Este blog, tem por objetivo compartilhar com os leitores, aquilo que o Senhor tem colocado em meu coração, procurando sempre usar palavras e expressões simples e de fácil entendimento.


segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Paulo Ora Pelos Filipenses - Filipenses 1:7

Paulo Ora Pelos Filipenses
Aliás, é justo que eu assim pense de todos vocês, porque os trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos vocês são participantes da graça comigo.
Filipenses 1:7 – (NAA)

O apóstolo Paulo demonstra a sua gratidão com os irmãos desta igreja a qual ele escreve, e deixa claro que eles estão em suas orações, pois estes sempre estiveram ao seu lado o auxiliando na propagação da Palavra de Deus.

Para Paulo pregar o evangelho era mais do que uma missão, e sim um privilégio recebido de Deus, e ele escreve estas palavras em um momento tão difícil em que estava passando, pois estava preso, simplesmente pelo fato pregar a Cristo.

Em suas orações, pedia para que o amor deles transbordasse e refletisse a eles um crescimento em conhecimento e discernimento da Palavra, os mantendo firmes e perseverantes na fé até a volta de Cristo.

Naquele momento a situação de Paulo até poderia ser difícil, mas ele mantinha em sua mensagem a certeza que era Deus que estava no controle de tudo, o mesmo Deus que nos fez e sabe das nossas limitações, não permitindo nada além do que possamos suportar.

O povo filipense muito o ajudará em suas necessidades, e com certeza assim fizeram porque Deus em tudo preparou, então o apóstolo retribuía os encorajando a permanecerem firmes e guardando a Palavra do Senhor.

O sentimento de Paulo vai de encontro com a vontade que Deus expressa em sua Palavra, e ele guardou estes ensinos em seu coração, e não deixou de o praticar, e isto o fazia sentir; gratidão, alegria e confiança.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Reconciliados com Deus - 2 Coríntios 5:18

Reconciliados com Deus
Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
2 Coríntios 5:18 – (NAA)

Quando Cristo morre na cruz representa para nós os cristãos, a morte dos nossos pecados, e o amor de Deus para conosco, Ele não só levou sobre si as nossas culpas, mas também ao ressuscitar nos propiciou que nEle também ressuscitássemos e sendo alcançados pela salvação.

Por meio de Jesus também nos foi restaurado a nossa comunhão com Deus, pois havíamos a perdido devido ao pecado que Adão cometeu, mas agora pelo ato do Filho na cruz, fomos reconciliados com o Pai.

Quando entregamos nossa vida a Jesus, por mais que ainda neste mundo possamos passar por provas e tribulações, temos a certeza de que lá no céu poderemos afirmar que valeu a pena sim, valeu renunciar as coisas materiais, o nosso eu, as falsas alegrias e os prazeres deste mundo.

Jesus nos ama incondicionalmente ao ponto de nos dar gratuitamente a salvação, e a única coisa que Ele espera de nós é o arrependimento, a obediência, o reconhecimento dEle como Senhor sobre nossa vida.

Devemos manter o nosso olhar para Cristo, pois quando desviamos dEle, é como se estivéssemos olhando para outra pessoa com os nossos olhos carnais, porém ao olharmos para Ele com os nossos olhos espirituais, nos faz enxergarmos a grandeza do Filho de Deus.

Renascermos em Cristo, é termos uma nova vida, e não apenas uma reforma daquilo que éramos; mudou os nossos hábitos, pensamentos, comportamentos, tudo agora guiado pelo Espírito de Deus, são bençãos que recebemos do Senhor, pois com Ele fomos reconciliados.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br 
#maosdadascomjesus

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

A Chegada do Dia do Senhor - Malaquias 4:6

A Chegada do Dia do Senhor
Ele converterá o coração dos pais aos seus filhos e o coração dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e castigue a terra com maldição.
Malaquias 4:6 – (NAA)

O profeta ressalta em sua mensagem aquele que viria no mesmo poder de Elias, são fatos que antecedem o dia do Senhor, este aponta para João Batista, e ele lembraria ao povo sobre o arrependimento, pois a justiça divina seria inevitável.

Era o Senhor usando o profeta para anunciar sobre aquele que viria preparando o caminho para Cristo, ao compará-lo a Elias não quer dizer que seria este que voltaria fisicamente, e sim o que virá estará no mesmo espírito e poder.

O texto lido nos fala sobre pais e filhos que deveriam se reconciliarem, mostrando um problema de relação familiar que provavelmente afetava naquele momento, alertando-os também ao arrependimento, que os poderiam os livrar da condenação.

Meditarmos na mensagem de Malaquias, é vermos a esperança e o desejo de Deus sendo manifestado, apresentando a eles a oportunidade de se livrarem da condenação, encontrando em Jesus a salvação.

O dia do Senhor é próximo, apesar de ninguém ter o poder para determinar esta data, e cabe ao cristão se manter firme na fé, propagando as boas novas de Jesus, que tem o poder de reconciliar o pecador com Deus.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Fazei Sempre o Bem - Lucas 6:33

Fazei Sempre o Bem
Se fizerem o bem aos que lhes fazem o bem, que recompensa terão? Até os pecadores fazem isso.
Lucas 6:33 – (NAA)

Neste trecho do sermão do Monte, Jesus ressalta a importância do amor com todos, devendo seus discípulos agirem com misericórdia assim como o Pai agiu com eles.

O Senhor também os lembra de tomarem o devido cuidado com seus comportamentos, Ele usa da expressão “mesma moeda” para se referir ao fato de não tratar nossos inimigos os odiando assim como eles nos odeiam.

Muito pelo contrário, Ele pede que os amemos, inclusive os abençoando, ou seja, não devemos pagar o mal com o próprio mal, e sim utilizarmos do amor de Deus para contagiarmos o mundo com este sentimento recebido.

Desta forma o Senhor reforça que o cristão deve agir com o verdadeiro amor, não o amor que o mundo conhece, que apenas retribui da mesma forma aquilo que recebe, mas ser diferente, mostrando um comportamento de quem renasceu em Cristo.

Praticar este amor requer do cristão algo diferente do seu comportamento carnal, ou seja, se faz necessário uma renúncia, um sacrifício das suas próprias vontades e desejos, e para nós isso nunca será uma perda, pois a recompensa do céu é imensurável.

Ao agir assim, estaremos praticando a misericórdia que Deus usou conosco, pois Ele não olhou para nós julgando o nosso merecimento, simplesmente foi misericordioso, nos livrando de passarmos pelo mal que merecíamos.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Orientações a Timóteo-1 Timóteo 4:14

Orientações a Timóteo
Não seja negligente para com o dom que você recebeu, o qual lhe foi dado mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
1 Timóteo 4:14 – (NAA)

Alguns historiadores apontam que Timóteo deveria ter entre 35 e 40 anos, quando ele recebeu estas orientações de Paulo, podendo ser considerado ainda muito novo, e que facilmente poderia se perder com as coisas deste mundo.

Paulo o considerava como um filho na fé, tendo por ele um grande carinho e preocupação de pai, ressalta o seu dever em estar atento a palavra de Deus, se mantendo firme nesta doutrina deixada por Jesus, devendo a sua vida ser um exemplo daquilo que pregava.

O fato de ainda ele ser novo, lhe dava a sensação de que isto pudesse atrapalhar o seu trabalho na obra do Senhor, mas procurava transmitir que não seria a sua idade ou uma formação acadêmica, e sim a sua fidelidade a Deus que o capacitaria.

Também o orientava a ser dedicado as escrituras, pois isso o faria ser cheio da palavra, e assim o Espírito de Deus encontraria nele o conteúdo necessário para usá-lo de forma eficiente e eficaz na propagação do evangelho.

Deveria ter disciplina e sendo constante na palavra, pois muitos começam na fé intensamente, e com o passar do tempo acabam desanimando, é manter os olhos na palavra e se inspirando em Cristo, e nunca em homens.

Estes ensinos dados a Timóteo também se fazem importantes a nós, e mostra a necessidade de sermos persistentes e constantes, tendo como resultado aprendermos, e sermos bons instrutores, segundo a Palavra de Deus.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Os Tesouros no Céu - Mateus 6:20

Os Tesouros no Céu
Mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam.
Mateus 6:20 – (NAA)

Na cultura daquele povo, além de possuir ouro e prata, o fato de ter roupas caras também era um sinal de riqueza, mas estas facilmente poderiam ser corroídas pelas traças, um tipo de inseto que se alimenta dos tecidos, podendo os danificar completamente.

Todo homem tem o desejo em acumular riquezas, e para muitos isso se torna prioridade, e quanto mais se tem, mais querem ajuntar, esse é um comportamento que Jesus condena, pois quando o homem chega a este ponto é porque a ganância já tomou conta da sua vida.

Então o Senhor ensina sobre a insignificância deste tipo de tesouro que o homem aqui acumula, pois este pode se perder facilmente, totalmente diferente do tesouro que possamos ajuntar no céu, este sim nunca vai se desfazer, ou seja, será por toda eternidade.

Além das roupas, Jesus também fala da ferrugem que podem consumir os metais preciosos, e isto representa também como qualquer tipo de propriedade que possamos ter, correndo-se o risco de ser consumida ou destruída.

Se o nosso tesouro estiver céu, o ladrão nunca chegará até ele, pois está em local seguro, totalmente diferente das casas existentes naquela época, pois elas eram praticamente feitas de barro, e suas paredes poderiam ser facilmente perfuradas e os tesouros guardados alcançados.

O nosso coração realmente estará onde estiver a nossa riqueza, e isso reforça a nós que o nosso verdadeiro tesouro, não deve estar nas coisas deste mundo, pois bastará pouco tempo e o nosso coração irá se corromper.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Fomos Reconciliados com Deus- Romanos 5:10

Fomos Reconciliados com Deus
Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida!
Romanos 5:10 – (NAA)

O apóstolo nos mostra o ato de Jesus, que mesmo o homem sendo pecador, Ele não se recusou ao Pai, e cumprindo a missão de se sacrificar na cruz em nosso favor, Ele sabia da nossa fraqueza, e sem o seu ato, o homem nunca seria justificado e salvo.

É a demonstração do grande amor de Deus por quem Ele criou, e isso se faz visível através do ato de Jesus na cruz, Ele não olhou para o fato de não merecermos, simplesmente nos amou, antes mesmo que pudéssemos esboçar qualquer sentimento amoroso a Ele.

Através do ato de Jesus na cruz, foi restabelecida a nossa comunhão com Deus, éramos inimigos de Deus, pois desde Adão todo ser humano ao nascer traz sobre si a marca do pecado.

Jesus aceitou esta missão dada pelo Pai, por mais difícil que pudesse ser, assumiu esta responsabilidade, sofreu, padeceu pelos nossos pecados, tomou sobre si a nossa culpa, suportando a dor que nenhum de nós conseguiríamos.

Após concluir a missão para qual Ele havia sido designado, ressuscitou e voltou a ocupar o Seu trono junto ao Pai, e nos enviou o Espírito Santo que estará conosco até o dia em que o próprio Cristo voltará para buscar a Sua igreja aqui neste mundo.

O Senhor Jesus mudou a nossa condição que nos fez termos paz com Deus, de inimigos nos levou a condição de filhos, e tudo pago ao preço do seu precioso sangue na cruz que foi derramado, mostrando como é grande o amor do criador para com aqueles que Ele os criou.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Paulo Gloria-se na Cruz de Cristo - Gálatas 6:16

Paulo Gloria-se na Cruz de Cristo
E, a todos os que andarem em conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.
Gálatas 6:16 – (NAA)

Este versículo lido é complemento do anterior, em que Paulo afirma que não faz diferença se o homem é circuncidado ou não, pois o que importa, é se em Cristo ele nasceu de novo, respeitando e se orgulhando do ato do Senhor na cruz.

Estes são os últimos conselhos de Paulo para aquela igreja, essa passava por situações em que pessoas mal-intencionadas, tentavam induzir os irmãos para ainda respeitarem a circuncisão, fato que nem eles próprios realizavam e muito menos respeitavam a lei dada a Moisés.

Ou seja, estas pessoas agiam de forma hipócrita, queriam demonstrar algo que não condizia com seus próprios atos, eram pessoas que apenas fingiam respeitar a lei, e muito menos havia experimento o novo nascimento em Cristo.

Por isso o apóstolo ressalta a sua posição no qual o mundo já não faz sentido, pois ele tem como base que a morte do Senhor Jesus na cruz, levou ele a condição de nova criatura, e nisso ele só tem a se gloriar.

O cristão deve olhar para a cruz de Cristo, e ver a mensagem da graça que ela nos representa, é o amor extremo do Pai revelado ao mundo na pessoa do Filho, que trouxe ao pecador a salvação e vida eterna.

Não basta dizermos com nossa boca apenas que somos cristãos, é necessário o nascer de novo, olhar para Cristo como o Senhor da sua vida, sendo guiado pelo Espírito de Deus, e refletindo com o seu comportamento o amor de Jesus que tanto pregamos.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Lâmpada Para Nossos Pés - Salmos 119:112

Lâmpada Para Nossos Pés
Inclino o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até o fim.
Salmos 119:112 – (NAA)

O contexto de verso que vai do 105 ao 112, ressalta a referência a uma lâmpada que espalha a sua luz, e o quanto ela se faz necessária para a nossa caminhada, e esta luz é a palavra de Deus, o próprio Jesus, o verbo que se fez carne.

Esta luz vai iluminar o nosso caminho para a glória, mesmo que durante o nosso trajeto, possam ocorrer situações que venham nos causar sofrimentos, a palavra de Deus é pura, e luz para nos deixamos firmes e confiantes no Senhor.

O verdadeiro servo de Deus é conhecedor da Palavra, e por isso a guarda em seu coração, este comportamento o ajuda a vencer tentações causadas pelas suas fraquezas, é estar convicto a se manter debaixo dos ensinos do Senhor.

É reconhecer que independente de qual seja a circunstância, é pela Palavra que ele continua vivendo, mantendo em seu coração a alegria de estar sempre louvando e adorando ao Senhor.

Será termos em nosso coração, a vontade de se aproveitar ao máximo, todos os ensinamentos da Palavra de Deus, olhando para ela como uma herança recebida, que chegou a nós porque o Senhor nos ama, e demonstra como Ele é, grandioso em graça e misericórdia.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Jesus Ressuscitou-1 Coríntios 15:3,4

Jesus Ressuscitou
Antes de tudo, entreguei a vocês o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
1 Coríntios 15:3,4 – (NAA)

Neste capítulo Paulo mostra evidências sobre a morte e a ressurreição de Jesus, e isso foi testemunhado não somente pelos apóstolos, e sim por mais de quinhentas pessoas pelas quais Ele foi visto.

Manter viva esta situação dentro dele o motivava em sua fé de propagar o evangelho da salvação, pois na cidade de corintos havia falsos mestres ensinando que a ressurreição não existiu, contrariando a Palavra de Deus.

Assim como Jesus precisou ter uma morte física na cruz e na sequência ressuscitar, também é aquele que teve um encontro com Cristo, é necessário que o velho homem morra, e com Jesus ressuscite para uma nova vida.

Por isso o apóstolo fez questão de ressaltar que aquilo que ele estava pregando era de fato o que ele havia recebido, ou seja, Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras.

As palavras ditas não eram suas próprias, mas a pura verdade recebida e transmitida, sem nada retirar ou acrescentar, pois a Palavra de Deus é perfeita e suficiente, para transformar e salvar o pecador.

O fato de Jesus ter morrido na cruz, nos ensina que foi ali com o seu precioso sangue que o nosso pecado foi pago, e tendo Ele ressuscitado conforme os profetas haviam falado, e a nós atualmente também chegam todos os benefícios deste ato.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

O Povo Restaurado - Miquéias 7:15

O Povo Restaurado
Eu lhe mostrarei maravilhas, como nos dias em que você saiu da terra do Egito.
Miquéias 7:15 – (NAA)

O Senhor trouxe ao profeta Miquéias, uma palavra mostrando que mesmo com a situação do povo que se perdeu em seu mau comportamento, eles deveriam manter a confiança que ao tempo certo, Deus viria com salvação e restauração.

Assim lembrou ao povo as promessas de milagres divinos, aquilo que o Senhor sempre estava fazendo em favor deles, e bastava apenas eles olharem para o seu passado, para verem o quanto Deus já tinha realizado.

Haveria de chegar o momento em que a nação de Israel seria restaurada, mostrando aos demais povos que havia até zombado deles, como eles eram fortes e sendo nítido o poder de Deus, os exaltando sobre seus inimigos.

Pelo mau comportamento do povo o Senhor até ficou irado, porém, pela sua misericórdia, Ele haveria de agir demonstrando o seu poder e amor, e haveria o cumprimento das suas promessas.

Podemos entender que as palavras do profeta para aquele povo, direciona os nossos olhos para Jesus, nos ensinando que é nEle a nossa única esperança de salvação e restauração, e se cremos e servimos a Ele, então somos perdoados e salvos.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Sabedoria do Céu - Provérbios 12:26

Sabedoria do Céu
O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar.
Provérbios 12:26 – (ARA)

Procurar sempre se espelhar nas orientações da Palavra de Deus, ao fazermos assim vamos colher resultados que além de nos beneficiarmos também serão estendidos para aqueles que estão próximos a nós.

Quando reconhecemos a necessidade de observarmos os ensinos de Deus, faz com que sejamos conduzidos pelo caminho certo, diferente daqueles que não querem ouvir o Senhor, e estes irão ficar perdidos sem direção.

Obedecer a Deus nos conduz a sabedoria divina, teremos o discernimento em saber ouvir o que é certo, e ignorar aquilo que não edifica a nossa vida, seremos canais de bençãos que o Senhor usará para abençoar aqueles que necessitam.

Saber ouvir a Deus, vai nos ensinar a como agirmos de forma sábia e cuidadosa, para lidar com certas situações, totalmente oposto ao comportamento de quem ignora ao Senhor e age por suas próprias convicções.

Estarmos sintonizados com a Palavra de Deus, vai nos mostrar o cuidado que devemos ter com os caminhos oferecidos por quem não obedece a Deus, pois eles preferem as facilidades que apenas os levarão a sua destruição.

Por isso o servo de Deus, sente alegria e prazer em ler, meditar e orar sobre a Palavra, sabe que é através destes atos, que o Senhor sempre irá se manifestar, o guiando em suas atitudes, e sendo uma pessoa que vai propagar o evangelho da salvação.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Examine o Seu Agir - Gálatas 6:4

Examine o Seu Agir
Mas que cada um examine o seu próprio modo de agir e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.
Gálatas 6:4 – (NAA)

Paulo ensina a tratarmos o nosso irmão que está em pecado aplicando o amor de Cristo, o ajudando a superar e abandonar o seu erro, pois ninguém está livre de também cair, são situações criadas pelo inimigo ou até mesmo pela nossa natureza carnal.

Lembra da responsabilidade daqueles que verdadeiramente andam no Espírito e foram levantados por Deus, e devem tratar esta situação debaixo da palavra com sabedoria e discernimento.

São situações que podem parecer fáceis de resolver, porém, na prática, não é assim, pois haverá situações que se não forem bem conduzidas, apenas irá afastar mais ainda de Cristo aquele que estiver em pecado.

Ensina que o seu agir deve estar debaixo da orientação do Espírito de Deus, tomando o devido cuidado com seu próprio ego, que poderá o induzir a se achar melhor que os outros, e isto não passa de um engano, pois também este corre o mesmo risco de quem caiu.

O Senhor conhece a cada um dos seus, tendo o pleno conhecimento da sua capacidade e fraquezas, por isso o apóstolo orienta a que estes irmãos realize um autoexame, que o mostrará a sua real condição.

É termos o conhecimento da nossa condição de cristãos, pois recebemos de Cristo um amor que não merecíamos, então devemos nos mantermos unidos em espírito de comunhão, não vendo na queda do seu irmão uma oportunidade para vir se julgar superior a ele.
Amém, glória a Deus.
Sérgio Souza
www.maosdadascomjesus.com.br
www.pastorsergiosouza.com.br
#maosdadascomjesus