Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


quarta-feira, 30 de novembro de 2022

O Amor Crescente - Filipenses 1:9

O Amor Crescente
Filipenses 1:9 - E também faço esta oração: que o amor de vocês aumente mais e mais em conhecimento e toda a percepção, (NAA)

Paulo demonstra a sua satisfação com os irmãos filipenses sendo muito grato a Deus por eles, os tinham como grandes cooperadores na obra, e a certeza de que aquele que neles começou a boa e grande obra, iria completá-la até o dia da volta de Jesus.

Este sentimento ele possuía tendo a certeza de que eles eram participantes em seus trabalhos da obra bem como também em seu sofrimento na prisão, isto o fazia sentir uma grande saudade deles, e ele procurava demonstrar o amor que sentia por aqueles irmãos.

Fazia parte do seu ato de orar, pedir para que o amor deles transbordasse e refletisse a eles um crescimento em conhecimento e discernimento da palavra, os mantendo firmes e perseverantes na fé até a volta de Cristo.

Paulo tinha uma grande estima pelo povo filipense, que muito o ajudará em suas necessidades, e com certeza assim fizeram porque Deus em tudo preparou, o apóstolo retribuía os encorajando a permanecerem firmes e guardando a palavra do Senhor.

Mesmo que o momento que Paulo passava fosse difícil, ele mantinha em sua mensagem a certeza que era Deus que estava no controle de tudo, este mesmo Deus que nos fez e nos conhece e sabe das nossas limitações, não permitindo nada além do que possamos suportar.

Nós cristãos devemos nos mantermos unidos, onde um deve encorajar o outro a permanecer em Cristo, mesmo que situações adversas venham acontecer, é lembrarmos sempre de guardarmos a sua palavra, esperando firmes a volta do Senhor.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Deus Fala com Josué - Josué 1:6

Deus Fala com Josué
Josué 1:6 - Seja forte e corajoso, porque você fará este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar aos pais deles. (NAA)

As promessas anteriormente feitas a Moises, são reafirmadas para Josué que ficou no comando do povo israelita, isto nos mostra que o Senhor também é o Deus da continuidade, e aquilo que havia saído da sua boca haveria de ser cumprido.

O Senhor ressaltava a Josué a se manter forte e corajoso, pois ele havia sido o escolhido para conduzir e fazer o seu povo tomar posse da terra prometida, também devia ter o cuidado no cumprimento da sua lei, não se desviando nem para um lado ou para o outro.

E Josué estimulou aquele povo a serem obedientes a Deus, não se cansando de os lembrarem das promessas que o Senhor havia feito aos seus antepassados, e sempre ressaltando na fidelidade de Deus para as cumprir.

Ele tinha a certeza de que da mesma forma que o Senhor foi com Moises em seus atos, também assim seria com ele, e isto lhe dava a forte sensação da presença do Senhor constantemente em suas atividades.

O Senhor lhe falou, e Josué guardou todas as suas palavras, não se esquecendo da afirmação do Senhor em que ele deveria ser forte e corajoso, não tendo medo ou desânimo, pois eram palavras do Senhor lhe afirmando que por onde andasse estaria com ele.

Este ensino nos lembra a conhecermos e respeitarmos a palavra do Senhor, saber que o nosso Deus é fiel e não mente sendo cumpridor das suas promessas, cabe a nós mantermos nossos olhos em Deus, tomando o devido cuidado a não desviarmos do seu caminho.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Buscai e Temei ao Senhor - Salmos 34:9

Buscai e Temei ao Senhor
Salmos 34:9 - Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem. (NAA)

Manter a nossa Busca ao Senhor em meio as nossas aflições, é a mensagem que Davi quer passar para todos que vão ler este salmo, se faz como um testemunho afirmando que é o Senhor o guardião que nos defende, e assim devemos nEle nos refugiar.

Era uma situação que Davi precisou se fingir de louco diante de Abimeleque que o expulsou da sua presença, e ele clamou a Deus em seu desespero, pois tinha certeza de que seria ouvido, era como se ele estivesse provando o Senhor.

Aqueles que buscam e temem ao Senhor encontram prosperidade, são atendidos em suas necessidades e aflições, são confiantes, crendo e esperando na justiça de Deus, e não na sua própria que é fraca e não se faz justa.

O Senhor oferece livramentos para aqueles que nEle esperam, sendo confiantes em suas promessas, é se apresentar na presença de Deus com um coração quebrantado de alguém que muito necessita, e Deus irá ver este sentimento presente no coração deste homem.

Temer ao Senhor não será demonstrarmos o nosso medo a Ele, e sim o reverenciar e honrar apresentando o nosso sentimento de confiança no único que pode nos ajudar nos momentos de aflições e angústias.

Em situações que passamos, muitas vezes queremos ser fortes e suficientes, mas aprendemos com o Senhor, o quanto dEle somos dependentes, nossa própria força é como a água que escorre entre os dedos de nossas mãos, porém a do Senhor sempre será plena e duradora.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Viver e Andar no Espírito de Deus - Gálatas 5:25

Viver e Andar no Espírito de Deus
Gálatas 5:25 - Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (NAA)

Ao crer e confessar Jesus como nosso Senhor e Salvador, fomos também com Ele na cruz crucificados, e ao descemos as águas do batismo mostramos ao mundo que o velho homem morreu, porém também com Cristo ressuscitamos para uma nova vida.

E dizermos que somos de Cristo, será colocarmos em prática que fomos transformados e passamos a ser guiados pelo poder do Espírito Santo, e pela presença dEste em nós, seremos por Ele influenciados em nossas decisões.

Nossos desejos da carne não devem ser superiores a vontade de Deus, será mantermos o bom convívio e harmonia entre os irmãos, é estarmos vivendo segundo o desejo de Deus para todos aqueles que em Cristo foram justificados.

Paulo os alertavam a tomarem o devido cuidado com os desejos da carne que poderia afetar o comportamento de comunhão entre eles, isto significava para eles andarem verdadeiramente no Espírito, representando na prática o viver e porta-se como quem possui o amor de Cristo.

Neste capítulo Paulo fala da liberdade que o cristão recebeu, devendo esta não ser usada para o ato de pecar, e sim que em Cristo fomos libertos da lei e do pecado, e se nos mantermos no Espírito permaneceremos na graça do Senhor.

Conflitos entre os irmãos também eram presentes naquela igreja, e nada diferente do que ocorre nos dias de hoje, por isto é ressaltado a importância de viver e andar no Espírito como forma de não permitirmos que aquilo que não agrade ao Senhor tome conta do nosso coração.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

A Igreja o Corpo de Cristo - 1 Coríntios 12:27

A Igreja o Corpo de Cristo
1 Coríntios 12:27 - Ora, vocês são o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo.(NAA)

A igreja o corpo de Cristo presente nesta terra, composta por aqueles que um dia confessaram Jesus como o Filho de Deus seu Senhor e Salvador, e Paulo faz questão de ressaltar a união e comunhão que deve existir entre os membros os lembrando a cuidarem uns aos outros.

Esta comunhão representa a existência de uma harmonia entre eles, onde os mais fracos devem receber uma maior atenção daqueles que estão mais fortes, e se isto acontecesse haveria uma alegria entre todos, ressaltando que cada um é parte deste corpo, e se um está feliz, todos estarão.

Paulo precisou alertar aqueles irmãos, pois eles valorizavam muito os dons recebidos, e era preciso os advertir para que este comportamento não viesse a destruir a comunhão entre eles, os talentos recebidos do Senhor, devem ser para o crescimento da igreja, e não diferenças entre os irmãos.

Todos que fazem parte da igreja, pelo Espírito Santo receberam os dons de Deus, muitas vezes poderá levar um tempo até que cada um descubra o talento que recebeu, é preciso ressaltar que todos os membros devem estar ligados entre si e por consequência a Jesus.

O objetivo de Paulo em usar como exemplo um corpo, facilita o entendimento pois bastará olharmos para o funcionamento dos nossos corpos, para chegarmos à conclusão que um membro depende do outro, e se não estiverem ligados entre si, logo este membro acabará morrendo.

A importância desta mensagem é de orientar a igreja para se manter unida, não devendo haver nenhum tipo de divisões, usando os dons recebidos com o propósito de nos unirmos cada vez mais é torno do amor de Cristo que deve ser revelado a todo mundo.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Participantes da Glória de Jesus - 2 Coríntios 4:17

Participantes da Glória de Jesus
2 Coríntios 4:17 - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, (NAA)

O apóstolo ensinava aos irmãos da igreja em Corintos, de forma a entenderem que por mais difíceis que possam ser as nossas tribulações, esta resultará como fruto uma glória futura a qual viveremos na presença de Jesus.

E para isto era bom manter os olhos em Jesus não dando brechas para situações de desânimo que são comuns aos homens, e até os levam a ficarem com seus corpos debilitados, porém ao se manterem firmes em seu propósito o Espírito os fortaleceria.

As forças do mal presentes neste mundo vão tentar bloquear o entendimento do cristão, podendo os levar a falta de fé, e para que isto não aconteça, se faz necessário fortalecermos nossa fé com um exercício diário de oração e leitura da palavra.

Todo cristão deve manter viva a esperança da eternidade com Jesus, e se agindo assim vão superar os sofrimentos e perseguições que surgem em seu caminho, e podemos ver na própria vida do apóstolo esta expectativa de viver a glória eterna em Cristo.

Somente pela nossa fé em Deus, poderemos enxergarmos aquilo que os nossos olhos carnais ainda não podem ver, é comum o inimigo tentar bloquear a nossa fé, semeando em nosso coração a dúvida sobre o que Deus nos oferece.

As palavras de Paulo estimulam o cristão a nunca desanimar mesmo em situações extremas, pois em Cristo a cada dia o nosso interior se renova, situações difíceis que vão passar, porém vão gerar a nós a participação na glória do Senhor por toda a eternidade.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Vida Eterna em Cristo - João 6:40

Vida Eterna em Cristo
João 6:40 - Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia. (ARC)

A multidão que havia visto Jesus pregar e fazer a multiplicação de pães no dia anterior, saem a procura dEle até o encontrar, mas estes estavam o procurando porque queriam mais dos pães que já haviam comido, porém Jesus ressalta a eles que o próprio pão da vida era Ele.

Jesus também os ensinou que se viessem a Ele não teriam mais fome ou sede, mas era necessário a eles terem nEle a sua fé, esta condição lhes parecia difícil, pois mesmo o vendo ainda mantinham um comportamento voltado para os seus desejos da carne.

O Senhor Jesus também ressalta que Ele jamais rejeitaria aqueles que o Pai lhe desse, pois seu desejo era fazer a vontade do Pai e não a própria, e estava no desejo do Pai que ninguém fosse perdido, mas que todos pudessem em Jesus ressuscitar no último dia.

Fez questão de deixar bem claro esta vontade do Pai, para que ninguém viesse a se perder, nos ensinando o tamanho deste amor ao homem, e era através do Filho, que a humanidade poderia ter seu destino mudado, bastando o aceitar e crendo que Ele é o Filho de Deus.

Crer no Filho é garantia de vida eterna, é saber que o Pai colocou em pratica o seu plano de salvação anteriormente estabelecido, é Deus demonstrando que sempre está a cuidar das necessidades reais do homem.

Então somos chamados a colocarmos em pratica a nossa fé, e isto agrada ao Senhor, ao agirmos assim nos mantemos em Cristo, participamos da vida eterna, não sendo rejeitados pelo Senhor, usufruindo dos milagres e benefícios que o Pai oferece aos que servem ao Filho.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Deus a Garantia do Nosso Bem - Salmos 119:113

Deus a Garantia do Nosso Bem
Salmos 119:113 - Detesto a falsidade, porém amo a tua lei. (NAA)

Sentir de forma verdadeira a presença de Deus, é o resultado de quando nos entregamos a lermos e vivermos o que está escrito na sua palavra, e não será algo apenas emocional que nos proporciona pequenos momentos agradáveis, e sim duradouros e constantes.

É encontrar no Senhor o nosso abrigo em que verdadeiramente somos guardados, sentirmos o seu escudo nos protegendo de todos os males, é Deus cada vez mais presente nos mostrando a nossa dependência dEle.

Será olharmos para o Senhor e podermos ver nEle o garantidor daquilo que temos como nosso objetivo, vamos ter a certeza em nosso coração que as conquistas materiais são tão pequenas perante as riquezas espirituais que o nosso Deus nos oferece.

O homem deve ter cuidado com o comportamento de falsidade, que o induz a uma mente dividida e inconstante, o levando a sempre duvidar, podendo ser contaminado por comentários e insinuações daqueles que não creem no Senhor.

Se a nossa mente fica constantemente dividida, nos mostra a falta de uma fé genuína, e isto acaba colocando Deus no mesmo patamar dos pensamentos do incrédulo; mas aquele que verdadeiramente ama a lei do Senhor está sempre consciente e sabendo em quem ele crê.

A palavra do Senhor se apresenta, como o remédio que vai curar nossos pensamentos divididos, não permitindo espaços que podem ser ocupados pela dúvida; é olharmos para Deus, da forma que somente nEle poderemos vencer os pensamentos que possam contrariar os seus ensinamentos.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br 
#maosdadascomjesus

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Justo é o Senhor - Salmos 145:17

Justo é o Senhor
Salmos 145:17 - Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, bondoso em todas as suas obras. (NAA)

Davi ao compor este hino de louvor, ressaltava a soberania e a proteção para aqueles que invocam o Senhor, e estes sempre vão ter em seus lábios um louvor que engrandece e reconhece o poder de Deus sobre a sua vida.

Todos que invocam o Senhor, recebem da sua graça e misericórdia; e isto os ajudará a manterem seus pensamentos em Deus, e agindo desta forma irá fazer nos aproximarmos cada vez mais da vontade de Deus.

O Senhor está sempre pronto para ouvir aqueles que o respeita, e não cansam de invocar o Seu nome, e assim Ele demonstra toda a Sua fidelidade com aqueles que o serve, este ato nosso faz reconhecermos o quanto somos dependentes do nosso Senhor.

É o Deus que tem em seu caráter ser bondoso e compassível, faz questão de sempre estar perto daqueles que o querem e não cansam de sempre o buscar, portanto invoquem, peçam, clamem ao Senhor, e Ele os ouvirá.

Confiar em Deus é saber que da mesma forma que o Senhor guarda e protege os seus servos, Ele também vai agir com castigo sobre a vida daqueles que tem parte com o mal, e sentem prazer em praticar o erro e o pecado.

Assim podemos ver como o nosso Deus é justo, e faz a separação entre os justos os protegendo, e aos ímpios os condenando, porém, este mesmo Deus está sempre a perdoar aqueles que se arrependem e abandonam o pecado.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

O Amor Fraternal e à Humildade - Filipenses 2:1

O Amor Fraternal e à Humildade
Filipenses 2:1 - Há alguma motivação por estar em Cristo? Há alguma consolação que vem do amor? Há alguma comunhão no Espírito? Há alguma compaixão e afeição? (NVT)

Nesta tradução da Nova Versão Transformadora, Paulo começa este capítulo fazendo esta série de perguntas aos irmãos daquela igreja, esperando deles uma resposta positiva, que alegraria o seu coração em que demonstrassem, que vivem em comunhão amando uns aos outros.

Por mais difícil que talvez possa parecer pelo comportamento carnal do homem, o apóstolo faz questão de expressar que eles não deveriam ser egoístas, e não se exaltando a si próprio, a eles recomendava a serem humildes e pensando sempre no bem comum a todos.

Ao serem humildes isto os ajudaria no amor fraterno entre eles, estabelecendo propósitos que iriam beneficiar a todos, aprendendo a ceder nas suas próprias vontades, pois estariam aplicando o amor que Cristo ensinou através da sua palavra.

Assim como em outras igrejas, os filipenses também sofriam com situações internas que se não fossem cuidadas, os levariam a perder sua unidade em Cristo, um bom cristão não deve ter como objetivo somente a comunhão com Deus, mas também com todos seus irmãos na fé.

O cristão deve saber que o orgulho próprio o afasta do Espírito Santo, por isso os lembra da humildade, e isto não quer dizer se menosprezar, mas é mostrar que tudo que somos ou fazemos, será sempre para a honra e glória do Senhor.

Combater nossa carne é usar do amor de Cristo, nos enchendo de sabedoria ao ponto que se for necessário para o bom convívio, possamos até recuar como forma de evitar atritos, e assim mantendo um bom clima de paz e união entre os irmãos.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Deus Nosso Bom Pastor - Salmos 23:5

Deus Nosso Bom Pastor
Salmos 23:5 - Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. (ARC)

Davi tinha um grande conhecimento sobre o comportamento de uma ovelha e o seu pastor, ele começa este salmo nos mostrando a relação de confiança que é estabelecida entre este animal para com aquele que ela reconhece como o seu protetor.

O salmista nos passa a mensagem que ele reconhecia quem era o provedor das suas necessidades diárias, o fortalecendo a não temer o perigo, confirmando que somente em Deus ele estaria seguro, pois aqueles que servem ao Senhor são guardados e protegidos.

Também ensina que Deus tem prazer em demonstrar aos seus servos a sua grande provisão, é como o pastor que garante ao seu rebanho de ovelhas um local que é seguro, e não deixa que lhes falte água e alimento.

Ser ungido com óleo era expressar o costume utilizado que havia sido consagrado a Deus, e este teria como objetivo em sua vida servir de forma exclusiva ao Senhor, nos dias de hoje a unção do óleo foi substituída pela presença do Espírito Santo em nossa vida.

Este óleo também era derramado sobre as ovelhas, com o intuito de as proteger contra os insetos que as incomodavam as fazendo correr sem direção, e assim como o pastor colocava o óleo sobre suas cabeças para as proteger, assim é Espírito Santo que vai guardar nossos pensamentos das ações do maligno.

Se somos servos de verdade, o cálice que representa nossa vida se enche e transborda, é a presença de Deus, que será expressa ao mundo, mostrando uma nova vida recebida por alguém que antes estava condenado, mas em Cristo recebeu salvação e vida eterna.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Orando Aguardando o Senhor - 1 Tessalonicenses 5:17,18

Orando Aguardando o Senhor
1 Tessalonicenses 5:17,18 - Orem sem cessar. Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (NAA)

Paulo trouxe para aqueles irmãos uma mensagem que o ato de orar do cristão deve ser constante, aproveitando todos os momentos de oportunidades, e crendo na justiça de Deus sobre a vida daqueles que servem e obedecem ao Senhor.

Independente da situação em que podiam estar passando, os lembravam que por mais problemas ou tribulações pudessem passar, deveriam estar sempre alegres no Senhor, respeitando seus líderes na obra pelo trabalho que realizam e vivendo em paz.

A comunhão entre eles deveria ser presente, advertindo os indisciplinados quando necessário, e encorajando aqueles que porventura estivessem desanimados, o ato de serem pacientes deveria ser visível, e a prática do bem sempre presente entre eles e nunca o mal.

A recomendação do apóstolo a permanecerem em oração, os ajudaria a ser manterem firmes aguardando o dia do Senhor, estando preparados e fortalecidos em fé, a esperarem pelo cumprimento da promessa de Jesus feita enquanto Ele aos céus subiu entre as nuvens.

Orar sem cessar é manter viva dentro de nós a chama do Espírito Santo, será estarmos constantemente abastecidos com o azeite aguardando o noivo que vai chegar para nos buscar, será sermos como as 5 virgens prudentes e não as outras 5 que demonstraram que eram tolas.

Somente através do exercício diário e constante de orar, o cristão fica blindado contra as ações do mal, que vão tentar os desviarem da sua fé, o ato de orar para o cristão se faz tão importante tal como a sua necessidade de respirar, ou seja, é impossível de não praticar.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

A Volta de Cristo - 2 Pedro 3:8

A Volta de Cristo
2 Pedro 3:8 - Mas há uma coisa, amados, que vocês não devem esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia. (NAA)

Muitas pessoas podem até questionar sobre o cumprimento das promessas do dia do Senhor, porém o apóstolo no versículo lido, usa para ressaltar que não existe esta demora, e sim o tempo que o Senhor pacientemente espera pelo arrependimento daqueles ainda não salvos.

Mas ele também alerta, que o Senhor virá sem avisos, e até faz uma comparação com o agir de um ladrão que tem a sua ação de surpresa, assim o Senhor oferece ao homem a oportunidade de escapar de um destino terrível que espera por aqueles que vivem em pecado.

Pedro escreve esta carta para fortalecer os irmãos no combate aos falsos ensinos e as heresias que estavam crescendo entre os cristãos, era reforçar a doutrina deixada por Cristo e que buscassem somente nela a sua fé e confiança.

O cristão quando confia em Jesus ele não está simplesmente transferindo de pessoa este sentimento, e sim ele está concentrando no Senhor toda a sua confiança, tem em sua mente que já não vive mais para ele próprio, mas o próprio Cristo passou a viver nele.

Ter uma vida dedicada a Cristo, é exercitar uma fé genuína, e isto os fará a serem resistentes as doutrinas que os falsos mestres sempre vão tentar implantar, e apenas servem para confundir e desviar os cristãos do seu objetivo que é o céu.

Um cristão deve sempre viver na expectativa que o dia do Senhor é hoje, e estando preparado para não ser surpreendido, perseverando com paciência no Senhor, confiando que por mais difícil que possa parecer, Cristo já fez por nós a parte mais difícil.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus