Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.
Tiago 1:12 - Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. (NAA)
Temos aqui orientações de Tiago irmão de Jesus, filho de Maria, ele era bispo da igreja em Jerusalém, posição de alto respeito entre os demais, ensina que por natureza todo homem ao nascer já está contaminado pelo pecado.
O homem que serve a Deus, deve-se manter firme neste propósito, as situações em que nos afligem neste mundo, torna o cristão aprovado perante o Senhor, e dEle receberemos a coroa da vida eterna no céu.
E isto é promessa de Deus, aquele que é diferente do homem pois não mente, e se então prometeu podemos descansar confiando e tendo a garantia que estas se cumprirão ao tempo certo.
Se manter firme e perseverante, é ser bem aventurado, porque tomaremos posse da promessa de vida eterna, por isso suportamos as tentações, nos tornamos capaz de suportar aquilo que parece ser impossível.
Desta forma Tiago procura orientar o cristão a como enfrentar as dificuldades que vão aparecer em sua vida, manter-se firme na fé é a essência para vencermos as tentações e sofrimentos.
Devemos lembrar que o nosso maior sofrimento, Jesus em um ato de amor, sofreu em nosso lugar, com o seu sangue pagou por aquilo que não devia, porém Ele não se importou em sofrer por nós, e assegurou ao cristão a recompensa eterna.
Então a nós cabe nos comportarmos de maneira agradável e aprovados pelo Senhor, sendo a nossa vida um testemunho vivo da obra de Cristo para o não crente, sejamos perseverantes e aprovados, para em breve receber a coroa da vida.
Colossenses 3:16 - Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. (NAA)
Paulo chama o povo daquela igreja a manterem uma mente sadia, e para isso deviam se ocupar com aquilo que vem do alto, vem do céu, vem de Jesus o Filho de Deus, por Ele fomos escolhidos e amados.
Ocupar a mente com as coisas do alto, é manter o amor de Cristo vivo e presente em nós, e isto facilita a convivência entre os irmãos, é sinal de sabedoria recebida de Deus a qual devemos guardar em nosso coração.
Assim Paulo fornece orientações práticas, que vão nos facilitar em nossa convivência com os demais, devemos ter a palavra de Deus de forma abundante em nós, pois ela traz a nós sabedoria do alto.
Esta palavra purifica a nossa mente e coração, nos tornando pacíficos, debaixo da sua influência agimos de forma moderada e amável, nos ensina a sermos misericordiosos, em nosso comportamento haverá bons frutos, nossos atos serão verdadeiros.
Quem aceitou a Jesus como Senhor e Salvador, já se sente ressuscitado com Ele, passamos a experimentar esta nova vida, nosso comportamento evitará contentas, o amor de Cristo nos levará a orientar e aconselhar a quem necessitar.
Estarmos cheios de Deus, é expressarmos a sua palavra, com cânticos, hinos, louvores que adorem e exaltem o nome do Senhor, é ficar evidente em nosso ser a gratidão pelo amor e a misericórdia do Senhor para conosco.
Então cabe a nós não somente ler a palavra de Deus, mas a praticá-la, vivermos esta nova humanidade em Cristo, deixar que o Espirito de Deus realmente tome a direção da nossa vida, e sejamos nós, uma prova viva da Palavra que Cristo nos ensinou.
Apocalipse 21:4 - E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. (NAA)
A esperança daquele que é salvo em Cristo, se torna cada vez mais intensa, de forma que as aflições e tribulações presentes são suportadas, visto que em breve uma grande festa irá acontecer, as bodas do cordeiro, o encontro do noivo com a sua noiva.
Sim, Jesus é o noivo, e a igreja é a noiva, e dia após dia ela está sendo adornada, preparada, os salvos que compõem esta igreja segue sendo santificados, e tudo feito exclusivamente pela graça de Deus.
Jesus enviou a nós o Espírito Santo de Deus, e habitando em nós, somos guardados e nossa fé se fortalece, receberemos a herança incorruptível, e isto nos faz compreender o céu que nos espera, nos faz renunciarmos vantagens presentes deste mundo atual.
Temos a garantia que o lugar que nos espera, não haverá dor e nem lágrimas, não haverá luto e nem pranto, pois estas coisas fazem parte do mundo em que vivemos, passaremos a viver eternamente na presença do Senhor.
