Jeremias 7:14 - farei também com este templo que se chama pelo meu nome, no qual vocês confiam, e com este lugar, que dei a vocês e aos seus pais, o mesmo que fiz com Siló. (NAA)
O Senhor Deus leva o profeta a porta do Templo, onde Jeremias fala aos moradores de Judá sobre seus comportamentos baseados na injustiça, na idolatria, e no costume habitual de praticarem a mentira.
Era uma época em que surgiam muitos profetas, sendo comum a prática de sacrifícios, as pessoas acabaram sendo levadas a acreditar que ao praticarem as atividades religiosas, as fariam estar em segurança e santidade.
Porém tudo o que era feito, era uma espécie de ritual mecânico sem uma verdadeira devoção a Deus, e muitos menos respeitando todas as regras e mandamentos estabelecidos por Deus em sua aliança com este povo.
Siló era o local da tenda da congregação, e ali ficava a arca do concerto, juízes eram levantados pelo Senhor, e Eli era o sacerdote, sendo que este saiu fora da vontade de Deus, abusou do seu cargo, enriquecendo e praticando uma idolatria não permitida pelo Senhor.
A falta do conhecimento de Deus, acabou levando aquele povo a acharem que a arca do Senhor seria como um amuleto contra seus inimigos, porém os filisteus invadiram e destruíram o santuário, também levando consigo a arca que ali estava.
A destruição de Siló apontava para o futuro de Jerusalém, era preciso que povo fosse ao exilio para que aquele local fosse limpo da iniquidade, o Senhor até os tinha chamado ao arrependimento, porém eles não responderam, então se fez necessário o seu juízo.
Por mais que aquele local fosse sagrado e o nome do Senhor fosse invocado, Deus não compactou com o pecado, hoje somos o templo do Senhor, nossos atos não devem ser mecânicos, e sim uma adoração em espírito e verdade, e nos leve a conhecê-lo, o respeitando em seus ensinamentos.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
Amém 🙏🏻❤, Deus seja louvado
ResponderExcluir