sexta-feira, 5 de novembro de 2021
A Prática do Bem - 3 João 1:11
3 João 1:11 - Amado, não imite o que é mau, e sim o que é bom. Quem pratica o bem procede de Deus; quem pratica o mal jamais viu a Deus. (NAA)
O que podemos dizer sobre quem diz conhecer a Deus, porém tem em seu comportamento a prática do mal, João nos orienta em suas palavras a estarmos prontos a identificarmos pessoas assim, tomando o devido cuidado de não sermos enganados por elas.
Neste texto o apóstolo dirige suas palavras a Gaio seu filho na fé, reconhecendo que o trabalho que ele tem feito na obra do Senhor lhe traz um bom testemunho, é diferente de Diótrefes cujo comportamento não agrada, sendo que este além não acolher os irmãos também fala mal dos demais.
João usa desta mensagem para expor o contraste entre o comportamento de dois homens que servem a obra do Senhor, sendo Gaio aquele que ouviu e aprendeu os ensinamentos, colocando em prática tudo que recebeu a favor de todos.
Porém o outro servo identificado como Diótrefes, este se demonstra ambicioso para satisfazer a si mesmo, e não importava em até atrapalhar os trabalhos dos demais irmãos na fé, então João nos lembra que devemos imitar aquilo que é bom, e rejeitar o que é mal.
Esta era uma preocupação que João tinha, então ele alertava Gaio a tomar o devido cuidado, não absorvendo nenhum comportamento que não fosse segundo o que ele havia recebido do Senhor, e devendo se manter hospitaleiro e generoso.
As sabias palavras do apóstolo tinha a intenção de transmitir a Gaio, um sentimento de encorajamento a se manter firme em seu propósito de servir, pois o seu testemunho apresentava um resultado que vinha da salvação que a ele chegou através do sacrifício de Jesus na cruz.
Se estamos sendo dirigidos pelo Espírito Santo, então teremos sabedoria em absorver o que é bom, e rejeitar aquilo que está em desacordo com o Senhor, será o resultado de uma vida com Jesus, que nos coloca em comunhão com o Deus Pai.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
quarta-feira, 3 de novembro de 2021
Seja Sábio ao Falar - Provérbios 10:19
Provérbios 10:19 - Quem fala demais acaba caindo em transgressão, mas quem controla a língua é sábio. (NAA)
Mais uma vez é o Senhor usando dos provérbios que Ele inspirou para trazer ao homem ensinos que se realmente forem praticados, vão fazer grandes diferenças em nosso dia a dia, pois são palavras de sabedoria vinda céu para quem as ouvem.
Ao ouvirmos e guardarmos estes ensinos, vão produzir vida em nós e serão uma fonte sempre renovada de esperança, e ao praticarmos vamos demonstrar que nossa sabedoria foi recebida do alto, ao contrário daquele que age por si próprio e apenas expõem sua própria tolice.
O homem sábio ouve e respeita a palavra de Deus, e debaixo da direção do Espírito Santo tem o controle sobre a sua língua, é verdadeiro naquilo que fala, e sobre o que diz possui temperança e não compactua com o pecado e o erro.
Quem não é sensato ao se expressar, acaba falando tolices que apenas o faz se envergonhar sobre o que diz, pois as suas palavras geralmente são levianas e até podem conter promessas que não serão cumpridas, o levando a perder a sua credibilidade.
Aquele que usa de sabedoria fica sempre atento, evitando cair nas armadilhas que surgem quando não se consegue frear a sua fala, porém o tolo prossegue seu caminho que é cheio de mentiras e difamações, e logo o fará cair em seus próprios delitos.
Controlar o que se fala é se manter em posição de sabedoria, ao contrário daquele sai a dizer o que pensa e só demonstra o quanto é insensato, também neste comportamento podemos perceber aqueles que se mantem justos e aqueles que gostam de serem maus.
Devemos sempre ser prudentes em nossas palavras, mesmo que em muitas situações será o silêncio a nossa melhor resposta, será evitar ao máximo o calor de uma discussão, não transgredindo e sim apresentando um comportamento de um verdadeiro cristão.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
segunda-feira, 1 de novembro de 2021
A Segurança Que Vem de Deus - Salmos 127:1
Salmos 127:1 - Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (NAA)
Mais um texto que nos faz pararmos e refletirmos como está sendo o nosso comportamento, estaremos nós obedecendo os ensinamentos de Deus, ou apenas sendo dirigidos pela nossa própria carne, será que o nosso trabalho tem agradado ao Senhor.
Este salmo é atribuído a Salomão, em suas palavras ele nos lembra como será inútil o nosso trabalho se não tiver a aprovação do Senhor, é preciso analisarmos se Deus tem prazer e está presente naquilo que estamos fazendo.
É reconhecermos que se conseguimos construir algo e nos sentimos seguros e guardados, isto significa que é o nosso Deus, agindo a favor daqueles que o serve e sobre Ele deposita a sua total esperança e confiança.
Existem situações que o homem resolve caminhar por si próprio e não ouve a Deus, ele até acredita que o Senhor já o capacitou e assim estaria pronto a tomar suas próprias decisões, porém ele acabará sendo conduzido a um caminho de erro, logo estará cansado, e tudo o que construiu poderá ruir a qualquer momento.
O Salmista não está ensinando que não devemos ser pessoas confiantes, e sim que a nossa confiança deve estar edificada no Senhor, e Jesus o Filho amado de Deus é a nossa Rocha sobre a qual a nossa fé e confiança deve estar construída.
Dizer apenas que acredita em Deus, ou até conhecer e recitar versículos bíblicos não o fará uma pessoa temente a Deus, apenas que está se aproveitando de situações para tirar vantagens, mas será em nosso dia a dia que demonstraremos ao Senhor se realmente o amamos e obedecemos.
Alguns estudos sobre este texto apontam para a construção do templo e proteção do povo de escolhido de Israel, e hoje nós cristãos participamos também do povo eleito, e cabe a nós aprofundarmos na Palavra do Senhor e agirmos conforme o nosso Deus nos ensina.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)