Aqueles que ainda precisam aceitarem a Jesus, vivem em clima de desespero, violência e falta de esperança, a sua vida é cheia de turbulências, porém mal sabem que ao insistir na falta de Jesus, estão transformando o seu futuro em sofrimento eterno.
Nenhum ato de sacrifício cabe a nós, pois este já foi realizado por Jesus na cruz, foi um ato de graça, um favor o qual não merecemos, assim Ele nos beneficiou, todo preço pela nossa redenção Jesus pagou com o próprio sangue.
Assim herdaremos o novo céu a nova terra, toda as lágrimas em nossos olhos o Senhor limpará, somente haverá em nós a alegria do Senhor, incansavelmente iremos louvar e a adorar o nosso Deus, então estejamos todos firmes rumo a nossa nova morada.
Atos 9:4 – E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? ARC
O homem precisa não só ter o conhecimento das escrituras, além deste é necessário a presença de Deus, que se faz presente em nós na pessoa do Espirito Santo, é recebendo Jesus como nosso Senhor e Salvador, que ocorre está mudança em nossa vida.
Saulo também é conhecido por Paulo, ou seja, o primeiro era o seu nome judeu, e este também tinha a cidadania romana, com o nome de Paulo, ele era um alto conhecedor da lei, agia achando que estava fazendo o bem perante os olhos do Senhor.
Porém agindo assim não entendia que estava lutando contra aquilo era mais forte do que ele próprio, achava porque tinha recebido uma autoridade terrena poderia perseguir os cristãos, até então não entendia que era a Jesus que ele perseguia.
Mas estando no caminho a Damasco, cujo objetivo em seu destino era acabar com os cristãos que ali estavam, porém neste caminho teve um encontro com Jesus a quem verdadeiramente ele perseguia, e como uma forte luz que vinha do céu, Jesus lhe aparece, e o questiona porque ele o perseguia.
A soberania de Deus iria prevalecer contra a vontade deste homem, no tempo do Senhor a vida de Paulo teria uma mudança de comportamento e de destino, se antes ele perseguia a Jesus e seus seguidores, passaria agora a ser um pregador do evangelho de Cristo.
Paulo teve o privilégio de ser qualificado igualmente aos outros onze apóstolos que andaram com Jesus, alguns o questionavam sobre isso, porém as palavras de Paulo eram um testemunho vivo que o próprio Jesus o encontrou, o chamando para ser um missionário da sua obra.
Paulo antes se comportava como um boi bravo, lutando contra o aguilhão que é usado para dominar este tipo de animal, este aguilhão representa a obra de Jesus, e assim como ele, todos nós temos o chamado para pregar ao mundo, o evangelho que cura, liberta e salva.
Salmos 23:4 – Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. (NAA)
Davi demonstra tamanha confiança no Senhor, pois em várias situações esteve perante a morte, porém a força que lhe vinha do Senhor não o deixava temer, era a certeza da presença constante de Deus em sua vida.
Ele nos mostra o Senhor como um pastor supremo, que cuida do seu rebanho, e que se preciso for daria a própria vida para os proteger, mal nenhum deveremos temer pois a fidelidade e a sua bondade são as suas características.
E Davi reconhece esta relação de pastor e rebanho, pois antes de se tornar um rei, exercia a função de pastor, e defendia as suas ovelhas de qualquer animal feroz que pudesse atacar o seu rebanho.
Um pastor de ovelhas além de as protegerem de outros animais, também com a sua vara e o seu cajado, as corrige sempre que necessário, ensinando-as a se comportarem de maneira obedientes.
Desta forma Deus também age conosco, quando necessário nos corrige em nossos erros, e isto é demonstração de amor, pois quem verdadeiramente ama, sempre protegerá, e disciplinará quando necessário.
Aflições e tribulações todos estão sujeitos, sejam servos dos Senhor ou não, porém aqueles que confiam em Deus, se sentem seguros, possuem a consciência dos males deste mundo, porém são confiantes na vida eterna no céu.
Que cada um de nós que um dia nos entregamos a Jesus, possamos ser verdadeiras ovelhas obedientes a Ele, mantendo-se debaixo da sua palavra, vivendo e a praticando, sendo fortalecidos em fé, esperando pelo grande dia do Senhor.
Salmos 118:24 – Este é o dia que o Senhor fez; exultemos e alegremo-nos nele. (NAA)
Apesar dos salmos não serem identificados por capítulos como os demais livros da bíblia, e sim por números, o salmo 118 é considerado aquele que é o capítulo central da bíblia, antes e depois dele são 594 capítulos respectivamente.
E mais uma vez Davi demonstra o quanto ele era grato ao Senhor, depois de muitas situações de perigos e aflições, pelas mãos do Senhor ele toma posse como rei sobre toda a nação de Israel.
Davi reconhece no contexto, que se o Senhor não o tivesse socorrido em tantas situações, ele nunca teria chegado ao trono, o seu reinado foi estabelecido pelo próprio Deus, podemos dizer que é um reinado temporal, pois apontava para o eterno e espiritual reinado do Filho de Deus.
Ele andava em constante oração e isto lhe fazia estar e andar na presença de Deus, era humilde e sobre sua vida cumpria-se os planos de Deus, seu comportamento com o Senhor nos ensina a confiar, orar e ter fé.
Davi se sentiu socorrido por Deus em suas necessidades, e após reconhecer as conquistas que o Senhor lhe concedeu, ele passa a exaltar o Messias, o Salvador do povo que iria vir, apontando para Jesus a pedra principal de uma construção em que os seus próprios a rejeitaria.
Muitos judeus podem até ter rejeitado a Jesus, o negando e o crucificando, mas era plano do Deus Pai, estabelecer sobre o Filho o reino eterno, para quem o rejeitou Ele tornou-se pedra de tropeço os levando a condenação.
Porém para aqueles que o aceitaram como Filho de Deus, seu Senhor e Salvador, tornou-se em um motivo de grande júbilo, um excesso de alegria pois a eles Jesus é a salvação, somente através dEle, os justos entraram no céu.
Gálatas 5:14 - Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: “Ame o seu próximo como a você mesmo.” (NAA)
Quando aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, passamos a ter uma liberdade muitas vezes não entendida por alguns, pois esta condição não deve ser um pretexto para a prática do pecado.
Não praticar o pecado é deixarmos o Espirito Santo de Deus, nos guiar em nossos comportamentos e falas, deste modo então passamos a ter o entendimento sobre a liberdade que nos foi dada.
Recebemos de Cristo não só a liberdade, mas o principal a salvação, e não devemos confundir com permissão para pecar, satisfazendo a nossa carne, devemos sim sermos livres para praticar o evangelho do amor.
Naquela época muitos se gabavam em acharem ser cumpridores da lei, e eram como escravos dela, porém Cristo veio para mostrar que se querem realmente serem escravos, sejam então uns dos outros praticando o amor do evangelho.
Paulo ao escrever para os membros desta igreja tinha como objetivo estimular eles a usarem de amor uns com os outros, visto que muitas lutas e amarguras se faziam presente ali entre eles.
Ao estimular o amor entre eles, o apóstolo nos ensina a sermos perseverantes neste sentimento, por mais que na prática isto possa ser difícil, assim aprendemos que a liberdade cristã é sermos praticantes do amor e libertos do pecado.
Jesus de forma nenhuma veio para abolir a lei, e sim a cumpriu em nosso favor, e neste versículo o apóstolo nos lembra o que o próprio Jesus ensinou, em amar o seu próximo, como se ama a si mesmo, portanto não procure vingança ou guardar a ira, pratique o amor, que é a lei de Cristo.
Jeremias 17:7 - Bendito aquele que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. (NAA)
Jeremias nos mostra neste capítulo como o coração do homem é enganoso, e nos leva muitas vezes a cometermos e persistirmos em erros e pecados que nos leva a esquecermos dos ensinamentos do Senhor, bem como nos mantém afastados da presença dEle.
Devemos estar atentos quando o nosso coração quer nos induzir a confiarmos em nossa própria força, muitas pessoas vão até nos criticar, por nos colocarmos tão dependente de Deus, porém é assim que confiamos e mantemos a nossa esperança no Senhor.
Confiar em seu próprio coração levou o povo de Judá a confiar em si mesmo, esquecendo os preceitos do Senhor, porém este ato acabou trazendo sobre eles o juízo de Deus através do exército de Nabucodonosor.
O homem temente a Deus não deve dividir a sua confiança entre Deus e o homem, pois este comportamento é ponto inicial para um afastamento do caminho do Senhor, e suas trágicas consequências.
Porém o homem que somente no Senhor confia é abençoado, e colhe bons frutos resultado da dedicação ao Senhor e à sua palavra, e assim eles se mantem na esperança de vida eterna.
Confiar plenamente no Senhor é ter a certeza que mesmo que venha sobre nós as tribulações e aflições, seremos como árvores plantadas junto ao riacho, que mesmo no calor suas folhas estarão sempre verdes.
Desta forma todos nós que renascemos em Cristo, estejamos debaixo da sua palavra, amando-a e a respeitando, colocando sobre Ele a nossa confiança, que nos manterá firmes em qualquer situação adversa contra nossa vida.
Isaías 26:4 - Confiem sempre no Senhor, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. (NAA)
O contexto dos capítulos 24 ao 27 nos mostra um Isaías apocalíptico apontando para o dia que o Senhor limpará o pecado do mundo, alertava o povo a obedecer a Deus, porém estes não deram ouvidos e enfrentaram o juízo do Senhor.
Era intenso o desejo em Isaías por Deus, ao ponto de ele declarar o quanto eram necessários os cuidados e a misericórdia do Senhor sobre ele, e no Senhor havia total confiança e a solidez de uma rocha eterna.
Este cântico ao Senhor mostra a fidelidade de Deus, e assim o Senhor se mantinha fiel ao seu povo, mesmo que estes tivessem sidos tão infiéis, confiar no Senhor é se derramar em sua presença, é se sentir seguro em seu refúgio.
Desejar o Senhor é confiar sempre nEle, é saber que em nenhum momento Ele irá falhar, seja qual for o tipo de situação adversa sobre o seu povo, se estes permanecerem nEle, encontrarão a perfeita paz.
Este desejo do profeta pelo Senhor, nos mostra em quem devemos depositar a nossa total confiança, pois este é único e nos ensina a mais alta reverência ao Deus supremo cheio de glória e santidade.
O profeta compara Deus a uma rocha eterna, demonstrando o quanto Este é firme e sólido, de maneira que todo aquele que o serve desfrutará de proteção e defesa contra os seus inimigos.
Praticamente quase todas as profecias de Isaías apontavam para o Cristo que naquele momento ainda haveria de vir, e hoje Ele já veio, é Jesus o Filho de Deus, que cumpriu a missão de nos salvar, Ele é a Rocha sobre a qual firmamos a nossa fé.
2 Samuel 22:29 – Tu, Senhor, és a minha lâmpada; o Senhor derrama luz nas minhas trevas.(NAA)
Neste capítulo o profeta retrata um cântico escrito por Davi, ele havia passado por muitas aflições, mas foram estes momentos que o fez se aproximar e confiar mais no Senhor, e era forte o que o Senhor havia revelado em seu coração.
Davi sabia que não era puro de pecado, mas andava na presença do Deus todo Poderoso, ele sempre consultava o Senhor sobre suas batalhas, e do Senhor ouvia a resposta que a vitória seria com ele.
Assim tinha a certeza que estando com o Senhor poderia atacar os exércitos inimigos, vencendo seja qual fosse o obstáculo à sua frente, por isso se mantinha debaixo da Palavra do Senhor, fazendo desta um escudo de proteção.
Sabia que debaixo da luz do Senhor ele poderia caminhar entres as trevas, e mesmo se alguém lhe questiona-se, tinha a resposta que o resplendor do rosto do Senhor estava sobre ele.
O caminho em que andava era iluminado pelo Senhor, e desta forma ele não temia, pois no Senhor ele encontrou um refúgio contra todo o mal que poderia vir sobre a sua vida, quem vive segundo a Palavra de Deus, terá sempre a sua integridade preservada.
Mas quem não obedece a Palavra do Senhor, é como aquele que anda na escuridão total, vive em plenas trevas, tudo porque resiste em não depender do Senhor, sofrendo as consequências deste distanciamento.
Porém quem obedece ao Senhor, terá luz para sempre, verá a glória de Deus e seu nome será reverenciado, o sol da justiça lhe trará a cura necessária, e todos precisamos estar debaixo desta luz que é Jesus, pois quem o seguir nunca andará em trevas.
Hebreus 12:14 – Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. (NAA)
A santificação é um processo que se inicia na vida do cristão a partir do momento que este aceita a Jesus como seu Senhor e Salvador, o confessando o Filho de Deus, recebe o Espírito Santo, e reconhece que era pecador.
Assim acontece o nascer de novo, o nascer do Espírito, somos regenerados, nossas atitudes já não serão mais as mesmas, passamos a pensar naquilo que é do alto, as coisas que até então nos agradavam passam a não ter mais importância.
O processo de santificação nos leva a uma maior dedicação a Deus, somos separados do pecado, e isto não quer dizer que não venhamos ainda a pecar, pois ainda habitamos neste corpo corruptível, porém não sentimos mais o prazer neste ato, pelo Espírito Santo seremos incomodados a nos arrependermos e abandonarmos a prática pecaminosa.
Todo cristão tem que ter a sua fé somente em Cristo, crendo que o Senhor pode mudar a nossa vida, e a Ele deve-se se entregar totalmente, o seu agir será sobre nós, e viveremos as bênçãos do Senhor, porém também quando for necessário receberemos à sua disciplina.
Através desta relação com o Senhor temos as nossas forças constantemente renovadas, nos aproximaremos mais do Senhor mediante a oração, a leitura e a meditação na sua santa palavra, estes atos fortalecem a nossa fé em Jesus.
A santificação deve ser presente em nossa vida, sem a mesma não é possível permanecer na presença de Deus, sem ela muitos poderão até chegar a Deus, porém não conseguiram permanecerem, a santificação nos ajuda na luta contra o pecado.
Somos chamados a perseverar até o fim, a nossa fé deve estar fundamentada em Jesus, devemos manter os nossos olhos e a nossa esperança nEle, assim, teremos paz conosco, e paz para com todos os demais, através da santificação o nosso caráter foi transformado, nos preparando para em breve irmos ao encontro de Cristo.
Sofonias 3:17 – O Senhor, seu Deus, está no meio de você, poderoso para salvar. Ele ficará muito contente com você. Ele a renovará no seu amor, e se encherá de júbilo por causa de você. (NAA)
Sofonias é mais um profeta levantado por Deus para alertar o seu povo, este tinha uma característica diferente dos demais, pois possuía uma descendência real, era tetraneto do rei Ezequias, onde podemos entender que este tinha acesso ao palácio real onde poderia expor a mensagem recebida de Deus.
A sua mensagem tinha como objetivo alertar o povo a se voltarem a Deus, antes que fosse tarde e sofressem o ataque dos caldeus, pois tinham feito alianças não permitidas por Deus com outros povos, isto os tornou em um povo, opressor, rebelde, abandonando a fé e se tornando idólatras.
A cidade de Jerusalém muito breve seria destruída, homens de destaque como príncipes, juízes, profetas e sacerdotes se tornaram mais pecadores do que um homem comum, e isto entristecia o coração de Deus, porém o Senhor não compactuou com este comportamento, e então o juízo de Deus viria sobre eles.
Mas o profeta ressalta neste capitulo a esperança que deveriam manter em Deus, pois este tinha promessas de restauração, eles voltariam as suas origens, e deveriam ser segundo o Senhor lhes havia determinado no início, Deus acenava com a restauração de Judá, havia no povo a esperança de Salvação no Senhor.
Deus iria protegeria o seu povo mediante o arrependimento deles, existia a promessa que após o juízo, haveria restauração, o pecado não seria encoberto e sim tratado pelo Senhor, então o povo foi chamado a cantar alegremente em celebração ao livramento que haveria de vir.
Somente o Senhor poderia dar ao seu povo o fortalecimento e o encorajamento necessário, porém aqueles que se levantaram contra o Senhor, sofreram o seu juízo, Deus haveria de cumprir a promessa de restauração e salvação, e estas promessas se realizam a nós na pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo.