Tiago 3:14 - Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. (NAA)
Um cristão verdadeiro não tem dúvidas em saber pedir e usufruir da sabedoria que a ele Deus concede, e se bem usada vai lhe trazer além deste benefício, também a inteligência, e saberá praticar as obras do Senhor com toda a sua humildade.
Porém Tiago nos lembra que a falta desta sabedoria, vai fazer com que o nosso coração acabe dando espaço que será ocupado pela inveja, amargura, e o fazendo se gloriar de si próprio e até praticando o ato de mentir.
Por isso que o cristão deve sempre se encher com as coisas que vem do alto, tomando o devido cuidado em não se contaminar com os costumes mundanos e comportamentos criados pelo homem que resultam em confusão e outros males.
A sabedoria deste mundo pode até enganar o homem, e com o passar do tempo ela fica fraca e superficial, também leva o homem a acreditar em si próprio e se enaltecendo, mas a que vem do céu, o faz pacífico, espiritual, amoroso, e semeador de união.
Devemos tomar cuidado com aquilo que está sendo semeado em nosso coração, pois isto será expressado através da nossa língua, dando vida a sentimentos ruins que nos enchemos, e quando expostos vão causar sérios danos.
Aquilo que Deus nos concede deve ser para um bom uso a beneficiar a todos, tendo o controle e o cuidado para não sentirmos autoconfiantes e nos gloriarmos naquilo em que fazemos, nos induzindo a que sejamos orgulhosos, e possa até nos levar a mentirmos contra o evangelho.
Tiago nos convida a refletirmos sobre como estamos agindo, a sabedoria que temos é do alto ou deste mundo? e como está o nosso coração? pois aquilo que vem do alto além de nos fazermos pacíficos e amáveis, seremos também plantadores de sementes da paz.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus