e por Ele fomos restaurados, neste novo ano a iniciar devemos nos manter firmes, alegres louvando ao Deus da nossa salvação.
Amém, glória a Deus, Um Feliz Ano Novo a todos.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Obreiro Aprovado Por Deus - 2 Timóteo 2:15

Obreiro Aprovado Por Deus
2 Timóteo 2:15 - Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (NAA)

Paulo tinha um objetivo especial nesta mensagem a Timóteo seu filho na fé, existia uma preocupação em que ele se mante-se firme na fé e aprovado por Deus, sendo um bom conhecedor da Palavra, pois esta atua no cristão como um farol a iluminar a escuridão em seu caminho.

Um bom obreiro deve saber manejar bem esta Palavra sendo fiel a mensagem que ela transmite, aquele que assim não procede acaba agindo com falta de prudência e discernimento não agradando ao Senhor.

Ser este bom conhecedor da Palavra o ajudaria a estar atento aos atos cometidos pelos falsos mestres que se infiltram entre os cristãos apenas para distorcer e confundir a doutrina deixada pelo nosso Senhor Jesus, e acabam afastando as pessoas da verdade que está em Cristo.

Estes falsos mestres desviam a atenção dos demais com assuntos e discussões tolas que nada edificam e apenas criam confusões, assim ele orienta a Timóteo a ter o seu tempo dedicado a ser um bom conhecedor da palavra, de maneira que ao ser apresentado perante a Deus, por Ele seja aprovado.

Manejar bem a Palavra é saber ensinar de forma correta e fiel a mensagem, mas para isto é preciso dedicação, se esforçar, e esta tarefa pode até representar ser difícil, porém seremos recompensados em Cristo e aprovados pelo Pai.

Paulo chegou até usar do seu sofrimento, para demonstrar a Timóteo que mesmo assim ele se mantinha dedicado a obra, e esta perseverança o fortalecia em fé, o fazendo preparado com conhecimento e bom uso dos ensinos recebidos.

Devemos aplicar este ensino de Paulo a Timóteo em nossa vida, dedicarmos sendo bons obreiros aprovados e conhecedores da Palavra, estarmos aptos a evitarmos conversas inúteis e mundanas, tendo o nosso foco na santidade, pois isto agrada ao nosso Senhor.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br 
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Pedi, Buscai e Batei - Mateus 7:8

Pedi, Buscai e Batei
Mateus 7:8 - Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, a porta será aberta. (NAA)

Um verdadeiro cristão não cansa de exercitar a sua fé, e a maneira que ele faz é sempre estar orando ao Pai em nome do Filho, sabe que assim fazendo a graça lhe será manifestada, vai receber por amor aquilo que não fez por merecer.

Então podemos ver no contexto deste versículo que faz parte do sermão do Monte, Jesus ensinando que devemos pedir, buscar e batei, fazendo assim com fé sobre o que estamos buscando a receber e nunca desistindo.

Estas instruções vão requerer daqueles que buscam um estado de entrega, determinação, esforço e dedicação, tudo feito de maneira que fatores externos que nos envolvam em nosso dia, não venham atrapalhar nossos esforços e nossa perseverança em estarmos orando com fé.

Aquele que pede haverá de receber, aquele que procura vai encontrar, e aquele que bate será como a porta que lhe será aberta, porém nossos pedidos em oração devem acima de tudo terem coerência e serem agradáveis a vontade do nosso Deus.

Estas três palavras pedir, buscar e batei, são para os que servem e obedecem a Deus como comandos que fazem parte da sua rotina de vida, e isto para o cristão é orar com fé crendo e confiando que a sua oração será ouvida.

O Senhor é tão maravilhoso que suas palavras de ensino nos revelam a sua fidelidade, são promessas que o próprio Senhor Jesus nos garante, nenhuma oração feita com fé será perdida se orarmos da forma certa e com propósitos corretos.

Então meditemos sobre o ensino do Senhor, sejamos cheios do poder do Espírito Santo, de maneira a termos sabedoria e discernimento em nossos pedidos, de apresentarmos em oração o que a Deus lhe agrade em nos conceder.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Mensagem de Natal – Aquele Que Veio Para Nos Salvar - Lucas 1:35

Mensagem de Natal – Aquele Que Veio Para Nos Salvar
Lucas 1:35 - O anjo respondeu: — O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. (NAA)

Maria era uma jovem que morava numa cidade da Galileia chamada Nazaré, ela era virgem e estava comprometida a se casar com José, quando ela recebe a visita do anjo Gabriel que vem anunciar que ela ficaria gravida e daria à luz a um filho e seu nome seria Jesus.

O nome Jesus é a forma grega do nome Josué, e o seu significado é “o Senhor Salva”, e aqui temos um paralelo entre Josué que entrou na terra prometida com o povo judeu, e Jesus que conduzirá a igreja salva a eternidade no céu a verdadeira terra prometida.

A jovem questionou o anjo sobre como ela poderia dar à luz a esta criança, visto que ainda não havia tido nenhum tipo de relacionamento íntimo com seu futuro marido, porém o anjo esclarece que esta criança seria fruto do Espírito Santo de Deus.

Sua concepção seria sobrenatural, o poder do Altíssimo desceria sobre ela, e o que haveria de nascer dela seria Santo nascido sem pecado e chamado de Filho de Deus, assim Ele seria 100% Deus, e pelo seu nascimento natural seria também 100% homem.

O fato de também ser 100% homem e sem pecado, fazia parte do plano de Deus para a salvação do homem, Jesus veio fazer aquilo que o homem nascido em pecado nunca poderia fazer, se fez sacrifício puro e satisfatório, limpou e purificou o pecado do homem o justificando.

Muitas pessoas dão pouca importância a este ato, muitos nem conhecem o verdadeiro motivo deste nascimento, transformaram este ato em um evento conhecido como Natal, e muitos somente lembram como uma data festiva de muita comida e apelo comercial.

A vinda de Jesus, foi para mudar nosso destino, estávamos inimigos de Deus, em Jesus reconciliamos com o Pai, o seu nascimento, sua trajetória, seu sofrimento e morte na cruz, foi necessário, e após três dias Ele ressuscitou, com a missão cumprida retornou ao Seu trono.

Os cristãos que ao comemorar esta data de nascimento, assim façam para festejar a nossa reconciliação com o Pai, um verdadeiro presente que recebemos tão somente pela graça de Deus, desejo a todos um feliz natal, cujo centro das atenções seja Jesus o Filho de Deus.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Deus Conhece Nossas Necessidades - Mateus 6:8

Deus Conhece Nossas Necessidades
Mateus 6:8 - Não sejam, portanto, como eles; porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem. (NAA)

Jesus recebe o pedido de um dos seus discípulos para que os ensinassem como orar ao Pai, e Ele antes de lhes ensinarem o modelo de oração, os orientam sobre algumas situações em que eles deveriam se atentar.

São alertados sobre o agir daqueles que são hipócritas, ou sejam fingem ser aquilo que não são, pois estes gostam de fazerem suas orações de maneira a que todos estejam vendo, e sejam reconhecidos pelas demais pessoas em suas posturas, porém não condiz com o seu coração.

Isto não quer dizer que uma oração não possa ser publica, porém ao fazer assim deve-se ter o discernimento de como se comportar, não querendo se usar desta situação para se aparecer perante os demais.

Então sabendo do coração do homem, Ele orienta que uma oração deve ser um momento íntimo com o Senhor, tal como se estivéssemos isolados em um quarto, usando de toda a sua sinceridade, pois o Pai não nos vê em nosso exterior e sim naquilo que realmente habita em nosso interior.

É preciso entender que o Pai já é sabedor das nossas necessidades, e tão somente a devemos apresentar a Ele, e assim o Senhor verá se estamos sendo sinceros, ou apenas agindo como os gentios que falam repetidamente achando que fazendo assim o Senhor vai atendê-los.

Se procedermos de maneira diferente que Jesus ensinou, poderemos apenas ganharmos o reconhecimento de quem nos veja, o propósito poderá até ser de boa intenção, mas temos que analisar que muitas das boas intenções do homem agradam apenas a si próprio, e para Deus vão ser como palavras vazias.

Uma oração independe de ser longa ou curta, na realidade o Senhor certifica se nossas palavras condizem com o nosso coração, estas devem ser feitas de forma sincera, com fé em nome de Jesus, e assim por Ele vão ser apresentadas perante o trono do Pai.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Jesus Conhece o Nosso Pecado - João 4:19

Jesus Conhece o Nosso Pecado
João 4:19 - A mulher então lhe disse: — Agora eu sei que o senhor é um profeta! (NAA)

Jesus seguia com destino a Galileia passando pela região de Samaria, e neste local Ele chega a um poço que Jose havia herdado do seu pai Jacó, ali acontece o encontro com a mulher samaritana.

Ele estava sozinho pois seus discípulos foram a cidade comprar alimentos, então Jesus quebra as barreiras que impediam que os judeus falassem com os samaritanos, e assim que aquela mulher chega ao poço, Jesus pede a ela que lhe dê água.

Na realidade Jesus usou deste pedido para iniciar uma conversa com esta mulher, e durante o diálogo, Jesus conhecedor da vida que ela levava, provoca uma situação a perguntando sobre o seu marido, e esta responde a Ele que não tinha marido.

Jesus então afirma que realmente ela não tinha marido, pois cinco já tivestes, e o que ela tinha atualmente não era o seu marido, esta resposta levou a mulher reconhecer que Jesus seria um profeta pois Ele tinha a revelação da sua condição e pecado.

Desta forma age o Senhor, ele vem a nós mostrando o nosso pecado, de maneira que sejamos convencidos da nossa condição, porém se mesmo assim permanecermos nesta condição iremos sofrer com o juízo e a condenação.

Quando um pecador é alcançado pelo Senhor, isto não será resultado de uma busca feita pela própria pessoa e sim é a graça de Deus lançada a todos, e podemos ver que mesmo esta mulher não sendo judia, Jesus a estava alcançando com misericórdia e salvação.

Jesus expôs o pecado dela, para que a mesma se arrependesse e abandonasse a vida que estava levando, e através dEle, recebesse a água da vida que era Ele próprio, ela além de ter a sua sede saciada de forma definitiva, também por Ele foi alcançada pela salvação.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Mantenha-se em Oração - Lucas 11:13

Mantenha-se em Oração
Lucas 11:13 - Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem! (NAA)

Lucas traz em sua mensagem o ensino de Jesus que reforça em nós o estímulo a nos mantermos sempre em oração, apresentando ao Senhor as nossas necessidades, pois somente Ele é capaz de suprir e nos auxiliar naquilo que precisamos.

O início de deste capítulo nos mostra que Jesus havia acabado de orar e um dos seus discípulos o pede que os ensine a como eles deveriam orar, então Jesus nos deixou um modelo de oração, não para que seja simplesmente repetida, e sim sobre o que deveria conter em nossas orações feitas ao Pai.

Jesus nos dá um grande exemplo que mesmo Ele sendo o Filho de Deus sempre estava a orar ao Pai, e isto pode ser comprovado outras passagens descritas nos evangelhos, e se assim Ele fazia quando mais nós que constantemente precisamos da sua graça e misericórdia.

Deus ouve e pronto está para nos atender, Jesus fala de um homem que mesmo sendo mau até age muitas vezes dando boas coisas, comparando esse com o nosso misericordioso Deus que nos ama de forma incondicional, e pode nos dar o Espírito Santo que é o maior dom que podemos receber.

Lucas destaca também o que Jesus falou sobre o efeito do pedido de um filho ao seu pai, comparando aqueles que se tornaram filhos de Deus e a Ele fazem seus pedidos, comove o seu coração e por Ele são atendidos

A relação entre o Criador e o homem é tão grande, que quantas vezes o Senhor nos atende não porque somos insistentes no pedido, e sim porque o amor dEle é tão grande e incondicional que suas ações sempre serão superiores àquilo que um pai normal pode fazer a seu filho.

Quando se pede ao Deus Pai através do Deus Filho é ter a certeza de que as nossas orações chegarão ao Seu trono, e segundo a vontade dEle seremos atendidos, porém o mais importante é sabermos que este Pai nos deu o Filho e através dEle o seu Espírito Santo.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Ganhando a Salvação em Jesus - Marcos 8:35

Ganhando a Salvação em Jesus
Marcos 8:35 - Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa e por causa do evangelho, esse a salvará. (NAA)

Esta é a sequência da passagem em que Jesus havia repreendido a Pedro quando esse queria que o Senhor não fosse exposto a ser rejeitado pelos anciãos, sacerdotes, e escribas, passando por um sofrimento e morte na cruz, para que posteriormente Ele ressuscitasse.

Na realidade era o inimigo usando da vida de Pedro para tentar fazer com que Jesus não cumprisse a missão dada pelo Pai, pois todo este padecer que Jesus haveria de passar era necessário para que fossem cumpridas as profecias constantes no antigo testamento.

Jesus ensina nos mostrando toda a sua renúncia a qualquer desejo próprio que pudesse contrariar a vontade do Pai, enfrentar o sofrimento que a cruz representava, era renunciar à sua própria vida a fim de favorecer e beneficiar o homem, o reconciliando com o Senhor Deus.

Ser discípulo de Cristo é o ter como padrão em sua vida, é conhecer e guardar os seus ensinamentos, sempre os colocando em prática diariamente, é ver que Jesus não hesitou em dar a sua própria vida para que a nossa nEle fosse preservada.

Aceitar Jesus para muitos pode significar uma perda de liberdade, mas para o cristão o morrer é ganho é vida eterna, e agir assim não é o que faz ele ser salvo, e sim é o resultado de uma vida regenerada fruto da salvação que o alcançou tão somente pela graça de Deus.

A nós a cruz pode representar situações permitidas por Deus, que podem ser como aflições, tristezas, tentações, e será para que lembremos da nossa condição, sejamos humildes e dependentes de Deus, pois sendo assim o Senhor nos guardará dos males deste mundo.

Quando meditamos nesta palavra podemos ver Jesus que mesmo com o sofrimento que ele haveria de passar, a nós deixou este grande exemplo, seguiu em frente confiando no Pai, e nós cristãos devemos nos espelhar neste ato, crendo e confiando na vida eterna no céu.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Conselho Para os Pais - Provérbios 23:24

Conselho Para os Pais
Provérbios 23:24 - O pai de um justo fica muito feliz, e quem gerar um filho sábio terá nele a sua alegria. (NAA)

Estamos em tempos em que muitos olham para a vida somente com os olhos da carne, porém neste caso precisamos do olhar espiritual, entendendo que se não seguirmos as orientações do Senhor, de nada adiantará nossos esforços, em vão será o nosso trabalho.

Nossos filhos até poderão ser inteligentes, porém sem nenhuma sabedoria, nossa alegria será superficial e passageira, mas aqueles que educam seus filhos com base na Palavra de Deus, estes vão colher como frutos filhos sábios e principalmente tementes ao Senhor.

Quantos pais estabelecem como metas darem aos seus filhos sempre o melhor, querem que eles se tornem pessoas importantes e alcancem o sucesso, porém uma felicidade verdadeira somente virá se os nossos filhos forem realmente pessoas justas perante a Deus.

Muitos irão procurar a melhor sabedoria possível, porém nem na mais perfeita escola ou melhores mestres a poderá encontrar, a verdadeira sabedoria somente vem ao homem que entrega a sua vida ao Senhor, e vive segundo a vontade dEle, recebendo do céu o que há de melhor.

Este provérbio faz parte de vários quem possuem o objetivo em direcionar os pais em relação a formação dos seus filhos, ensina o saber amar, mas também o disciplinar quando se erra, assim estabelecendo os bons princípios e os limites.

O homem pela sua carnalidade é falho, mas o nosso misericordioso Deus o ajuda de maneira que deixou os seus ensinos, a sua palavra para que ela fosse lida, estudada e meditada, de maneira que ela seja constantemente praticada.

Filhos justos e fiéis ao Senhor, nada poderá se comparar a esta benção, nos irá trazer a maior das felicidades, veremos nossos filhos vencerem na vida respeitando o Senhor, e esta alegria em nós será como o resultado de termos bem praticado a palavra de Deus recebida.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

O Favor de Deus Que Não Merecíamos - Romanos 3:24

O Favor de Deus Que Não Merecíamos
Romanos 3:24 - Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, (NAA)

Aqueles que creem em Jesus foram por Ele justificados, esta é a mensagem que Paulo queria transmitir, o homem nunca poderia ser justificado pelas obras da lei, porém pela graça a justiça do Pai se manifestava através de Jesus o Seu Filho.

Todo homem que assim crer recebe de forma gratuita a sua salvação, em Cristo somos feitos justos e dignos da eternidade no céu, se antes todos estávamos condenados porque herdamos o pecado de Adão, aqueles que estiverem em Cristo passam a condição de justificados.

Somente em Jesus o pecador pode encontrar aquEle que é suficiente para que ele seja resgatado do pecado, o homem por si mesmo não foi capaz de viver obedecendo ao que Deus determinou, assim pecou deixando esta herança para toda a sua descendência.

Optar por se manter como pecador é o mesmo que estar morto espiritualmente longe da presença de Deus, porém a todos foi dada a oportunidade gratuita de se reconciliarem com o Pai, através do único caminho que é Jesus o Filho de Deus.

Ter fé em Jesus é a única esperança que pode livrar o pecador do seu terrível destino, é o amor de Deus que se manifesta em forma de graça, quando confessamos Jesus como Filho de Deus, o próprio Deus e Senhor da nossa vida, somos alcançados pela salvação e vida eterna.

Em Jesus foi feita a justiça em nosso favor, sem que nada tenhamos feito para merecê-la, com o seu sangue derramado na cruz pagou o preço do nosso pecado, nos resgatou, e nos deu livramento, foi transpassado por nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades.

No cristão não é a obediência o que resulta em sua salvação, porque primeiro ele foi salvo em Cristo, e assim passou a ter um comportamento obediente, reconhece que de forma gratuita recebeu de Jesus a sua salvação, algo que ele sozinho jamais conseguiria alcançar.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

As Diferenças Entre o Espírito e a Carne - Romanos 8:6

As Diferenças Entre o Espírito e a Carne
Romanos 8:6 - Pois a inclinação da carne é morte, mas a do Espírito é vida e paz. (NAA)

O apóstolo Paulo nos traz a mensagem que aqueles que insistem em viver sobre o domínio da carne de maneira nenhuma podem agradar a Deus, pois ao sofrerem esta influência maligna, vão acabar praticando atos que os afastam da presença do Senhor.

Aqueles que verdadeiramente entregam sua vida a Jesus vão ter presente em seus corpos o Espírito Santo, e sobre o domínio deste, seus comportamentos carnais serão sufocados, e quando pecarem, imediatamente serão incomodados a reconhecerem o pecado, o confessando e pedindo perdão.

A mente do homem que passou a servir a Jesus se apresenta de forma renovada, este já não se agrada do seu passado e daquilo que apenas satisfazia os desejos da sua carne, agora na presença do Espírito de Deus passou a ter paz e vida como resultado da graça recebida.

Uma pessoa antes de se entregar a Jesus vive na sua carne e está condenada pela Lei, mas agora quem está em Cristo passou a ter sua vida controlada pelo Espírito, seu passado foi perdoado, tornou-se filho de Deus, e tem a esperança de vida garantida pelo próprio Filho de Deus.

Viver debaixo da direção do Espírito Santo, é saber que por mais que possam existir situações ruins a serem vividas, haverá paz e harmonia em seu interior, fruto de uma entrega e submissão ao Senhor Deus que tanto nos ama de forma incondicional.

O sentido de quem anda na carne, significa que esta pessoa ainda não foi regenerada pela entrega de sua vida ao Senhor Jesus permanecendo na condição de pecador, é viver contrariando os mandamentos e ensinamentos de Deus, e isto não o agrada.

As pessoas que agem na carne, são como se já estivessem mortas enquanto vivem, porém viver no Espírito é buscar e receber o que vem do céu, é ter viva dentro de si a verdadeira paz, possuindo a certeza da vida eterna no céu, recebida tão somente pela graça do Senhor.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

A Insatisfação de Deus com o Povo Escolhido -Miquéias 6:3

A Insatisfação de Deus com o Povo Escolhido
Miquéias 6:3 - “Meu povo, o que foi que eu lhe fiz? E como foi que eu o levei a ficar cansado? Responda! (NAA)

O profeta começa este capítulo expressando o que Deus falou sobre o que teria Ele o Senhor feito para que o seu povo se afastasse, Deus pergunta se teria Ele feito algo que os cansassem e os levassem ao pecado.

Assim o profeta chama o povo a obedecerem ao Senhor Deus, e que devia ficar conhecida ao povo a insatisfação do Senhor perante seus atos que eles apresentavam e geravam um mau comportamento.

Os atos apresentados por este povo escolhido demonstravam a Deus o quanto eles eram infiéis perante a fidelidade que o Senhor sempre teve com eles, o Senhor Deus sempre supria suas necessidades, e quando necessário lhes dava até livramentos.

Mesmo que muitas vezes este povo não se mostrasse digno, pois apresentavam uma rebeldia em seu comportamento, o Senhor não os deixava de abençoar mostrando o quando a sua bondade era grande, não justificando o comportamento de revolta daquele povo.

Isto era o que representava para Deus, que o seu povo estava revoltado contra Ele, pois era inaceitável este povo se comportar desta maneira, como se estivessem simplesmente ignorando tudo que o Senhor já havia feito.

Era anunciado então que o castigo viria sobre o povo de Judá, sofreriam derrota e ficariam exilados sobre o domínio do seu inimigo, pois eles haviam pecado e quebrado a aliança anteriormente estabelecida, porém havia a promessa que após este juízo esta nação seria restaurada.

Precisamos sempre estarmos meditando se realmente estamos fazendo o que satisfaz a Deus, ouvir, entender e praticar a sua Palavra, isto é o mínimo que um cristão deve fazer para demonstrar ao Senhor, a sua obediência e gratidão.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

O Trono de Deus - Salmos 103:19

O Trono de Deus
Salmos 103:19 - Nos céus, o Senhor estabeleceu o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo. (NAA)

Se manter debaixo da Palavra do Senhor, é viver tendo a certeza de que as bençãos sempre estarão nos acompanhando, é saber que através da fidelidade do Senhor o seu amor continuará constante sobre nós.

Continuarmos vivendo com o Senhor, é termos a revelação divina do Seu domínio universal sobre tudo o que Ele mesmo criou e controla, é Deus ocupando a mais alta posição que um homem nem consegue imaginar, tamanha a sua grandeza.

É sobre esse único Deus que Davi ao escrever este salmo passava a mensagem que somente nEle era possível o encontro de perdão, cura, livramento, bondade, provisão e renovo constante para a sua fé, ou seja, somente o Senhor controla e pode oferecer a nós o que precisamos.

Um cristão que vive os ensinos do Senhor, saberá reconhecer as realizações de Deus até em seus atos mais simples que a nós possa parecer, para Deus nada é difícil ou impossível de se fazer, pois debaixo do Seu comando estão todas as coisas.

Assim somos chamados a falarmos da grandeza e bondade deste nosso Deus, e isto deve ser feito de maneira espontânea, algo que irá caracterizar que verdadeiramente habita em nosso corpo o Espírito Santo de Deus.

O nosso Deus faz visível a sua soberania, nos mostrando que o seu trono foi colocado nos céus e de lá nunca mudou, assim aprenderam as primeiras gerações no antigo testamento, se mantendo no presente e será com aquelas que ainda irão de vir.

Aprendemos que é diferente de quando um trono é estabelecido por homens, pois são frágeis e até mudam de lugares, somente o Senhor tem domínio total e segurança, o Seu trono é fixo e firme, a Deus somos estimulados a sermos gratos o exaltando em constante alegria.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Gratidão - Salmos 100:2

Gratidão
Salmos 100:2 - Sirvam ao Senhor com alegria, apresentem-se diante dele com cântico. (NAA)

Um coração cheio de gratidão resulta em servirmos ao Senhor com intensa alegria, é estar em sua presença manifestando a Ele todo o nosso louvor, desta forma o salmista nos convida a este comportamento.

É reconhecermos no Senhor a sua grandeza e poder, é o Deus que além de nos ter criado, também cuida de nós, expressando toda a sua bondade para conosco, é um amor incondicional de quem ama antes de ser amado.

Devemos entender o privilégio que temos em servir a Deus, uma motivação sobrenatural que excede o nosso entendimento, é uma alegria que o homem comum não consegue entender, e muitos até irão nos comparar a pessoas com um comportamento de loucura.

Este agradecimento do salmista de forma publica expunha do que estava cheio o seu coração, é o Espírito Santo de Deus se fazendo presente, e quando em nós Ele habita, nos move e faz lembrarmos sobre o que somos e a quem estamos servindo.

Desta forma o salmista convidava a celebrar com jubilo não somente o povo de Israel, mas todos os povos desta terra, o Senhor Deus usaria do seu povo escolhido, para que os seus feitos fossem conhecidos por todos.

Assim o povo de Israel tinha a oportunidade de mostrar ao mundo toda sua gratidão, porque eles servem ao Deus que é fiel e tem promessas a favor daqueles que o servem, e estas se estendem por gerações demonstrando o quando Ele é eterno.

Em tempos atuais a igreja de Cristo é cheia do Espírito Santo e assim seus membros se manifestam, louvam e adoram na presença do Senhor, independente da circunstância possuem em seu coração uma alegria inexplicável, fruto de uma gratidão pela graça recebida.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Uma Boa Palavra - Provérbios 12:25

Uma Boa Palavra
Provérbios 12:25 - A ansiedade no coração pode abater alguém, mas uma boa palavra traz alegria. (NAA)

O homem sempre está a viver em uma verdadeira luta contra a sua ansiedade, porém o nosso Deus é tão bom que deixou a nós uma série de provérbios, que se bem guardados em nosso coração nos ensinará a não sermos dominados por este sentimento.

Assim quando ouvimos conselhos que procedem de irmãos que possuem uma verdadeira intimidade com Deus, esses ajudarão a renovar as nossas forças, a tristeza passa dar lugar a uma alegria que vem do céu, pois serão incentivos com base na palavra de Deus.

Quando um conselho é bem aplicado e principalmente está de acordo com as escrituras sagradas, serve a nós tanto como aquilo vai nos incentivar a combatermos nossa ansiedade, como também irá nos mostrar se o que estamos passando tem origem em algo que precisa em nós ser corrigido.

Os sentimentos existentes em nosso coração tanto pode ser do bem que nos traz alegria e paz, como também podem ser aqueles que devem ser combatidos e que vão nos induzir a prática de um comportamento totalmente divergente dos ensinos do Senhor.

O homem que age segundo a vontade Deus irá saber ouvir os ensinos recebidos, não usará de mentiras pois sabe que o Senhor protege aqueles que são justos e amam a verdade, seu comportamento será modesto e não irá se autopromover.

Seja a ansiedade, a aflição ou a angústia, qualquer que seja destes sentimentos, tentarão deixar o homem em uma situação de tristeza e desanimo, porém o Senhor sempre nos enviará uma palavra que irá nos fortalecer e assim teremos um novo ânimo.

Meditar nesta palavra é sermos orientados a tomarmos o devido cuidado com aquilo que estamos alimentando o nosso coração, e se o que estamos ouvindo procede de Deus, pois se não for rejeite, e guarde em seu coração somente o que é bom é tenha vindo do Senhor.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Criados Por Deus - Salmos 139:14

Criados Por Deus
Salmos 139:14 - Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. (NAA)

Ao celebrar a Deus por tudo o que Ele é, Davi reconhece o que foi feito pelo Senhor deste a sua formação no ventre de sua mãe, o como pode ser tão admirável a formação de um ser humano, é praticamente impossível imaginarmos este acontecimento sem a intervenção divina de Deus.

Ele reconhece esta clara demonstração de poder que somente o nosso Deus pode ter e usar da forma que Ele assim desejar, é o Senhor que sempre tem o total controle, e nada passa desapercebido perante Ele.

Este total controle vai desde a nossa formação seguindo por toda a nossa vida, Ele conhece até mesmo aquilo que estamos pensando, além dos verdadeiros sentimentos que estão em nosso coração, o salmista dá graças a Deus reconhecendo este poder do Senhor.

O comportamento de Davi mostra que vai além de reconhecer este imensurável poder, e publicamente o expõem louvando a Deus, também não tem nenhuma dúvida em afirmar o quanto são maravilhosas as obras que Senhor as realiza constantemente.

Davi deixa visível em seu comportamento o quanto se mostra sensível ao que Deus a ele representa, isto é, como um resultado de alguém que optou em servir ao Senhor de maneira verdadeira sabendo da existência sobre si do poder deste Deus.

Enquanto ainda hoje muitos homens por falta de conhecimento e fé, ainda discutem a origem do homem, podemos ver nesta palavra que já naquele tempo o salmista não tinha nenhuma dúvida que havia sido Deus que o criou.

A nós fica uma grande lição, em mantermos nossos olhos voltados sempre ao Senhor, tomando o devido cuidado com situações impostas que possam tentar mudar a nossa fé e aquilo que nos foi ensinado pelo Senhor através das suas sagradas escrituras.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

A Importância do Amor - 1 Coríntios 13:1

A Importância do Amor
1 Coríntios 13:1 - Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. (NAA)

O apóstolo Paulo tinha como intenção chamar a atenção sobre o amor e a caridade, ressaltando que de nada adiantaria praticar os dons espirituais recebidos, se o amor não estivesse visível em seu comportamento.

Ele chega até a comparar que se não for praticado o amor, esta pessoa será como um bronze que soa, ou o címbalo que retine, ou seja apenas fazem barulho demonstrando os seus dons recebidos, e alguns assim fazem apenas para alimentarem seus próprios desejos carnais.

Podemos receber de Deus um ou mais dons espirituais, porém nenhum deles terá maior importância que o amor, e se comparado a fé e a esperança ele deverá sempre ser o maior, nunca devendo faltar nas atitudes de um verdadeiro cristão.

A prática do amor nos fará sermos pacientes, gentis e não usando de inveja, o amor nos ajudará a não sermos orgulhosos, algo que facilmente costuma gerar em nós a soberba que logo resultará em uma queda, tudo o que fizermos será honra e glória para o Senhor.

Havia uma necessidade muito grande de Paulo orientar os irmãos daquela igreja, pois entre eles havia muitos membros que eram menosprezados, existia um comportamento imaturo e carnal, muitos membros além de ostentarem os seus dons, eram vazios de amor.

Eles deveriam tomarem os devidos cuidados para que não fossem transformados em motivos fúteis os dons recebidos, e não resultassem em um comportamento de amor, pois este sentimento na vida do cristão deve ser pleno e de forma constante.

O apóstolo nos deixou um ensino sobre não sermos simplesmente pessoas religiosas que acreditam que fazem aquilo que agrada a Deus, porém não existindo em nossos atos o amor, será como se não honrássemos a graça recebida, e o amor que Jesus deixou a todos nós.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

A Oração Feita Com Fé - Marcos 9:23

A Oração Feita Com Fé
Marcos 9:23 - Ao que Jesus respondeu: — “Se o senhor pode”? Tudo é possível ao que crê. (NAA)

O contexto desta passagem nos mostra um pai que traz até a presença de Jesus o seu filho que estava possuído de espírito mudo, e este quando se manifestava o lançava pôr terra, espumava pela boca e rangia os dentes.

Este pai alegava que já havia solicitado aos discípulos de Jesus que expulsassem do seu filho esse espírito, porém eles mesmo orando não conseguiram, então Jesus os chamam de geração incrédula e pede que o menino seja trazido até a sua presença.

Ao chegar na presença de Jesus o espírito que estava no menino começou a se manifestar, Jesus então perguntou ao pai desde quando isso acontecia com o menino, e a Ele foi respondido que deste a sua infância.

O pai pede a Jesus a sua compaixão e que ajudasse o seu filho a se libertar, então o Senhor Jesus afirma que tudo é possível ao que crer, e imediatamente o pai declarou “Eu Creio”, e pedindo ao Senhor que o ajudasse na sua falta de fé.

Assim Jesus repreendeu o espírito e esse saiu do corpo daquele menino, o deixando como se estivesse morto, e muitos ali até acreditaram que assim tinha acontecido, mas Jesus o toma pela mão o erguendo, e esse se levantou.

Posteriormente os discípulos perguntaram a Jesus o porquê eles também não conseguiram expulsar aquele espírito, Jesus ressaltou que situações assim requer jejum e oração feita com uma verdadeira fé apoiada no poder de Deus, assim entende-se que não houve falta de poder na oração e sim falta de fé sobre o que estavam fazendo.

Esta mensagem de Jesus reforça a nós a necessidade de termos uma fé de verdade, crendo naquilo em que estamos orando, e aprendemos com este pai que mesmo crendo, ele confessou ao Senhor a sua fraqueza de fé, e assim ele clamou e por Jesus foi atendido.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Nosso Ato de Ofertar - 2 Coríntios 9:6

Nosso Ato de Ofertar
2 Coríntios 9:6 - E isto afirmo: aquele que semeia pouco também colherá pouco; e o que semeia com fartura também colherá com fartura. (NAA)

As palavras do apóstolo Paulo são para lembrar aos cristãos a importância do ato de serem generosos em suas ofertas, naquele momento o apóstolo se referia as contribuições para a igreja em Jerusalém.

Faz questão de ressaltar comparando ao ato de semear, mostra que aquele que muito semeia terá como resultado uma grande colheita, um verdadeiro cristão tem nesta atitude um comportamento de alegria, e não de um ato que possa lhe trazer um sentimento de perda ou tristeza.

Este ato de ofertar incomoda a muitas pessoas, principalmente aquelas que não entregaram sua vida a Jesus, porém o cristão tem o seu coração preparado pelo Espírito Santo, e quando ouvimos Ele falar conosco já sabemos quando e quanto ofertar.

Nenhum cristão deve ofertar por interesse de algum benefício, ou seja, querendo algo em troca do Senhor, nossa oferta quando feita sem segundas intenções e sim por amor, ela resultará em crescimento e multiplicação tanto para nós, bem como a obra do Senhor.

Semear na obra do Senhor não deve ser um ato que foi induzido por líderes que acabam coagindo os membros da igreja, por isso a importância de um bom conhecimento da palavra, que os fará reconhecer pessoas assim, o ato de ofertar deve ser exclusivamente por amor a Deus.

Apresentar nossas ofertas é honrarmos o ato que Jesus fez em nosso favor, é nos espelharmos na generosidade do nosso Deus, com certeza o nosso Senhor se alegrará conosco, pois verá em nosso coração um ato de obediência como resultado do amor recebido.

Podemos ver que aqueles que bem semeiam, são sempre supridos para semearem mais, o sentimento de gratidão é vivo e presente, devemos lembrar do maior exemplo de doação quando o Pai dou ao mundo o seu Filho, para que todo aquele que nEle crer fosse salvo.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Apresente a Deus Teus Pedidos - Filipenses 4:6

Apresente a Deus Teus Pedidos
Filipenses 4:6 - Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. (NAA)

A igreja de Cristo por si mesma já é vitoriosa, e Paulo lembra os membros da igreja a importância da unidade, e esta convivência refletirá entre os irmãos participantes uma boa comunhão.

Esta união manteria os irmãos fortes para resistirem a qualquer tipo que seja de ansiedade, e eles deveriam apresentarem ao Senhor em orações as suas necessidades, e assim fica visível que a oração e a ansiedade são como se fossem dois opostos.

Um verdadeiro cristão saberá reconhecer e ser grato a Deus por tudo o que tem sido beneficiado, e mesmo que surjam situações de dificuldades e aflições saberemos que Deus está conosco, o Senhor não nos prometeu um caminho sem problemas e sim uma chegada ao destino em segurança.

Ao estarmos sendo sempre gratos ao Senhor, é termos como retorno uma paz em nosso coração que um homem normal não consegue entender, é ser libertos do sentimento de ansiedade por mais que a nossa carne nos tente fazer ao contrário.

O Senhor já é conhecedor das nossas necessidades, mas ao apresentarmos a Ele tudo o que o mesmo já sabe, é declararmos o quanto confiamos e somos dependentes do agir dEle sobre tudo que nos acontece.

Paulo assim ressalta que o cristão deve se manter em constante ato de orar ao Senhor, pois isto os fortaleceria na fé, não permitindo que a ansiedade viesse mudar o comportamento deles, a oração para o cristão deve ser como um ato de respirar, ou seja enquanto estamos vivos nunca se para.

Este é um excelente conselho de Paulo que chega até a nós, é orarmos por toda e qualquer situação seja um problema ou mesmo uma benção, é não deixar que isto venha a nos tirar a paz, é entregar ao Senhor crendo e confiando que ao tempo certo Ele vai agir.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Luz Para os Meus Caminhos - Salmos 119:105

Luz Para os Meus Caminhos
Salmos 119:105 - Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, é luz para os meus caminhos. (NAA)

Uma mensagem que nos faz refletirmos a impossibilidade de qualquer tipo de comunhão entre a luz e as trevas, ou seja o nosso Deus não estará com aquele que queira permanecer na escuridão, porém ao que quiser luz, Ele é a salvação viva e presente para quem o buscar.

O salmista faz a comparação da Palavra do Senhor como uma lâmpada a iluminar a nossa vida, por ela temos o nosso caminho claro e sabemos por onde caminhamos, tudo porque cremos naquEle que é a própria Palavra, e Ele é Jesus.

Termos a Jesus como esta lâmpada que ilumina o nosso caminho, é sabermos que dEle receberemos tanto instruções, como suas correções e disciplinas, que vão apresentar a nós como resultado uma vida eterna com Deus.

Mas aquele que se mantem na escuridão, não conseguirá ver onde pisa, seu andar será cheio de situações de controvérsias, poderá até ter pequenos momentos em que terá uma falsa sensação de segurança, porém a realidade nos mostra um caminho escorregadio e de morte.

Podemos comparar o homem que se alimenta da Palavra de Deus, com aquele que mesmo caminhando em um ambiente escuro, a ele será como se tivesse em suas mãos uma tocha bem iluminada mostrando a ele os perigos e possíveis obstáculos de tropeço.

Fazer da Palavra de Deus um guia para o teu caminho, é ter a certeza da boa escolha, não se deixará ser enganado por falsos mestres e suas doutrinas, ficará sempre alerta a evitar os atalhos que por mais que possam parecer insignificantes, são suficientes para nos afastarmos de Deus.

A Palavra do Senhor aqui comparada a uma lâmpada, não somente ilumina o nosso caminho, mas também nossa alma e espírito, ao olharmos para ela nos manteremos firmes olhando ao Senhor, e sendo dia a dia preparados e santificados para uma eternidade no céu.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

O Novo de Deus - Isaías 43:19

O Novo de Deus
Isaías 43:19 - Eis que faço uma coisa nova. Agora mesmo ela está saindo à luz. Será que vocês não o percebem? Eis que porei um caminho no deserto e rios nos lugares áridos. (NAA)

Independente do momento em que pudessem estar passando, Deus reforça ao povo a sua promessa que não os abandonaria, e a favor deles seria feito aquilo que um homem comum poderia até duvidar.

O Senhor sempre está a surpreender o povo com aquilo que é novo, e nos mostra como é maravilhoso o seu caráter, é a providência de Deus sobre a vida dos seus servos, amparando e suprindo o que for necessário.

Caminhar pelo deserto pode trazer a nossa mente uma situação de estrema dificuldade, porém o Senhor nos lembra que quando o seu povo caminhou pelo deserto entre o Mar Vermelho e a terra prometida de Canaã, tiveram suas necessidades de fome e sede supridas por Ele.

Assim o Senhor falava ao povo que ao fim do período de exilio na Babilônia, eles voltariam a terra prometida pelo caminho em que seriam guiados e protegidos, é Deus realizando aquilo que parece impossível aos olhos do homem.

O deserto pode representar ao homem uma dor ou uma situação difícil de ser vivida, mas o Senhor lembra que somente Ele tem o poder de providenciar o refrigério necessário aos seus servos, e assim continuassem firmes no caminho.

Olhar para as promessas de Deus, é ter a nossa fé sendo renovada, e ao ver tudo o que já foi realizado é termos a certeza que Ele pode todas as coisas, além do Senhor não mentir em suas promessas, Ele é fiel para cumprir o que foi prometido.

Ao meditarmos nos ensinos do Senhor, vamos refletir que o tempo presente pode até parecer difícil e escuro, mas existe a esperança e uma luz neste caminho, é Jesus o Filho de Deus, e nEle temos a nossa garantia de cumprimento das promessas do Senhor.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br 
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Vivendo No Amor de Jesus - 2 João 1:6

Vivendo No Amor de Jesus
2 João 1:6 - E o amor é este: que andemos segundo os mandamentos de Deus. Este mandamento, como vocês ouviram desde o princípio, é que vocês vivam nesse amor. (NAA)

Nas mensagens de João sempre podemos ver o destaque dado ao amor, ele ressalta a sempre ser praticado este sentimento ao nosso próximo, pois é desta forma que viveremos na prática aquilo que recebemos do nosso Deus.

Ele ressalta que isto não seria nada de novo, e sim um mandamento de Deus a nós deste o princípio, e vivermos este amor é estarmos sendo obedientes a palavra do Senhor, não só por a conhecermos, mas também por andarmos nela.

São ensinos para a igreja que forma o corpo de Cristo, os irmãos na fé devem viverem unidos em comunhão, resultado do amor de Jesus derramado sobre os cristãos, ao praticarmos este sentimento serão superadas possíveis diferenças que atrapalhem a união entre os membros.

Estas palavras do apóstolo nos fazem lembrarmos do amor de Jesus a nós, nos revelando o seu desejo em que a salvação alcance a todos que nEle crer, nos ensina o ato de amar antes mesmo que esteja sendo amado.

O amor requer do cristão conhecimento da palavra e santidade, isto o encherá da presença do Espírito Santo que nos guiará pelo caminho que é certo, reconhecendo e recusando os falsos mestres e suas doutrinas.

Esta presença do Espírito Santo nos fará até sermos mais compassivos com aqueles que vivem em momentos de pouca fé e cedem as tentações do mundo, e necessitam da nossa oração e atenção.

Praticar o amor é nada mais do que estarmos cumprindo este antigo mandamento, é expressarmos ao Senhor a nossa fidelidade, não somente de falar, mas de estarmos com nosso comportamento testemunhando a nossa vida cristã.

Que nós como a igreja de Cristo, possamos evidenciar ao mundo que realmente estamos vivendo o que recebemos e pregamos, e não sejam palavras vazias ou mortas, mas cheias de vida e do amor de Jesus.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Cuidado Com os Falsos Profetas - Mateus 7:17

Cuidado Com os Falsos Profetas
Mateus 7:17 - Assim, toda árvore boa produz frutos bons, porém a árvore má produz frutos maus. (NAA)

Algumas pessoas demonstram uma aparência para quem os vê como se fossem ovelhas, e chegam até a enganar muitas vezes aqueles que já são mais experientes na fé, porém com o tempo se revela que por dentro essas pessoas não passam de lobos disfarçados.

A palavra do Senhor nos mostra que os reconheceremos pelos maus frutos que apresentam, ela nos ensina a compararmos pessoas assim a uma arvore má, e desta forma nunca irá se colher dela algum tipo de fruto que seja bom.

E a melhor maneira de se combater estes falsos profetas, é usarmos e abusarmos da Palavra de Deus, e para isso se faz necessário um bom conhecimento dela, de forma em que ela nos guiará revelando realmente com quem estamos lidando.

Pessoas que agem com esta má índole, nunca irão se apresentar com o seu verdadeiro comportamento, jamais irão se aproximar das pessoas confessando que é má, muito pelo contrário, usarão de todos os artifícios para enganar quem as ouve.

Ao analisarmos bem estes falsos profetas iremos ver o seu comportamento de ganância, pouco se importando com as pessoas o qual serão iludidas ou lesadas por eles, é por isso que se faz necessário observamos qual o tipo de fruto estão apresentando.

Com o tempo estas pessoas revelam um comportamento feroz como de um lobo, e não mediram esforços para alcançarem os seus objetivos, nem que para isso coloquem em risco a salvação dos demais.

Não devemos acreditar simplesmente porque falam em nome de Deus, assim fazem apenas para enganar, é necessário que sejam provadas pelas doutrinas bíblicas, analisando os seus frutos, nada melhor que a própria palavra para que seja revelada a verdade e a mentira.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

A Prática do Bem - 3 João 1:11

A Prática do Bem
3 João 1:11 - Amado, não imite o que é mau, e sim o que é bom. Quem pratica o bem procede de Deus; quem pratica o mal jamais viu a Deus. (NAA)

O que podemos dizer sobre quem diz conhecer a Deus, porém tem em seu comportamento a prática do mal, João nos orienta em suas palavras a estarmos prontos a identificarmos pessoas assim, tomando o devido cuidado de não sermos enganados por elas.

Neste texto o apóstolo dirige suas palavras a Gaio seu filho na fé, reconhecendo que o trabalho que ele tem feito na obra do Senhor lhe traz um bom testemunho, é diferente de Diótrefes cujo comportamento não agrada, sendo que este além não acolher os irmãos também fala mal dos demais.

João usa desta mensagem para expor o contraste entre o comportamento de dois homens que servem a obra do Senhor, sendo Gaio aquele que ouviu e aprendeu os ensinamentos, colocando em prática tudo que recebeu a favor de todos.

Porém o outro servo identificado como Diótrefes, este se demonstra ambicioso para satisfazer a si mesmo, e não importava em até atrapalhar os trabalhos dos demais irmãos na fé, então João nos lembra que devemos imitar aquilo que é bom, e rejeitar o que é mal.

Esta era uma preocupação que João tinha, então ele alertava Gaio a tomar o devido cuidado, não absorvendo nenhum comportamento que não fosse segundo o que ele havia recebido do Senhor, e devendo se manter hospitaleiro e generoso.

As sabias palavras do apóstolo tinha a intenção de transmitir a Gaio, um sentimento de encorajamento a se manter firme em seu propósito de servir, pois o seu testemunho apresentava um resultado que vinha da salvação que a ele chegou através do sacrifício de Jesus na cruz.

Se estamos sendo dirigidos pelo Espírito Santo, então teremos sabedoria em absorver o que é bom, e rejeitar aquilo que está em desacordo com o Senhor, será o resultado de uma vida com Jesus, que nos coloca em comunhão com o Deus Pai.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Seja Sábio ao Falar - Provérbios 10:19

Seja Sábio ao Falar
Provérbios 10:19 - Quem fala demais acaba caindo em transgressão, mas quem controla a língua é sábio. (NAA)

Mais uma vez é o Senhor usando dos provérbios que Ele inspirou para trazer ao homem ensinos que se realmente forem praticados, vão fazer grandes diferenças em nosso dia a dia, pois são palavras de sabedoria vinda céu para quem as ouvem.

Ao ouvirmos e guardarmos estes ensinos, vão produzir vida em nós e serão uma fonte sempre renovada de esperança, e ao praticarmos vamos demonstrar que nossa sabedoria foi recebida do alto, ao contrário daquele que age por si próprio e apenas expõem sua própria tolice.

O homem sábio ouve e respeita a palavra de Deus, e debaixo da direção do Espírito Santo tem o controle sobre a sua língua, é verdadeiro naquilo que fala, e sobre o que diz possui temperança e não compactua com o pecado e o erro.

Quem não é sensato ao se expressar, acaba falando tolices que apenas o faz se envergonhar sobre o que diz, pois as suas palavras geralmente são levianas e até podem conter promessas que não serão cumpridas, o levando a perder a sua credibilidade.

Aquele que usa de sabedoria fica sempre atento, evitando cair nas armadilhas que surgem quando não se consegue frear a sua fala, porém o tolo prossegue seu caminho que é cheio de mentiras e difamações, e logo o fará cair em seus próprios delitos.

Controlar o que se fala é se manter em posição de sabedoria, ao contrário daquele sai a dizer o que pensa e só demonstra o quanto é insensato, também neste comportamento podemos perceber aqueles que se mantem justos e aqueles que gostam de serem maus.

Devemos sempre ser prudentes em nossas palavras, mesmo que em muitas situações será o silêncio a nossa melhor resposta, será evitar ao máximo o calor de uma discussão, não transgredindo e sim apresentando um comportamento de um verdadeiro cristão.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

A Segurança Que Vem de Deus - Salmos 127:1

A Segurança Que Vem de Deus
Salmos 127:1 - Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (NAA)

Mais um texto que nos faz pararmos e refletirmos como está sendo o nosso comportamento, estaremos nós obedecendo os ensinamentos de Deus, ou apenas sendo dirigidos pela nossa própria carne, será que o nosso trabalho tem agradado ao Senhor.

Este salmo é atribuído a Salomão, em suas palavras ele nos lembra como será inútil o nosso trabalho se não tiver a aprovação do Senhor, é preciso analisarmos se Deus tem prazer e está presente naquilo que estamos fazendo.

É reconhecermos que se conseguimos construir algo e nos sentimos seguros e guardados, isto significa que é o nosso Deus, agindo a favor daqueles que o serve e sobre Ele deposita a sua total esperança e confiança.

Existem situações que o homem resolve caminhar por si próprio e não ouve a Deus, ele até acredita que o Senhor já o capacitou e assim estaria pronto a tomar suas próprias decisões, porém ele acabará sendo conduzido a um caminho de erro, logo estará cansado, e tudo o que construiu poderá ruir a qualquer momento.

O Salmista não está ensinando que não devemos ser pessoas confiantes, e sim que a nossa confiança deve estar edificada no Senhor, e Jesus o Filho amado de Deus é a nossa Rocha sobre a qual a nossa fé e confiança deve estar construída.

Dizer apenas que acredita em Deus, ou até conhecer e recitar versículos bíblicos não o fará uma pessoa temente a Deus, apenas que está se aproveitando de situações para tirar vantagens, mas será em nosso dia a dia que demonstraremos ao Senhor se realmente o amamos e obedecemos.

Alguns estudos sobre este texto apontam para a construção do templo e proteção do povo de escolhido de Israel, e hoje nós cristãos participamos também do povo eleito, e cabe a nós aprofundarmos na Palavra do Senhor e agirmos conforme o nosso Deus nos ensina.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Com Deus Vencemos o Medo - Salmos 56:3

Com Deus Vencemos o Medo
Salmos 56:3 - Quando eu ficar com medo, hei de confiar em ti. (NAA)

Crer e confiar em Deus não quer dizer que não passaremos por momentos e que o medo ou o temor esteja presente em nós, e sim que ao ter estas sensações nos manteremos firmes e confiantes que o Senhor o qual servimos nos guardará de todos os males.

Nas palavras de Davi podemos ver que ele expressa a Deus o seu pedido de socorro, pois sabe que somente o Senhor, poderia lhe trazer o refrigério necessário para a sua dor e sua angústia, ele não buscou compaixão em outro homem como muitos fazem, e sim pediu a Deus com a certeza que seria ouvido.

Davi pediu sabendo que o Senhor teria misericórdia dele, pois muitos eram aqueles que estavam lhe oprimindo, e tentavam destruir a sua vida, a resposta de Deus era certa, nEle a sua vida estaria segura de forma que nenhum homem poderia contra o poder do Senhor.

Os olhos de Davi estavam voltados para o Senhor que o protegeria, e desta forma ele se encheu de fé vencendo o medo que tentava o dominar, ele estava fugindo do rei Saul que atentava contra sua vida, e foi para Gate e ao se esconder entre os filisteus sentiu-se acuado.

Mas em um ato de sabedoria ele clama pelo seu socorro, colocando em pratica a fé que possuía no Senhor, Davi como escolhido de Deus até poderia derrotar a Saul que o perseguia, porém ele confiava que ao tempo certo era o Senhor que iria agir contra o seu opressor.

O medo muitas vezes vai tentar contra a vida daquele que serve ao Senhor, e não será nenhuma fraqueza admitirmos este medo, assim estamos declarando ao nosso Deus, que somos dependentes da proteção e misericórdia dEle para não sermos destruídos.

Diariamente observamos situações em nossa vida, que nos mostra a fragilidade de nossa carne, para nós pode até representar que é grande, porém será infinitamente pequena perante o poder e a proteção que Deus coloca sobre a nossa vida.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

O Verdadeiro Caminho - Mateus 7:13

O Verdadeiro Caminho
Mateus 7:13 — Entrem pela porta estreita! Porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. (NAA)

Todo cristão tem pleno conhecimento que a oração nos liga diretamente a Deus, e esta deve ser sempre realizada em nome do Filho, o nosso Senhor Jesus Cristo, o ouvir a palavra de Deus e orar deve ser a nós como o oxigênio que nos mantem vivos.

Nos mantermos em sintonia com Deus, irá fazer com que recusemos qualquer outro caminho que suspostamente nos levaria ao céu, somente Jesus é o caminho e Ele nos ensina que a porta é estreita e requer de nós a renúncia de nossas próprias vontades.

O Senhor alerta que o caminho que leva o homem a perdição, se mostra como prazeroso e enche os seus olhos, mas também vai esvaziar a fé que deve estar presente no coração, vão proporcionar momentos agradáveis no presente, porém serão eternamente terríveis em seu futuro longe do céu.

É preciso estarmos bem nutridos em nossa fé, pois no caminho poderão surgir muitos obstáculos e situações que vão levar os fracos a desistirem, e estes vão perder o maior milagre da vida de um homem, a salvação, sendo esta que recebemos por mera graça de Deus.

Muitas pessoas acreditam que apenas por terem um comportamento caridoso já estariam salvas, porém pensar assim é como compararmos ao caminho largo, que vai nos enfraquecer na fé em Deus, nos levando a sentirmos fortes e confiantes em nossos próprios atos.

Mas o caminho estreito nos ensina que devemos renunciar o nosso “eu”, e seremos afastados dos nossos desejos carnais, sendo dia a dia santificados, teremos um comportamento de um verdadeiro cristão, e este resultará em amor e caridade com aqueles que necessitam.

Nenhum homem vai entrar no céu por seu próprio mérito, a salvação nunca será comprada com algum ato que possamos fazer, ela a nós foi disponibilizada pelo sacrifício de Jesus na cruz, assim Ele pagou o preço para que nenhum homem se glorie em si próprio.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Cuidado Com o Que Se Fala - Provérbios 18:2

Cuidado Com o Que Se Fala
Provérbios 18:2 - O tolo não tem prazer no entendimento, mas apenas em externar o que pensa. (NAA)

Muitas pessoas acabam estipulando seus próprios padrões, mesmo que estes contrariem os ensinamentos da palavra de Deus, e por acreditarem somente em seus princípios se tornam intolerantes com os que discordam dos seus posicionamentos.

Elas também possuem a característica de serem compulsivas, falam de mais e sem pensar, é como se existissem somente a sua própria opinião, a fazendo se sentir soberana, mas na realidade o resultado vai mostrar que ela não passa de uma pessoa tola.

Em um primeiro momento pode até enganar quem não a conhece, mas basta ouvir suas palavras, para que se tenha a confirmação de quanto esta pessoa vive em um mundo que não é real, e logo sua verdadeira personalidade se torna conhecida.

A arrogância demonstrada por pessoas assim, são de um comportamento ridículo, seus atos são inconsequentes e sem a mínima direção de Deus, em muitas situações chegam até a causar um desconforto naqueles que estão próximos.

Mas ao refletir sobre o texto, se observa a diferença entre quem tem sabedoria e vida dirigida pelo Espírito de Deus, e aquele que não passa de um tolo, muitas vezes chega até usar o nome de Deus, mas na realidade o que ele segue são seus próprios padrões.

Se basear somente em suas próprias convicções a isola das demais, pode-se entender como aquela pessoa que não sente prazer na opinião e conhecimento de outras, e se comporta de maneira a estar fechada para ouvir palavras que podem lhe trazer sabedoria vindas de Deus.

Agir assim não querendo abandonar este comportamento a levará ao isolamento, e será evitada pelas demais, e seu destino vai ser de solidão e destruição, mas Jesus está sempre a disposto a ajudar quem reconhecer o seu erro e uma nova vida queira experimentar.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Advertência Sobre a Desobediência - Jeremias 7:14

Advertência Sobre a Desobediência
Jeremias 7:14 - farei também com este templo que se chama pelo meu nome, no qual vocês confiam, e com este lugar, que dei a vocês e aos seus pais, o mesmo que fiz com Siló. (NAA)

O Senhor Deus leva o profeta a porta do Templo, onde Jeremias fala aos moradores de Judá sobre seus comportamentos baseados na injustiça, na idolatria, e no costume habitual de praticarem a mentira.

Era uma época em que surgiam muitos profetas, sendo comum a prática de sacrifícios, as pessoas acabaram sendo levadas a acreditar que ao praticarem as atividades religiosas, as fariam estar em segurança e santidade.

Porém tudo o que era feito, era uma espécie de ritual mecânico sem uma verdadeira devoção a Deus, e muitos menos respeitando todas as regras e mandamentos estabelecidos por Deus em sua aliança com este povo.

Siló era o local da tenda da congregação, e ali ficava a arca do concerto, juízes eram levantados pelo Senhor, e Eli era o sacerdote, sendo que este saiu fora da vontade de Deus, abusou do seu cargo, enriquecendo e praticando uma idolatria não permitida pelo Senhor.

A falta do conhecimento de Deus, acabou levando aquele povo a acharem que a arca do Senhor seria como um amuleto contra seus inimigos, porém os filisteus invadiram e destruíram o santuário, também levando consigo a arca que ali estava.

A destruição de Siló apontava para o futuro de Jerusalém, era preciso que povo fosse ao exilio para que aquele local fosse limpo da iniquidade, o Senhor até os tinha chamado ao arrependimento, porém eles não responderam, então se fez necessário o seu juízo.

Por mais que aquele local fosse sagrado e o nome do Senhor fosse invocado, Deus não compactou com o pecado, hoje somos o templo do Senhor, nossos atos não devem ser mecânicos, e sim uma adoração em espírito e verdade, e nos leve a conhecê-lo, o respeitando em seus ensinamentos.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Cuidado com o Seu Julgamento ao Próximo - Mateus 7:1,2

Cuidado com o Seu Julgamento ao Próximo
Mateus 7:1,2 — Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois com o critério com que vocês julgarem vocês serão julgados; e com a medida com que vocês tiverem medido vocês também serão medidos. (NAA)

O Senhor Jesus continuava a expor uma serie de ensinos aos discípulos e demais pessoas que o acompanhava, neste ensino precisa ser bem entendido de maneira a não sairmos fazendo julgamentos precipitados, como também não fecharmos os olhos para aquilo que esteja errado.

Jesus nos alerta que devemos ser cautelosos em nossas opiniões, sabendo a hora e o momento certo de opinarmos, e um servo do Senhor deve estar muito atento, sendo dirigido pelo Espírito Santo e não pela sua própria carne.

O homem tem as suas fraquezas e Jesus é sabedor que muitas vezes agimos por impulso, falamos antecipadamente e sem pleno conhecimento dos fatos, atuando como se fossemos um juiz sobre o próximo, porém acabamos esquecendo de avaliar a nossa própria vida.

Usam deste comportamento para satisfazer a sua própria carne e o seu ego, por isso muitas pessoas saem emitido suas opiniões, porém é preciso ressaltar que Jesus também nos lembra que com a mesma medida em que medirmos, também por ela seremos medidos.

O Senhor não está nos ensinando a fecharmos os olhos para o erro, e sim que devemos ser cautelosos com nossas palavras, o cristão deve ser um defensor da verdade, e não pode compactuar com o comportamento indevido de uma outra pessoa.

Além de termos pleno conhecimento dos fatos, precisamos analisar se aquilo que estamos enxergando de erro na vida do outro, também poderá estar sendo observado em nós por esta mesma pessoa.

É dever de um cristão não ser precipitado ou injusto em suas posições, lembrando que amanhã nós poderemos estar mesma situação, e até questionaremos que estamos sendo injustiçados, então sejamos prudentes e cautelosos conforme o ensino do Senhor Jesus.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Conhecer a Deus - Oséias 6:6

Conhecer a Deus
Oséias 6:6 - Pois quero misericórdia, e não sacrifício; conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” (NAA)

Estas são palavras vindas do Senhor ao seu povo através do profeta Oséias, e os chamavam a estarem preparados para o ataque que viria sobre eles como resultado do juízo do Senhor sobre os pecados que eles haviam praticado, e desta forma os chamavam ao arrependimento.

O povo deveria buscar a conhecer mais a Deus, de maneira que assim poderiam melhor entender os seus mandamentos e ensinos, e através deste conhecimento ficasse claro a eles que isto seria melhor do que oferecessem sacrifícios.

Conhecer a Deus é se apresentar a ele com um verdadeiro amor, e não somente com sacrifícios frutos de uma tradição ou falta de entendimento, o que o Senhor esperava do seu povo era um sentimento amoroso, humilde e obediente.

Deus queria que eles entendessem que sacrifícios insensíveis não iriam cobrir os seus pecados, e por Ele seriam rejeitados, pois a sua Palavra revela que o obedecer é melhor do sacrificar, pois muitos praticavam este ato meramente como um ritual estabelecido.

Porém mesmo sendo chamado o povo não apresentou um verdadeiro arrependimento, e mesmo que o Senhor tivesse usado de amor com eles enviando seus profetas, este povo não os ouviu, e continuaram pecando.

Talvez em seus corações este povo achou que poderia enganar a Deus, e continuavam com seus rituais mecânicos e vazios, faltavam a eles a piedade e temor a Deus, da parte deles tudo falso, e tentavam demonstrar aquilo que verdadeiramente não estava no coração deles.

O que eles fizeram tudo foi inútil, sendo necessário o juízo de Deus, e assim devemos refletir como estamos sendo perante o Senhor, é sermos verdadeiros com nossos atos e sentimentos, e o Senhor veja em nossas atitudes aquilo que está em nosso coração.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br